Licenciatura em Letras (UAST)
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Item O tratamento da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular(2022-05-27) Ramos, Samara Morato; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/7855701304639538O ensino de língua materna esteve por muito tempo centrado no mito de que no Brasil só se fala uma única língua, com isso, a escola acabava desconsiderando as variedades linguísticas que fazem parte da realidade social. Contudo, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), as orientações oficiais recomendam o reconhecimento e respeito às variedades não padrão existentes no país, princípio que é confirmado no texto da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Neste trabalho, realizaremos análise documental de natureza qualitativa e base interpretativista, usando como corpus de pesquisa a versão homologada da BNCC, tendo como objetivo central analisar o tratamento dispensado ao fenômeno da variação linguística em todos os eixos de ensino do componente língua portuguesa no ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Para tanto, o trabalho se fundamenta em aportes da Sociolinguística Educacional, através de autores como, Bagno (2003, 2006, 2007) e Coelho et al (2015). Nossos resultados apontam para o fato de que há referências à variação tanto entre as competências do componente língua portuguesa quanto em habilidades de todos os eixos, entretanto, é apenas no eixo de Análise Linguística/Semiótica que a variação linguística figura como um conteúdo a ser abordado, porém de maneira pouco aprofundada.Item O Empoderamento do discurso feminino nas composições do "feminejo" de Marília Mendonça: uma análise dialógica do discurso(2022-10-11) Silva, Thamires Dannielly da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9197184648830569O presente artigo analisa seis canções da playlist “As melhores Músicas da Marília Mendonça” disponível no site Letras.mus.br, artista que é considerada representante do movimento conhecido como o Feminejo na música sertaneja brasileira. Buscamos compreender como essas composições, enunciados, expressam sentido para a sociedade e contribuem para o empoderamento feminino no cenário do gênero musical selecionado, além de observarmos como discursos emanados por outras vozes atravessam tais enunciados. Para cumprir com tal tarefa, adotamos teóricometodologicamente a Análise Dialógica do Discurso, formulada a partir da obra de Bakhtin e do Círculo que estudaram a relação língua e discurso. Assim, em conformidade com essa perspectiva, as análises produzidas ultrapassam os limites da língua (gramatical) e observa de fato, a linguagem em uso que materializa discursos. Esclarecemos que selecionamos o referido site por ser de fácil acesso ao público em geral e gratuito. Restringimos o nosso corpus à medida que identificamos assuntos comuns à maioria das composições. Após as análises, percebemos que os enunciados materializam tanto discursos de empoderamento feminino, ao valorizar a união/amizade entre as mulheres, quanto discursos tipicamente machistas que ainda reverberam na voz feminina. Concluímos que o Feminejo não é uma defesa explicita da condição d a mulher na sociedade, ao mesmo tempo em que algumas composições emancipam a mulher, outras a coloca em um lugar de submissão e dependência afetiva em relação ao homem.Item A educação na perspectiva inclusiva nas instituições de ensino técnico e superior de Serra Talhada-PE(2022-10-06) Silva, Maria Eduarda Alves da; Pereira, Ellen Polliana Ramos Souza; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356O presente estudo objetivou investigar a inclusão de pessoas com deficiência ou transtorno nas instituições de ensino superior e técnico, públicas e privadas, em modalidade presencial de Serra Talhada – PE. Apesar de existirem documentos legais a exemplo de Leis, Decretos e Declarações que tratam da educação como um direito de todo indivíduo, ainda é possível perceber que o acesso e permanência das pessoas com deficiência ou transtornos em instituições de ensino profissionalizante podem ser dificultados por diversos fatores, entre eles a falta de acessibilidade. Assim, é preciso refletirmos sobre as necessidades dessas pessoas e buscarmos estratégias para naturalizar a inclusão. Preocupadas com o fato de a temática ser pouco discutida e a falta de conhecimento sobre a situação de inclusão em Serra Talhada, objetivamos contribuir para mudar esse contexto por meio de uma investigação de como, onde e com quem a inclusão acontece. Para fins de investigação, adotamos