01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Contribuições do programa Residência Pedagógica para a formação continuada de professores(as) de educação física da escola pública de educação básica(2024-09-16) Pereira, Adriana Rito; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/9770671873351008O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como parte da Política Nacional de Formação de Professores(as) no Brasil em 2018. Apesar de o PRP ser um programa para a formação inicial de professores, pesquisas identificaram sua importante participação na formação continuada de professores(as) de Educação Física da escola pública de educação básica. Considerando que o PRP possa proporcionar ambientes favoráveis, não apenas para a formação inicial, mas também para a formação continuada, é importante identificar em quais condições e em que real sentido se dá esse fenômeno, uma vez que a formação continuada de professores ainda é objeto de críticas e reflexões no contexto brasileiro. Diante dessa conjuntura, esta pesquisa analisou as contribuições do PRP para a formação continuada de professores(as) preceptores(as) do PRP/UFRPE Núcleo Educação Física, Edital Interno nº 34/2022. Foi realizada uma pesquisa descritiva de campo com abordagem qualitativa para analisar as categorias Formação de Professores de Educação Física e Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) no PRP. Foram objetivos específicos, identificar as concepções de formação no contexto da Educação Física Escolar e reconhecer os processos formativos envolvidos na prática pedagógica do professor de Educação Física. Para tanto foi realizada uma entrevista estruturada com os professores preceptores do PRP/UFRPE. O tratamento dos dados obtidos das entrevistas foi feito a partir da Análise de Conteúdo Categorial Temática, proposta por Bardin (2016). Sob a ótica da OTP na Educação Física, a participação dos professores preceptores no PRP contribuiu principalmente para dar materialidade ao trabalho pedagógico desenvolvido dentro do programa, favorecendo a renovação de suas práticas pedagógicas pela mobilização e confrontação associada à atuação dos estudantes residentes nas escolas; pela corresponsabilidade atribuída aos professores(as) preceptores(as) sobre a formação dos residentes; e pela troca de saberes com os(as) professores(as) da universidade, durante as formações. A OTP no PRP favoreceu a interdisciplinaridade, aproximando teoria e prática, fazendo da escola espaço para estudo, investigação, reflexão e intervenção, favorecendo o desenvolvimento de ações consistentes e críticas, ajudando residentes e preceptores(as) a se reconhecerem como sujeitos capazes de promover mudanças em sua prática pedagógica, superando os desgastes da rotina escolar. Concluímos, então, que o PRP contribuiu para a formação continuada dos(as) professores(as) preceptores(as) de Educação Física sob duas formas: uma através do engajamento nas atividades do PRP dentro da escola, com os estudantes residentes; e outra através das formações específicas, organizadas pelos professores coordenadores do programa. Porém, a adesão às formações específicas pelos preceptores(as) foi limitada. Por limitações desta pesquisa, sugerimos que novos estudos sejam conduzidos no sentido de identificar quais métodos são mais eficazes à formação continuada de professores(as) de Educação Física na escola pública. Entretanto, este último aspecto não invalidou o fato de o PRP ter sido um programa de incentivo à docência exitoso que reuniu a formação inicial e continuada de professores(as) dentro de um projeto de educação pautado na valorização do(a) professor(a) da escola pública, na justiça social e na democracia.Item O basquetebol nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática(2022-06-08) Ferreira, Anderson Rodrigo da Silva; Lima, Ricardo Bezerra Torres; http://lattes.cnpq.br/0128873517491860; http://lattes.cnpq.br/0788294890656084Este estudo parte da questão da exclusão desportiva nas aulas de educação física, especificamente o basquetebol, pois, de acordo com o conteúdo do basquetebol acaba sendo pouco difundido no âmbito escolar. Os fatores que impedem à prática do basquetebol estão ligados à falta de uma mínima infraestrutura e a elementos direcionados a prática docente, como a falta de uma sistematização dos conhecimentos e a ausência de uma identidade metodológica.Por isso, este estudo possui como objetivo geral de trazer as contribuições dos artigos originais publicados na última década que tratam do ensino do basquetebol na educação física escolar. A partir disso,selecionar elementos relevantes para auxiliar a prática docente através de uma revisão sistemática. A primeira etapa foi de realizar uma busca na base de dados eletrônica utilizando os descritores Ensino ou Pedagogia; Basquetebol; Educação Física; Escola ou Ensino Fundamental ou Ensino Médio, bem