Licenciatura em Letras (UAST)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2943
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item A (in) desejada das horas: o tema morte na poesia de Manuel Bandeira(2023-03-29) Diniz, Carlos Samuel dos Santos; Almeida, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6940108368664351O trabalho tem por objetivo analisar os poemas do autor pernambucano Manuel Bandeira no que tange a temática da morte e entender as suposições que levaram o poeta a escrever sobre o tema de forma tão recorrente em suas obras. Nesse viés, o contexto de desenvolvimento deste trabalho, é selecionar três poemas para análise e compreender o que levou Bandeira a dialogar tão bem com a morte, como nenhum outro poeta brasileiro modernista o fez. Para tanto, buscamos analisar, principalmente, as perspectivas de Arrigucci Jr (1990) e Rosenbaun (2002), que trazem um panorama ímpar dos traços bandeirianos sobre o tema, além de outros estudiosos tão importante quanto no desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, procuramos investigar a temática nos poemas “Preparação para a morte” (1960), “Desencanto” (1917) e “Profundamente” (1989). As análises não admitem uma regra cronológica. Ao longo da pesquisa podemos observar que entendemos a importância da literatura para com o corpo social e com os desdobramentos que ela possui, tanto para a relação dos “eus”, nesse caso, Bandeira e sua vida pessoal, quanto para a relação do poeta com o mundo.Item A educação na perspectiva inclusiva nas instituições de ensino técnico e superior de Serra Talhada-PE(2022-10-06) Silva, Maria Eduarda Alves da; Pereira, Ellen Polliana Ramos Souza; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356O presente estudo objetivou investigar a inclusão de pessoas com deficiência ou transtorno nas instituições de ensino superior e técnico, públicas e privadas, em modalidade presencial de Serra Talhada – PE. Apesar de existirem documentos legais a exemplo de Leis, Decretos e Declarações que tratam da educação como um direito de todo indivíduo, ainda é possível perceber que o acesso e permanência das pessoas com deficiência ou transtornos em instituições de ensino profissionalizante podem ser dificultados por diversos fatores, entre eles a falta de acessibilidade. Assim, é preciso refletirmos sobre as necessidades dessas pessoas e buscarmos estratégias para naturalizar a inclusão. Preocupadas com o fato de a temática ser pouco discutida e a falta de conhecimento sobre a situação de inclusão em Serra Talhada, objetivamos contribuir para mudar esse contexto por meio de uma investigação de como, onde e com quem a inclusão acontece. Para fins de investigação, adotamos o método de pesquisa survey, caracterizado como um levantamento de dados. Quanto ao tratamento dos dados, optamos por uma análise quali-quantitativa para podermos descrever o atual cenário. Os resultados aqui obtidos indicam que as pessoas com deficiência ou transtornos estão conseguindo chegar ao ensino profissionalizante, mas o quantitativo de pessoas típicas ainda é muito superior. A pesquisa também oportunizou perceber que há um número de matrículas proporcionalmente maior nas instituições públicas; o quantitativo referente a condição de pessoa com deficiência sobressai o de pessoas com transtornos; há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria desses vieram de escolas públicas e atualmente estão matriculados no período noturno, em cursos da área de humanas. Além disso, evidenciamos que as principais dificuldades enfrentadas no processo de inclusão em Serra Talhada são: a falta de profissional capacitado e a escassez de recursos de acessibilidade para atender as necessidades específicas dos alunos já matriculados, mas especialmente dos que vierem a ingressar.Item A expressão das cores e histórias que salvam vidas em O voo da guará vermelha, de Maria valéria Rezende.(2023-03-30) Silva, Iza Maria Lopes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/7537342535632454O voo da Guar avermelha, romance escrito por Maria Valéria Rezende, publicado no ano de 2005, traz a essência das cores diante das mudanças dos sentimentos e emoções das personagens principais, Rosalio e Irene, apresentando essas personagens num cenário social em meio a exploração, excluso e desrespeito dos seus direitos. Através das contações de histórias, ora beirando a fantasia, ora beirando o factual, podemos perceber a (re)construção, o identitária dessas pessoas ao longo do enredo. Em vista disso, este trabalho objetiva identificar os aspectos simbólicos das cores e sua importância na construção do enredo, o que nos direciona para um estudo semiótico, mas È objetivo, também, observar como se revelam os aspectos socioculturais que remetem ‡s identidades dos protagonistas, refletindo sobre o papel da literatura diante do retrato sociocultural contemporâneo trazido pela obra rezendiana através de Rosalio e Irene. Diante disso, a metodologia consiste em pesquisas bibliográficas, com consulta a periódicos, revistas, livros e sites da internet. A pesquisa est· teoricamente embasada em autores como Santaella (2007), Hall (2005), Candido (2006), Pignatari (2004); Pierce (2005); Possebon (2014), Guimarães (2004), Kandinsky (1996) entre outros que muito contribuíram para o desenvolvimento do estudo. Ao longo do estudo foi possível observar que as personagens nos despertam para um diálogo humanizador que reascende e pelo poder transformador da educação, mas nos alertam, também, frente ‡s condições de pobreza e de exclusao social, problemas ainda emergentes em nossa sociedade contemporânea.Item A formação inicial de professores na UFRPE - UAST: contribuições do estágio supervisionado em língua portuguesa(2022-02-28) Damascena, Maria das Gracas de Jesus; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/5141244882442478O presente trabalho tem como objeto de investigação as práticas de estágio supervisionado obrigatório em língua portuguesa. O objetivo geral é compreender a relevância do Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO e suas contribuições para a formação inicial do professor. Os específicos são a) discutir a importância do estágio supervisionado obrigatório para a formação inicial do professor de língua portuguesa na UAST-UFRPE e os fatores preponderantes para a efetivação do ensino- aprendizagem; b) refletir sobre os saberes docentes e as práticas de ensino realizadas na escola campo de estágio, com vistas à melhoria do ensino e à formação do professor estagiário. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Pimenta e Lima (2004), Pimenta (1997, 2011), Tardif (2002), Nóvoa (1992; 2022), Libâneo (2006), Nascimento e Suassuna (2020), Berto e Santos (2022), e, de documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL, 1997; 1998), dentre os principais autores. De forma que pudéssemos compreender o ESO e suas contribuições para o estagiário e sua formação docente. Como procedimento metodológico, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de análise primeiramente a discussão sobre os Relatórios – ESO I, II e II de minha autoria e, posteriormente os resultados do questionário aplicado nas turmas de ESO I, II e III da disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório em Língua Portuguesa, no curso de Letras (Português/inglês) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Concluímos afirmando que as contribuições da disciplina de estágio supervisionado da UFRPE — UAST para a formação docente são inúmeras, como visto nos relatos e respostas do questionário e que o mesmo é imprescindível à formação do futuro professor, pois contribui para que o aluno estagiário conheça a realidade do seu futuro ambiente de trabalho, e suas intercorrências, perfis dos alunos e professores, integração entre a prática e a teoria, e também propicia ao estagiário, futuro profissional docente, a prática da “reflexão-acão-reflexão”.Item A perspectiva utópica e distópica em admirável mundo novo (2003), de Aldous Huxley(2022-10-06) Lucena, Vitória da Silva; Santos, Paulo Henrique Raulino dos; http://lattes.cnpq.br/4368649902795783; http://lattes.cnpq.br/1592734393040239O presente trabalho analisa as perspectivas utópicas e distópicas dentro da obra Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, publicada em 1932, a partir da análise dos personagens Mustafá Mond e Bernard Marx. Diante a metodologia de cunho bibliográfico qualitativo discutiremos o termo utopia segundo Morus (2014), Murta (2020) e Figueiredo (2009) e apresenta-se o termo distopia e sua carga crítica dentro da literatura seguindo os pressupostos de Almeida (2018), Pavloski (2017), Garcia (2015) e Hilário (2013). A análise dos personagens será pautada sob as perspectivas de Reuter (2004), Brait (1985) e Cândido (1974). Por fim, conclui-se que na narrativa de Admirável Mundo Novo, a elaboração da utopia e da distopia depende da perspectiva narrativa de cada uma das personagens.Item Abismos internos: o duplo em “a desumanização” de Valter Hugo Mãe(2022-10-07) Cavalcante, Maria Alice Ribeiro; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130; http://lattes.cnpq.br/7900568477223396O presente trabalho tem por objetivo pensar sobre as manifestações do elemento do duplo na obra A desumanização, de Valter Hugo Mãe. Busca-se desenvolver uma percepção crítica acerca destes temas, observando como as personagens apresentam as características emblemáticas do duplo e do conflito interno ambíguo. Estabelecendo um diálogo entre trama e teoria. Sob o apoio da psicanálise de Freud com seu trabalho Das Unhemilich (1919), também com o suporte da teoria do duplo de Carla Cunha (2013), retirada do verbete Duplo, presente do “-Dicionário de termos Literários”, organizado por Carlos Ceia. Objetiva-se a confluência teórica, de acordo com a análise da trama. A conclusão sonda a detecção da forma de leitura sob a ótica do duplo, assim como amplitude interpretativa na trama, que promovam outras formas de conceber dilemas de autopercepção.Item Alfabetização e letramento em turmas multisseriadas: um estudo sobre as práticas pedagógicas no município de Calumbi - PE(2019) Silva, Aiane Erica da; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327This work aimed to understand the teaching practice in the multi-series classes, in order to