01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    Hospedabilidade de Meloidogyne em plantas medicinais
    (2018) Xavier, Gustavo Henrique Veloso de Barros; Carvalho, Rejane Rodrigues da Costa e; http://lattes.cnpq.br/3307316028992311; http://lattes.cnpq.br/2716877925155096
    Atualmente os fitonematoides constituem um dos principais fatores limitantes à produtividade, e têm causado grandes preocupações na sanidade e qualidade na produção de plantas medicinais. Dentre eles, destacam-se pelo parasitismo as espécies do gênero Meloidogyne, popularmente conhecidas como nematoides-das-galhas, sendo uma forma de controle eficaz o uso de cultivares resistentes. O objetivo do presente trabalho é encontrar nos genótipos estudados via germinação de sementes fontes de resistência ao Meloidogyne spp. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, o delineamento experimental foi blocos casualizados, com onze tratamentos e quatro repetições. Para avaliação da resistência de onze espécies medicinais ao nematoide-das-galhas, inicialmente utilizou-se o inóculo de Meloidogyne enterolobii, Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica. Aos 21 dias após a semeadura, foi feita a infestação do substrato com os ovos do nematoide, na concentração de 2000 ovos/célula, a suspensão de ovos foi aplicada diretamente no substrato. Aos 45 dias após a infestação foi avaliada a variável número de galhas (NG) no sistema radicular e posteriormente determinado o Fator de Reprodução (FR). Os dados obtidos foram submetidos ao teste de Scott Knoot a 5% de probabilidade. De acordo com a análise estatística, as espécies medicinais foram divididas em seis grupos considerando o índice de galhas, cujos valores variaram de 1,65-2,07 a 9,68-10,33. Os menores valores correspondem à arruda e sálvia, as quais foram classificadas como resistente e altamente resistente, respectivamente. Por outro lado, os maiores valores correspondem ao manjericão verde e rubi, ambos classificados como altamente suscetíveis. Tal variável é uma manifestação sintomática ocasionada pelo parasitismo do nematoide. Para o fator de reprodução, houve diferença significativa entre as espécies, as quais formaram três grupos. Sendo o grupo 3 foi composto por cinco espécies, cujos valores de FR foram baixos, dentre elas apenas o coentro foi classificado como suscetível. Por outro lado, a salsa, a erva-doce, a arruda e a sálvia apresentaram FR<1, sendo classificadas como resistentes ao M. enterolobii, assim, tais espécies são consideradas fontes de resistência ao nematoide.
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    Monteiro Lobato e José Lins do Rego: um diálogo possível na literatura infantil e juvenil brasileira
    (2019-12-10) Costa, Amanda Karoline Alves da; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9496121313393774
    A obra literária de Monteiro Lobato que toma como público as crianças constitui um marco importante na literatura infantojuvenil brasileira. O criador do Sítio do Pica-pau Amarelo tornou-se o escritor do porviroscópio, por sua visão de mundo voltada para o progresso e repleta de ideias arrojadas para o desenvolvimento socioeconômico do país. Lobato acreditava na influência da literatura na formação do homem, por isso dedicou-se a produzir para crianças, uma vez que as enxergava como edificadoras do futuro Brasil, desenvolvido social, econômica e culturalmente. Nacionalista crítico dedicou-se à pesquisa das raízes culturais brasileiras, erigindo no Sítio um imaginário ficcional cujas histórias são contadas com auxílio de várias personagens que integram o folclore nacional, tais como o saci e a cuca. Tal interesse pelo folclore brasileiro não foi prerrogativa de Monteiro Lobato. Outros escritores, nas primeiras décadas do século XX, hoje consagrados como clássicos, voltaram-se a escrever livros narrando histórias recolhidas da sabedoria popular. Neste artigo, iremos estabelecer uma relação entre as histórias contadas nos livros Histórias da Velha Totônia (1936), de José Lins do Rego, e Histórias de Tia Nastácia (1937), de Lobato. A narrativa oral de cunho folclórico é o pano de fundo das obras, que reúnem textos da tradição oral europeia, indígena e africana - bases em que se apoia o imaginário do folclore brasileiro. Através de uma comparação entre os recursos temático-estilísticos utilizados pelos autores, apontaremos para a existência de uma produção literária consistente para o público infantil que dialoga diretamente com o universo ficcional que, aos poucos, fomentou em Monteiro Lobato a criação do imaginário do Sítio, dando-lhe base para a escritura da obra literária infantojuvenil até hoje mais importante da literatura brasileira. Para tanto, embasamo-nos em estudiosos como Arroyo (2011), Benjamin (1994), Coelho (2010), Perrone-Moisés (2007), entre outros.
