Licenciatura em Química (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Análise documental do e-book “A arte da experiência: química geral na prática” para o ensino superior
    (2025-08-07) Ribeiro, Júlia Apolinario de Paiva; Silva, Claudia Cristina Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/9810071055429520
    Ao constatar-se a debilitação na aprendizagem de conceitos estruturantes de Química entre estudantes de Química Geral nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Física, bem como as dificuldades enfrentadas pelos técnicos responsáveis pela preparação das práticas para essas aulas, surgiu a proposta de elaborar um produto didático. Esse material contempla a produção de um e-book e de vídeos a ele associados disponibilizados gratuitamente por meio do canal do LOB no Youtube, reunindo dez experimentos contextualizados em temas sociocientíficos, desenvolvidos com materiais de fácil acesso e baixo custo, possibilitando, em alguns casos, sua reprodução em ambientes que carecem de infraestrutura laboratorial adequada. Dessa forma, O presente trabalho tem como objetivo analisar os capítulos do e-book “A arte da experiência: Química Geral na Prática”, sua aplicabilidade e possíveis limitações como ferramenta de ensino para o componente curricular de Química Geral, ofertado nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Física da UFRPE – Sede. A análise considera a ementa da disciplina de Química Geral e as habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da formação superior, conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química. A metodologia adotada compreendeu duas etapas; na primeira, realizou-se a análise descritiva de cada capítulo da obra, considerando os conteúdos abordados, as orientações didático-pedagógicas, sua viabilidade prática e o enfoque CTS; na segunda, analisou-se documentalmente se os capítulos do e-book atendem às exigências da ementa da disciplina e às competências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares. Os resultados obtidos demonstram que todos os tópicos da ementa foram contemplados, bem como distintas habilidades previstas nas Diretrizes. Ademais, destaca-se que a disponibilização gratuita do material em formato virtual favorece sua adoção por docentes em outras instituições de ensino superior que enfrentam limitações estruturais para a realização de práticas experimentais. Por fim, sugere-se que, em um momento posterior à implementação do e-book, estudantes e técnicos possam contribuir com avaliações sobre sua aplicabilidade e limitações, por meio do preenchimento de formulários previamente elaborados.
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    Teoria do orbital molecular para o estudo do potencial induzido por geometria em modelos moleculares
    (2025-02-20) Oliveira, Bruna Maria Gomes de; Bastos, Cristiano Costa; http://lattes.cnpq.br/6385190604693576; http://lattes.cnpq.br/7743134334073618
    Este trabalho investigou o confinamento eletrônico em sistemas moleculares planares e unidimensionais de carbono, considerando diferentes topologias e geometrias, com ênfase na comparação com efeitos previstos pelo Potencial Induzido por Geometria (GIP, do inglês Geometry Induced Potential). Para isso, os autores desenvolveram um modelo inédito, denominado PIGA (do inglês, Particle in Ghost Atom), baseado em átomos fantasmas, definidos como pseudoátomos que contêm apenas funções de onda, formando cadeias pseudomoleculares capazes de acomodar um número variável de elétrons. Sistemas como intervalos de reta e circunferências, com e sem curvaturas, foram analisados utilizando a teoria do orbital molecular (MOT, do inglês Molecular Orbital Theory) e comparados com o modelo da partícula na caixa (PIB, do inglês Particle in Box). Os cálculos em nível Hartree-Fock (HF) com a base LanL1MB revelaram que, para um elétron em um intervalo de reta, a distribuição de carga segue o padrão gaussiano previsto pelo PIB. Em geometrias curvas, observou-se maior concentração de densidade eletrônica nessas regiões, consistente com o comportamento previsto pelo PIB quando consideramos um potencial geométrico atrativo, efeito que emerge naturalmente nos cálculos, mesmo sem a inclusão explícita do GIP. Para comparação com sistemas reais, estudaram-se poliínos em topologias aberta e fechada, utilizando Teoria do Funcional de Densidade (DFT, do inglês Density Functional Theory) com a base 6-31G. A análise da superfície de potencial eletrostático (ESP, do inglês Electrostatic Potential) mostrou que, na forma aniônica, esses sistemas podem confinar elétrons nas regiões centrais, independentemente da presença de átomos eletronegativos nas extremidades. A concentração de carga no centro da cadeia mostrou-se influenciada pelo volume do ligante: o grupo triisopropilsilil (TIPS) cria uma barreira potencial que localiza a densidade eletrônica no meio da molécula, enquanto o ligante ciano, menos volumoso, resulta em uma região central positiva. Esses resultados indicam que a composição dos ligantes pode modular o confinamento eletrônico. Poliínos cíclicos, por sua vez, apresentaram distribuição eletrônica mais delocalizada, sugerindo elétrons menos confinados.
