01.1 - Graduação (Sede)

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    Contribuições do uso de ferramentas de bioinformática no ensino e aprendizagem de evolução envolvendo a temática pandemias causadas pela bactéria Yersinia pestis
    (2025-08-06) Sousa, Matheus Geovane Gomes de; Freitas, Nara Suzy Aguiar de; Silva, Alexsandro Alberto da; http://lattes.cnpq.br/2011377431714562; http://lattes.cnpq.br/6891650997818766; http://lattes.cnpq.br/7743011824083084
    Este trabalho investigou as contribuições do uso de ferramentas de bioinformática de modo lúdico no ensino-aprendizagem da evolução, sob a perspectiva das histórias das pandemias provocadas pela bactéria Yersinia pestis, como modelo evolutivo. Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa com metodologia descritiva, aplicando uma sequência de aulas dividida em quatro momentos, que envolveu questionários iniciais e finais. As sequências genéticas e a árvore filogenética gerada nas aulas permitiram aos discentes a visualização de processos históricos das três pandemias de Y. pestis. Inicialmente com visão tipológica, os discentes avançaram para um entendimento atual reconhecendo alterações genéticas ao longo do tempo e correlacionando com as variações do vírus da pandemia de COVID-19. As ferramentas de bioinformática têm papel relevante no ensino de conceitos evolutivos no ensino médio e são facilitadoras da compreensão da diversidade da vida e da história evolutiva das espécies, tornando as aulas mais significativas e facilitadoras do ensino-aprendizagem contribuindo para a alfabetização científica e a capacidade de interpretação crítica baseada em evidências. Essas tecnologias tornam teorias abstratas em representações visuais, facilitando a superação de equívocos sobre mecanismos evolutivos. A integração da bioinformática nas aulas potencializa o ensino de evolução, tornando o ensino mais atual e significativo. No entanto, sua implementação efetiva depende de investimento nas infraestruturas escolares e na formação continuada dos professores. O ensino da evolução, todavia, ainda, necessita enfrentar obstáculos pedagógicos e emocionais.
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    Análise de ferramentas de simulação em aulas experimentais de Bioquímica: um olhar para a relação entre os paradigmas da ciência e o uso de tecnologias digitais
    (2025-03-10) Oliveira, João Henrique Carvalho de; Couto, Janaina de Albuquerque; André, Woldney Damião Silva; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6387415544397352
    A Bioquímica se faz presente tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior. Porém, apesar de inserida no meio educacional dos estudantes, a literatura descreve alguns obstáculos para o ensino de Bioquímica decorrente da natureza dos conceitos bioquímicos, com destaque para abstração e a verticalização, e também da postura docente, a exemplo da fragmentação e da descontextualização. Tendo em vista a grande densidade de conteúdos abstratos, a disciplina possui a necessidade de aulas práticas experimentais para auxiliar na superação desses obstáculos. Entretanto, muitas instituições educacionais não dispõem de condições adequadas para a realização dessas práticas. Neste sentido, a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) pode ser uma excelente solução para o problema, visto que torna mais acessível a realização de práticas educacionais por meio de simuladores. Todavia, a utilização de um recurso como a TDIC não faz com que a aula seja efetiva por si só, uma vez que a postura assumida pelo docente durante o processo de ensino-aprendizagem é essencial para minimizar a fragmentação e a descontextualização dos conteúdos. Dito isto, a presente pesquisa tem como objetivo buscar, por meio de uma revisão sistemática, ferramentas tecnológicas para simulação de práticas experimentais de bioquímica para posterior análise qualitativa e paradigmática. Destarte, foram catalogados artigos, e os softwares por eles mencionados, disponíveis na plataforma Google Acadêmico entre os anos de 2018 e 2024. A proposta metodológica foi uma revisão sistemática, que consistiu nas seguintes etapas: Busca eletrônica nas bases de dados (etapa 1), seleção e identificação dos artigos elegíveis (etapa 2) e extração dos dados dos estudos incluídos na revisão (etapa 3); E a análise descritiva e paradigmática (etapa 4), sendo esta análise constituída a partir dos paradigmas da ciência: Cartesiano, Sistêmico e Complexo. Ao fim da pesquisa, foi observado que existem poucos trabalhos envolvendo simuladores na área da bioquímica. Observou-se que os softwares encontrados poderiam ser categorizados como gratuitos e de uso pago, o que impossibilitou a análise de alguns Laboratórios Virtuais (LV’s), caso este do Labster, que foi o mais citado dentre os trabalhos. Entre os simuladores encontrados, a maior parte desenvolve-se somente no paradigma cartesiano de forma aprofundada, com um foco por vezes exclusivo em saberes fragmentados fazendo pouca ou nenhuma sistematização, sendo o PhET o único simulador observado que foi capaz de atender satisfatoriamente os três paradigmas. Concluiu-se que as ferramentas, embora tenham potencial inovador, muitas vezes não fogem do tradicionalismo inerente ao paradigma cartesiano.