identify what strategies teachers develop to deal with the learning levels of each student. Specifically, it aims to: a) understand the theoretical-methodological referrals of the teacher; b) to improve our understanding of Field Schools and to reconstruct our imaginary about the education given there; c) characterize the pedagogical actions during the literacy phase and for this, we seek to base the theoretical postulates of Mendonça (2007), Hage (2006), Magda Soares (2004), among others. In order to do so, we carried out a case study, based on the qualitative research, with an ethnographic nature, with emphasis on the pedagogical practices carried out by two teachers of mutisseriado teaching, inSchool of the Field, specifically in the municipality of Calumbi-PE. Methodological procedure, we used reports of classroom observations and an interview, in addition to collecting both bibliographic and observational data during the pedagogical practices carried out. The results pointed out that it is possible to reach the quality of education in the multi-series classes, through educational practices that use different methodologies, and that provide both the literacy development and the literacy of each subject, in order to recognize reading and writing as practices social, and which is perceived as part of society and can contribute to social transformation.Item Análise da estrutura tópica nas aulas de produção textual: uma proposta metodológica de ensino(2020-09-17) Araújo, Adan Smith Soares de; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/1706053015227027Item Análise dialógica do discurso de neologismos lexicais nas páginas do facebook “direita reacionária” e “reacionário bolsonaro(2023-04-27) Silva, Ana Liliana Fernandes Siqueira da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/2156448500460580Na presente pesquisa, objetivamos verificar quais neologismos lexicais e que posicionamentos sociais esses materializam nas postagens das páginas do Facebook: “Direita reacionária” e “Reacionário Bolsonaro” no período compreendido entre 18 de outubro e 28 de outubro de 2018. Para a seleção do corpus, adotamos como critérios: 1- páginas do Facebook que explicitamente declarassem seu posicionamento político; 2- postagens que contivessem neologismos lexicais e que tivessem sido publicadas entre o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial de 2018 entre os candidatos Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Jair Messias Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL). Esses critérios se justificam pela: 1- explicitação das páginas em relação ao seu posicionamento político na defesa de seus ideais, como podemos ver logo na apresentação de ambas em suas descrições no Facebook, o que significa nesse contexto um destinatário com concepções semelhantes a do enunciador; 2- utilização dos neologismos lexicais que sintetizam e materializam discursos com carga ideológica de cunho político; e, 3 – publicação ocorrer em um período em que os eleitores de ambos os partidos estavam na expectativa do resultado eleitoral e mais incisivos, o que, consequentemente, possibilita um contexto para mais criações neológicas e embates ideológicos. Dessa forma, chegamos a 3 postagens da página “Reacionário Bolsonaro” e 2 postagens da página “Direita reacionária”. Para cumprir com o objetivo traçado, fundamentamos teoricamente nosso trabalho em Cunha e Cintra (2016), para o entendimento dos processos neológicos, em especial, dos neologismos lexicais, foco da pesquisa; e também na perspectiva bakhtiniana de linguagem, a qual nos possibilitou a consideração desses neologismos em sua dimensão discursiva, observando a relação das novas palavras (signos semióticos-ideológicos) com o contexto das postagens (enunciados concretos). Coerentemente a essa fundamentação teórica, seguimos a metodologia da análise dialógica do discurso, com a descrição do objeto concreto a nível de materialidades semióticas e características enunciativas, com a análise das relações entre língua (nível micro) e enunciação (nível macro) e com a interpretação dos sentidos criados a partir da junção contextual da materialidade e do ato enunciativo. Os resultados a que chegamos mostram que os neologismos lexicais presentes no corpus indicam uma construção narrativa antagônica, polos opostos e inconciliáveis, entre a esquerda e a direita. É imprescindível destacarmos a importância desse resultado, uma vez que nos faz refletir sobre o antagonismo no Brasil, que vem se tornando cada vez mais acentuado.Item Uma análise dos fenômenos da fala em conversas no WhatsApp(2019) Gois, Aline Raquel Sena de; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501In this work, we propose to analyze the connection between the speech and the writing in WhatsApp messages, intending to identify speech phenomena in light of the various linguistic theories emerged from Textual Linguistics, in manifestations arisen from everyday interactions in conversations in the environment of the WhatsApp application. In this way, our observations started from the amplified conception about what is a text, under the current ways in which