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    Mito e antropologia: um exercício de reflexão epistemológica
    (2019) Oliveira, Maria Cinthia Pio de; Sodré, Felipe Arruda; http://lattes.cnpq.br/7872778382648001; http://lattes.cnpq.br/3401225384923196
    Este trabalho tem como objetivo pensar a importância da temática do Mito para a Antropologia enquanto ciência. Uma vez que Mito e Razão são duas formas diferentes de conceber a realidade e que foram considerados excludentes entre si pelo pensamento grego. Desse modo, apresento uma revisão bibliográfica acerca do tema, assim como, desenvolvo um contexto da história da antropologia que faz referência à relação Mito x Razão, através de uma reflexão sobre o pensar antropológico, do fazer antropológico, do conhecer antropológico e, ao final, da razão antropológica, onde discorro sobre alguns sentidos da antropologia para a produção do conhecimento.
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    Duplicação do sujeito em dados de escrita de alunos da rede pública de ensino do Recife
    (2018) Ferreira, Patrycia Siqueira Campos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/6487675878046558
    Neste artigo centramos a atenção no uso dos sujeitos duplicados (SDs) (ex.: O menino, ele brinca.) em textos narrativos produzidos por alunos recifenses de uma escola estadual e municipal. Para tanto, tomamos como hipótese norteadora de que, nos dados de aquisição da fala do PB, por serem pouco produzidos SDs, segundo observam Gonçalves (2004) e Grolla (2000) apud Costa, Duarte e Silva (2004), serão pouco encontrados nas séries iniciais, mais produtivos nas séries intermediárias, vindo a diminuírem bastante nas séries finais por influência do avançar da escolarização. Para a realização da análise, selecionamos 10 textos de cada série, a saber: da quinta série à oitava série do ensino fundamental I de uma escola municipal, e da quinta série ao terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual. A análise embasa-se no modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986 e seguintes) e tem como objetivo central discutir a duplicação dos sujeitos em dados escritos, levando em conta o possível distanciamento entre o conhecimento linguístico que o aluno traz para a escola e o que ele aprende. Após a análise dos dados, os resultados apontam para a pouca frequência de SDs nas séries inicias, indo ao encontro do que é observado em alguns estudos realizados no campo da aquisição da linguagem (cf. GONÇALVES, 2004; GROLLA, 2000 apud COSTA, DUARTE, SILVA, 2004).
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    Concepção e instalação de pré tratamento simplificado de esgoto doméstico no semiárido de Pernambuco
    (2018) Silva, Aureliana Greice Oliveira da; Montenegro, Abelardo Antônio de Assunção; http://lattes.cnpq.br/7947714302950574; http://lattes.cnpq.br/5247521278052200
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    A dialogicidade como meio de enfrentamento à violência escolar e fortalecimento da autonomia infantil numa escola democrática
    (2019-11-21) Andrezzo, Clara; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/9709122120661613
    O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da dialogicidade na escola como base para processos escolares democráticos, e como ferramenta para o enfrentamento e a prevenção à violência escolar. A escolha desse tema surgiu da vontade de compreender se efetivamente o fortalecimento das crianças, tendo o diálogo como princípio, pode auxiliar no enfrentamento à violência escolar? A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e utiliza a observação participante como método, entrevista semi-estruturada e questionário como técnicas de construção de dados. O lócus foi numa escola da Rede de Ensino Pública Municipal do Recife, localizada na Zona Norte da Cidade. Considerando que a escola pode ser um espaço e um tempo em que o diálogo seja fundamental para o fortalecimento da autonomia das crianças, nos dedicamos a observar os casos de violência, e identificar os dispositivos facilitadores de diálogo presentes na escola, além de analisar os princípios constitutivos de uma escola democrática, evidenciando a repercussão em processos dialógicos.
