TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Item A formação docente para o ensino remoto emergencial em uma Instituição Pública de Ensino Superior: o uso do podcast como ferramenta ativa de aprendizagem(2022-09-30) Correia, Rhaelly Eduarda de Lima; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/7279598328405302O ensino remoto emergencial é um desafio eminente aos docentes de Instituições Públicas de Ensino Superior por requerer habilidades digitais que nem sempre fizeram parte do processo formativo do mesmo. Práticas formativas foram integradas na fase de transição das IES públicas a fim de mobilizar em seu corpo docente o despertar para o desenvolvimento dessas competências e habilidades essenciais ao processo de ensinagem remoto. Assim, esse trabalho retrata através de um estudo de caso, o processo formativo de professores numa IES públicas através do uso da ferramenta podcast. Através da percepção dos professores às vivências ofertadas no curso, o artigo responderá a quatro questões sobre esse momento: quem somos? Como vivemos? O que significou? O que faremos? A maioria dos cursistas foram mulheres, de idade entre 36-45 anos, com média habilidade com uso de recursos digitais. Através de vivências ofertadas pelo curso de podcast, puderam refletir sobre práticas ativas com uso de podcast na perspectiva ativa da aprendizagem. Os sentimentos mais comuns experimentados ao longo do curso foram a curiosidade, o despertar pela autonomia (vontade de fazer) e a alegria. As práticas vivenciadas demonstraram o quanto o caráter afetivo tem que está mais que presente no ensino remoto emergencial a fim de assegurar a permanência desse aluno no ensino remoto, bem como uma aprendizagem significativa. Trabalhos futuros devem investir no relato de experiência tanto de alunos quanto docentes às práticas ofertadas no semestre do ensino remoto emergencial.Item A importância da matéria orgânica particulada (MOP) na alimentação de Palythoa caribaeorum e Zoanthus sociatus (Cnidaria: Anthozoa: Zoantharia)(2019-12-09) Silva Junior, José Guilherme Alves da; Gomes, Paula Braga; http://lattes.cnpq.br/3289333472399959; http://lattes.cnpq.br/0133397850090365Os zoantídeos são cnidários bentônicos zooxantelados que são parte fundamental de diversas relações ecológicas que ocorrem no ambiente marinho. Apesar de existir trabalhos que busquem compreender sua alimentação nenhum deles levou em consideração o papel da matéria orgânica particulada na dieta dos mesmo, logo o objetivo deste estudo é avaliar o papel do MOP na alimentação de Palythoa caribaeorum e Zoanthus sociatus. Foram feitas 4 amosragens em um período de 24 horas na praia de Serrambi, litoral de Pernambuco onde foram coletadas colônias de P. caribaeorum e Z.sociatus. Em laboratório o material foi dissecado, registrado a abundância de fitoplâncton e zooplancton assim como da matéria orgânica particulada. Posteriormente foi calculado a biomassa de cada item alimentar, afim de comparar a abundância e a biomassa foi feito um GLM do tipo anova aninhada aonde horários e marés estavam aninhados. Em relação a abundância, P. caribaeorum consome mais fitoplâncton. O material orgânico particulado representou apenas 16,98% dos itens alimentares para a espécie. A única diferença significativa pode ser observada na abundância de fitoplâncton na segunda observação realizada no período vespertino em maré alta (F =9,348;p=0,00001). Em relação ao aporte de carbono (biomassa). Os três itens mostraram-se similares ao longo do dia. No entanto, apesar do fitoplâncton ter sido o mais abundante ele representou a menor quantidade de aporte de carbono dos três itens analisados. O GLM revelou um p significativo entre o MOP da última maré alta e aos demais itens alimentares(F=9,1292; p=0.0001). Z. sociatus se alimentou bem menos se comparado a P. caribaeorum, Z. sociatus parece se alimentar de forma regular durante todo período de incidência de luz, no entanto detectamos uma queda na abundância de presas na terceira observação, a única realizada no período da noite. Apesar disso, o teste não identificou nenhuma diferença significativa, dentro dos horários ou entre os horários (F=1,8962; p=0,05) . Em relação a biomassa o fitoplâncton e o MOP possuem uma importância bem maior que o zooplâncton tal fator foi observado no GLM que relevou uma diferença significativa (p=0,0001 e F=9,851).Item A importância da preparação acadêmica no acesso à pós-graduação: um relato de experiência sob a perspectiva da monitoria(2025-08-01) Silva, Adlla Vitória Fernandes da; Guilherme, Betânia Cristina; Maia, Maria de Mascena Diniz; http://lattes.cnpq.br/7051998554981575; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/6857642573145461Este trabalho é um relato de experiência baseado nas vivências da autora durante o projeto "Preparatório para a Pós-Graduação", desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em colaboração com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania, que objetiva o aprimoramento das habilidades dos graduandos, egressos de cursos superiores e aspirantes ao ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu em decorrência do enfrentamento às discrepâncias sociais no cenário acadêmico brasileiro. O documento teve como principal foco registrar e descrever as atividades da monitoria, as abordagens das aulas, o aproveitamento dos alunos e a relevância do