Licenciatura em Química (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Síntese e caracterização de óxidos mistos nanoestruturados a base de céria
    (2022-06-03) Albuquerque, Thiago Alves de; Barros, Ivoneide de Carvalho Lopes; http://lattes.cnpq.br/5272867419216787; http://lattes.cnpq.br/0019479461317282
    Os óxidos metálicos mistos (MMO’s) são compostos inorgânicos constituídos por ânions de oxigênio e dois ou mais cátions metálicos, que apresentam estruturas complexas do tipo espinélios e perovskitas. Correspondem ao maior grupo de catalisadores heterogêneos devido apresentarem propriedades redox, ácido-base, armazenamento e mobilidade de oxigênio, além de defeitos na estrutura. Sob a forma nanoestruturada estas propriedades apresentam melhoras significativas causadas pela redução do tamanho das partículas. Dentre os óxidos metálicos (MO’s), a céria (CeO2) tem despertado atenção devido suas propriedades, como redutibilidade e alta capacidade de armazenamento de oxigênio, sendo bastante utilizado como catalisador mássico, ou como suporte de catalisador. O CeO2 pode ser dopado com outros cátions metálicos como o Zr+4 formando o óxido misto CeO2-ZrO2 (CZ), resultando na melhora significativa da capacidade de armazenamento, redutibilidade e mobilidade de oxigênio. Na presença de cobre sob a forma de óxido misto triplo ou impregnado, estas propriedades reforçam o desempenho em catálise. Os MMO’s nanoestruturados são obtidos por meio de métodos de coprecipitação (CP), sol-gel (SG), sonoquímico (SQ), hidrotérmico (HT) e impregnação (IP). O presente estudo priorizou a síntese de óxidos mistos a base de céria, podendo conter Zr e/ou Cu. Para tanto, foram preparadas amostras do óxido CeO2-ZrO2-CuO (CZC) na razão molar Ce:Zr:Cu= 0,72:0,19:0,09 utilizando os métodos CP e SQ. E também o óxido CeO2-ZrO2 (CZ) com razão molar Ce:Zr = 0,8:0,2 via método SQ. Além disso, foi preparado óxido misto CeO2-ZrO2 impregnado com CuO, CuO/CeO2-ZrO2 (Cu/CZ), contendo 15% em massa de Cu(NO3)2.3H2O. Os óxidos foram caracterizados por difração de raios-X (DRX), sendo observadas para as amostras de CZ e dela impregnada (Cu/CZ), reflexões relacionadas à fase cubica do CeO2. Resultados de DRX do óxido Cu/CZ indicou provável dispersão do cobre na superfície de CZ.
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    Educação ambiental: a importância da coleta seletiva no âmbito da escola pública
    (2025-08-01) Conceição, Fernanda Maria da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4685779094201138
    Este trabalho promove a consciência crítica e a responsabilidade socioambiental, integrando saberes e práticas sustentáveis no cotidiano. É sabido que a educação ambiental forma cidadãos conscientes, capazes de agir em prol da preservação do meio ambiente. A pesquisa trata a respeito da realização de um projeto de intervenção que teve como objetivo principal analisar como a sensibilização de um sistema de coleta seletiva contribui com a educação ambiental no âmbito da escola pública. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Itapissuma - PE. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia baseada numa abordagem qualitativa, que incluiu a execução de uma palestra, seguida da realização de uma oficina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário elaborado na plataforma Google Forms, em que obtivemos a resposta dos 16 (dezesseis) estudantes participantes. Os resultados evidenciam que, mesmo com alguns desafios na continuidade da prática, em muitos casos devido à resistência à mudança de hábitos, os estudantes compreenderam a importância da separação correta dos resíduos sólidos e demonstraram engajamento para aplicar o conhecimento adquirido em casa e na vizinhança. A pesquisa revelou ainda que a educação ambiental, quando vivenciada na prática, contribui significativamente para a formação cidadã dos estudantes. Diante disso, conclui-se que, projetos como esse fortalecem o papel da escola na construção de uma consciência ambiental crítica, ética e ativa, e que ações simples, como a coleta seletiva, podem gerar impactos positivos duradouros, dentro e fora da escola. Reforça-se, ainda, a necessidade de maior apoio institucional e integração entre escola, comunidade e órgãos públicos para fortalecer práticas sustentáveis no ambiente educacional.