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    Avaliação do efeito da prática de tiro desportivo nas características químicas de solos contaminados com resíduos de arma de fogo
    (2025-08-01) Cabral, Felipe Ramon de Freitas; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/2045575686943493
    Um aumento expressivo no registro de clubes de tiro ocorreu nos ultimos anos, despertando um alerta quanto aos problemas ambientais causados pelo disparo excessivo de armas de fogo. Diante dessa problemática, este trabalho foi desenvolvido voltado à análise e à determinação dos elementos tóxicos no solo, provenientes dos resíduos de armas de fogo. Amostras de solo foram coletadas em clubes de tiro na cidade do Recife (PE) (amostra SR); e um solo controle também foi coletado nas mediações. Os elementos tóxicos foram determinados por fluorescência de raios-X (XRF, do inglês X-ray fluorescence). Além disso, o solo foi caracterizado em termos de matéria orgânica (OM), matéria seca (DM), pH, condutividade elétrica (CE), análise granulométrica e classe textural. Na sequência, os índices de contaminação ambientalforam calculados para avaliar o grau de presença de elementos tóxicos nas amostras. Os resultados indicaram que o solo controle apresentou maior teor de OM em comparação aos solos coletados no clube de tiro. Os elementos tóxicos nas amostras SR evidenciaram a contaminação no solo do clube de tiro com uma elevada concentração de Pb, Sb, Cr, Mn, As, Ni, Zn, Cr e Cu. A maior concentração de elementos tóxicos foi determinada na superficial do solo (CS). Os índices de contaminação indicaram resultados significativos, forneceram dados robustos que, por sua vez, indicaram a predominância da contaminação na cobertura do solo. Por fim, as análises multivariadas, como a análise de componentes principais (PCA) e o mapa de calor, desempenharam um papel essencial ao agrupar as amostras mais contaminadas daquelas menos impactadas. Assim, é possível concluir que a prática de tiro desportivo contamina o solo com resíduos de arma de fogo. Este estudo é importante para a elaboração de políticas de saúde pública, especialmente em um contexto de saúde única, abrangendo os cuidados necessários para a preservação do ambiente e dos ecossistemas terrestres e edáficos.
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    Uma atividade experimental investigativa no ensino de química: explorando o "leite de magnésia" como um desodorante alternativo
    (2025-08-13) Santana, Rayanne Gomes de; Silva, João Roberto Ratis Tenório da; Cruz, Michele France Paula da; http://lattes.cnpq.br/7185137483134515; http://lattes.cnpq.br/2659442558566241; http://lattes.cnpq.br/4600365052091812
    Esta pesquisa tem como propósito destacar a relevância de uma atividade experimental investigativa no ensino de Química, mostrando como a contextualização de problemas cotidianos pode aproximar os alunos dos conceitos científicos. A problemática escolhida foi o excesso de suor, uma situação comum entre discentes que estudam em dois turnos ou enfrentam momentos de ansiedade. Essa realidade serviu como ponto de partida para estabelecer conexões com o conteúdo de ácidos e bases, tornando a aprendizagem mais significativa e próxima do dia a dia dos estudantes.O estudo foi desenvolvido com discentes do primeiro período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural, por meio de uma aula expositiva que abordou o tema dos ácidos e bases no cotidiano. A partir dessa introdução, os alunos foram instigados, a formular hipóteses e participar ativamente de etapas experimentais relacionadas ao problema do suor excessivo. Os resultados obtidos foram expressivos: ficou evidente que a investigação e a experimentação, quando contextualizadas, contribuem para quebrar a rejeição comum em relação à disciplina durante a Educação Básica. Mais do que aprender conceitos, os discentes puderam compreender o processo de construção do conhecimento científico, vivenciando a Química de maneira prática, investigativa e conectada às suas próprias experiências.
