TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    A produção do conhecimento em educação física escolar: contribuições do PROEF da Universidade de Pernambuco
    (2025-03-14) Souza, Mariana Vieira Alexandre de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/4301212437632660
    A temática sobre a produção do conhecimento no mestrado profissional de Educação Física associada com as concepções de Educação Escolar e Educação Física Escolar presentes nos estudos, chamam a nossa atenção para analisar e apontar se estão alinhadas numa perspectiva crítica. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da produção do conhecimento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Universidade de Pernambuco. Por se tratar de um mestrado profissional, o público-alvo são professores de Educação Física, servidores da Rede Pública de Ensino. Compreende-se que a prática pedagógica do professor é orientada por meio de bases teóricas, para tanto, é possível identificar na prática de ensino quais as teorias e abordagens pedagógicas no âmbito da Educação Física que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental. A fonte documental da pesquisa foram as dissertações de mestrado, da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Pernambuco, publicadas em 2020. Para o tratamento dos dados recorremos à análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Evidencia-se que a maioria dos alunos têm orientado sua prática educacional com as bases teóricas. Sobre a Concepção de Educação Física Escolar, observamos que o Coletivo de Autores estava presente em 07(sete) das 09(nove) dissertações. Podemos assim inferir que a maior parte dessas dissertações estão construídas sobre referências críticas do conhecimento. Contudo, ressaltamos a necessidade de mais estudos, com ampliação na análise em outros estados e regiões do Brasil.
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    A percepção dos estudantes de educação física acerca do ensino de lutas na graduação
    (2024-02-05) Andrade, Adriano Barbosa de; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663
    Ao longo da história, as lutas têm sido intrínsecas às culturas humanas, moldando-se e evoluindo como resposta às exigências e desafios enfrentados pelos povos ao longo do tempo. O presente estudo faz uma análise a partir da percepção dos discentes e futuros profissionais de educação física, a modo como é feita a produção desse conhecimento. A investigação envolveu 26 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física de três universidades públicas federais de Pernambuco, cuja participação se deu por meio de questionários via Google forms. Os resultados mostraram que em grande maioria dos alunos prevalece uma percepção de não se sentir apropriado pra aplicar as lutas, principalmente em ambiente escolar. Dito isto, é necessário estudos que estabeleçam os fatores que desamparam e que também auxiliam uma formação inicial que esteja em sintonia com as demandas do ambiente profissional, de modo que os futuros professores compreendam essas circunstâncias específicas e possam atuar de forma consciente nas interações estabelecidas nesse contexto. Além de revisões nos componentes curriculares em Educação Física.
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    Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação
    (2025-03-18) Pereira, Heitor Santiago de Almeida; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    A presente pesquisa intitulada “Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação” tem o propósito de investigar sobre a validade ou não da utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem da natação, particularmente nas aprendizagens iniciais de adaptação ao meio líquido. Problema de pesquisa: qual a contribuição dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação? Definimos como objetivo geral: analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação. E como objetivos específicos: compreender a natação como esporte e o processo de ensino da natação; compreender o processo de adaptação ao meio líquido no ensino da natação e; identificar as contribuições dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação em pesquisas acadêmicas sobre o tema. Para cumprir os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Pode-se concluir que os resultados indicam que os jogos e brincadeiras com metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido, baseada na ludicidade deve ser incorporada aos processos iniciais no ensino da natação, com base no entendimento de que a aprendizagem no meio aquático deve ser prazerosa e segura. Assim, ao integrar jogos e brincadeiras de forma planejada, é possível proporcionar uma experiência de aprendizado com êxito e diversão preparando para as futuras etapas da natação, pautada no desenvolvimento integral dos alunos.