como aplicando os operadores lógicos “AND e OR”.A partir dos artigos encontrados, a segunda etapa consistiu na aplicação dos seguintes critérios: serem artigos originais; em língua portuguesa; disponíveis na íntegra; de acesso gratuito; publicados entre 2012 e 2022; apresentando no título, resumo ou assunto os citados descritores. Em uma terceira etapa, foi realizada uma busca em periódicos da área de Educação Física qualificados entre A1 e B3 na Plataforma Sucupira já utilizando diretamente os critérios supramencionados. Na etapa seguinte, dois artigos foram elegidos, sendo ambos dos mesmos autores.Constatou-se na em uma das obras encontradas a realidade do desenvolvimento do basquetebol como conteúdo escolar, enfatizando a importância do professor de Educação Física no que concerne ao seu compromisso com a prática pedagógica oferecendo aos discentes a consciência em relação à prática da modalidade com seu crescimento. Surge enquanto categoria baseado nas entrevistas com os professores, a importância do professor enquanto agente contribuinte no processo ensino-aprendizagem, no que se refere enquanto solução, a sistematização e organização do conhecimento a ser construído com os estudantes através do conteúdo basquete.O segundo estudo aponta uma predominância masculina na prática e quanto ao rendimento feminino, aparece a dificuldade de desenvolver o processo ensino-aprendizagem no basquetebol pela falta de habilidade motora, assim como dificuldades que surgem com a própria característica da modalidade, como o peso da bola e altura do aro. Entretanto, enquanto protagonista para superar as dificuldades de participação e motivação à prática surge o jogo enquanto ferramenta metodológica, tornando-se um facilitador pela sua flexibilidade em adaptar situações em prol da heterogeneidade dos estudantes. A prática do basquete por meninas em ambiente escolar pode representar um importante vínculo com a formação de valores e a quebra da hierarquização em relação à comparação com os meninos.Considerando a importância do basquetebol para Educação Física, constatamos que as publicações em periódicos acerca da modalidade em âmbito escolar são escassas. Isto reduz a possibilidade de proporcionar através desta via discussões relevantes sobre problemáticas direcionadas ao tema, que pode resultar em poucos avanços na prática pedagógica envolvendo o basquetebol na Educação Física escolar.Item Panorama da licenciatura em computação: uma análise das particularidades acadêmico-profissionais dos docentes de informática/computação no Brasil(2024-09-30) Gonçalves, Alexandre Fernandes; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/5960541042758316O presente trabalho tem como objetivo verificar a atual situação dos docentes de informática/computação no ensino básico brasileiro, mais precisamente sobre a formação específica de licenciatura em computação (LC) e os quantitativos destes, com sua distribuição em algumas variáveis como região, sexo e região político-administrativa. A pesquisa foi realizada com dados dos docentes de informática/computação ao nível de Brasil, oriundas do Censo Escolar do ano de 2020. Após essa etapa, foi utilizada a técnica de Análise de Correspondência Múltipla (MCA), para verificar as características dos atributos encontrados e as associações existentes entre as categorias das variáveis, relacionando a formação docente com o perfil. Concluímos com esse estudo que há um baixo quantitativo de profissionais docentes de informática/computação. São apenas 478 (2,19% do total de registros) com formação específica na área de LC, existindo uma grande quantidade de professores (15.059 - 69,09%) que são licenciados em outras áreas distintas da computação. A formação em pedagogia é a fonte da maioria dos professores de informática/computação, com cerca de 11.101 (50,93%) destes profissionais; e que a carência é ainda maior nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, que possuem apenas 56 professores, o que corresponde a 11,71% dos licenciados em computação (LCs) em atividade.Item Desafios e Perspectivas nos Cursos de Licenciatura em Computação: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos em Pernambuco(2023-09-20) Costa, Diego Marcelo Rodrigues da; Araújo, Carlos Julian Menezes; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/0497494629965222O curso de Licenciatura em Computação está alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define os princípios orientadores para a integração da computação na educação básica. Este estudo tem como objetivo analisar os programas de cursos de computação em Pernambuco, por meio da revisão dos seus Planos Pedagógicos de Curso (PPC), identificando áreas de convergência com a BNCC e suas respectivas competências estabelecidas. Após essa análise, serão apresentadas sugestões visando aprimorar a aplicação das diretrizes essenciais para o