TCC - Licenciatura em Letras (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Análise dialógica do discurso: reflexões acerca das vozes sociais no livro didático de língua portuguesa(2023-02-28) Alves, Lidianne Ferraz; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/2024800053003621O estudo visa compreender as vozes sociais presentes nas unidades didáticas em uma coleção do livro didático de Língua Portuguesa adotado na Escola de Referência – EREM Cornélio Soares em Serra Talhada-PE. Estabelecemos como objetivos específicos: i) Refletir sobre o ideário bakhtiniano acerca de alguns conceitos da ADD, como discurso, enunciado e ideologia; ii) promover a reflexão crítica e fomentar debates sobre temas polêmicos, caracterizando-os e discutindo a partir de categorias específicas; iii) compreender a presença de atores/vozes sociais silenciadas (ou não) nos manuais didáticos. Elegemos como pressupostos teóricos a Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003) com aportes de outros estudos críticos (VAN DICK, 2012; FAIRCLOUGH, 1985) e para as análises, contribuições de pesquisadores sobre material didático (BUNZEN, 2011; GUIMARÃES, 2017; BERTO;GUIMARÃES, 2019), compondo assim um Estado de Arte para a pesquisa. Adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, pautada pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985) para realizar uma investigação de cunho quantitativo. Os resultados apontaram para a recorrência reduzida de atores sociais no livro didático do ensino médio, mas que esses agentes estão presentes nas unidades intituladas produção de texto ou reflexões. Desse modo, o material selecionado nos apresenta uma pluralidade discursiva, além de dar enfoque a atores que antes não tinham espaço no livro didático.Item Estudos críticos do discurso e o ensino de língua portuguesa: análise de temáticas sociais do livro didático(2023-03-28) Silva, Maria Eliene Vicente da; Lílian Noêmia Torres de Melo Guimarães; Guimarães, Lílian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/9998199445762907O trabalho tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, através de análises do livro didático dos anos finais do ensino fundamental, a partir dos Estudos críticos do discurso. Buscamos verificar como o trabalho pedagógico contempla algumas temáticas sociais nessas obras; e apresentar propostas de atividades sistematicamente organizadas, a fim de contribuir com a compreensão crítica do estudante em relação às temáticas sociais trabalhadas nas seções de leitura e produção de texto dos materiais didáticos. Nossa pesquisa tem como embasamento teórico os Estudos Críticos do Discurso com seus principais pensadores Fairclough (1995); Fairclough e Wodak (1997) e Van Dijk (2000, 2008). No tocante às investigações sobre o livro didático, nossas considerações fundamentam-se em Buzen (2005); Lajolo (1996) e Choppin (2004) entre outros. O nosso tipo de pesquisa tem uma natureza qualitativa, partindo de uma interpretação mais subjetiva dos dados. A partir das análises, pudemos destacar a importância dos Estudos Críticos do Discurso para uma educação crítica, na qual o estudante tenha a capacidade de refletir criticamente sobre temáticas sociais apresentadas pelo livro didático, possibilitando reflexões e questionamentos sobre ideologias dominadoras e padrões sociais naturalizados por discursos dominantes, como o discurso sobre o racismo.Item O ensino de gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma análise do livro didático e da prática docente numa escola municipal de Calumbi-PE.(2020-10-26) Silva, Janicleide Damiana da; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/4803244432429535Em consonância com as novas perspectivas teóricas de ensino da língua e com as orientações de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao emprego dos gêneros textuais como objeto de ensino de língua, objetivamos investigar a prática pedagógica do professor de língua portuguesa frente ao ensino de gêneros textuais em sala de aula e o livro didático (LD), de uma escola municipal da cidade de Calumbi-PE. A pesquisa reúne três relevantes objetos de investigação, que em conjuntos desempenham funções primordiais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no âmbito escolar; são eles: os gêneros textuais, o professor e o livro didático. Assim, estabelecemos como objetivos analisar o contexto laboral do professor para verificar como são tratados os gêneros textuais na prática pedagógica, observar de forma geral como os gêneros são apresentados no livro didático e, em que medida esse suporte pedagógico desempenha a função de nortear as práticas ali realizadas. Para alcançar nossos objetivos recorremos a autores como Bakhtin (1997; 2003), Rojo (2005; 2015), Marcuschi (2005) Brasil (1998; 2017) Antunes (2003) Fiorin (2011), entre outros. Por