01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    Impacto dos dispositivos móveis na saúde mental: um estudo com estudantes do DC-UFRPE
    (2023-05-26) Santos, Jhon Sidney Josué dos; Araújo, Carlos Julian Menezes; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/1064436692019801
    The present study aimed to investigate the impact of mobile device use on the mental health of students in the Department of Computing at the Federal Rural University of Pernambuco (DC-UFRPE), with a focus on risks associated with intensity and form of use, such as mental health damage that can affect academic performance and social integration. To achieve this objective, a descriptive and exploratory research was carried out using a bibliographic review and a field study with DC students through a questionnaire. The results indicated that excessive use of mobile devices has a significant impact on the mental health of students, negatively affecting their academic performance and social integration capabilities.
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    Aplicativos educacionais para dispositivos móveis
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Estatística e Informática, 2011) Melo, Jeane Cecília Bezerra de
    Soluções computacionais surgem nas diversas áreas do conhecimento, e cada vez mais figuram no cotidiano de nossa sociedade. Além de dispositivos computacionais tradicionais, observamos a disseminação dos dispositivos móveis, como tablets, ampliando as possibilidades de utilização de produtos computacionais. Para alcançar um segmento não especialista da sociedade faz-se necessário o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que permitam a introdução de tais conceitos no ensino de nível médio, e introdução do pensamento ccomputacional. Este contexto suscita a discussão recursos didáticos, técnicas e ferramentas usadas na apresentação dos conteúdos, buscando a melhoria na qualidade do processo. Recentemente, o governo buscou equipar as escolas com dispositivos móveis (tablets) e mesmo kits de robótica. A previsão é que um total de 283 escolas públicas sejam contempladas em 2012 com tais kits, vinculadas ao projeto denominado Ensino Médio Inovador. Diante deste panorama, o atual projeto visa propor o desenvolvimento de ferramentas educacionais para dispositivos móveis, incluindo aplicativos para os kits robótica, e disseminar tal conhecimento entre as escolas participantes do ensino médio inovador. Metodologias de ensino que auxiliem a ampliar a utilização de tais recursos serão difundidas entre as escolas atingidas pelo Ensino Médio Inovador, buscando treinar professores e estudantes participantes.