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    Muitas são as saídas de jogo: experiências de capoeira em uma escola da Rede Municipal do Recife
    (2024-09-24) Lôbo, Maria Eduarda César; Paiva, Andréa Carla de; Cordeiro, Izabel Cristina de Araujo; http://lattes.cnpq.br/0905745064754853; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
    Apesar da nítida relação entre a formação da sociedade brasileira e a capoeira, ainda são escassos os estudos acadêmicos e, mesmo com os projetos da Secretaria de Educação e as Leis que garantiriam o acesso à arte, raros são os espaços formais de educação que se permitem ou conseguem abrigar tal manifestação cultural para dentro dos seus muros. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da capoeira na educação escolar para a formação humana, e os objetivos específicos de identificar a capoeira como manifestação cultural, apresentar as experiências vividas com a capoeira sob o olhar da animação cultural e discutir procedimentos didáticos para o ensino da capoeira para as crianças. Trilhando o caminho da sistematização da experiência vivida numa escola municipal da cidade do Recife, tal experiência norteou procedimentos didáticos diferentes, cobertos de ludicidade. Levando-nos a concluir que da mesma forma que a academia não valoriza os saberes populares, os adultos não valorizam os saberes infantis, e quando um saber cala o outro, temos um saber empobrecido, logo, incompleto. Neste sentido, a pesquisa se desdobra em fomentar não apenas procedimentos didático-metodológicos para ensinar capoeira para crianças, mas também nos ajuda a refletir sobre como podemos engrandecer nossos saberes sem perder o brilho no olhar.
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    O futsal enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar
    (2023-05-05) Silva, Jonhns Alexandre Alves da; Vieira, Ana Luíza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/3428908838084021
    O esporte é um dos fenômenos socioculturais mais importantes da humanidade, manifestado de distintas formas e contextos, dentre esses, o âmbito escolar. O futsal é uma das modalidades mais praticadas na escola, e considerando sua relevância na formação das crianças e jovens, o problema que norteou o presente estudo foi: qual o conhecimento relativo ao futsal enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar é apresentado através das produções científicas? O objetivo geral foi analisar o futsal, enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar através das produções científicas. Quanto aos objetivos específicos: verificar a importância do futsal enquanto conteúdo de ensino das aulas de educação física escolar através da literatura específica; e analisar o conteúdo de ensino relativo ao Futsal em aulas de educação física escolar em documentos adotados pelos órgãos gestores das escolas públicas em Pernambuco. A presente pesquisa foi de natureza exploratória, e quanto aos procedimentos de coleta, bibliográfica. Entre os resultados, foram verificados estudos que afirmam haver no interior da escola, professores de Educação Física que embora sejam conhecedores das ações pedagógicas mais adequadas, acatam e utilizam o futsal com ênfase em conteúdos técnico-táticos, relacionando-o a conquistas competitivas, promovendo exclusão e desigualdade em relação ao oferecimento de oportunidades para os alunos no contexto escolar. Em contrapartida, há autores que apresentam estudos nos quais os professores defendem a utilização do conteúdo futsal no cenário escolar, objetivando a formação integral e a socialização dos alunos, dando-lhes oportunidades de protagonismo ao longo das aulas de Educação Física, qualificando, assim, o processo ensino aprendizagem. Conclui-se com o presente estudo, que o futsal enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar ainda possui características do esporte-perfomance, porém, de acordo com nossos dados, existe uma crescente corrente de profissionais que atuam neste contexto, e que se empenham para que o fenômeno possua a sua verdadeira identidade no cenário escolar, mostrando a importância para o desenvolvimento dos estudantes a partir da vivência do futsal enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar.
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    Educação física escolar na educação do campo: a trajetória do tema “Escola do campo” no CONBRACE/CBCE (2009 a 2023)
    (2025-03-13) Fernandes, Danielle Cristina Lima; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191
    A Educação do Campo tem sua “identidade definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros” (Brasil, 2002). E a Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório na escola, tem um papel fundamental na valorização e problematização de temas relacionados à realidade e ao desenvolvimento do conhecimento construído ao longo dos anos. Considerando esses assuntos, por meio de uma revisão bibliográfica e análise documental, buscou-se discutir o que se pesquisa sobre a educação do campo na área da Educação Física, considerando os anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Para isso se faz necessário compreender as expressões Campo e Rural, por dentro do debate educacional; identificar e analisar as publicações do CONBRACE, do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Escola, destacando os tipos de produção, as problemáticas abordadas e as conexões com o contexto do campo. Ao total, foram encontradas 31 publicações utilizando esses descritores, entretanto, nem todas as produções tratam de Educação do Campo, destas produções apenas 8 abordam, de fato, o assunto de interesse desta pesquisa. Os estudos identificados foram avaliados quanto à sua profundidade e conexão com a Educação do Campo, possibilitando a sua categorização em três níveis: (1) Tipo de produção, (2) Temática/ Problemática; (3) Relação com o campo: Superficial, Contextual e Conexão. Por fim, a partir dessas análises, pode-se perceber que, embora a educação do campo tenha sido um tema central em algumas produções, ela ainda perpassa apenas como contexto, além disso, a pesquisa demonstrou que ainda há pouco interesse de pesquisa sobre este assunto entre as produções do CONBRACE. Logo, ainda há desafios em explorar as suas dimensões de forma aprofundada no contexto da Educação Física e gerar contribuições para o melhoramento da realidade da Escola do Campo.