formato remoto para a inclusão e a abrangência da iniciativa. Os percursos metodológicos aplicados foram de caráter qualitativo e descritivo. O projeto foi executado em um ambiente virtual de aprendizado, a partir de aulas síncronas transmitidas ao vivo, tendo como complemento o suporte da monitoria como facilitadora na disponibilização de materiais didáticos e atividades gamificadas por meio de plataformas digitais integradas. Foi possível noticiar a capilaridade da modalidade remota no projeto, visto o quantitativo elevado de inscritos e a adesão de todas as regiões no Brasil e, ainda, em Guiné-Bissau. Ademais, de modo orgânico, alguns participantes reportaram sobre o seu êxito no ingresso em programas de pós-graduação. O retorno dos cursistas, apurado mediante o uso de questionários, demonstrou uma alta aceitação quanto aos conteúdos, materiais e o suporte oferecido. Os questionamentos, recomendações de melhoria e depoimentos abertos, apontaram possibilidades de otimização do tempo e aprofundamento dos tópicos, sinalizando caminhos em prol do aprendizado síncrono e assíncrono. Portanto, conclui-se que o ato de monitorar o projeto certamente foi enriquecedor e, ainda, reafirmou a essencialidade da extensão universitária ao “atravessar a bolha” entre a universidade e o público externo enquanto agente da transposição didática.Item A literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica(2025-03-18) Soares, Luan José Sobral; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; Diniz Júnior, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7780006703783231; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/7417060571971210Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização da literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia, visando identificar suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica, analisa a relevância do cordel no contexto educacional brasileiro, especialmente em relação à cultura popular nordestina. A literatura de cordel é discutida como um recurso inovador que pode dinamizar as aulas, promovendo maior engajamento e participação ativa dos estudantes. A metodologia envolveu a pesquisa e análise de trabalhos acadêmicos sobre o uso do cordel no ensino, além da implementação de oficinas que integraram a produção literária com conteúdo científico, facilitando a compreensão e apropriação da linguagem científica pelos alunos. Os resultados indicam que o cordel se apresenta como uma estratégia pedagógica eficaz, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para uma educação mais contextualizada e significativa.Item A percepção dos estudantes sobre o lixo e suas consequências(2023-09-11) Nascimento, Karina Kessia Marinho do; Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3493619620468663O objetivo deste trabalho é investigar e sensibilizar os estudantes sobre o descarte do lixo e suas consequências. Dessa forma, devemos analisar e repensar sobre as maneiras que fazemos o descarte de lixo. Nos últimos anos o índice de poluição vem aumentando, e com isso o número de problemas que o descarte irresponsável de lixo nas ruas traz para a população. Além disso, as cidades sofrem com alagamento em dias de grandes chuvas, boa parte desses alagamentos são causados devido ao acúmulo de lixos em esgotos e canais. Com isso, consequências graves à saúde e ao meio ambiente é posto em risco, pois o lixo acumulado traz a presença de alguns animais transmissores de doenças como os ratos, mosquitos como Aedes Aegypti transmissor da dengue, febre amarela e outras doenças. O meio ambiente também é prejudicado, plásticos e outros materiais descartados podem levar centenas de anos para se decompor, causando danos duradouros aos ecossistemas. Neste sentido, foi proposta uma investigação científica com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Alto dos Guararapes, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Este estudo foi feito como uma investigação cujo público alvo foram os alunos da referida escola. Com eles foi discutido o tema e avaliado o conhecimento que os estudantes apresentavam sobre o assunto. Foi aplicada uma metodologia prática, onde os estudantes tiverem sua participação nas atividades e encontros feitos em sala de aula. Foi entregue um questionário aos estudantes e os mesmo responderam. Foi solicitado que os estudantes produzirem cartazes com desenhos sobre o tema discutido em sala de aula. A pesquisa visa perceber a concepção dos estudantes e a partir dessa concepção uma conscientização para a transformação do atual cenário.Item A relação entre Carijoa riisei (Cnidaria, Octocorallia) e a comunidade da meiofauna com ênfase em nematoda em dois naufrágios do Atlântico Sul(2019-12-12) Silva, William Johnson da; Guilherme, Betânia Cristina; Gomes, Paula Braga; http://lattes.cnpq.br/3289333472399959; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/1055946306253948Este é o primeiro estudo que procurou entender a influência que Carijoa riisei exerce sobre a comunidade da meiofauna e da nematofauna. Partimos da hipótese de que as colônias deste octocoral podem aumentar a abundância e/ou diversidade da meiofauna em comparação com áreas sem C. riisei. Além disso, acreditamos que exista uma diferença em alguns grupos tróficos da comunidade da nematofauna para cada substrato, seja o sedimento ou a estrutura do octocoral. Nossos resultados