01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item A experiência de estágio em Ciências do Consumo na unidade de atendimento do PROCON Pernambuco em Camaragibe/PE(2023-09-12) Matias, Beatriz Lins; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/5025084228056234Item Educação para consumo consciente e sustentável(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Maria Zênia Tavares daCom a expansão da sociedade de consumo, marcada pela produção e disponibilidade dos mais variados artigos de consumo, dos quais muitos são “supérfluos”, o/a consumidor/a é induzido/a a comprar de forma irrefletida, sugestionado pelos meios de comunicação em massa, ao mesmo tempo em que passa a ser reconhecido/a e aceito/a pelo que está consumindo. O consumo envolve coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividade neutra, individual e despolitizada. O/a consumidor/a preocupado/a em satisfazer suas necessidades individuais, não reflete sobre as consequências de suas escolhas, descartando no meio ambiente toneladas de lixo do qual boa parte poderia ser reciclada, ou mesmo reduzido, através de atitudes como, usar menos materiais descartáveis e aproveitar integralmente os alimentos. Mudança de padrão de produção e consumo implica aumento do nível de informação da população, sensibilização e conscientização das pessoas, eliminação de desperdícios, uso consciente dos recursos naturais. Diante do exposto, o Projeto de Extensão: Educação para o Consumo Consciente e Sustentável tem como proposta desenvolver um trabalho na área de educação do/a consumidor/a, com orientação de grupos e famílias estimulando o desenvolvimento das habilidades necessárias para escolher e comprar diferentes produtos de forma consciente e sustentável.Item Entendendo as informações contidas nos rótulos de alimentos para um consumo consciente(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Domésticas., 2011) Maciel, Maria Inês SucupiraO conhecimento sobre determinadas informações dos produtos alimentícios se faz por meio dos rótulos, quando estes são lidos corretamente, pois o rótulo é um meio de comunicação do produtor (a) com o (a) consumidor (a) e deve trazer informações obrigatórias, de acordo com o Regulamento Técnico Geral. Informações como Lista de ingredientes; Conteúdos líquidos; Identificação da origem; Nome ou razão social e endereço do importador (para alimentos importados); Identificação do lote. Dentre outros elementos deve conter nos rótulos dos alimentos por exemplo a Tabela nutricional na qual geralmente é a mais consultada pelas pessoas por conter o valor calórico de certa porção do alimento que está sendo comprado, e sua afixação no rótulo é obrigatória segundo a Resolução específica. Neste sentido, a rotulagem nutricional dos alimentos torna-se importante para o acesso à informação a fim de se obter uma alimentação saudável, sendo também utilizada como elemento para a redução de doenças crônicas como: Diabetes Melitus (devido à grande ingestão de açúcar); Hipertensão (que esta relacionada ao consumo excessivo de sal) e Intolerância à lactose. Se fazendo assim importante a compreensão das informações contidas nele.Item Os/as consumidores/as e o superendividamento: um estudo sobre as estratégias do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) em Recife/PE(2018-12-20) Oliveira, Irani Pereira de; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473Historically, the brazilian population has built an adverse relationship with the administration of personal finance. Long periods of economic crisis, low distribution of income and opportunities, delegated to families spending habits incompatible with the minimum income level of the country. The increased production of things, advance credit for your purchase and the creation of consumer culture, are some factors that support for the consolidation and the ebbing of a company "heavilyin debt". In contemporary times, the consumers even need to prove income to gain access to credit and thus acquire products and services, in addition, has operated as a means of signification and social inclusion. The facilitation of access to credit not brought with it financial education, which contributes to that families don't enjoy a improve quality of life, and thus trigger problems like: indebtedness, over-indebtedness, family conflicts, among others. Thus, this work was an experienced stage at the core of support for over-indebtedness and aims to analyze the main strategies for consumer education and consequences of over-indebtedness faced by the consumers who use the services. For this, a survey of exploratory and qualitative nature. As a conclusion that the problem of over-indebtedness is in addition to the lack of financial education and materializes from the precarious access to financial resources in addition to the incentives to an insatiable consumer culture that adds to property values, emotions, and sense of belonging.