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    Uma análise cienciométrica sobre jogos no ensino de Química em artigos da Revista Ludus Scientae
    (2025-03-18) Souto, Kaio Fábio Santos; Simões Neto, José Euzebio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/6728961168532707
    O ensino de química sempre representou um desafio para estudantes e educadores, em grande parte devido à complexidade e abstração dos conceitos estudados, características que aliadas à forma como tem sido ensinada, a química tem se tornado uma disciplina difícil, muito distante da realidade dos estudantes e de aprendizagem pouco estimulante. Tal cenário pode ser modificado na inclusão de metodologias diferenciadas, como os jogos didáticos, que vêm ganhando força e espaço como uma estratégia inovadora e eficaz para envolver e estimular os estudantes, aproximando a disciplina da realidade dos alunos, além de tornar o aprendizado mais prazeroso. Esta pesquisa busca entender a produção científica sobre jogos didáticos no ensino de química, analisando artigos publicados em um periódico especializado na temática, a Revista Eletrônica Ludus Scientiae, considerando todos seus anos de publicação. Para tal análise, utilizamos como ferramenta a cienciometria, que nos permitiu uma visão quantitativa detalhada sobre a frequência de publicações, principais indicadores de autorias, regiões geográficas dos autores, conceitos mais abordados e referências mais importantes. Com os dados encontrados na pesquisa, traçamos um perfil com os padrões e tendências na produção científica nessa área. Diante dos dados encontrados, evidenciamos que o uso de jogos didáticos no ensino de química é um caminho promissor, mas que ainda precisa ser mais explorado. Esperamos que essa pesquisa contribua para a valorização da área, encoraje educadores e pesquisadores a expandirem o uso da ludicidade como uma estratégia pedagógica, assim como, sirva de base para auxiliar futuras produções científicas na área.
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    Euforia: um jogo didático para relacionar emoções, saúde mental e Química
    (2022-10-14) Franco, Marcus Vinícius da Silva; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2999723486603815
    No que diz respeito às discussões sobre o ensino de Química que seja antagônico ao ensino por transmissão, surge o lúdico, mais precisamente em uma proposta de um jogo didático digital, como uma possibilidade interessante para o ensino. Ademais, a escola prefere ignorar a discussão de assuntos relacionados à saúde mental do estudante, categorizando-as como um tabu. A partir disso, apresentamos, neste trabalho, a ideia de desenvolver um jogo digital que aborde temas científicos e relacionados à saúde mental, baseado na Química presente nas emoções. O desenvolvimento do jogo foi pensado em cinco passos: leitura de referencial teórico sobre jogos didáticos e game design, definição do gênero do jogo, prospecção e jogatina de jogos disponíveis do gênero selecionado, determinação da história do jogo e, por fim, elaboração da jogabilidade proposta para o jogo. Após definir essas etapas algumas questões foram colocadas a reflexão, acerca da validação, nas quais o jogo proposto demonstra alguns indícios de validação teórica, com a categoria “limitação de tempo” e “interatividade” como questões para reelaboração futura. Em uma possível aplicação, na qual alguns aspectos como o ambiente físico da sala de aula e as condições financeiras dos estudantes também podem ser consideradas como limitações. Por fim, discussões são pontuadas acerca de possibilidades de novos estudos relacionados à área.
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    Avaliação da composição química de óleos de derramamentos por espectrometria de massas de ultra alta resolução
    (2025-07-03) Salata, Ana Beatriz Alves de Miranda; Santos, Jandyson Machado; Pereira, Marília Gabriela Araújo; http://lattes.cnpq.br/4388998153970406; http://lattes.cnpq.br/4137257750865101; http://lattes.cnpq.br/2519974430606408
    O petróleo é uma mistura química complexa composta predominantemente por hidrocarbonetos, que contém uma fração polar constituída por compostos com heteroátomos do tipo S, N e O. O petróleo desempenha um papel vital na economia global, sendo essencial como fonte de energia e matéria-prima industrial. No entanto, eventos de derramamentos de óleos representam uma séria ameaça a ambientes marinhos e costeiros, como ocorreu no desastre do ano de 2019 na costa nordestina do Brasil. Após um derramamento, o petróleo sofre processos físicos e químicos, como espalhamento, dissolução, evaporação, fotooxidação e biodegradação. Tais processos estão associados ao intemperismo do óleo no ambiente, que podem contribuir para o agravo da contaminação, devido a formação de novos constituintes químicos nocivos. Este estudo utilizou a abordagem em petroleômica para investigar óleos derramados coletados na costa de Pernambuco entre os anos de 2019 a 2021, com o objetivo de entender as alterações químicas dos compostos polares ao longo do tempo, devido à longa exposição do óleo a ambientes terrestres e aquáticos. Foram analisadas três amostras: SO (óleo coletado no primeiro mês do derramamento de 2019), SA (coletado após 16 meses em ambiente aquático marinho) e ST (coletado após 19 meses em ambiente terrestre costeiro). As análises foram realizadas por espectrometria de massas de ultra-alta resolução (FT-ICR MS) com ionização por electrospray nos modos ESI(+) e ESI(-). Por ESI(+), foram identificadas as classes N, NO, NO2, NS, O, O2S e OS, havendo pouca variação da intensidade delas quando comparadas as amostras entre si. Por ESI(-), maiores diferenças entre as amostras foram encontradas, sendo as principais classes: N, NO, O2, O3, O4, OS, e combinações de classes oxigenadas com enxofre (OS, O2S). Para a classe N, menores intensidades foram observadas nas amostras SA e ST, sugerindo degradação dos compostos nitrogenados, quando o óleo derramado ficou exposto ao ambiente aquático marinho ou terrestre, respectivamente. Em contrapartida, as classes Ox (x = 1 - 4) possui maiores intensidades em SA e ST, indicando que o óleo derramado sofreu processos de foto-oxidação e biodegradação nos ambientes. Razões entre classes heteroatômicas também foram calculadas, que apontaram o impacto do grau de biodegradação e foto-oxidação nas amostras SA e ST, quando comparadas a amostra do óleo derramado inicialmente (SO). Assim, os dados mostraram padrões distintos de compostos polares nas amostras, evidenciando a influência do intemperismo na modificação química dos óleos ao longo do tempo e em diferentes ambientes de exposição ambiental, fornecendo informações valiosas para entender o comportamento químico de óleos derramados a nível molecular.