indicaram que existe uma relação direta e significativa entre a comunidade da meiofauna encontrada no sedimento dos naufrágios, e aquela associada ao C. riisei, este padrão também foi observado para a comunidade da nematofauna. Os maiores valores de abundância, diversidade e equitabilidade foram observados na comunidade associada ao octocoral. Também foi possível perceber diferença entre a comunidade encontrada no período seco e chuvoso. Alguns grupos tróficos foram encontrados em determinados habitats e foram também influenciados pela variação sazonal. Em síntese, dos 839 indivíduos encontrados, 652 estavam associados ao C. riisei, enquanto que no sedimento adjacente, apenas 184 animais foram encontrados. Informações futuras sobre padrões de migração e aspectos biogeográficos entre naufrágios podem contribuir substancialmente para uma melhor compreensão entre a relação que organismos que servem como substrato tem com a fauna vivente em se interior.Item A residência pedagógica na formação de professores de Biologia: relato de experiência(2021-03-03) Silva, Mirelle Pereira da; Silva, Flávia Carolina Lins da; Silva, Marliete Maria Soares da; http://lattes.cnpq.br/6064066939275575; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/1088480075725469O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi criado para aprimorar as práticas docentes dos licenciandos e consequentemente melhorar o processo de construção no ensino. Os residentes por meio do programa tiveram contato com a educação básica ainda na graduação, a partir da segunda metade do curso, proporcionando experiências docentes por meio do cotidiano escolar e colaborando com seu o desenvolvimento profissional. O presente trabalho teve como objetivo descrever as vivências de uma estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante o período de participação no Programa Residência Pedagógica, atuando na Escola Antônio Correia de Araújo, na cidade de Camaragibe (PE). Desta maneira, o relato de experiência abordou as vivências de uma residente, desde a introdução ao programa até o período de imersão na escola, descrevendo as atividades realizadas e suas percepções a partir do primeiro contato no ensino básico, além de retratar sobre a importância do PRP para formação docente. O programa colaborou para fortalecer alguns pontos da docência, bem como associação da prática e teoria, desenvolvimento de formato dinâmico de aprendizagem, proporcionou conhecimento sobre os processos pedagógicos e uma vivência mais profunda, para além dos estágios obrigatórios. Diante das situações vivenciadas pela residente, o programa acrescentou de maneira significativa para sua formação, pois possibilitou conhecer e experenciar o cotidiano da profissão desejada, antes do início da carreira.Item Ação da melatonina sobre citocinas pró-inflamatorias nos rins da prole de ratas diabéticas, aos 30 e 60 dias de vida(2023-09-12) Sousa, José Jamesson Domingos de; Teixeira, Álvaro Aguiar Coelho; Teixeira, Valeria Wanderley; http://lattes.cnpq.br/4292195468804301; http://lattes.cnpq.br/1539131079574469; http://lattes.cnpq.br/0895016033879483O diabetes gestacional é uma doença que acomete mulheres grávidas e pode afetar a prole, promovendo efeitos inflamatórios em seus órgãos. Sendo assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a ação da melatonina sobre citocinas pró-inflamatórias nos rins da prole de ratas diabéticas, aos 30 e 60 dias de vida. Para isto foram utilizadas 15 ratas albinas, com 90 dias de idade, divididas em 3 grupos: Grupo controle (GC), grupo diabetes (GD), grupo diabetes melatonina (GDM). As ratas foram induzidas ao diabetes durante a gestação através da estreptozotocina com uma única dose de 60 mg/Kg, por meio administração intraperitoneal. Após indução do diabetes foi administrado melatonina em injeções diárias de 0,8 mg/Kg, durante a gestação no GDM. Foram feitas análises morfometricas e imunoistoquímicas para TNFα e IL-6 dos rins dos filhotes. Como resultados houve marcações para as citocinas pró-inflamatórias IL-6 e TNFα em todos animais. A análise da quantificação dessas citocinas revelou uma maior expressão nos rins dos filhotes do grupo GD, diferindo significativamente dos demais grupos, que não diferiram entre si. A análise morfometrica dos rins revelou que os animais do grupo GD apresentaram aumento do diâmetro e volume glomerular, e do diâmetro e volume da cápsula de Bowman, diferindo significativamente dos demais grupos. Com isso pode concluir-se que o uso da melatonina resultou em efeito positivo sobre a prole pois conseguiu manter os níveis normais de citocinas nos rins o que por sua vez mostra que pode conter o efeito inflamatório da diabetes.Item Ações educativas sobre microscopia com estudantes do Ensino Fundamental: um relato de experiência(2021-12-09) Lima, Andreza Cristina de; Oliveira, Iêda Ferreira de; Carvalho, Reginaldo de; http://lattes.cnpq.br/5208573547132664; http://lattes.cnpq.br/5288071226008713; http://lattes.cnpq.br/1609284714512383Quem nunca se encantou ao ver um microscópio e imaginar o universo por ele desvelado? A criação desse instrumento possibilitou a elaboração de teorias que até hoje são fundamentais para a Biologia. Porém, devido a diversas limitações, a experiência da maioria dos estudantes no Ensino Básico com esse instrumento não é satisfatória. Consequentemente, o interesse por atividades