we relate to writing, made possible by the internet through technological resources. The choice of our research locus is justified by its approximation to characteristics of the oral genre, spontaneous conversation arisen from the use of its available tools, giving us a potential corpus for our analyses. In this way, we intend to analyze, with an amplified look to the limit of text, the characteristics of both uses of the language, from which the current theories pull away the dichotomous perspective, making us recognize spoken text construction activities. Therefore, we will be attentive to the recurrences of which the participants rely on to build meanings in the speech events in WhatsApp conversations. For this purpose, we have the technical support of Koch (2006; 2009, 2013), Marcuschi (2007), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Fonseca (2011), Cavalcante (2013), Fonte e Caiado (2014), Barbosa (2016), Pereira Lima Carvalho e Acioli (2017) and Oliveira (2018). The corpus of our work was gathered from WhatsApp conversations’ screenshots, from three distinct group chats which are a working-environment group chat which conversations are intended to be more limited to business-related matters; a group chat of friends with unconstrained chat themes, and a group chat with a private contact. In the period of gathering information, we dedicated to observe the interactions between speakers, verifying that the speech and the writing maintain a relation in the crisscross of its characteristics, such as the formality and informality levels of the interactions, which influence these interactions’ dynamics, the writing, the topical progression, the answer time, among other aspects that enabled us to identify speech marks in WhatsApp conversations, as we will prove in the course of our work.Item Uma análise dos níveis de ocorrência da transferência linguística na fala de estudantes de espanhol do Programa Ganhe o Mundo no interior de Pernambuco(2018) Sousa, Antonio Leandro de Melo; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464This paper proposes to collect cases of the process of linguistic transfer and to verify in what levels they occur when students are evaluated through oral test during the learning of an additional language, the Spanish language.For theoretical basis, the assumptions of authors such as Bechara (2009), Brandão (2003), Brown (2000), González (1994), Ortíz Alvarez (2002) and Silva (2004).Methodologically, an oral test was recorded. The research environment, the Spanish course of the Program Win the World of a school in the interior of Pernambuco, was chosen considering that in this course the objective is to prepare students for an exchange, which makes the need to develop something crucial. The oral test was applied to 6 different students, each test with an average duration of 10 minutes, all carried out on the same day. After the recording, a transcription of the audios was carried out in an ethnographic proposal to observe the processes of transference in the corpus of inadequacies found in the students' speeches. The main criterion for selection of this corpus was the spontaneity of speech discarding speech data considered to be non-spontaneous; finally, a phonetic transcription was performed, only from the first part of the oral test and only from the students' answers, in order to obtain data at phonetic-phonological level.From this analysis, transference occurred at morphosyntactic, lexical-semantic andphonetic-phonological level.All students presented transfer cases in their speech. There was a transferof tenses with similar structure, similar words and sounds that are similar in Portuguese and Spanish.Item Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular(2019) Gondim, Thaís Tomé; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/6632560254241093This work deals with the conceptions of literature and literary literacy officials curricula proposals for the final years of elementary school. Researchers argue that the teaching of literature has been characterized by little attention to the literary text itself and attachment to historical issues. The literary object does not seem to occupy the same place it already was. According to Cosson (2016), literature suffered a kind of erasure at school. In this context, this research aimed to investigate the conceptions of literature and literary literacy contained in the following official documents addressed to the final years of elementary school: National Curriculum Parameters (BRASIL, 1997) and the Common National Curricular Base (BRASIL,2018). The objective was also to know the perceptions of 10 teachers of Portuguese Language, from the final years of elementary school, in the city of São José do Belmonte / PE, about the contents indicated in the Base. The methodology used addresses both qualitative and quantitative criteria. Our data were collected through questionnaires and interviews. The results suggest that the participants have a good knowledge of the BNCC, which makes us assume that such curriculum proposal will have good acceptance among the teachers upon its implementation