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    Desenvolvimento de no-code no FlowUp: construção de campos personalizáveis
    (2024-10-04) Santos, João Victor Vieira Silva dos; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/5366897410770757
    O presente trabalho tem como foco a implementação de funcionalidades No-Code no sistema ERP FlowUp com o objetivo de oferecer maior flexibilidade e personalização para os usuários. Utilizando a metodologia Design Thinking, foram desenvolvidos campos personalizados que permitem uma melhor adaptação do sistema às necessidades específicas de cada empresa. As entrevistas realizadas com stakeholders confirmaram a utilidade da funcionalidade, sugerindo melhorias para sua expansão. O estudo conclui que a introdução de No-Code no FlowUp é uma solução eficiente para personalização, oferecendo novas possibilidades de evolução e integração de dados.
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    Comparação de VPN e ZTNA: uma análise de segurança e desempenho em ambientes corporativo
    (2024-09-30) Chagas, Marcelino Francisco Gomes das; Medeiros, Robson Wagner Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/3169193612606500
    O avanço tecnológico constante e a rápida expansão das infraestruturas em provedores de nuvem pública têm gerado desafios significativos para as empresas, especialmente no que diz respeito à segurança da informação. As tradicionais medidas de segurança, como as Redes Privadas Virtuais (VPNs), que criam um túnel seguro para a transmissão de dados entre o usuário e a rede corporativa, nem sempre são adequadas para proteger os dados em ambientes de nuvem, resultando em uma necessidade crescente de reavaliação das estratégias de proteção. A pandemia do COVID-19 intensificou ainda mais essa demanda, à medida que as organizações se viram forçadas a adotar práticas de trabalho remoto em larga escala. Nesse cenário, a confiança nos dados finais tornou-se uma preocupação crítica, especialmente diante das limitações das soluções tradicionais de VPN. Em resposta a esses desafios, a Arquitetura de Confiança Zero (ZTA) e o Acesso à Rede com Confiança Zero (ZTNA) emergem como abordagens promissoras. ZTNA é uma tecnologia baseada nos princípios da ZTA que redefine o controle de acesso à rede, eliminando a confiança implícita em qualquer usuário ou dispositivo, independentemente de sua localização, e exigindo verificação contínua para cada tentativa de acesso. Essa abordagem oferece uma segurança mais granular a nível de rede e controle de acesso, além de ser adaptável em ambientes on-premise e na nuvem, protegendo os dados em ambientes corporativos distribuídos e em constante evolução. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa das tecnologias de rede VPN e ZTNA, com ênfase na avaliação de segurança e desempenho. Serão examinadas as características de segurança oferecidas por cada tecnologia, incluindo autenticação, controle de acesso e criptografia, bem como o impacto dessas tecnologias no desempenho da rede em termos de latência, largura de banda e tempo de resposta. Através desta análise, busca-se identificar as vantagens e desvantagens de cada abordagem tecnológica, oferecendo insights valiosos para profissionais de TI e organizações na seleção e implementação da solução mais adequada às suas necessidades de segurança e desempenho em ambientes corporativos modernos.
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    Analisando a presença feminina no Ensino Superior em Tecnologia no Brasil ao longo dos anos de 2013 a 2022
    (2024-03-07) Ramos, Giuliane Benjamim de Oliveira; Alencar, Andrêza Leite de; Furtado, Ana Paula Carvalho Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/5862330768739698; http://lattes.cnpq.br/6060587704569605; http://lattes.cnpq.br/6421196285147828
    Estigma masculino, baixo incentivo familiar, pouca representatividade, esses são os principais fatores que justificam a sub-representação feminina na área de tecnologia. Sendo assim, o presente trabalho visa evidenciar o atual panorama feminino nos cursos superiores de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Para alcançar esse propósito, conduziu-se uma pesquisa bibliográfica e uma análise dos microdados referentes ao Censo da Educação Superior no período de 2013 a 2022, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A análise mostra uma representatividade feminina significativamente baixa nos cursos superiores de tecnologia. Ao longo do período analisado - os ingressos femininos não chegam a 17%, o índice de conclusão é em média de 15% e o Sudeste é a região com o maior número de representantes femininas nos cursos de TI, com destaque para São Paulo. Entretanto, uma tendência de aumento pode ser observada nos últimos dois anos.