científicas é afetado negativamente, necessitando de ações que as estimulem. Visando popularizar a Ciência e fortalecer o conhecimento sobre microscopia, foram realizadas atividades de extensão junto a estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual localizada em Camaragibe (Pernambuco). A intervenção educativa consistiu na realização de: a) resgate dos conhecimentos prévios; b) palestra interativa utilizando modelos de microscópio óptico e digital; c) oficina sobre manipulação de microscópio óptico e confecção de um modelo de microscópio artesanal; d) discussão e socialização do conhecimento. No geral, as estratégias pedagógicas utilizando a microscopia tornaram o conteúdo aprendido mais interessante e significativo, despertando o lado lúdico, criativo, curioso, reflexivo e investigativo do público. Não apenas contribuíram na ampliação do conhecimento sobre microscopia e auxiliaram nos ajustes das concepções alternativas, mas permitiram o desenvolvimento de habilidades científicas adicionais, tão necessárias à mobilização de competências educacionais. Além disso, a microscopia mostrou-se como potencial recurso pelos alunos na multiplicação de saberes em sua comunidade.Item Álcool e gravidez: uma proposta de caso interdisciplinar como recurso de ensino(2023-08-31) Torres, Maria Vitória Soares; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8969561225996337Estudos de caso podem ser úteis no âmbito educacional para ensino interdisciplinar, podendo englobar diferentes assuntos contextualizando para uma aprendizagem significativa, inclusive para ensino de biologia. Nesse tema, casos interdisciplinares podem envolver ciências morfológicas, genética e fisiologia com um tópico que os integre, como é o efeito do álcool nos organismos. Sabe-se que o álcool é considerado uma droga lícita social por causa do seu grande consumo na sociedade em diversas ocasiões, como festividades e comemorações. Quando esse consumo de álcool é feito por mulheres grávidas, pode ocasionar malformações no embrião como defeitos congênitos e problemas no neurodesenvolvimento. Esses danos são conhecidos como Transtorno do Espectro do Alcoolismo Fetal (TEAF) e em casos mais graves, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Para compreender esses efeitos, são realizados estudos em modelos animais, como o peixe-zebra que se tornou uma preferência na comunidade científica, devido a sua homologia com os seres humanos, tamanho e transparência dos embriões, entre outras características. Este trabalho teve como objetivo elaborar e validar o estudo de caso que teve como tema efeitos do álcool na gravidez, envolvendo questões da fisiologia, embriologia e genética. Como metodologia, foi elaborado estudo de caso interdisciplinar sobre o tema em questão e questionário para validação por juízes avaliadores (6). O questionário conteve questões sobre o perfil socioeconômico dos juízes; avaliação se o documento atende os critérios de um bom estudo de caso; e avaliação do recurso de ensino propriamente dito quanto aos seus objetivos, estrutura e apresentação e relevância. Como resultados, pode-se observar que de acordo com o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), o estudo de caso obteve CVC > 0,90 sendo esse resultado um critério para validação.Item Amizades enraizadas: desvendando as relações micorrízicas por meio de histórias em quadrinho no ensino básico(2025-06-26) Gomes, Diogo Antônio Roque; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Fracetto, Felipe José Cury; http://lattes.cnpq.br/8645174138041143; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6347700315974750As relações simbióticas entre fungos do solo e raízes de plantas exercem papel fundamental na dinâmica dos ecossistemas terrestres e na produção agrícola sustentável. No entanto, essas associações, conhecidas como micorrizas, ainda são pouco abordadas no ensino de Ciências e Biologia, dificultando o entendimento dos estudantes sobre processos ecológicos essenciais. Considerando essa lacuna, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um material didático em formato de história em quadrinhos (HQ), voltado ao ensino de simbioses fúngico-vegetais na educação básica. A metodologia adotada incluiu a elaboração do roteiro e das ilustrações digitais da HQ, dividida em quatro histórias curtas que representam os principais tipos de micorrizas (arbuscular, orquidóide, ericóide e ectomicorriza), com linguagem acessível, personagens simbólicos e situações contextualizadas. A validação do material foi realizada por oito juízes especialistas, incluindo pesquisadores em microbiologia do solo, professores universitários e docentes da educação básica, por meio de um instrumento estruturado com 17 itens avaliados em escala Likert, organizados em cinco categorias: objetivos do material, estrutura e apresentação, relevância científica, linguagem e inclusão, e aspectos lúdicos. A análise quantitativa utilizou o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), cujos resultados indicaram validação plena do material em todas as categorias, com IVC ≥ 0,88. Os juízes destacaram a clareza conceitual, a adequação visual, a interdisciplinaridade e o potencial do material para promover atividades práticas complementares, como modelagem e construção de maquetes. Portanto, a HQ desenvolvida se configura como uma ferramenta pedagógica inovadora