01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item O uso da rotação por estações com o modelo aprendizagem tecnológica ativa no ensino de química sobre os macronutrientes e vitaminas(2024-10-04) Silva, Thaises Bezerra de Farias; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/8202571979054674O ensino tradicional não mais comporta a dinâmica que o constitui, onde o professor é unicamente detentor do conteúdo e o aluno receptor, principalmente devido a essa metodologia ser enfadonha e cansativa. Uma metodologia que surge para ser o oposto desse ensino tradicional, que vemos hoje nas escolas, é a metodologia ativa, onde o foco principal é o estudante ser ativo na sua aprendizagem e responsável sobre isto, sendo o papel do professor nessa metodologia ressignificado, ao posto de facilitador ou mediador da aprendizagem do estudante. Este trabalho teve como objetivo avaliar as potencialidades do modelo híbrido de rotação por estações, aliado aos cinco pilares da Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA), em uma estratégia didática para o ensino de química orgânica, com foco nos macronutrientes e vitaminas presentes nos alimentos. As atividades foram organizadas em quatro estações independentes (vídeo e colagem, experimentos, pesquisa e leitura de texto, e construção de um mapa mental), e a ordem de execução não influenciava a aprendizagem. Todas as estações foram planejadas com base nos pilares da ATA e incluíram atividades a serem entregues pelos estudantes, que foram divididos em grupos de três a quatro estudantes, gerando resultados analisados posteriormente de forma qualitativa. Ao final do processo, um questionário foi aplicado aos participantes para coletar dados sobre suas percepções em relação à estratégia envolvendo o modelo de rotação por estações e a ATA, e essa coleta foi analisada qualitativamente, mas obtendo também dados quantitativamente. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes participaram ativamente das atividades propostas nas estações, demonstrando empenho em realizá-las dentro do tempo estabelecido. Observou-se maior dedicação dos estudantes nas estações de colagem, construção de mapas mentais e experimentos, nas quais a maioria dos grupos conseguiu concluir as atividades. No entanto, na estação de pesquisa, as dificuldades relacionadas ao tempo limitaram o aprofundamento do conteúdo por alguns grupos e a conclusão da atividade. As respostas apresentadas pelos estudantes estiveram, em geral, alinhadas à literatura, evidenciando que o conteúdo foi vivenciado e pode ter sido assimilado pelos grupos. Os grupos separaram os alimentos de forma correta e realizaram os experimentos com observações pertinentes. Nos mapas mentais, as ideias consideradas mais relevantes foram organizadas, embora nem todos os critérios tenham sido atendidos. Na pesquisa, dificuldades em completar os quadros limitaram o aprofundamento do tema. Os resultados do questionário de validação indicaram que a estratégia de rotação por estações, embora precise de ajustes no tempo de sua execução, foi considerada relevante pelos estudantes no que diz respeito à aprendizagem dos conteúdos abordados na química orgânica. Essa abordagem estimulou o interesse dos estudantes para com o conteúdo através das atividades e do papel de protagonista em que os estudantes foram colocados, onde eles tinham que agir, refletir, sintetizar e relacionar os conteúdos com a vivência do dia a dia, promovendo uma experiência de aprendizado mais dinâmica e significativa para eles. Para pesquisas futuras, sugere-se utilização de outras atividades, como simulações virtuais e jogos educativos, aplicáveis a outros conteúdos de química.Item Utilização de aplicativos de realidade aumentada para a construção do conhecimento químico(2024-03-08) Melo, Katiuska Genuino de Araújo; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/6359559341539892As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se destacam na área da Educação contribuindo para diferentes práticas pedagógicas, se configurando como uma alternativa viável para os processos de ensino e aprendizagem. Dentre as diversas TDIC, a Realidade Aumentada (RA) tem se destacado nos últimos anos como um recurso didático digital promissor. A RA é um recurso que pode ser utilizado nas aulas de química, por se tratar de uma integração de elementos virtuais com o mundo real, se tornando um recurso promissor para a exemplificação tridimensional de moléculas e átomos complexos, além de uma variedade de possibilidades para o ensino de conteúdos da Química. A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e utilizar estratégias para a implementação de aplicativos de RA no ensino de Química. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo participante com os estudantes do primeiro ano do ensino médio para a abordagem dos assuntos: modelos atômicos, tabela periódica e ligações química, desenvolvidas em quatro etapas metodológicas. Inicialmente buscamos analisar os limites e as possibilidades no que tange o uso do Recurso Didático Digital (RDD) de Realidade Aumentada no Ensino de Química para em seguida propor estratégias didáticas baseadas na Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA) onde se busca promover a construção do conhecimento químico por meio da aplicação de tecnologias emergentes, como os aplicativos de RA, como uma abordagem didática eficaz. Também foi analisada a intervenção realizada com os estudantes de forma a descrever as possíveis vantagens e desvantagens de sua utilização. Os resultados mostram que o uso da tecnologia RA tem capacidade para proporcionar uma visão 3D e dinâmica ao que antes os estudantes e professores só observavam em 2D estaticamente nos livros e quadros, podendo contribuir para uma aprendizagem substancial, diferenciada e dinâmica, despertando a imaginação e o interesse dos estudantes quando passa a ser utilizada como um recurso didático digital, associado com a aprendizagem móvel por meio das Metodologias AtivasItem Smart Tour PE: um aplicativo android para monitoramento remoto de pontos turísticos no estado Pernambuco(2021-07-13) Fonsêca, Eder Lucena Andrade da; Araújo, Danilo Ricardo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/2708354422178489; http://lattes.cnpq.br/9564226085565142Desde a década de 90 o setor de turismo vem apresentando um crescimento sustentável, nem mesmo o período de retração econômica daquela época foi capaz de freá-lo, em períodos mais recentes, por volta de 2018 e 2019 o setor estava batendo novos recordes de chegadas internacionais, sendo a pandemia causada pela COVID19 o único ”desastre” capaz de frear essa sequência. Passado mais de um ano desde o início da pandemia, com o desenvolvimento da medicina e seus importantes avanços na criação de vacinas eficazes e meios viáveis para retomada da normalidade, espera-se que a busca por destinos turísticos volte a crescer muito em breve, sendo o turismo de natureza apontado como o nicho que mais provavelmente será buscado. Portanto, é importante que sejam disponibilizadas soluções tecnológicas para apoiar o turismo, em especial o turismo de natureza. Esta monografia pretende idealizar uma ferramenta capaz de passar informações precisas sobre o clima, o que vai garantir que o turista aproveite ao máximo o tempo que ele dispõe para lazer, podendo visitar o local que melhor lhe apraz, escolhendo desde praias a trilhas arborizadas em uma área de preservação, de acordo com suas pretensões climáticas. A visualização do clima nos pontos turísticos ocorrerá através de um aplicativo idealizado nesta monografia, pensado para funcionar em dispositivos móveis com capacidade de acessar a internet. Este aplicativo vai captar informações de estações climáticas instaladas em pontos turísticos do estado de Pernambuco durante a execução do projeto de pesquisa relacionado a esta monografia, subsidiando o usuário também com geolocalização, streaming de vídeo de câmeras locais, rotas para acesso ao local desejado, bem como informações adicionais sobre telefones de serviços públicos e um botão de pânico para casos de extrema emergência. De acordo com testes de usabilidade realizados com o público-alvo, apenas 3% deles considerou o aplicativo difícil de usar e 97% considerou fácil ou muito fácil. Além disso, o aplicativo obteve uma nota de 75 pontos no indicador de Net Promoter Score, quando a média para o setor de turismo no Brasil é de 70 pontos, além de uma série de outros indicadores positivos a serem explanados mais adiante.Item Relatório de atividades de Estágio Não Obrigatório - ENO(2023) Gameiro, Felipe Maranhão Câmara Gonçalves; Gonçalves Neto, Álvaro Carlos; http://lattes.cnpq.br/1044585519530220; http://lattes.cnpq.br/6588558288605226Item Transformação digital: eliminação do uso de papel em organizações através da integração de sistemas de BPM, gestão de processos eletrônicos e gerenciamento de recursos humanos(2022-10-13) Barros, Gutenberg Duarte Neves de; Vilar, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/4618755191948983; http://lattes.cnpq.br/6466753248629314A transformação digital nas organizações está demandando cada vez mais que soluções de software distintas sejam capazes de compartilhar e trocar informações entre si para apoiar as empresas e seus gestores na tomada de decisões e também impulsionar a diminuição de trabalhos manuais e repetitivos por parte de seus colaboradores com a automação de processos. Neste trabalho foi desenvolvido soluções de software que possibilitaram integrações de sistemas BPM, gestão de processo eletrônicos, e gerenciamento de recursos humanos para atender uma demanda específica do cliente Pitang na automação do compartilhamento de informações entre estes sistemas.Item Transformação do setor financeiro brasileiro: o impacto das fintechs na oferta de produtos e serviços sob perspectivas tecnológicas e sociais(2023-09-21) Oliveira, Lucas Gabriel de; Lima, Adilson Celestino