o método de pesquisa survey, caracterizado como um levantamento de dados. Quanto ao tratamento dos dados, optamos por uma análise quali-quantitativa para podermos descrever o atual cenário. Os resultados aqui obtidos indicam que as pessoas com deficiência ou transtornos estão conseguindo chegar ao ensino profissionalizante, mas o quantitativo de pessoas típicas ainda é muito superior. A pesquisa também oportunizou perceber que há um número de matrículas proporcionalmente maior nas instituições públicas; o quantitativo referente a condição de pessoa com deficiência sobressai o de pessoas com transtornos; há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria desses vieram de escolas públicas e atualmente estão matriculados no período noturno, em cursos da área de humanas. Além disso, evidenciamos que as principais dificuldades enfrentadas no processo de inclusão em Serra Talhada são: a falta de profissional capacitado e a escassez de recursos de acessibilidade para atender as necessidades específicas dos alunos já matriculados, mas especialmente dos que vierem a ingressar.Item O discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “programa ganhe o mundo” em perspectiva dialógica(2021-12-10) Souza, Patrícia Barbosa Alves de; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/6315521171955889Os objetivos deste trabalho são identificar e discutir a materialização do discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “Programa Ganhe Mundo”, “When in Rome do as the Romans do”, distribuída no ano de 2014 para bolsistas de intercâmbio. Para cumprir com tal tarefa, este estudo fundamenta-se teórico- metodologicamente na análise dialógica do discurso e no conceito de memória do objeto (formulado por Amorim a partir de leituras do círculo bakhtiniano). Também fundamentam esta pesquisa, as discussões da sexualidade feminina. Metodologicamente, segue-se as etapas bakhtinianas para a abordagem do objeto, a saber: de descrição, análise e interpretação. As análises da cartilha indiciam uma entonação negativa com relação a sensualidade das brasileiras, qualificada enquanto “exagerada”. A relevância deste estudo é tanto contribuir para compreensão do que materializa os discursos sobre as mulheres em enunciados quanto para o entendimento do discurso da sensualidade da mulher e a relação desse com outros discursos, aí incluído, o discurso religioso.Item Uma proposta de sequência didática com o gênero meme(2022-05-31) Silva, Higor Araújo da; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/3444729532155583O presente artigo tem o objetivo de refletir acerca do ensino do gênero meme nos moldes da aplicação da sequência didática como proposta pedagógica interventiva em escola estadual do município de Serra Talhada – PE. O artigo discute aspectos do referido gênero através das contribuições teóricas da Estrutura Potencial Genérica e da Gramática do Design Visual. Ao longo da proposta, caracterizamos o meme como um gênero emergente e de grande interesse dos alunos, os quais, no decorrer da pesquisa, puderam desenvolver competências de leitura e produçãode memes, fazendo uso mais cônscio dos elementos visuais e textuais característicos do gênero. Ademais, a intervenção pedagógica foi efetiva no sentido de explorar questões vinculantes de letramento crítico e multiletramentos na reconstrução de paradigmas, valorese ideologias subjugados ao desenvolvimento da competência comunicativa multimodal no gênero.Item O trágico e a construção nas personagens femininas em noite na taverna, de Álvares de Azevedo(2022-07-05) Torres, Lilian Dayane de Carvalho; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/8396884041320293Álvares de Azevedo sempre foi considerado um jovem emblemático, sua escrita mesmo que prematura e sem amadurecimento, demonstra até os dias atuais, várias questões a serem exploradas. Nessa pesquisa, a obra Noite na Taverna tem como foco a exploração dos aspectos trágicos a partir das histórias silenciadas das mulheres, vítimas de feminicídio encobertos por um "amor romântico". Essas colocações buscam se apoiar na concepção de que o universo do narrador maldito, que Azevedo constrói inspirado em Lord Byron, busca incessantemente se alimentar dos corpos, como um vampiro, se colocando no papel de herói trágico que encara a velhice como uma derrota, a brevidade do ser uma dádiva. Entendemos que discutir sobre essas questões não é papel fácil, por isso utilizamos como meio teórico os seguintes autores: Nietzsche (2019), Puppi (1985), Aristóteles (1987), Santos (2015), Perrot (2010), Brandão (2006), Labres (2002), entre outros que possam nos encaminhar nas discussões sobre o aspecto do trágico, a crítica literária, a perspectiva do uso dos arquétipos femininos e da submissão aplicada pelo patriarcado para silenciamento dos corpos femininos.Item O discurso sobre o negro propagado no livro didático de história(2021-02-22) França, Aliene maria de; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/2827992714449677Item O discurso da vida do sertanejo nas canções de Luiz Gonzaga.