e validada, capaz de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem ao integrar conteúdos de Botânica, Ecologia e Microbiologia do Solo, alinhando-se às competências da Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados à sustentabilidade ambiental, segurança alimentar e educação de qualidade.Item Análise antimicrobiana de Enterococcus spp. frente a microrganismos oportunistas do intestino(2022-09-30) Silva, Paulo Henrique; Soares, Maria Taciana Cavalcanti Vieira; Brito, Leandro Paes de; http://lattes.cnpq.br/8176343095453312; http://lattes.cnpq.br/8174011112003131Atualmente, há uma crescente busca por melhorias na qualidade de vida de seres humanos e animais através da utilização de probióticos, sendo este microrganismos vivos capazes de promover benefícios para a saúde, principalmente intestinal. Segundo órgãos oficiais, infecções intestinais são recorrentes, sendo responsável por milhares de mortes todos os anos. Sendo assim, optou-se pelo desenvolvimento de uma revisão sistemática e experimentos in vitro com o intuito de evidenciar uma eventual habilidadede bactérias do gênero Enterococcus frente a microrganismos oportunistas do intestino. A proposta de revisão sistemática teve como objetivo principal a verificação de uma possível capacidade antimicrobiana de Enterococcus frente a patógenos bacterianos a partir de estudos conduzidos em animais. Já para os experimentos in vitro, foi utilizado a bactéria ácido lática (BAL) Enterococcus faecium 133v com o intuito de verificar efeitos antagonista e antimicrobiano, bem como a utilização de Exopolissacarídeo (EPS) produzido por elas para fins de ação antibiofilme e antimicrobiana. Os artigos selecionados para revisão demonstram a capacidade de bactérias do gênero Enterococcus em inibir o crescimento de diversos patógenos de infecção intestinal, auxiliando na mitigação de danos no tecido tanto do intestino, como de outros órgãos. Além disso, foi possível observar diminuição ou exclusão de patógenos no trato intestinal e nas fezes dos animais, os quais apresentaram diminuição da perda de peso. Já os experimentos in vitro com E. faecium 133v frente a bactérias do gênero Shigella, Salmonella, Listeria e a espécie Escherichia coli, obteve resultados satisfatórios quanto à inibição desses patógenos. As análises antagonistas evidenciaram a capacidade da bactéria E. faecium 133v em contrapor 5 das 6 espécies patogênicas, com zona de inibição superior a 20mm. Outrossim, tanto o sobrenadante quanto o EPS de E. faecium 133v proporcionaram efeito antimicrobiana frente a todas as cepas. Ainda, o EPS foi eficiente em mitigar o desenvolvimento de biofilmes, comumente formados pelas 6 cepas patogênicas. Esses achados evidenciam a capacidade de algumas bactérias do gênero Enterococcus, bem como a espécie E. faecium 133v em contrapor as principais bactérias acarretadoras de infecção intestinal.Item Análise da percepção de estudantes do ensino médio quanto aplicações atuais da teoria da evolução e medidas facilitadoras do ensino-aprendizagem(2019-12-05) Carlos, Isabella Ribeiro; Montes, Martín Alejandro; http://lattes.cnpq.br/0349635170206363; http://lattes.cnpq.br/7389871566380539O conhecimento profundo acerca da teoria sintética da evolução, bem como da aplicabilidade dos princípios que regem a mesma nos tempos atuais, retrata a importância que descobertas científicas históricas possuem fora do cotidiano acadêmico. O presente trabalho tem como objetivo averiguar a percepção de alunos quanto a aplicabilidade dos princípios da teoria da evolução nos dias atuais. Foram feitos questionários avaliativos e de sondagem para os discentes com cinco perguntas relacionadas ao tema e três perguntas relacionadas a caracterização do indivíduo, foram realizadas aulas intituladas ‘’Aplicabilidades da Teoria Sintética da Evolução’’ de forma expositiva dialogada, com duração máxima quarenta minutos com 68 alunos do ensino médio. Como produto didático foram criados quatro experimentos: (a) Pirâmide de blocos e a interdependência das espécies, (b) Bóia-não-bóia: Inundações com ferramenta dispersora de espécies de plantas, (c) Cartazes e cores: Mariposas e a seleção natural durante a revolução industrial e (d) Aviões de papel e diferenças de voo- aves e suas adaptações e a avaliação da percepção prévia dos alunos diante aos princípios da evolução no meio ambiente configurou falhas na identificação da mutação como um mecanismo evolutivo e a percepção da ocorrência da evolução de forma rápida, bem como a identificação de outros mecanismos, além da seleção para ocorrência da mesma. Entretanto, nota-se que a maioria dos entrevistados apresenta, ainda que empiricamente, conceitos de hereditariedade. Deste modo, as referidas atividades contribuíram para averiguar a interdisciplinaridade do tópico e o conhecimento sistêmico da área, bem como a desmitificação dos conceitos evolutivos para os docentes frente a uso de metodologias ativas de ensino.Item Análise da percepção de professores do Ensino fundamental à utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências(2019-12-13) Araújo, Misrain Rayane Nunes de; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/4720922959621981Muitas são as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem quanto à disciplina de Ciências. Por este motivo, faz se necessário a busca de implementação de novas práticas pedagógicas que