ensino de computação, com o intuito de promover melhorias significativas nesse processo.Item Anfíbios anuros da Estação Ecológica do Tapacurá(2024-10-04) Lacerda, Paulo Lucas de Oliveira; Moura, Geraldo Jorge Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/1348666346504103; http://lattes.cnpq.br/0170469324900416Os anuros são excelentes bioindicadores da qualidade ambiental, visto que são sensíveis às mudanças ambientais, como a temperatura, pH, umidade e poluição. A maior riqueza de anfíbios anuros no mundo está no Brasil, com a maior parte das espécies ameaçadas exclusiva de Mata Atlântica. Esses animais são controladores populacionais de insetos e outros invertebrados e servem de base trófica para muitas espécies. As ações antrópicas, em sua maioria, impactam negativamente os biomas e ecossistemas, interferindo e degradando cadeias e nichos ecológicos. Mediante o exposto, o presente estudo buscou identificar a taxocenose dos Anfíbios Anuros da Estação Ecológica do Tapacurá (EET), identificando seus microambientes, seus modos reprodutivos e status de conservação, a fim de direcionar melhores ações de manejo promovendo estratégias e ações de proteção a fragmentos florestais que sofrem esses impactos. Foram realizadas pesquisas por meio das literaturas publicadas, oficiais na Estação Ecológica do Tapacurá e visitas à Coleção Herpetológica (CHP) da UFRPE. Foi registrado um total de 45 espécies de anfíbios anuros, distribuídas em nove famílias. A riqueza de espécies (45) registrada na Estação Ecológica do Tapacurá corresponde à 48% do número de espécies que compõem a anurofauna Estado de Pernambuco (92). Dentre as espécies registradas, 51% apresentam hábitos arborícolas e 46% hábitos terrestres. Foram identificados treze modos reprodutivos diferentes, sendo os modos reprodutivos 1 (ovos depositados diretamente em águas lênticas) específico de 23 espécies e 11 (ovos depositados em ninhos de espuma flutuantes em águas lênticas) específico de 4 espécies. Em relação ao status de conservação uma espécie está classificada como Vulnerável (Hylomantis granulosa), três como Dados Insuficientes (DD) e cinco ainda não foram avaliadas. Este estudo, contribui para o conhecimento das espécies de anfíbios anuros que habitam a EET, na qual esforços amostrais pretéritos culminaram na publicação de uma primeira lista de anfíbios anuros, com 43 espécies, publicada em 2012. Mais além, acrescenta três espécies novas Dendropsophus tapacurensis (descrita como Scinax sp.), Macrogenioglottus allipioi e Leptodactylus mystaceus ocorrências a essa listagem e reforça a necessidade de mais ações políticas de preservação da Estação Ecológica de Tapacurá.Item Diagnóstico parasitológico em animais silvestres mantidos em instituições de conservação ex situ em Recife/PE(2022-09-30) Feitoza, Bárbara Feliciano; Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373; http://lattes.cnpq.br/1503294609593660Os animais silvestres, são hospedeiros de uma grande variedade de parasitos, incluindo aqueles com potencial zoonótico. O objetivo desse estudo foi realizar o diagnóstico parasitológico dos animais silvestres mantidos no Zoológico do Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI) e no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS Tangará), em Pernambuco, Brasil. De 2021 até 2022, em total, foram analisadas 288 amostras fecais, sendo 162 (123 aves, 36 mamíferos e três répteis) amostras provenientes do CETRAS e 126 (69 aves, 56 mamíferos e um réptil) do Zoológico do PEDI, onde em 21,9% foram detectados ovos de helmintos e/ou oocistos de protozoários. Os parasitos gastrointestinais identificados nas amostras fecais foram: Capillaria sp., Strongyloides sp., Toxocara sp., Trichuris vulpis, Ancylostoma sp., Kalicephalus sp., Porrocaecum sp., Ascaridida, Oxyurida, Trichostrongylidae, Isospora sp. e Cystoisospora sp. Helmintos obtidos de primatas não humanos (PNH) e em necropsias de aves foram identificados como ascarídeos das espécies Ascaris lumbricoides e Ascaridia hermaphrodita, respectivamente. Os ectoparasitos identificados foram carrapatos Amblyomma longirostre e Amblyomma sp., ácaros Trombiculídeos, piolhos mastigadores Halipeurus sp. e larvas de moscas Philornis sp. Destacase o parasitismo por espécies de elevado potencial patogênico, como A. hermaphrodita, Toxocara canis e Capillaria sp. Além disso, Ascaris lumbricoides, Toxocara sp. e Ancylostoma sp. se destacam por seu potencial zoonótico, o que requer medidas para evitar a transmissão entre os animais e os profissionais que lidam diretamente com eles. Os resultados obtidos auxiliam os profissionais responsáveis pela sanidade e manejo dos animais nas duas instituições de conservação ex situ.Item Epidemiologia molecular de infecções por Klebsiella pneumoniae em Pernambuco, Brasil(2024-03-04) Santana, Laís Guedes de; Almeida, Anna Carolina Soares; Souza, Paula Mariana