de; http://lattes.cnpq.br/1256936664889276Este estudo investiga as transformações vivenciadas no sistema bancário decorrentes do avanço tecnológico, com especial atenção ao papel das fintechs na reconfiguração dos produtos e serviços financeiros no contexto brasileiro. A pesquisa procura discernir o impacto das fintechs na configuração da oferta financeira do país. Estas empresas, caracterizadas pela aplicação ágil e acessível de inovações tecnológicas em soluções financeiras, emergem como protagonistas de mudanças estruturais no setor. A análise objetiva examinar o impacto das fintechs na dinâmica financeira do Brasil. Por meio da análise das características e modelos de negócios predominantes nas fintechs que atuam no mercado financeiro nacional, o estudo explora os efeitos destas entidades na concorrência, no comportamento de mercado e no engajamento com a clientela. Acentuando o cenário relevante da pandemia de COVID-19, que acelerou a adaptação dos consumidores às tecnologias emergentes, o trabalho observa a interação entre as fintechs e a transformação digital acelerada. Essa evolução tecnológica dinâmica, incluindo avanços como o blockchain, impulsiona uma redefinição substancial no setor financeiro, com as fintechs desempenhando um papel crucial nesse processo. Em contrapartida, as instituições financeiras tradicionais enfrentam o desafio de ajustar suas estratégias em um ambiente competitivo remodelado por novos entrantes. Além disso, o estudo avalia o impacto das fintechs na acessibilidade aos serviços financeiros, na promoção da inclusão bancária e na democratização do crédito. Empregando uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória, respaldada por fontes secundárias de renome acadêmico como artigos, livros e revistas científicas, a pesquisa coletou dados para a análise abrangente das mudanças em curso.Item Competências profissionais para indústria 4.0: um estudo em empresas do contexto pernambucano(2021-12-09) Moura, Douglas de Souza; Ribeiro, Ana Regina Bezerra; Corrêa, Maria Iraê; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/0720265207735064A quarta revolução industrial traz consigo uma série de inovações tecnológicas que estão modificando diretamente as formas de produzir, proporcionando inúmeros impactos no ambiente industrial. A indústria 4.0 está promovendo desafios tanto para as organizações que buscam profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias, quanto para os profissionais que precisam se qualificar para atender a demanda do mercado de trabalho. O estudo visa identificar quais as competências profissionais necessárias para atuar na indústria 4.0 no Estado de Pernambuco. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Foi constatado que na visão das empresas destaques de Pernambuco que estão inseridas na indústria 4.0, pode-se esperar uma indústria muito mais criativa e inovadora. Habilidades relacionadas à inovação, criatividade, flexibilidade e adaptabilidade, são qualificações de extrema necessidade, e, diante de um ambiente que demanda inúmeras capacitações, essas competências conseguem se sobressair, evidenciando o seu valor para a indústria 4.0. Concluiu-se que dentre as mudanças que foram apresentadas, a agilidade nos processos organizacionais são destaque, e profissionais com a junção de competências funcionais, comportamentais e sociais, estarão aptos para auxiliar as empresas nesse processo evolutivo.Item A importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) acessíveis às pessoas com deficiência visual no Ensino Superior: um estudo realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2021-12-06) Rocha, Maria Camila dos Santos; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644; http://lattes.cnpq.br/8184825918439509A presente pesquisa tem por objetivo, compreender as vozes sociais presentes nos discursos de discentes com deficiência visual e dos professores da Universidade que já ensinaram à alunos com alguma deficiência acerca do debate sobre a inclusão e suas relações com as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC) para as pessoas com deficiência visual na Universidade Federal Rural de Pernambuco, considerando-se as transformações contextuais decorrentes da pandemia da COVID-19. Para isso, houve dois momentos, realizados entre agosto de 2021 e setembro de 2021. No primeiro momento, foi aplicado um questionário; posteriormente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com os sujeitos que compuseram o universo da pesquisa: 04 discentes e 05 docentes. Para as análises, foi construído um método de categorização das respostas, com base no dialogismo de Bakthin. Isso possibilitou compreender o jogo de vozes entre enunciados de estudantes com deficiência visual que vivenciam o contexto universitário, e professores que também vivenciam essa realidade na pandemia, que produziu novos significados sobre as tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem. Os resultados apontaram que existe integração das pessoas