venham a facilitar este processo, a exemplo disso, a música. A música é um recurso didático simples, dinâmico, contextualizado, com alto potencial de auxiliar no processo de aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências, na percepção de professores dos anos finais (6º, 7º e 8º) do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com quinze professores, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados demonst raram se positivos quanto à utilização em sala pelos professores e boa receptividade por parte dos alunos, apesar de algumas dificuldades em questão. Este trabalho não visa excluir ou diminuir a efetividade do ensino tradicional, nem tão pouco propor apenas a utilização isolada de um único recurso pedagógico, mas como aliados em prol de um objetivo maior: o aprendizado. A sociedade está em constante desenvolvimento e faz se necessária uma maior versatilidade do professor para maiores chances de sucesso do seu objetivo.Item Análise da prevalência do câncer de próstata em pacientes atendidos no Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife (2015 - 2022)(2024-10-03) Costa, José Rodolfo Paixão da; Souza, Paulo Roberto Eleutério de; http://lattes.cnpq.br/1971832245117283; http://lattes.cnpq.br/3567527582772343A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o câncer de próstata como um problema de saúde pública, e segundo dados do INCA somente em 2022, foram registrados 15.841 mil óbitos no Brasil. E segundo estimativas do INCA, o Nordeste ocupa o segundo lugar em ranking de casos, com 73,28 casos a cada 100 mil habitantes (INCA 2023). No estado de Pernambuco apenas no ano de 2023 estimou-se 2.930 novos casos por 100 mil habitantes, destes, 550 novos casos para a cidade do Recife (INCA, 2023). Contudo, as informações sobre prevalência a nível regional desta doença são escassas e precisam ser mais bem estudadas. O presente estudo teve como objetivo estimar a prevalência de câncer de próstata em homens atendidos no ambulatório do Laboratório Municipal de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Recife no período de 2015 a 2022. O estudo teve embasamento retrospectivo com apuração e levantamento de dados de prontuários de biopsiasrealizadas no Laboratório Municipal de Saúde Pública no período de 2015 a 2022. Foram analisados 15.506 prontuários, destes 1.808 foram relacionados com biópsias de próstata, correspondendo a 11,66% dos prontuários totais. Além disso, 821 prontuários foram diagnosticados como positivos, correspondendo a 45,4% dos prontuários. Em relação à variável epidemiológica idade, observou-se que a maior parte deles estava na faixa etária entre 60 e 79 anos. Além disso, verificamos uma maior recorrência na região terço média direita do adenocarcinoma na zona periférica do tecido prostático. Desta forma, o presente estudo verificou aprevalência de câncer de próstata no Laboratório Municipal de Saúde Pública, do Recife nos últimos sete anos, e os dados encontrados podem ajudar na adoção de medidas de intervenção mais eficazes para população masculina regional, assim como, ajudar no rastreio de câncer de próstata em determinadas zonas prostáticas auxiliando assim no tipo de tratamento para o paciente acometido.Item Análise das concepções referentes à evolução biológica e humana de alunos do ensino médio da região metropolitana do Recife, e o uso de materiais didáticos para facilitar o aprendizado(2019-12-12) Silva, Felipe Henrique do Nascimento; Montes, Martín Alejandro; Garcia, Ana Cristina Lauer; http://lattes.cnpq.br/0563243377799793; http://lattes.cnpq.br/0349635170206363; http://lattes.cnpq.br/4240484313746239A Evolução é uma das mais polêmicas áreas da biologia, especialmente a Evolução Humana, na qual, fora do ambiente acadêmico, o tema ainda enfrenta muita relutância, principalmente por fatores sociais e religiosos. Somada a esse aspecto, a literatura aponta que a falta de informação entre a população geral sobre o referido tema é bem notável. A fim de desconstruir os mitos que cercam a evolução, o objetivo deste trabalho foi verificar o conhecimento prévio de alunos do ensino médio sobre a Evolução Biológica bem como difundir os atuais conceitos sobre o referido tema, sobretudo da Evolução Humana. Para avaliar o conhecimento prévio dos discentes foi utilizado um questionário contendo questões fechadas aos alunos de ensino médio. Posteriormente por meio de exposições, são apresentados os atuais conceitos da evolução biológica, fazendo-se uso de cartazes; slides; crânio humano e recursos didáticos lúdicos. Tal ato se faz muito pertinente, pois a avaliação dos questionários mostrou que uma grande porcentagem de alunos ainda apresenta ideias equivocadas sobre a evolução. Colocando o ser humano como a espécie mais “evoluída”, e consequentemente imaginando que a evolução é direcionada, buscando uma espécie perfeita. Neste ponto a utilização dos recursos didáticos ajudou a melhorar a compreensão acerca da evolução biológica.Item Análise das questões de biologia do ENEM (1998 - 2022) e as implicações do seu protagonismo no ensino de ciências biológicas(2023-03-30) Santos, Rebeca Caroline dos; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/1034491539161852Desde o início da História da educação brasileira é evidente o desafio de se estabelecer políticas públicas educacionais que concretizem de maneira eficaz um método avaliativo. Tendo