Salgueiro de; http://lattes.cnpq.br/6281410502740086; http://lattes.cnpq.br/4891800920829895; http://lattes.cnpq.br/3501081040611239FUNDAMENTOS A emergência de Klebsiella pneumoniae resistentes a múltiplas drogas aumenta a taxa de mortalidade, tornando sua disseminação preocupante em contextos clínicos. OBJETIVOS Analisar a disseminação de K. pneumoniae e os desfechos clínicos de infecções causadas por esse patógeno. MÉTODOS Foram incluídos 25 isolados de K. pneumoniae provenientes de infecções de pacientes únicos de um hospital localizado em Recife-PE. Vitek2® foi utilizado para identificação e perfil de susceptibilidade das cepas. Os dados epidemiológicos dos pacientes foram coletados dos prontuários médicos. Os principais genes relacionados à resistência aos β-lactâmicos foram investigados por PCR convencional. A análise da relação filogenética entre os isolados foi feita utilizando REP-PCR. RESULTADOS Mais da metade dos isolados apresentaram resistência in vitro a pelo menos um antibiótico pertencente à classe dos β-lactâmicos. Quarenta e quatro por cento dos pacientes foram expostos a antimicrobianos antes dos testes de susceptibilidade serem disponibilizados. A investigação dos determinantes de resistência aos β-lactâmicos revelou a presença de pelo menos uma β-lactamase em todos os isolados analisados.A análise filogenética, baseada nas sequências REP, não indica uma disseminação clonal específica. PRINCIPAIS CONCLUSÕES Os resultados indicam um desafio significativo com a resistência antimicrobiana em K. pneumoniae. A exposição a diversos antimicrobianos contribui para o desenvolvimento de cepas resistentes. Nesse contexto, a necessidade de identificação correta e rápida dos mecanismos de resistência antimicrobiana nas unidades de saúde são essenciais para conter a disseminação.Item Produção de feno tifton e implantação de área com batata-doce no Sertão sergipano(2025-01-25) Souza, Géssica Vanessa Rodrigues de; Oliveira, Frederico Inácio Costa de; http://lattes.cnpq.br/0588796892433431; http://lattes.cnpq.br/7532790763630448Item Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) no Brasil: uma análise dos casos Cruzeiro e Botafogo(2025-07-28) Souza, Lucas Cavalcanti Fernandes de; Silva, Letícia da Costa e; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286Esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos da adoção do modelo de clube-empresa, ou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no gerenciamento de dois dos principais clubes do futebol brasileiro. Três eixos são abordados, partindo de uma abordagem qualitativa e tendo como base artigos acadêmicos, fontes jornalísticas e a análise documental de demonstrações contábeis de dois clubes brasileiros: o Botafogo e o Cruzeiro. Foram analisados três classe de dados desses documentos: 1) receita líquida, 2) resultado financeiro e 3) endividamento. Além disso, foi trazido aos dados analisados o contexto de cada ano, de forma a evidenciar os efeitos imediatos da mudança de modelo administrativo. Apesar do curto período, os dados indicam que o modelo SAF tem contribuído na profissionalização da gestão esportiva, atraindo investimentos de dentro e fora do país, e ajudando na recuperação econômica dos clubes. Por fim, a pesquisa também destaca que, no longo prazo, a qualidade e sustentabilidade dependem de gestores eficientes e um bom planejamento, assim como em qualquer empresa de outros ramos não ligados ao futebol.Item Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Região Metropolitana de Recife - PE e na Grande Aracaju - SE. Ilizarov para tentativa de salvamento de membro torácico em spitz alemão anão por não união óssea e quebra de implante - relato de caso(2025-08-06) Oliveira, Mayara Nascimento de; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/2882271076150016O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) permite a vivência prática na Medicina Veterinária, em determinada subárea, sendo uma disciplina obrigatória do décimo primeiro período do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O ESO permite que o discente se torne capaz de exercer sua função, mediante aquisição do título de médico veterinário. Neste sentido, o presente relatório teve como objetivo principal demonstrar as principais atividades exercidas pela discente Mayara Nascimento de Oliveira na área de Clínica Cirúrgica Veterinária, no período de 14 de abril à 08 de julho de 2025, na Região Metropolitana da cidade de Recife - PE e na região da Grande Aracaju - SE. O ESO teve orientação da docente Dr.ª Daniela Maria Bastos de Souza, e supervisão da Médica Veterinária Dr.ª Cláudia Regina Bezerra de Assis e da Médica Veterinária Dr.ª Patrícia Oliveira Sobrinho Ribeiro, e como objetivo secundário, relatar sobre um caso de Ilizarov para tentativa de salvamento de membro torácico em spitz alemão anão por não união óssea e quebra de implante.