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    A utilização da robótica como alternativa para o trabalho com comprimento da circunferência e ângulo
    (2019-07-24) Assis, Pablo Oliveira de; Costa, Wagner Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7087770599703498
    Math teachers often realize kids struggle about geometry and units of measurement. specifically, about angles and circumference applications. This article shows how these concepts can be explored using the educational robotic to reach an active learning over a teacher supervision. For this research we invited 6th grade students and the data showed that association with mathematics concepts and technology made it easier to think about math and use it to solve problems.
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    A canção popular como recurso didático no ensino de História: um estudo sobre concepções e práticas docentes
    (2019-12-13) Andrade, Lukas Alisson Gouveia de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/4795559345410177
    This article aims to investigate teaching conceptions about the use of popular song in History Teaching. To this end, we conducted interviews with history teachers working in basic education. Our sample considered Master students and graduates of the Professional Master in History Teaching of the Federal University of Pernambuco. The results were analyzed using a qualitative and quantitative approach and content analysis from the categories: teaching conceptions, planning, classroom procedures and assessment.
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    Aprendizagem de máquina para a identificação de clientes propensos à compra em Inbound marketing
    (2019-07-12) Silva, Bruno Roberto Florentino da; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; Soares, Rodrigo Gabriel Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2526739219416964; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504
    The most important point for a company should always be the customer and getting new customers is not always an easy strategy. Digital marketing techniques study how to attract new customers to businesses using digital platforms. By virtue of the popularization of these means, the strategies had to be shaped to the new possibilities. With just one click you can reach thousands of individuals, which means many new leads for the company. However, filtering out which of these individuals are really interested in the product or service offered by the company demands a lot of effort from the sales team. This overhead is detrimental in the sense that the company can lose revenue by not targeting the real opportunities. With the aim to minimize this problem, the present work offers a proposal whose objective is the automatic identification of the client achieved through digital marketing strategies. It is proposed the usage of Machine Learning techniques, in particular supervised classification algorithms, namely Decision Tree and Naive Bayes. It was used the Scikit-learn library available for the Python programming language. In addition, it was necessary to apply the SMOTE oversampling algorithm, due to the unbalance of the dataset. In addition, in order to optimize the classification, we used the techniques of attribute selection and model selection with hyperparameters adjustment. Finally, to evaluate the results, we used the confusion matrix, the precision and coverage metrics, and the accuracy and coverage curve. Due to the imbalance of the data, the precision metric did not report good indexes results, with averages of 5.5% of correctness. In addition, the coverage was around 83%. Even with such divergent results among the applied metrics, the present work reached its goal, identifying most of the real opportunities and reporting that using this approach, it would be possible to obtain a reduction of up to 85% in the effort applied by the sales team if they had to call for all the leads. As a consequence, the company may have a cost reduction with the resources applied to obtain new customers, allowing the sales team to find new customers with greater efficiency.
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    Os indígenas aldeados e a guerra na documentação administrativa da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais no Brasil (1630-1647)
    (2019-07-20) Silva, Lucas de Lima; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/1677345577430632
    In this article, we will discuss the role of the indigenous villagers as an auxiliary military force in the expansion and safeguarding of the territory conquered by the Dutch West India Company from Portuguese America in the 17th century. The underlying questions that led to this research are based on the concepts, theoretical discussions and methods characteristic of a Historical Domain that emerged in National Historiography in the last decades of the 20th century: the “New Indigenous History”. The work of this field has left an important reassessment of the impact of the actions of Amerindian individuals and groups on historical processes and events, in the light of reinterpretations of certain concepts, as well as from the criticism of previous historiographies. To carry out this proposal, we will essentially analyze Dutch administrative sources in order to identify the extent - quantitative and qualitative - of the military employment of indigenous villagers, their relationship with war activity during the period in question and the centrality of the colonial “aldeamento” system to the practices of Dutch and indigenous people in the face of war.