com deficiência visual na instituição, mas não inclusão, como a lei assegura aos estudantes. Nos discursos dos sujeitos, é possível encontrar produções de sentidos sobre a falta de capacitação de professores, a dificuldade na propagação de informações na universidade, bem como limites de uma sociedade que não se preocupa tanto com a inclusão. Contudo, destacou-se nos discursos a inquietação dos professores diante das questões que foram levantadas, evidenciando que estes têm reproduzido em seus discursos e ações o desejo e o esforço de inclusão.Item A formação docente para o ensino remoto emergencial em uma Instituição Pública de Ensino Superior: o uso do podcast como ferramenta ativa de aprendizagem(2022-09-30) Correia, Rhaelly Eduarda de Lima; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/7279598328405302O ensino remoto emergencial é um desafio eminente aos docentes de Instituições Públicas de Ensino Superior por requerer habilidades digitais que nem sempre fizeram parte do processo formativo do mesmo. Práticas formativas foram integradas na fase de transição das IES públicas a fim de mobilizar em seu corpo docente o despertar para o desenvolvimento dessas competências e habilidades essenciais ao processo de ensinagem remoto. Assim, esse trabalho retrata através de um estudo de caso, o processo formativo de professores numa IES públicas através do uso da ferramenta podcast. Através da percepção dos professores às vivências ofertadas no curso, o artigo responderá a quatro questões sobre esse momento: quem somos? Como vivemos? O que significou? O que faremos? A maioria dos cursistas foram mulheres, de idade entre 36-45 anos, com média habilidade com uso de recursos digitais. Através de vivências ofertadas pelo curso de podcast, puderam refletir sobre práticas ativas com uso de podcast na perspectiva ativa da aprendizagem. Os sentimentos mais comuns experimentados ao longo do curso foram a curiosidade, o despertar pela autonomia (vontade de fazer) e a alegria. As práticas vivenciadas demonstraram o quanto o caráter afetivo tem que está mais que presente no ensino remoto emergencial a fim de assegurar a permanência desse aluno no ensino remoto, bem como uma aprendizagem significativa. Trabalhos futuros devem investir no relato de experiência tanto de alunos quanto docentes às práticas ofertadas no semestre do ensino remoto emergencial.Item Percepções dos estudantes acerca do uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática no contexto da pandemia de COVID-19(2022-09-23) Nascimento, Hugo Roberto do; Silva, Fabiano Barbosa Mendes da; http://lattes.cnpq.br/4936474533283881; http://lattes.cnpq.br/2351740258749027No contexto da pandemia do COVID-19 com a interrupção de encontros presenciais em todos os níveis da educação, foi amplamente adotado o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dessa forma, as instituições de ensino fizeram uso de Tecnologias Digitais (TD) com o objetivo de adaptar o calendário acadêmico e suas didáticas à nova realidade. Durante as aulas de matemática, as TDs foram aplicadas a fim de estimular uma educação dinâmica e interativa, apesar das dificuldades encontradas pelos professores da disciplina. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar e identificar os aspectos que pudessem apontar os benefícios das tecnologias digitais para a condução do ensino remoto, descobertos durante as aulas de Matemática no contexto da pandemia do COVID-19, bem como as limitações na adoção dessas práticas. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um formulário virtual com o auxílio da plataforma Google Forms. O formulário constou de 12 questões objetivas dando ênfase aos métodos de aprendizagem, avaliação, desempenho e ao uso de softwares e jogos. A amostra foi composta por 44 alunos da disciplina de matemática do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, sendo em média aproximadamente 14 por turma. Os participantes da pesquisa tiveram a impressão de que o desempenho nas aulas de matemática piorou significativamente durante a pandemia, no entanto, relataram reconhecer a importância do ensino remoto. As ferramentas do Google foram as mais utilizadas como suporte às aulas online, ao mesmo tempo em que foi evidenciada uma desigualdade de acesso aos materiais por parte dos estudantes. Entre os aspectos negativos, desmotivação e sessões entediantes ganharam destaque, porém os alunos apresentaram um alto índice de aceitação para a utilização de metodologias como softwares, jogos e aplicativos, inclusive com a perspectiva de aplicar no ensino presencial. Portanto, a pandemia possibilitou o reconhecimento da importância de tais recursos por parte do corpo estudantil. Assim, a utilização de tecnologias em sala de aula com preparo e estruturação podem tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e estimulante. Em razão disso, conclui-se a viabilidade do uso das tecnologias para otimização do ensino da educação básica no cenário da pandemia.