isso em vista, surgiu o ENEM com o propósito de avaliar e apontar possíveis soluções para as várias deficiências observadas na formação escolar básica. Dada a importância conferida a este processo avaliativo, este trabalho tem por objetivo analisar as questões de biologia presentes no exame de 1998 a 2022, considerando os reflexos apresentados no ensino de ciências decorrente do protagonismo do ENEM. Para isto, foi necessário compartimentalizar e categorizar 439 questões em suas respectivas temáticas e subtemáticas do contexto biológico, cabendo também observar a presença ou ausência da contextualização, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, sendo estes, princípios norteadores do ENEM. Posto isto, obteve-se que a temática de maior frequência no decorrer do ENEM foi ecologia (30,80%) com a subtemática de mais abordada foi “relações desarmônicas e impacto do homem" (22,78%). Em contrapartida, a temática de menor frequência foi botânica (2,44%), com a subtemática “angiosperma” com maior evidência. Resultados da contextualização refletem uma condição inversamente proporcional com os elementos visuais, ou seja, quanto mais informações visuais, menor foi a contextualização. A interdisciplinaridade apresentou em média 21,31%, já a multidisciplinaridade corresponde a 17,42%. Baseado em resultados qualitativos obteve-se que o exame sofreu constantes modificações estruturais influenciada pelo contexto social, econômico e político. No quesito educação, torna-se um grande direcionador curricular no ensino de ciência, mesmo que esteja ultrapassado quando comparado à BNCC. Ainda, quando observado acerca da categoria avaliativa, constatou-se um viés neotradicionalista, contrapondo o Ministério da Educação, ao afirmar ser uma prova construtivista.Item Análise das variáveis associadas aos fatores de risco e medidas de prevenção ao câncer em adolescentes de quatros escolas de referência em ensino médio do Recife(2023-04-25) Santos, Yuri Virgilio dos; Andrade, Jeyce Kelle Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8970644656035762; http://lattes.cnpq.br/6166330755919157O câncer infantojuvenil é a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes no Brasil. Diversos fatores de risco, como predisposição genética, imunológica e exposição ambiental a agentes genotóxicos, podem contribuir para o aparecimento do câncer nesse público. As principais causas de morte por câncer infantojuvenil são as leucemias, tumores do sistema nervoso central e câncer de osso, em ambos os sexos. A escola é um espaço importante na formação dos adolescentes e na sua fase de transição para a vida adulta. De acordo com o psicanalista Erik Erikson, em sua teoria do desenvolvimento psicossocial, a tarefa mais importante da adolescência é a construção da identidade. Durante a adolescência, ocorrem mudanças físicas, comportamentais e biológicas, além do consumo de substâncias psicoativas(nicotina, álcool e cocaína) e hábitos de risco que podem comprometer a qualidade de vida e levar ao desenvolvimento de doenças. Objetiva-se com trabalho, realizar atividades sobre os fatores de risco e as medidas de proteção ao câncer em quatro escolas da cidade do Recife. As atividades incluíram aulas expositivas, jogos, questionários e debates. A temática abordada foi o câncer infantojuvenil, com ênfase nos fatores de risco, prevenção e dados epidemiológicos de Pernambuco. O estudo foi do tipo quantitativo, com a coleta de dados por meio de perguntas objetivas nos questionários. Foram realizados dois questionários, um prévio e outro pós atividades. O questionário prévio foi respondido por 742 alunos, revelando que os alunos têm algum conhecimento sobre o que é câncer, mas desconhecem que é a principal causa de morte em jovens. Houveram opiniões divergentes sobre se fatores ambientais podem causar a doença. Os principais fatores de risco identificados foram cigarro, radiação solar, álcool, alimentos ultraprocessados e doenças crônicas. Os alunos informam-se sobre a doença através de redes sociais, internet e TV. Em relação à vacinação, muitos tomaram as doses contra o HPV e alguns contra a HBV, mas não são conscientes da importância dessas vacinas. Eles entendem a importância da alimentação saudável, atividade física, vacinação e não fumar para prevenção do câncer. O questionário final foi respondido por 674 alunos do Ensino Médio, que consideraram a intervenção excelente e que ampliaram seus conhecimentos sobre o câncer. Eles perceberam a relevância da temática nas escolas e se dispuseram a divulgar as informações, além de reconhecerem a sua suscetibilidade aos fatores de risco e manifestaram intenção em mudar seus hábitos.Item Análise de ferramentas de simulação em aulas experimentais de Bioquímica: um olhar para a relação entre os paradigmas da ciência e o uso de tecnologias digitais(2025-03-10) Oliveira, João Henrique Carvalho de; Couto, Janaina de Albuquerque; André, Woldney Damião Silva; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6387415544397352A Bioquímica se faz presente tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior. Porém, apesar de inserida no meio educacional dos estudantes, a literatura descreve alguns obstáculos para o ensino de Bioquímica decorrente da natureza dos conceitos bioquímicos, com destaque para abstração e a verticalização, e também da postura docente, a exemplo da fragmentação e da