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    Aplicações recentes de sulfonamidas na química medicinal
    (2025-08-07) Silva, Mirelly Francisca Pereira da; Nascimento, André Augusto Pimentel Liesen; http://lattes.cnpq.br/8040722729889752; http://lattes.cnpq.br/4468688072710935
    A química medicinal planeja e valida substâncias bioativas. Há uma crescente necessidade de novos fármacos para atender à população e combater organismos resistentes, como bactérias. As sulfonamidas, cuja atividade antibacteriana foi descoberta e validada por Gerhardt Domagk em 1935 com o Prontosil,que foi o primeiro medicamento do tipo sulfonamida a ser utilizado clinicamente. Elas atuam inibindo competitivamente a conversão do ácido p-aminobenzoico, sendo cruciais contra bactérias multirresistentes. Quimicamente, são amidas de ácidos sulfônicos (-SO2NHR-), apresentadas como pó branco, inodoro, cristalino e solúvel em água, e seu principal método de obtenção é a reação de cloreto de sulfonila com amônia ou amina. Sua importância na química medicinal reside na ampla variedade de aplicações (farmacêutica e agrícola) e na estabilidade do grupo funcional. São empregadas no tratamento de infecções bacterianas, câncer, Alzheimer, diabetes, e possuem ações antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante e antiviral. Mais de 150 medicamentos aprovados pela FDA contêm essa estrutura. As sulfonamidas são exploradas como compostos multi-alvo devido à presença de grupos funcionais que permitem diversas modificações estruturais. O objetivo do trabalho é realizar uma revisão reunindo os métodos de obtenção, medicamentos aprovados e as atividades terapêuticas que pode ser atribuídas as sulfonamidas, para ser base de consulta para os próximos trabalhos nessa área.
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    Análise de material didático para abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de química na perspectiva de professores de química em formação inicial
    (2024-10-02) Freitas, Wirolhayne Carla de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6972594555093223
    A Natureza da Ciência (NdC) é uma abordagem que pode ser articulada à perspectiva da Ciência Cidadã, ou seja, a uma visão de ciência para todos. Além disso, no âmbito educacional, considera-se que saber sobre a NdC é tão relevante quanto compreender os conteúdos científicos (Bejarano et al., 2019). Entretanto, professores e estudantes podem ter compreensões equivocadas sobre a NdC (McComas et al., 2002). Nesse sentido, o desenvolvimento da abordagem da NdC no contexto escolar pode melhorar as atitudes de professores e estudantes sobre a ciência. Adicionalmente, existe uma escassez de materiais didáticos relacionados à NdC (Massoni, 2010 apud Peduzzi; Raicik, 2020). Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso de materiais didáticos para a abordagem da Natureza da Ciência na perspectiva de professores de Química em formação inicial. Metodologicamente, contou-se com a participação três licenciandos de Química e foram seguidas cinco etapas: revisão da literatura (etapa 1); elaboração de materiais didáticos para a implementação da abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de Química (etapa 2); elaboração de questionário para avaliação dos materiais didáticos pela plataforma Google Forms (etapa 3); avaliação dos materiais didáticos elaborados por professores de Química em formação inicial (etapa 4);organização, sistematização e análise dos dados (etapa 5). Para a revisão da literatura foram adotados pressupostos da Revisão Integrativa (Souza et al, 2010). Na análise da revisão da literatura, foram consideradas três categorias analíticas: objetivos apontados nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências; tipos de pesquisas desenvolvidas nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências; resultados apontados nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências. Na análise da avaliação do material didático pelos licenciandos, as categorias de análise foram: contribuições do material didático para a abordagem da Natureza da Ciência; e limitações do material didático para a abordagem da Natureza da Ciência. Os resultados da revisão da literatura indicaram objetivos diversos com ênfase em discussões voltadas para as concepções de NdC, pesquisas do tipo teórica e documental, e como resultados, por exemplo, o fato dos documentos oficiais nacionais não se referem explicitamente à NdC. Adicionalmente, identificou-se que nenhum dos artigos envolveu o uso de materiais didáticos para a abordagem da NdC no ensino de ciências. Foi considerando esse aspecto que o material didático intitulado “Uma proposta para a abordagem da Natureza da Ciência (NdC) a partir do episódio histórico A vida e as descobertas científicas de Marie Curie utilizando História em Quadrinhos como estratégia didática”foi elaborado. Por fim, esse material didático foi avaliado por professores de Química em formação inicial e, a partir dessa avaliação, contribuições e limitações do respectivo material didático para a abordagem da NdC foram identificadas, como, por exemplo, sua contribuição para o entendimento de que o conhecimento científico tem caráter provisório e a limitação de ter usado apenas uma estratégia didática.