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    A importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes
    (2025-03-14) Peixoto Junior, Courts Miranda; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663
    A presente pesquisa intitula a importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, o que envolve o desenvolvimento neuromuscular nas aulas de educação física escolar. O problema de pesquisa investiga como a prática dessa modalidade pode contribuir para a melhora das habilidades motoras dos estudantes. O objetivo geral é analisar os benefícios do voleibol no desenvolvimento motor, enquanto os objetivos específicos incluem compreender os fundamentos da modalidade, identificar as principais habilidades motoras trabalhadas e estabelecer a relação entre a prática do esporte e o aprimoramento das capacidades físicas das crianças e adolescentes. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos acadêmicos indexados em bases como SciELO, LILACS, PubMed e Google Acadêmico. Como resultados da pesquisa apontamos que a prática sistematizada do voleibol contribui significativamente para o aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força muscular dos praticantes, além de favorecer a socialização e o trabalho em equipe. Conclui-se que a inclusão do voleibol no ambiente escolar pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento motor e social dos alunos, auxiliando na formação integral dos mesmos.
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    Estudantes universitários e ensino remoto: impactos provocados à saúde mental durante a pandemia de COVID-19
    (2024-03-11) Freitas, Anne Elise Alves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9158087822068202
    Studies and reports state that university students are a population with a high prevalence of depression, anxiety and high levels of stress during the COVID-19 pandemic. This fact has sparked growing interest in possible relationships between academic experiences and mental health. In this context, the main objective of this research was to investigate the impacts caused on the mental health of Physical Education students at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) caused by emergency remote teaching ERE, as well as the facilitating and hindering aspects of the new method of teaching, the negative and positive impacts of remote classes associated with the learning process and the consequences caused to students' mental health. The research had a qualitative-quantitative approach and was constructed through bibliographic and exploratory research. Data were collected through a questionnaire administered online. The results obtained were a total of 36 responses and the participants were undergraduates who were between the fourth and eighth semester, deprioritized and graduated (completed). This research contributes to the investigation of the aspects and impacts of ERE that were relevant in the graduation of students from the Physical Education course at UFRPE. The results demonstrate a statistically significant negative impact on factors associated with mental health, academic achievement and the impacts of emergency remote teaching on academic experiences during the pandemic. Finally, the need for studies on the topic to be expanded seems clear, not only in relation to carrying out new searches in other virtual libraries, aiming to expand and enrich the results, with the aim of analyzing students' mental health knowledge post-pandemic through scientific productions, as well as field research to obtain a better understanding of the object of study in question.