in the mentioned municipal network from 2020.Item Análise sobre world englishes e heterogeneidade linguística no livro didático circles 3(2019) Sousa, Gabriel Silva e; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9288114223375223The main objectives of this research are to analyze and to reflect on the presence of World Englishes and linguistic heterogeneity in the textbook Circles 3, evaluated and approved by the Programa Nacional do livro Didático - PNLD (2016) and used at schools in the city of Salgueiro – Pernambuco state, Brazil. We also analyze its proximity and distance to the concepts found in the Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino médio - OCEM and the theoretical framework adopted in the textbook. In order to do that, the works of Kachru (1985), Rajagopalan (2005) and Leffa (2016) served as the bases for our analysis, for they discuss the teaching and role of the English language in the world. We also consider the legal bases for secondary education, Brazil (2006), which deal with the importance of language teaching concerned with raising awareness about the manifestations of linguistic heterogeneity as an important aspect of citizenship education, since the document was still valid at the moment of the evaluation and approval of the textbook analyzed in this study. The corpus of this work resulted from the experience in a school as part of our English teaching practicum, when the textbook itself was the center of our practices. As for the methodology, we used the description and analysis of the activities, focusing on the listening skills, for the audio files chosen corroborates with the theories that worked as guiding lines of the textbook. As results, we found the materialization of the World Englishes and aspects related to linguistic heterogeneity, however these manifestations occur only in three units and not in a reflexive way, in the other five they are present, but there is no practical reflection on the English language and its variations. We found that there is a distance between the proposal to focus on the Englishes of the world as a discussion and its materialization in the textbook exercises. In the process of description and analysis, through the reality of the English language in a global and heterogeneous context, we emphasize the importance of the dialogue between textbook and citizenship education geared to a critical and reflexive awareness of the various contextual, cultural and geographical facets of language.Item Análise textual dos discursos: representações discursivas de vítima no gênero sentença judicial(2022-05-27) Nascimento, Yaira Vírnia Souza; Santos, Maria de Fátima Silva dos; http://lattes.cnpq.br/7444891591583206; http://lattes.cnpq.br/8776719902964885Esta pesquisa trata do tema da representação discursiva em textos de sentenças judiciais. Os principais objetivos do estudo são: 1) Explicar a relação entre as representações discursivas da mulher enquanto vítima e o ponto de vista do enunciador, em função da orientação argumentativa do texto; 2) Examinar o papel das representações discursivas na composição das sequências textuais do gênero sentença judicial, tendo em vista descrever a ação sociodiscursiva visada pelo enunciador: acusar, denunciar, instruir na formação da culpa, dentre outros. Para tanto, a metodologia prevê um aprofundamento do tema, com foco no campo conceitual em que buscaremos situar a noção de representação discursiva, atentando-se, particularmente, para sua abordagem voltada para a construção dos sentidos pretendidos nos textos analisados. Para a construção das representações discursivas, selecionamos as categorias teóricas referenciação, predicação e localização. O estudo insere-se no âmbito teórico geral da Linguística de Texto, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos (ATD), proposta por Adam (2011). Inserida no paradigma qualitativo de caráter descritivo, trata-se de uma pesquisa documental, cujo corpus é constituído por uma sentença judicial relacionada a crimes de violência contra a mulher, no caso em questão, a um crime de estupro.Item Argumentação e contra argumentação: um discurso que pode condenar ou justificar(2018) Santos, Valesca Talita Viturino dos; Silva, Jean Paul d'Antony Costa; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/3561921480563342; http://lattes.cnpq.br/6830135400465830The shakesperean play “The Merchant of Venice” approaches concepts and contemplates strategies that pass through the limits of fiction, in the proportion that goes far of the makebelieve, showing situations and conflicts that can do a part of the real life, reffering to a society that gives privileges to the major people, since that in all the play, the jew is underprivileged, by the simple fact of being a jew. This work aims to show clearly the view of each personage has about justice and what this relation brings to the life of each one, as personage of the play. Considering the complexity of all these questions, mainly in the attempt to adjust them to a concept of justice, we appropriate about this narrative moment to bring the true about anti-Semitism, social