01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Imagem de Miniatura
    Item
    METAA: Água limpa para todos, um direito universal
    (2024-03-08) Silva, Gilson José da; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086
    This memoir depicts the past four years of my academic journey, highlighting the most significant themes and experiences I lived from the second semester of 2019 until 2023. It focuses particularly on creating METAA (Micro-Ecological Water Treatment Station) as the culmination of this trajectory. Organized by periods, it addresses extension activities, research, classroom, and mandatory internship, rescuing immersion reports and field experiences. The document emphasizes challenges and choices made throughout the course, emphasizing the perspective of the Rural Zone of Olinda/PE, specifically the Agroecological Production Unit of Vale do Acauã (UPAVA).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ações de apoio ao desenvolvimento da atividade pesqueira na Barragem do Bálsamo, em Bom Conselho-PE
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Oliveira, Victor Pereira de
    O Município de Bom Conselho-PE, integrante do Território do Agreste Meridional Pernambucano, apresenta com característica marcante a atividade agropecuária, com destaque para a bovinocultura leiteira. Porém, verifica-se um quadro de desigualdades e propreza na área rural. Há aproximadamente 5 anos foi construída, no Distrito de Rainha Isabel a Barragem do Bálsamo, com cerca de 270 ha. As margem do lago encontra-se a localidade de Sítio Queimada, onde iniciou-se a atividade de pesca rudimentar que se organiza através da Associação dos Pescadores e Piscicultores Nossa Senhora do Bom Conselho. Atualmente estão cadastrado no Ministério da Pesca 53 associados, desses cerca de 32 são atuantes e mesmo com a precariedade dos apetrechos de pesca complementam o sustento da família com a venda dos pescados nas feiras livres da cidade de Bom Conselho. No lago formado pela barragem encontram-se espécies de tilápia, traíra e cará, considerado os mais presentes e importantes, além de bagre, cascudo e lambarí. O projeto em tela visa a efetivação de ações integradas entre a UFRPE, parceiros e a associação de pescadores para estabelecer a atividade pesqueira na localidade e assim proporcionar melhores condições de geração de renda e sustentablidade do trabalho e vida dessa população.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Integração universidade-agricultor familiar-parceiros III: rodas de debate e dia de campo sobre o manejo da podridão radicular em Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração, 2011) Medeiros, Erika Valente de
    Tendo em vista o sucesso dos projetos “Integração Universidade Agricultor familiar-parceiros I e II”, pelos encontros e integração com todos os atores, surgiu, uma demanda para um problema sério: a podridão radicular da mandioca. É de difícil controle, pois além de existir uma diversidade de patógenos envolvidos, o controle químico é ineficiente pois está fortemente associadas à riscos ambientais, econômicos e sociais. Por isso, existe uma forte necessidade da adoção de medidas integradas de manejo que preconizem práticas sustentáveis e accessíveis aos agricultores. Esta interação será uma forma de assegurar a cidadania e garantir a inclusão social desses agricultores, bem como colocar os alunos desta instituição de ensino na prática extensionista. Por isso, este projeto tem como objetivo manter a integração entre os atores sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, produtores familiares do Agreste de Pernambuco e parceiros como o Instituto Agronômico de Pernambuco IPA, PRORURAL, Secretarias de agricultura, e outros, através do grupo (AGROFAMILIAR) e dissertações empenhadas em resolver o problema. Serão realizadas visitas periódicas aos agricultores familiares, revisões de literatura, reuniões e apresentações de trabalhos para debate sobre formas de manejo e dia de campo sobre o manejo alternativo da podridão radicular da mandioca na comunidade do Castainho.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Padrão de segurança e soberania alimentar e nutricional das famílias agricultoras da comunidade Carnaúba do Ajudante – Serra Talhada (PE)
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada; Administração, 2011) Silva, Fabiana Maria da