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    Comparação dos parâmetros do sono, nível de atividade física e sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes universitários e do ensino médio
    (2024-10-07) Carmo, Radmila Arantes do; Lima, Anna Myrna Jaguaribe de; Santos, Daniele Maria dos; http://lattes.cnpq.br/5785346219809478; http://lattes.cnpq.br/6743434574905339; http://lattes.cnpq.br/8862568599750525
    Sleep is a physiological process of vital importance for the proper functioning of our organism, just as regular physical activity is essential for good health. Anxiety and depression are mental disorders that can affect individuals of any age, compromising their mental health. This study aims to investigate sleep quality, excessive daytime sleepiness, levels of physical activity, and symptoms of anxiety and depression among students and university students from the Physical Education Department at the Federal Rural University of Pernambuco and high school students from EREM Pompeia Campos in Pernambuco. The sample consisted of 131 high school students from the 1st, 2nd, and 3rd years of both sexes, with an average age of 16.25 ± 0.96, and 92 university students from the 1st to the 8th period, also of both sexes, with an average age of 23.69 ± 3.98 years. This is a cross-sectional study conducted through the application of validated questionnaires to assess sleep quality (Pittsburgh Sleep Quality Index - PSQI), excessive daytime sleepiness (Epworth Sleepiness Scale - ESS), symptoms of anxiety (Beck Anxiety Inventory - BAI), depression (Beck Depression Inventory - BDI), and physical activity levels (International Physical Activity Questionnaire - IPAQ). The questionnaires were administered in person at EREM Pompeia Campos and at the Physical Education Department of UFRPE. For the inferential statistical analysis of the results, a significance level of p < 0.05 was set. The normality of the data was verified using the Shapiro-Wilk test. Since the data distribution was normal, the t-test for independent samples was used for comparisons of means, and the chi-square test was employed for comparisons of categorical variables. Data were expressed as means and standard deviations for noncategorical variables and as absolute and relative frequencies for categorical variables. Regarding sleep quality, high school and university students exhibited poor sleep quality, with 71.75% and 77.17%, respectively. The prevalence of excessive daytime sleepiness (EDS) among high school students was 53.43% and 50% among university students. University students reported a higher frequency of active and very active individuals (n = 34/37% and n = 40/43.4%, respectively) and fewer sedentary individuals (n = 8/8.7% and n = 10/10.9%) compared to what was expected (p = 0.000). In contrast, high school students were more sedentary (n = 46/35.1%) and irregularly active (A and B) (n = 26/19.8%), with fewer active (n = 42/32.1%) and very active individuals (n = 17/13%) than expected. University students displayed a higher than expected frequency of anxiety symptoms (p = 0.004): absent (n = 44/47.8%), mild (n = 25/27.2%), moderate (n = 13/14.1%), and severe (n = 10/10.9%). Conversely, high school students exhibited a lower prevalence of anxiety symptoms than expected (p = 0.004): absent (n = 21/16%), mild (n = 47/35.9%), moderate (n = 35/26.7%), and severe (n = 28/21.4%). Regarding depression, university students showed a higher than expected frequency of depressive symptoms (p = 0.003) with absence of symptoms (n = 40/43.5%) and mild symptoms (n = 35/38%), and a lower frequency of moderate (n = 15/16.3%) and severe (n = 2/2.2%) symptoms. In contrast, high school students exhibited a lower frequency than expected (p = 0.003) of absence of depression (n = 34/26%) and mild symptoms (n = 46/35.1%), with a higher frequency of moderate (n = 40/30.5%) and severe symptoms (n = 11/8.5%). According to our results, both university and high school students experience poor sleep quality and excessive daytime sleepiness; however, university students are more physically active and present more symptoms of anxiety, while high school students are less active and exhibit more symptoms of depression.
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    O jogo como metodologia no treinamento esportivo infantil: uma revisão bibliográfica
    (2024-03-05) França, Edson Douglas da Silva; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/7599985359388369
    In children's sports training, there is a transition period from initiation to more specialized practice training. It is in this transition process that care must be taken as to how the training is handled, as we are not dealing with fully developed individuals, but with individuals in development, both physiologically and socially and psychologically. The objective of this study was to carry out a literature review analyzing the contribution of using the game as a methodology in children's sports training. The Game, being one of the study contents of Physical Education, is a playful activity with established rules capable of developing technical, cognitive and social skills, thus being an efficient pedagogical tool. The study methodology consists of bibliographical, descriptive research of a qualitative nature. The study searches were delimited by descriptors and carried out in the Scielo and Lilacs databases, and the temporal scope of the studies corresponded to the years 2000 to 2024. The results of the reviewed articles elucidated that the application of games as a pedagogical method contributes strongly to training of sporting practices, for its playful nature and for promoting the development of creativity and autonomy, having an organizational structure that allows the various necessary skills to be dealt with in a dynamic and complete way.