meio dos pressupostos metodológicos da pesquisa de caráter qualitativo com natureza etnográfica, são descritas e analisadas situações de ensino-aprendizado de língua portuguesa a partir dos gêneros textuais, observadas em duas salas de aulas, composta por alunos do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental II, da rede municipal de ensino, da cidade de Calumbi-PE. Além disso, investigamos de forma geral o tratamento recebido pelos gêneros textuais em dois volumes de uma coleção de livro didático de Língua Portuguesa usada pelas referidas turmas para verificamos a diversidade textual apresentada. Os resultados desta pesquisa apontaram para uma baixa diversidade de gêneros e muitas repetições de algumas categorias textuais. Sobre o trabalho docente investigado, concluímos que ainda falta muito para que o ensino de gêneros textuais aconteça conforme as recomendações dos documentos orientadores para o ensino de língua materna.Item Escrever na sala de aula: uma análise no processo de ensino da língua portuguesa(2020-10-28) Medeiros, Romero Rodrigues de; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/1838617822290322Este trabalho tem por objetivo compreender o percurso do ensino da escrita, sobretudo a produção textual escolar, e de que forma as práticas pedagógicas realizadas podem contribuir para esse ensino nas aulas de língua portuguesa, em uma escola estadual na Paraíba. Para tanto, buscamos embasamento teórico em Soares (2002), Geraldi (1996, 1997); Berto (2016, 2018); Bakhtin (2000), Marcuschi, (1999) Zanini (1999) e demais pesquisadores que tratam e refletem sobre a temática em evidência. Apresentamos o Estado de Arte no intuito de investigar o que tem sido discutido a respeito da escrita e ensino na atualidade e, buscamos averiguar na sala de aula as práticas pedagógicas e percepções das docentes sobre do ensino da produção textual. Para isso, realizamos uma pesquisa-ação de base qualitativa, nos 3º anos da Escola Cidadã Integral Nossa Senhora do Bom Conselho na cidade de Princesa Isabel-PB. Quanto os procedimentos metodológicos empregamos a triangulação dos dados, pois analisamos os professores, as práticas pedagógicas, e as propostas do livro didático direcionadas ao ensino da escrita, cuja coleção do 3º ano Língua Portuguesa: Linguagem e interação dos autores (FARACO; MOURA; MARUTO JR. 2016) e apresentamos, por fim, as produções como resultados da prática docente. Assim, os primeiros resultados confirmam a hipótese de que tanto os materiais didáticos quanto as práticas pedagógicas não contemplam todo o processo de ensino da produção textual, uma vez que não são realizadas todas as etapas necessárias para a realização da produção textual escrita, de modo que a revisão e reescrita são sugeridas no LD e na sala de aula a correção adotada pelos professores é avaliativa, sem possibilidades da autoavaliação.Item Processos de compreensão e de produção discursiva em livros didáticos de ensino fundamental II(2020-10-14) Sousa, Flávio Magalhães.; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/1779310817980663Este trabalho tem como finalidade geral analisar as estratégias que as seções de leitura dos livros didáticos de EF II lançam para nortear os processos de compreensão e ativar a produção discursiva dos leitores. Especificamente, pretendemos averiguar como a seção de leitura dos livros didáticos ativa o processo de compreensão leitora; analisar a influência do livro didático no processo de produção discursiva dos leitores; e mostrar a importância do livro didático como instrumento de ensino-aprendizagem na sala de aula sobre as diversas temáticas que perpassam os gêneros textuais trabalhados. Fundamentamo-nos em vários referenciais teóricos como: Brasil (2003), Cortazar (2006), Soares (1993) e outros. Foi escolhida para análise a coleção Projeto Teláris escrita pelas autoras Maria Triconi Borgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin e Vera Lúcia de Carvalho Marchezi. Os exemplares que foram objetos de nossa pesquisa foram os de Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental II. Procuramos investigar as atividades de compreensão e interpretação, usadas nas seções de leitura, a fim de identificar e explicar as possíveis estratégias que poderiam nortear o processo de compreensão dos leitores. Como resultado, pudemos perceber ao longo da pesquisa que a seção de leitura dos livros didáticos lança várias estratégias que contribuem para ativar o processo de compreensão dos alunos, como: utilização de trechos em negrito nos textos, imagens, glossários, biografias dos autores, seções como conversa em jogo e hora de organizar o que estudamos etc. Essas estratégias a nosso ver, além de influenciarem tal processo, contribuem para a produção discursiva dos leitores acerca dos textos trabalhados nas atividades.
