01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Concepções de dirigentes de Cátedras Paulo Freire situadas nas regiões Nordeste, Norte e Sul sobre a educação ambiental nesses espaços formativos
    (2019-12-11) Melo, Rayanne Fernanda da Costa; Araújo, Monica Lopes Folena; http://lattes.cnpq.br/7902118982606429; http://lattes.cnpq.br/9482894229025547
    A educação ambiental (EA) pode ser utilizada como uma ferramenta para que os indivíduos desenvolvam habilidades e atitudes sustentáveis através de uma consciência crítica. Para tal, é necessário fugir de uma educação tradicional bancária e se aproximar de uma educação emancipatória. Esses preceitos são parte da pedagogia freireana. Tendo em vista a aproximação da EA com os pensamentos e a metodologia freireana torna-se importante compreender as concepções dos dirigentes das Cátedras Paulo Freire sobre a EA nestes espaços formativos. Para alcançarmos esse objetivo geral recorremos ao uso de entrevistas que foram transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados nos permitem inferir que, na concepção dos dirigentes, a EA se relaciona diretamente com as ideias de Freire, não sendo possível dissociar o social do ambiental, sendo assim, os mesmos entendem que as contribuições de Paulo Freire são valiosas para as ações que envolvem a EA, ressaltando a influência do mesmo nos trabalhos desenvolvidos nesses espaços. Algumas das ações desenvolvidas nesses espaços formativos com a EA são: pesquisas, formação de educadores, na Educação de Jovens e Adultos e oferta de disciplinas em cursos da graduação.