position, power, prejudice presented by the autor. In this perspective we developed an explain search, trying to ansewer the question: Will justice be done for both parts or just one of the parts, for example, the part more discredited was demaged? In this way we opted for analyse this play into the ambit of the law and philosophy, following the theoretical concepts of authors, like: John Rawls, Platão, Sócrates, Kant, Dworkin, among others. Therefore, in front of the done analyse, we concluded that the initial hipothesis did not concretize, namely, there was justice to both parts, even the protagonist losing all your goods, because the justice was applied according yo to the laws of Veneza.Item Avaliação da aprendizagem na educação inclusiva de Serra Talhada(2023-03-30) Pereira, Patricia Leandra da Silva; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/0046570028940388O presente estudo tem como objetivo investigar como acontece a avaliação da aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva em escolas de Ensino Fundamental I e II da cidade de Serra Talhada. Para tanto, entrevistamos professores de escolas municipais com vista a buscar respostas para as seguintes questões: Como os professores avaliam os alunos com deficiências? Quais métodos, instrumentos e critérios avaliativos que eles utilizam? Encontramos subsídios teóricos em Ferreira (2006); Leal (2006) Leães (2009); (Luckesi 2011) e Suassuna (2007). A abordagem metodológica adotada caracterizou-se pelo enfoque qualitativo, no sentido de compreender as vozes que participam do discurso sobre a avaliação da aprendizagem de alunos com deficiências. Nossos resultados apontam para imprecisões sobre a forma de avaliar alunos com deficiência e como existe um silenciamento pedagógico a esse respeito; adicionalmente, percebemos lacunas na formação continuada dos docentes e uma cultura de promoção automática, na qual o aluno é aprovado para outra série sem que seu conhecimento seja adequadamente avaliadoItem Uma busca pela identidade em à Sombra do Oká de Olinda Beja(2019) Oliveira, Irlani Ramos de; Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley; http://lattes.cnpq.br/8902091363038170; http://lattes.cnpq.br/6440842116114211In this work, we seek to analyze the work À sombra do Okáof the writer Olinda Beja, in the interest of deepening the studies in the presence of her I-lyrical, directed towards her native land and, consequently, her identity construction through her poems. We will start from the history of colonialism and what happened after this moment, postcolonialism, in the life and literature of African countries, always supporting us in the theory ofThomas Bonnici (2009), which gives us a broad perspective on postcolonialism and its constructions over time, as well as the proposals ofInocência Mata (2010), where the author approaches in her book "Insular Polyphonies" themes related to the voice of the culture and literature of São Tomé and Príncipe. We will make a brief presentation of the "Insular Culture", which guides our central theme, using as theoretical basis the writerAmarino Oliveira de Queiroz (2007), where in her thesis sought to present qualitative and quantitative elements related to the sister islands and also to the writerOlinda Beja, And finally, we appreciate the work cited, where we seek to list elements that show us the construction of this St. Francis identity, always quoting fragmented pieces of the work to relate to our perceptions.Item “Carlinda me falou que tu não falou a sua mãe a respeito disto”: a variação teu/seu no paradigma de segunda pessoa do singular em cartas de amor interioranas do século XX(2021-02-24) Silva, Rodrigo Selmo da; Ataíde, Cleber Alves de; http://lattes.cnpq.br/4301066659702331; http://lattes.cnpq.br/7786094799532332The present study aims to analyze the variation of second-person possessive in Brazilian Portuguese teu/tua/seu/sua and to investigate whether the agreement with the personal pronouns tu and você in the position of subject is established. Our corpus consisted of 153 personal letters from the 20th century, in the subgenre love letter, which are part of the computerized text bank of the Pernambuco Linguistic Documentation Laboratory (LEDOC). Data analysis focused on both linguistic and socio-pragmatic aspects of that variation, based on the theoretical assumptions of Historical Sociolinguistics (CONDE SILVESTRE, 2007) and Variationist Sociolinguistics (LABOV, 1972). The discussion of our findings also relied on assumptions of Discursive Tradition (KABATEK, 2006) as well as of theories that deal with the study of the relationships established in the interaction between the correspondents, such as, for example, the theory of Power and solidarity (BROWN AND GILMAN, 1960) and Theory of Politeness (Brown and Levinson, 1987). In the analysis, only the extralinguistic variable gender was controlled. Regarding the linguistic variables, the following categories were selected: the position of subject, the classification of letters, filled and unfilled subject, the semantics of the possessed element, the position of the possessive in relation to the noun and