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    Desenvolvimento de uma plataforma de compartilhamento e análise de Dados com ênfase em LGPD
    (2023-04-27) Monteiro, Heitor Augusto Gomes; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505
    O desenvolvimento tecnológico destacou a importância dos dados como um ativo estratégico na administração pública e a necessidade de os governos desenvolverem estruturas de governança de dados e mecanismos de entrega relacionados à infraestrutura e padrões de dados. Compartilhar informações é útil para o planejamento estratégico. Melhorar a previsão e a resposta às necessidades do usuário e fornecer melhores serviços e políticas públicas. No entanto, no setor público, muitas vezes você pode encontrar muitas informações contidas em vários bancos de dados. Requer desenvolvimento empresarial e soluções de troca de dados acessíveis. O uso adequado da tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode reduzir ineficiências nos processos governamentais, permitir o compartilhamento de arquivos e dados entre órgãos governamentais, eliminar erros e reduzir o tempo necessário para as transações. No entanto, o compartilhamento de dados entre órgãos governamentais muitas vezes não é padronizado, resultando em dificuldades na adoção de diferentes processos, falta de conhecimento holístico dos dados corporativos, indicadores de consumo insuficientes e falta de mecanismos de feedback do usuário. Neste trabalho, será apresentada minha atuação como desenvolvedor da Fábrica de Negócio para a resolução de um problema de compartilhamento de dados no setor público, mais especificamente, na construção de um portal que opera como um orquestrador dos serviços presentes na solução, que hoje é utilizada por órgãos do estado no seu ambiente de produção.
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    Avaliação experimental de replicação em banco de dados para recuperação de desastres
    (2020-12-18) Santos Neto, Wilson Medeiros dos; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/1208163441814364
    Os sistemas de TI são essenciais para as operações de qualquer negócio moderno. Tais sistemas precisam suportar as operações de suas empresas correspondentes sob quaisquer condições. Estratégias de Recuperação de Desastres (RD) têm sido implementadas para auxiliar as organizações a mitigar falhas inesperadas e reduzir gastos desnecessários. No entanto, no melhor do nosso conhecimento, nenhum trabalho analisa experimentalmente a replicação de dados na camada de banco de dados (BD) com foco em estratégias de RD. Desta forma, este trabalho avalia a replicação em BDs relacionais como uma forma de implementar uma solução de RD. Para isso, nós utilizamos um ambiente de testes real em nuvem pública para executar experimentos extensivos visando a implementação da replicação fornecida pelo MySQL, considerando vários cenários no contexto de RD. Nossos resultados mostram como o tempo de resposta, o Recovery Point Objective (RPO) e o Recovery Time Objective (RTO) variam de acordo com o tamanho dos dados replicados, a configuração da replicação (ex.: assíncrona ou semissíncrona) e a configuração das réplicas. Este trabalho pode auxiliar os coordenadores de RD ou indivíduos a decidir qual configuração de replicação de banco de dados para recuperação de desastres é melhor para seu ambiente de trabalho.
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    Um guia para organização de hackathons corporativos no contexto de inovação
    (2020-10-27) Oliveira, Nycolas Lacerda de; Santos, George Augusto Valença; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/9735432226857557
    Hackathons se tornaram um fenômeno de inovação mundial graças a uma mudança de paradigma. De eventos focados na resolução de bugs de sistemas, eles passaram a ser percebidos como uma estratégia para inovação aberta em organizações de pequeno a grande porte, como Uber e Facebook. Quando promovidos por empresas privadas, eles são conhecidos como hackathons corporativos, tendo atividades-chaves do negócio como objeto de análise dos participantes. Organizar um hackathon corporativo não é um processo trivial, tendo em vista questões como tipo de público a envolver, duração do evento ou tecnologias e desafios a apresentar. Motivados por esse cenário, realizamos um mapeamento sistemático para identificar o processo de hackathons corporativos (pré-hackathon, hackathon e pós-hackathon) bem como suas principais características (objetivos, participantes, duração, localização e domínio das aplicações) com base em um conjunto de 29 artigos primários. Ao final, conduzimos uma revisão por especialistas, contando com participantes e organizadores de hackathons para interpretar nossos achados e levantar necessidades de ajuste. Desta forma, nossa principal contribuição é propor um guia para organização de hackathons corporativos extraído da literatura e posteriormente enriquecido com a visão dos especialistas.