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    Estudo da remoção de Cd, Zn e as empregando a quitosana como adsorvente
    (2025-07-30) Gomes, Layla Ângeles; Gomes, Maria José de Filgueiras; http://lattes.cnpq.br/0060810526769648; http://lattes.cnpq.br/8469037299361586
    Com o advento da agricultura e da pecuária no período Neolítico e, posteriormente, com o avanço da globalização e das revoluções industriais, a exploração dos recursos naturais se intensificou, gerando impactos negativos no meio ambiente. Entre esses impactos, destaca-se a poluição dos corpos hídricos, especialmente por metais pesados como zinco (Zn), cádmio (Cd) e arsênio (As), os quais são altamente tóxicos e representam um sério risco à saúde pública e à biodiversidade. Esses metais possuem alta persistência ambiental e bioacumulam-se em organismos vivos, provocando efeitos adversos mesmo em baixas concentrações. Frente às limitações dos métodos convencionais de tratamento de água, a adsorção surge como uma alternativa promissora por ser de baixo custo, eficiente e ambientalmente adequada. Nesse contexto, a quitosana tem se destacado como um biossorvente eficiente, devido à sua estrutura química que favorece interações com os metais, além de sua disponibilidade abundante e biodegradabilidade. Derivada da quitina, presente em exoesqueletos de crustáceos, a quitosana oferece uma solução sustentável alinhada aos princípios da Química Verde. Além disso, sua modificação química, como a reticulação com glutaraldeído, amplia sua estabilidade e capacidade de reutilização. Este trabalho investiga a eficiência da quitosana na remoção de zinco, cádmio e arsênio de águas contaminadas, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias limpas e acessíveis voltadas à descontaminação hídrica e à proteção ambiental.
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    Mapeamento ontogenético da composição química de espécies de Piper e avaliação do seu potencial acaricida no controle do Tetranychus urticae (Ácaro rajado)
    (2025-08-04) Santos, Daiane Maria Barbosa dos; Camara, Claudio Augusto Gomes da; http://lattes.cnpq.br/5615678215435460; http://lattes.cnpq.br/1313180740288475
    As espécies do gênero Piper se destacam por apresentar diversas atividades biológicas, incluindo potencial bioativo frente a pragas, como o Tetranychus urticae (ácaro rajado), praga agrícola de relevância econômica e difícil controle. A aplicação recorrente de acaricidas comerciais tem favorecido a seleção de populações resistentes, além de impactos negativos ao meio ambiente. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar a composição química dos óleos essenciais extraídos das folhas de plântulas e plantas adultas de cinco espécies de Piper (P. aduncum, P. dilatatum, P. hispidum, P. umbellatum e P. tuberculatum) e avaliar seu potencial acaricida frente ao T. urticae. Os óleos foram obtidos por hidrodestilação e caracterizados por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM). A análise demonstrou variações ontogenéticas significativas na composição dos óleos, com destaque para o dilapiol como composto majoritário em P. aduncum, e a presença de amidas alcalóides em P. tuberculatum na fase de plântula e a predominância de sesquiterpenos nas fases adultas das demais espécies. A análise de componentes principais (PCA) distinguiu os perfis químicos das espécies em quatro grupos distintos, evidenciando diferenças consideráveis na ontogenia das espécies. Os bioensaios demonstraram efeito tóxico dose-dependente para os óleos essenciais testados, destacando a P. dilatatum (CL50 = 3,65 µL/mL) sendo a mais tóxica entre as espécies sendo comparada ao produto comercial Azamax® que teve um valor próximo a esse resultado. Os óleos essenciais das cinco espécies de Piper testadas apresentaram diferentes níveis de inibição da acetilcolinesterase (AChE), com P. hispidum, P. tuberculatum e P. umbellatum demonstrando maior atividade inibitória que o controle positivo (Cloridrato de donepezila), enquanto P. aduncum apresentou inibição equivalente aos controles comerciais. Já a P. dilatatum exibiu menor efeito na inibição da AChE, sugerindo modos de ação distintos na atividade acaricida. Os resultados apontam para o potencial dos óleos essenciais como controles alternativos naturais viáveis aos acaricidas comerciais, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis.