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    O uso de um jogo didático para aprendizagem de conteúdos químicos abstratos
    (2025-03-19) Barros, Ingrid Ester Soares da Silva; Simões Neto, José Euzebio; Silva, Ana Paula Cirino da; http://lattes.cnpq.br/0364462762379933; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8603521784607119
    Este trabalho investigou a eficácia do uso de jogos didáticos como ferramenta pedagógica para facilitar a compreensão de conceitos químicos abstratos, como atomística e distribuição eletrônica, entre alunos do primeiro ano do ensino médio. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem de pesquisa-ação, envolveu três etapas: sondagem dos conhecimentos prévios, contextualização dos conceitos com a plataforma PhET Colorado e aplicação de um jogo didático, seguida de avaliação pós-intervenção. Os resultados mostraram que a abordagem lúdica e interativa aumentou significativamente a compreensão dos alunos, evidenciada pela melhoria no desempenho nos questionários e pelo maior engajamento dos estudantes. Concluiu-se que o uso de jogos didáticos é uma estratégia eficaz para o ensino de conceitos abstratos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, e recomenda-se sua ampliação no ensino de química e outras disciplinas com conteúdos complexos.
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    A química dos materiais de limpeza: uma proposta para a abordagem de conteúdos de química orgânica no ensino médio
    (2025-03-17) Santana, Rafael José Dutra de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0309041821933557
    A pesquisa teve como objetivo analisar como uma sequência de ensino baseada na química dos materiais de limpeza pode contribuir para o ensino de química orgânica no ensino médio. Foi feito um estudo qualitativo com quatro docentes que trabalham em escolas particulares e públicas. Para isso, houve a elaboração de dois planos de aula que abordassem a química orgânica juntamente com a temática química da limpeza, para serem validados por esses professores. Foi elaborado um conjunto de 4 questões para a validação dos planos de aula e para 2 professores as perguntas foram respondidas na forma de uma entrevista estruturada e para os demaisas perguntas foram respondidas no formato de questionário. Durante o processo de análise, observamos que foram sugeridas adições valiosas por parte dos participantes da pesquisa para a melhoria dos planos elaborados pelo pesquisador. As respostas relacionadas à validação do plano de aula mostraram-se satisfatórias, uma vez que os conteúdos e as práticas não foram apenas mantidos, mas, de fato, aprimorados. As impressões sobre os professores revelam que as respostas variadas podem ser atribuídas às diferentes realidades escolares, que envolvem tanto instituições públicas quanto particulares, ou até mesmo a experiência de atuação em ambos os contextos. Essa diversidade de cenários impacta significativamente a abordagem didática adotada pelos docentes, refletindo nas escolhas que fazem sobre como a aula deve ser conduzida. O enfoque pode variar consideravelmente, dependendo das características do ambiente escolar, podendo ser mais voltado para um caráter teórico ou mais centrado na prática. As particularidades de cada tipo de instituição influenciam diretamente a forma como o ensino é planejado e executado, moldando as estratégias pedagógicas adotadas para atender às necessidades e realidades dos estudantes. Essa análise permitiu compreender como as reflexões dos docentes se articulam com a adaptação curricular e a inovação didática, reforçando a relação entre teoria, contexto e ação pedagógica.