(2022-05-25) Nunes, Millena Granja; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; Não localizadoThis work seeks to investigate the discourse of the life of the sertanejo, by Luiz Gonzaga's songs show the sertão in its identity, social and cultural aspects. We used an interpretative and qualitative methodology. As a general corpus, we analyzed Luiz Gonzaga's álbum, O Rei Volta pra Casa, released in 1982 composed of 14 songs. We are theoretically based on Van Dijk (2004, 2008), Chouliaraki and Fairclough (1999), Fairclough (2001), Wodak (2004), Resende and Ramalho (2019), regarding Critical Discourse Analysis and Oliveira (1998) and Garcia (1987), referring to aspects that deal with the sertão. As a result, we verified that Luiz Gonzaga's songs composing a collection of plurality that deals with the sertão and the lives of those who live there, achieve, through their discursive construction, to give social visibility to the sertanejo as someone who has a life story represented by courage and appreciation of their cultureItem Leitura na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: da teoria à prática(2022-05-25) Silva, Gisele Daniele da; Silva, Fátima Soares da; http://lattes.cnpq.br/7598291218130743; Não localizadoThis research aimed to analyze the approaches used by teachers in the classroom to encourage the practice of reading, based on the guidelines proposed in the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) of elementary school for final years. To this end, this study relied on some theorists, including Bagno (2007); Freire (2003); Soares (2002); Solé (1998); Travaglia (1998), among others. In the first phase of the research, a documentary analysis of the National Common Curricular Base (BNCC) carried out in order to observe the competencies and abilities proposed for the 9th grade classes of elementary school. In the second phase of the research, data collected through a semi-structured interview with the teacher of two classes and questionnaires applied to the students of these classes in a public school in a village in the municipality of Flores in Pernambuco, in order to analyze whether the proposals in the BNCC were being contemplated in the classroom. It was evident from the data analysis that there is still a need for a meaningful reading education that contributes to the formation of a reader who really understands what he or she reads.Item O ensino de literatura no ensino médio: uma abordagem reflexiva entre teoria e prática(2022-05-20) Araújo, Jasia Maria Alves; Andrade, Andreia de Lima; http://lattes.cnpq.br/0479014179190017; http://lattes.cnpq.br/3722675307543954This work intends to reflect on the teaching of literature in high school from theoretical allusions about the importance of the literary text for the formation of the critical reader, during the process of literacy of literature. In line with this collaborative perspective, this study also focuses on the experience report of the project “Literarte: Literatura na Escola”, which is part of the activities promoted by the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), which aimed to enable the study of Portuguese troubadours literature with readings, analysis, dialogues and theatrical staging of the play O Auto da Barca do Inferno, by Gil Vicente. In this line, we rely on the theoretical and methodological assumptions of scholars such as Cosson (2006); Magda Soares (2003); Graça Paulino (2008); Ivanda Martins (2006); among others, and in official documents for secondary education. The study showed that the experience with the teaching of literature brought young people closer to the literary work and the students were able to develop their own reading and share the particularities absorbed during the contact with the text. Thus, we conclude that the literary literacy process, if well carried out, leads the student to have tools to appreciate literature as a humanizing art that goes beyond the superficial and basic decoding of historical periods, authors, and literary styles and starts considering its social use as a transforming practice in society.