descontextualização. Tendo em vista a grande densidade de conteúdos abstratos, a disciplina possui a necessidade de aulas práticas experimentais para auxiliar na superação desses obstáculos. Entretanto, muitas instituições educacionais não dispõem de condições adequadas para a realização dessas práticas. Neste sentido, a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) pode ser uma excelente solução para o problema, visto que torna mais acessível a realização de práticas educacionais por meio de simuladores. Todavia, a utilização de um recurso como a TDIC não faz com que a aula seja efetiva por si só, uma vez que a postura assumida pelo docente durante o processo de ensino-aprendizagem é essencial para minimizar a fragmentação e a descontextualização dos conteúdos. Dito isto, a presente pesquisa tem como objetivo buscar, por meio de uma revisão sistemática, ferramentas tecnológicas para simulação de práticas experimentais de bioquímica para posterior análise qualitativa e paradigmática. Destarte, foram catalogados artigos, e os softwares por eles mencionados, disponíveis na plataforma Google Acadêmico entre os anos de 2018 e 2024. A proposta metodológica foi uma revisão sistemática, que consistiu nas seguintes etapas: Busca eletrônica nas bases de dados (etapa 1), seleção e identificação dos artigos elegíveis (etapa 2) e extração dos dados dos estudos incluídos na revisão (etapa 3); E a análise descritiva e paradigmática (etapa 4), sendo esta análise constituída a partir dos paradigmas da ciência: Cartesiano, Sistêmico e Complexo. Ao fim da pesquisa, foi observado que existem poucos trabalhos envolvendo simuladores na área da bioquímica. Observou-se que os softwares encontrados poderiam ser categorizados como gratuitos e de uso pago, o que impossibilitou a análise de alguns Laboratórios Virtuais (LV’s), caso este do Labster, que foi o mais citado dentre os trabalhos. Entre os simuladores encontrados, a maior parte desenvolve-se somente no paradigma cartesiano de forma aprofundada, com um foco por vezes exclusivo em saberes fragmentados fazendo pouca ou nenhuma sistematização, sendo o PhET o único simulador observado que foi capaz de atender satisfatoriamente os três paradigmas. Concluiu-se que as ferramentas, embora tenham potencial inovador, muitas vezes não fogem do tradicionalismo inerente ao paradigma cartesiano.Item Análise do Polimorfismo -607 C/A (RS1946518) do gene IL-18 em pacientes com artrite reumatóide do estado de Pernambuco(2019-12-13) Moraes, Maísa Maria de; Maia, Maria de Mascena Diniz; Silva, Isaura Isabelle Fonseca Gomes da; http://lattes.cnpq.br/9915138553762710; http://lattes.cnpq.br/7051998554981575; http://lattes.cnpq.br/0862994383816032A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune sistêmica, que atinge cerca de 1% da população mundial, afetando ambos os sexos, entretanto, existe maior proporção de casos para mulheres do que para homens. Ainda não existe clareza em relação a etiologia da doença, porém sabe-se que inclui fatores genéticos e ambientais. A IL-18 é uma citocina pro-inflamatória e seu alto nível está relacionada com a severidade de doenças inflamatórias, crônicas e destrutivas. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o polimorfismo -607 C/A do gene IL-18 em pacientes diagnosticados com AR e sua relação com a gravidade da doença. A pesquisa foi realizada com 114 pacientes, sendo 111 mulheres e 3 homens moradores da cidade de Recife-PE. Foi realizada a coleta sanguínea dos pacientes e depois foi feita a extração de DNA seguida pela amplificação pela Reação em Cadeia da polimerase convencional (PCRc). Após a PCR, as amostras foram corridas em gel de agarose a 2% (p/v) coradas com blue Green loading dye (LGC) e o resultado visualizado em luz UV. As análises estatísticas foram realizadas usando análise univariada, com nível de significância p < 0,05, aplicando o teste ANOVA one-way. Para a frequência genotípica, as amostras foram submetidas ao teste Qui-quadrado, considerando significativo p< 0,05. Os pacientes que apresentaram o genótipo AA, mostram uma média significativa maior para Clinical Disease Activity Index (CDAI) (25,15 ± 11,06) quando comparados com os outros genótipos CC e CA (16,32 ± 9,26 e 20,49 ± 9,76) respectivamente. Estes resultados sugerem que a IL-18 pode estar relacionada com o aumento do CDAI quando o paciente apresenta o genótipo AA. Os valores de Disease Activity Score 28 (DAS 28 ) (p=0,096) e Health Assessment Questionnaire (HAQ) (p=0,823) não foram significativos em relação aos genótipos AA, CC e CA , mostrando que não foi encontrado associação do polimorfismo com esses índices de atividade, sugerindo que esse polimorfismo não está associado com a incapacidade do paciente. A análise do fator reumatoide (FR) não mostrou resultados estatísticos significativos (p= 0,879) e também os resultados da análise da erosão, não mostrou significados estatístico (p= 0, 529), sugerindo que o polimorfismo da IL-18 (-607 C/A (RS1946518)) não está associada com a erosão e com o fator reumatoide. Assim, podemos dizer que a IL-18 (-607 C/A (RS1946518)) poderá está associada com a atividade da doença, quando relacionado ao aumento do CDAI em pacientes que apresentam o genótipo AA. Entretanto, são necessários mais estudos, para entender melhor a associação do polimorfismo de outras regiões do gene da IL-18 no desenvolvimento da AR.