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    Análise dos vídeos produzidos para o ensino de Química na plataforma digital YouTube em 2021: o que os canais mais acessados abordam?
    (2022-05-27) Alves Neto, Francisco de Assis; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/7066108122235142
    A célere evolução dos meios tecnológicos excedeu a utilização de recursos digitais resultando no aumento da necessidade de apropriação destes recursos no ambiente de sala de aula, visto que fazem parte do contexto social e de convívio dos alunos. Deste modo, os professores precisaram se adaptar a este novo panorama educacional que vem se formando. No contexto do ensino em ambientes virtuais, estudiosos da educação argumentam em prol da utilização das Tecnologias Digitas da Informação e Comunicação (TDIC) como um dos recursos alternativos para o auxílio no processo de ensino e aprendizagem, pois têm apresentado resultados positivos o suficiente para justificar o seu uso. No ensino de Química, bem como nas outras áreas de conhecimento pertencentes as Ciências da Natureza, alterações e melhorias são cada vez mais requisitadas na tentativa de encontrar procedimentos e mecanismos que promovam o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Nessa perspectiva, considerando as redes sociais mais populares na produção de vídeos, optamos em avaliar páginas do YouTube®. Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar os vídeos produzidos para o ensino de Química nas páginas mais acessadas do YouTube® no ano de 2021. Além disso, investigamos quais os tipos de vídeos e de engajamento eram observados nas produções dessas páginas e quais os princípios da aprendizagem multimídia de Mayer estavam presentes. Desta forma, a pesquisa foi realizada em cinco etapas: (1) seleção das páginas na plataforma do YouTube®; (2) classificação dos canais a partir dos criadores de conteúdos; (3) análise dos conteúdos de Química abordados nos canais; (4) análise dos princípios da aprendizagem multimídia de Mayer e tipos de vídeos classificados por Moran, relacionando a exposição dos conteúdos e características intrínsecas trabalhadas nos vídeos; (5) analisar os tipos de engajamento apresentados nos vídeos dos canais. Os resultados mostraram que os professores que desprenderam de mais tempo para a produção das mídias nos aspectos de edição e planejamento de vídeo foram bem recompensados em retorno de sua audiência. Por fim, esta pesquisa conclui com a premissa de que o diálogo entre a prática docente e as instruções multimídia podem resultar em um processo de ensino e aprendizagem mais eficiente.
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    Modelo e algoritmos para seleção de sensores como serviço
    (2019) Verçosa, Nichene Joslin; Gonçalves, Glauco Estácio; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505; http://lattes.cnpq.br/6157118581200722; http://lattes.cnpq.br/3645909376039196
    A Internet das coisas (IoT) desempenha um papel fundamental no futuro da Internet,pois integrará bilhões de dispositivos inteligentes que apresentarão capacidades de de-tecção, atuação e processamento de dados. Assim, cada dispositivo integrado podeter um ou mais sensores incorporados que potencialmente gerarão enormes quantida-des de dados. Este cenário levanta o desafio de eficientemente procurar e selecionaros sensores mais adequados dentro de um conjunto que possa apresentar funciona-lidades e recursos similares. Neste contexto, este trabalho apresenta um modelo ma-temático para seleção de sensores capaz de maximizar o atendimento aos requisitosde entrada do usuário, como precisão, robustez e disponibilidade para diferentes tiposde sensores (como temperatura, pressão, umidade, velocidade do vento) em um orça-mento limitado. Este modelo foi testado através de dois algoritmos, sendo o primeiroum algoritmo de otimização com solução exata e o segundo uma heurística gulosa.Estas soluções foram avaliadas e comparadas em termos de três critérios: o tempode otimização, a quantidade de orçamento a ser utilizada e limites do objetivo ótimo.As melhores soluções foram encontradas pelo algoritmo de otimização no entanto, aheusrística gulosa obteve resultados próximos com tempo de solução, 10x mais rápidoque o algoritmo de otimização, em alguns casos.