    As ações de extensão são de fundamental importância para a sociedade como um todo, sendo parte constitutiva dos alicerces que fundamentam a Universidade, no tripé ensino-pesquisa-extensão. Assim, o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido – NEPPAS, que tem por objetivo fortalecer a Agriculta Familiar e Camponesa de nossa região traz como proposta o presente projeto: realizar um diagnóstico do Padrão de Segurança e Soberania alimentar da comunidade de Carnaúba do Ajudante. A ação consistiu na elaboração e aplicação de um questionário sócio-econômico entre os agricultores e agricultoras com vistas a identificar o padrão de segurança e soberania alimentar das famílias. Foi identificado que todas as famílias encontram-se em insegurança alimentar e nutricional e não possuem soberania sobre o que consomem. Outros aspectos também foram levantados, como a questão do lixo, por exemplo. A partir desse levantamento, foram realizadas oficinas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras, através de uma alimentação segura e saudável, além de conscientizar os mesmos sobre a importância de uma alimentação equilibrada, sem contaminação, sendo a mais natural possível além da própria preservação do meio em que vivem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Participando sem medo de ser mulher II
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada, 2011) Jalil, Laeticia Medeiros
    No ano de 2012 foi desenvolvido o Projeto de Extensão Participando Sem Medo de ser Mulher II, como continuação do Projeto Desenvolvido no ano de 2011, com o mesmo nome. O projeto teve como objetivo desenvolver atividades de formação com mulheres agricultoras familiares do município de Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo e Serra Talhada e foi desenvolvido em parceria com as Organizações não Governamentais Centro de Educação Comunitária Rural - CECOR, Centro Agroecológico Sabiá e Casa da Mulheres do Nordeste. Também atuamos em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco -IPA. Ao longo do ano, foram realizadas oficinas de formação e capacitação, intercâmbios, seminário de Gênero e Agroecologia e mesas redondas. A aluna envolvida com o projeto teve oportunidade de fortalecer seus conhecimentos sobre a temática, apresentar trabalhos acadêmicos em congressos e seminários nacionais, bem como do Grito da Terra, do ato político nacional organizado pela CONTAG/FETAPE em Brasília, em maio de 2012. Todas as atividades desenvolvidas fortaleceram a relação da UAST/UFRPE com as comunidades e as organizações parceiras, bem como contribuiu para o conhecimento da aluna, dando coerência as atividades de ensino-pesquisa e extensão nas quais estava envolvida.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estágio Supervisionado Obrigatório Prefeitura de Igarassu
    (2019) Araujo Filho, Ricardo Aquiles Alves de; Silva, José Wilson da; http://lattes.cnpq.br/9878501744505234
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo do potencial agrícola e hidrológico das águas subterrâneas daBacia do Riacho Mimoso e ações de extensão rural
    (2015) Loreto, João Carlos de Melo; Montenegro, Abelardo Antônio de Assunção; http://lattes.cnpq.br/7947714302950574; http://lattes.cnpq.br/1498664612684386
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aproveitamento integrado de dessalinizadores para o desenvolvimento rural sustentável no semiárido pernambucano
    (2014) Netto Junior, Luiz Carlos Braga; Silveira, Ana Virgínia Marinho; http://lattes.cnpq.br/8207812492517198
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A política da reforma agrária como mecanismo multiplicador na produção de alimentos da agricultura familiar
    (2019) Barbosa, Ricardo Bruno de Lima; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422
    Throughout its history, Brazil has experienced great opportunities to implement a land reordering policy in order to streamline access to land more equitably, but the Brazilian state has never implemented a policy of definitive reform of the Brazilian agrarian structure. This paper intends to carry out a study of the land reform policy implemented in Brazil from 1994 to 2018. As well as to analyze the governmental actions of the policies of strengthening of the family agriculture in the period. The study was based on documentary research through official government data and the reference bibliography for the topics covered. The objective was to investigate the strategic components of agrarian reform and family farming as mechanisms to address inequality and poverty in rural areas, providing employment and income generation for Brazilian society. Family farming is largely responsible for Brazilian agricultural production, especially food production for the Brazilian domestic market.