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    Síntese e caracterização de óxidos mistos nanoestruturados a base de céria
    (2022-06-03) Albuquerque, Thiago Alves de; Barros, Ivoneide de Carvalho Lopes; http://lattes.cnpq.br/5272867419216787; http://lattes.cnpq.br/0019479461317282
    Os óxidos metálicos mistos (MMO’s) são compostos inorgânicos constituídos por ânions de oxigênio e dois ou mais cátions metálicos, que apresentam estruturas complexas do tipo espinélios e perovskitas. Correspondem ao maior grupo de catalisadores heterogêneos devido apresentarem propriedades redox, ácido-base, armazenamento e mobilidade de oxigênio, além de defeitos na estrutura. Sob a forma nanoestruturada estas propriedades apresentam melhoras significativas causadas pela redução do tamanho das partículas. Dentre os óxidos metálicos (MO’s), a céria (CeO2) tem despertado atenção devido suas propriedades, como redutibilidade e alta capacidade de armazenamento de oxigênio, sendo bastante utilizado como catalisador mássico, ou como suporte de catalisador. O CeO2 pode ser dopado com outros cátions metálicos como o Zr+4 formando o óxido misto CeO2-ZrO2 (CZ), resultando na melhora significativa da capacidade de armazenamento, redutibilidade e mobilidade de oxigênio. Na presença de cobre sob a forma de óxido misto triplo ou impregnado, estas propriedades reforçam o desempenho em catálise. Os MMO’s nanoestruturados são obtidos por meio de métodos de coprecipitação (CP), sol-gel (SG), sonoquímico (SQ), hidrotérmico (HT) e impregnação (IP). O presente estudo priorizou a síntese de óxidos mistos a base de céria, podendo conter Zr e/ou Cu. Para tanto, foram preparadas amostras do óxido CeO2-ZrO2-CuO (CZC) na razão molar Ce:Zr:Cu= 0,72:0,19:0,09 utilizando os métodos CP e SQ. E também o óxido CeO2-ZrO2 (CZ) com razão molar Ce:Zr = 0,8:0,2 via método SQ. Além disso, foi preparado óxido misto CeO2-ZrO2 impregnado com CuO, CuO/CeO2-ZrO2 (Cu/CZ), contendo 15% em massa de Cu(NO3)2.3H2O. Os óxidos foram caracterizados por difração de raios-X (DRX), sendo observadas para as amostras de CZ e dela impregnada (Cu/CZ), reflexões relacionadas à fase cubica do CeO2. Resultados de DRX do óxido Cu/CZ indicou provável dispersão do cobre na superfície de CZ.
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    Educação ambiental: a importância da coleta seletiva no âmbito da escola pública
    (2025-08-01) Conceição, Fernanda Maria da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4685779094201138
    Este trabalho promove a consciência crítica e a responsabilidade socioambiental, integrando saberes e práticas sustentáveis no cotidiano. É sabido que a educação ambiental forma cidadãos conscientes, capazes de agir em prol da preservação do meio ambiente. A pesquisa trata a respeito da realização de um projeto de intervenção que teve como objetivo principal analisar como a sensibilização de um sistema de coleta seletiva contribui com a educação ambiental no âmbito da escola pública. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Itapissuma - PE. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia baseada numa abordagem qualitativa, que incluiu a execução de uma palestra, seguida da realização de uma oficina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário elaborado na plataforma Google Forms, em que obtivemos a resposta dos 16 (dezesseis) estudantes participantes. Os resultados evidenciam que, mesmo com alguns desafios na continuidade da prática, em muitos casos devido à resistência à mudança de hábitos, os estudantes compreenderam a importância da separação correta dos resíduos sólidos e demonstraram engajamento para aplicar o conhecimento adquirido em casa e na vizinhança. A pesquisa revelou ainda que a educação ambiental, quando vivenciada na prática, contribui significativamente para a formação cidadã dos estudantes. Diante disso, conclui-se que, projetos como esse fortalecem o papel da escola na construção de uma consciência ambiental crítica, ética e ativa, e que ações simples, como a coleta seletiva, podem gerar impactos positivos duradouros, dentro e fora da escola. Reforça-se, ainda, a necessidade de maior apoio institucional e integração entre escola, comunidade e órgãos públicos para fortalecer práticas sustentáveis no ambiente educacional.