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    O uso de analogias a partir de experimentos químicos demonstrativos em uma abordagem não científica para a compreensão das sagradas escrituras no contexto de uma escola bíblica dominical
    (2025-03-18) Oliveira, Rafael Leite de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
    Religião e Ciência coexistem. É no contexto desta coexistência que esta pesquisa tem o objetivo de analisar se o uso de analogias a partir de experimentos químicos demonstrativos, em uma abordagem não científica, contribui para a compreensão de Sagradas Escrituras por crianças/adolescentes no contexto de uma Escola Bíblica Dominical. A pesquisa contou com a participação de doze pessoas, entre crianças e adolescentes e foi desenvolvida em uma escola bíblica dominical situada na Região Metropolitana do Recife. A abordagem aos dados produzidos foi qualitativa e o instrumento de produção de dado foi o questionário. Foram desenvolvidas quatro etapas metodológicas, a saber: seleção das passagens bíblicas e dos experimentos químicos; elaboração dos questionários; demonstrações dos experimentos químicos na abordagem das passagens bíblicas; organização e análise dos dados. Foram selecionadas três Sagradas Escrituras, a saber: Mateus 5:13-16; 1 Coríntios 12:4-11; e Gênesis 1:26-27 e 3:1-24. A partir das análises realizadas, podemos dizer, de modo geral, que o uso das analogias, a partir dos experimentos demonstrativos desenvolvidos, contribuíram para as compreensões das três Sagradas Escrituras pelos participantes.
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    O ensino de química e a interdisciplinaridade com educação ambiental: desenvolvimento de uma horta no ambiente escolar
    (2024-03-07) Almeida, Wendel Martins de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/1742899108188224
    A pesquisa trata acerca do ensino de Química no ambiente escolar, visando à busca de uma proposta pedagógica que seja dinâmica e contextualizada por meio da Educação Ambiental, tendo em vista a interdisciplinaridade e fomento para uma formação cidadã através do desenvolvimento de uma horta orgânica. O objetivo principal pauta-se em analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química quando há a integralização da disciplina de Química por meio da Educação Ambiental com a criação de uma horta orgânica no ambiente escolar. Os participantes da pesquisa foram uma turma de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia centrada numa abordagem qualitativa do tipo explicativa. O instrumento de coleta de dados foi um formulário elaborado pela plataforma Google Forms, com o qual coletamos a resposta de 16 (dezesseis) estudantes. No tratamento e análise dos dados, realizamos também um diálogo com os autores da fundamentação teórica. Como resultados, podemos observar que a proposta de desenvolvimento da horta despertou nos estudantes motivação e engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Química. Para, além disso, a pesquisa revelou de igual modo uma reflexão profunda sobre algumas temáticas como educação significativa, abordagem didática, interdisciplinaridade, ensino de Química e formação cidadã. Diante disso, conclui-se que os futuros professores de Química e aqueles que já estão em atividade necessitam urgentemente voltar-se mais para recursos que desenvolvam e acrescentem à sua formação não apenas inicial, mas também continuada, a fim de facilitar, auxiliar e popularizar a Química, alinhando os preceitos científicos aos saberes pedagógicos.
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    Perspectivas teóricas sobre a implementação da Lei 10.639/2003: abordando o ensino das relações étnico-raciais nos livros didáticos de química
    (2025-03-20) Silva, Vanessa Araújo da; Lima, Analice de Almeida; Batista, Maria de Fátima Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8195873385841154; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/4925017833973638
    A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender e evidenciar a lacuna existente na abordagem das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros nos materiais didáticos de Química. O estudo tem como objetivo analisar a presença e o tratamento dos conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos livros didáticos da coleção Ciências da Natureza e Suas Tecnologias – Multiversos Ciências da Natureza (1ª ed.), da Editora FTD, distribuída pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020) para o ensino médio. Busca-se identificar avanços ou permanências no que se refere à invisibilidade histórica da população negra nesses materiais, considerando sua conformidade com as diretrizes legais e educacionais. A pesquisa levanta a seguinte questão: até que ponto os livros didáticos aprovados pelo PNLD evoluíram na inclusão dessa temática? E como essa evolução — ou sua ausência — impacta a desconstrução de estereótipos e preconceitos no contexto do ensino brasileiro? Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem qualitativa de Minayo (2001), com base no método exploratório-descritivo. A discussão fundamenta-se em autores como Gomes (2023), Domingues (2007), Benite (2018) e Pinheiro (2018), abordando temas como o papel do movimento negro na educação, a articulação entre políticas públicas e práticas pedagógicas, e a influência dos livros didáticos no ensino de Química. Os resultados indicam que, apesar da obrigatoriedade legal prevista na Lei 10.639/2003, ainda persistem lacunas significativas na formulação curricular e nos conteúdos apresentados, o que demonstra a necessidade urgente de uma revisão nos materiais didáticos, com vistas à construção de uma educação mais inclusiva e antirracista.