the compositional structure of the letter. As a result, in the 153 letters from Pernambuco, we identified 319 occurrences of the analyzed phenomenon, which are distributed in 202 occurrences of seu and 117 of teu. It was also verified that there is agreement between the forms tu-teu, você-seu and that, from the 90s, the forms você-seu are almost unanimous in the corpus. From the control of the filled and unfilled category of subject we identified that already in the 90's, the teu still shows resistance when você are in the unfilled category of subject. We also observed that women tend to preserve the canonical forms tu-teu. Regarding the compositional structure of the letter, we identified that the possessive of seu next to the Farewell Section and the P.S. formed a Discursive Tradition. With regard to the control of the semantics of the term owned, this variable was not relevant in the variation of the possessives. Finally, the control of the variable position of the possessive in relation to the term possessed showed that, in Brazilian Portuguese, the possessives of the second person occupy the pre-nominal position.Item Carnavalização e matutismo na poesia de Jessier Quirino(2019) Silva, Luana Mayara da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/4817478121971125This work searchs to study the work of Jessier Quirino, in order to observe how the perspective of carnivalization is revealed, while also searching for investigate how is formed the image of Matuto and the Sertanejo daily in the work of the author. The Matuto has always been seen like an ignorant, unlettered and negative characteristics being. Jessier make us to see another way to look this individual like someone smart, singular wisdom, as well as also shows, the Nordeste, always rising our flag to every place he goes. For many He created a new way to write. It treats about a bibliografic research, and to reach the objective we divided it in three parts. In the first, we tried to understand better the carnivalization phenomenon, to be able to enter in the work of the poet. After we discourse briefly about the context of the popular poetry, and the difference between this and the erudite literature. Finally we analyse some poems of Jessier, with the purpose we described above. Throughtout the study was possible notice that inside of works of the poet, he use a sliced, sarcastic language, and sometimes he subverts the seriousness of the subjects addressed. This way we see how is important to study the Jessier poetry, since the habits, behaviors and the physical and social nature of the Matuto.Item Cartas pessoais de amor: gênero do discurso e estilo do enunciador do Sertão do Pajeú na década de 1950(2019) Souza, Rafaela dos Santos; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/2926392791984793This work aims at the understanding of both the speech genre personal love letter from Sertão [Backlands] of Pernambuco State - Brazil, which were written in the 1950s, and its enunciator’s style. This way, it contributes to the dissemination of this linguistic-cultural heritage. The reserach corpus is composed by 22 personal love letters written in the late 1950s by two senders (enunciators). They lived in the countryside of Sertão do Pajéu [Backlands of Pajéu] of Pernambuco State, Brazil. These letters were made available through the digital platform of Laboratório de Edição e Documentação de Pernambuco (Ledoc) [the Publishing and Documentation Laboratory of Pernambuco]. They were scanned and transcribed by the members of the research project “Banco Informatizado de Textos (BIT): a constituição de um corpus de manuscritos e impressos pernambucanos do século XVIII, XIX e XX” [Computerized Text Bank: the constitution of a corpus of Pernambuco manuscripts and printed papers from the 18th, 19th and 20th centuries”]. The corpus selection was due to its relevance as an object of remarkable linguistic-cultural value. In order to achieve the objective of this research coherently, we adopted theoretically and methodologically the Bakhtinian perspective and, more specifically, the concepts of “speech genre” and “style” and the procedures for approaching the research corpus of description, analysis and interpretation. The results were obtained through aspects found as recurrent in the speech genre, such as the rhythm, metaphors, the use of pronouns thou and you, the use of diminutive forms and the vocatives. These aspects materialized proximity, spontaneity and intimacy, as well as similarities to a poetic discourse. The reflections on the enunciator’s writing indicated relevant characteristics of the period - the 1950s, enabling discussions about the different angles through which the style can be seen. Furthermore, the recurrences of a poetic production, the resemblance to the postcards of that time and to concrete poetry has lead the research not only to strictly consider linguistic features for analysis, but to also take into account the broader context that involved the letters and its enunciator’s style. This allowed us to comprehend the enunciator’s style as constituted in relation to the world and to the other.
