Licenciatura em Letras (UAST)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item O que pensam os professores sobre a BNCC e a reforma do ensino médio: entrevistas a docentes do sertão de Pernambuco(2023-04-29) Carvalho, Natália Tadeu de Araújo; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/1440718470346085Este trabalho visa analisar as considerações de professores da Educação Básica sobre a homologação da Base Nacional Comum Curricular e a reforma do Ensino Médio. Para tanto, entrevistamos dez professores de línguas (português, inglês e espanhol) de escolas públicas e privadas de quatro cidades Pernambucanas próximas da UAST-UFRPE: Serra Talhada, São José do Belmonte, Floresta e Carnaubeira da Penha. Os objetivos de pesquisa que pretendemos responder dizem respeito a: 1) investigar o conhecimento que os docentes têm sobre a BNCC; 2) conhecer as expectativas dos professores em relação à influência desse documento na escola; 3) reconhecer as opiniões dos profissionais sobre a reforma do ensino médio. Teoricamente, nos fundamentamos em autores de duas grandes áreas: estudiosos da educação que trabalham com conceitos de currículo e de qualidade na educação (FERRETI, 2018; BRUNIERI, 2022; MITTITIER e LOURENÇON, 2017) além desses, consultamos estudiosos do ensino de língua que tratam sobre as línguas materna e estrangeira na Base, (GERALDI, 2015; SÁVIO, 2023; LOPES e GREGOLIN, 2021). Nossos resultados apontam que os professores aderem à criação de uma Base Nacional Comum Curricular porque entendem que isso representa um avanço na construção de um sistema igualitário de ensino no país. Entretanto, quando se trata da reforma do novo ensino médio, percebemos que os professores possuem mais dúvidas e inseguranças que convicções.Item Análise dialógica do discurso de neologismos lexicais nas páginas do facebook “direita reacionária” e “reacionário bolsonaro(2023-04-27) Silva, Ana Liliana Fernandes Siqueira da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/2156448500460580Na presente pesquisa, objetivamos verificar quais neologismos lexicais e que posicionamentos sociais esses materializam nas postagens das páginas do Facebook: “Direita reacionária” e “Reacionário Bolsonaro” no período compreendido entre 18 de outubro e 28 de outubro de 2018. Para a seleção do corpus, adotamos como critérios: 1- páginas do Facebook que explicitamente declarassem seu posicionamento político; 2- postagens que contivessem neologismos lexicais e que tivessem sido publicadas entre o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial de 2018 entre os candidatos Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Jair Messias Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL). Esses critérios se justificam pela: 1- explicitação das páginas em relação ao seu posicionamento político na defesa de seus ideais, como podemos ver logo na apresentação de ambas em suas descrições no Facebook, o que significa nesse contexto um destinatário com concepções semelhantes a do enunciador; 2- utilização dos neologismos lexicais que sintetizam e materializam discursos com carga ideológica de cunho político; e, 3 – publicação ocorrer em um período em que os eleitores de ambos os partidos estavam na expectativa do resultado eleitoral e mais incisivos, o que, consequentemente, possibilita um contexto para mais criações neológicas e embates ideológicos. Dessa forma, chegamos a 3 postagens da página “Reacionário Bolsonaro” e 2 postagens da página “Direita reacionária”. Para cumprir com o objetivo traçado, fundamentamos teoricamente nosso trabalho em Cunha e Cintra (2016), para o entendimento dos processos neológicos, em especial, dos neologismos lexicais, foco da pesquisa; e também na perspectiva bakhtiniana de linguagem, a qual nos possibilitou a consideração desses neologismos em sua dimensão discursiva, observando a relação das novas palavras (signos semióticos-ideológicos) com o contexto das postagens (enunciados concretos). Coerentemente a essa fundamentação teórica, seguimos a metodologia da análise dialógica do discurso, com a descrição do objeto concreto a nível de materialidades semióticas e características enunciativas, com a análise das relações entre língua (nível micro) e enunciação (nível macro) e com a interpretação dos sentidos criados a partir da junção contextual da materialidade e do ato enunciativo. Os resultados a que chegamos mostram que os neologismos lexicais presentes no corpus indicam uma construção narrativa antagônica, polos opostos e inconciliáveis, entre a esquerda e a direita. É imprescindível destacarmos a importância desse resultado, uma vez que nos faz refletir sobre o antagonismo no Brasil, que vem se tornando cada vez mais acentuado.Item Formação docente e práticas pedagógicas para o aluno autista(2023-04-18) Barros, Maria Gabriela de Sá Gonçalves; Silva, Roseane Amorim da; http://lattes.cnpq.br/6158073027986310; http://lattes.cnpq.br/2930839003435962O presente trabalho tem como objeto de investigação a formação docente e as práticas pedagógicas para o aluno autista. O objetivo principal é analisar em publicações de livre acesso na literatura científica como a formação de professores trata sobre a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sobre práticas pedagógicas para o aluno autista. Na fundamentação teórica, foram utilizados os estudos e trabalhos acadêmicos já consolidados, dentre os quais estão Mantoan (2003; 2006; 2015); Schimdt et al (2016); Cunha (2010); Tardif (2002), entre outros. Na metodologia, o estudo foi desenvolvido a partir do método de pesquisa bibliográfica, em que foram selecionadas publicações de livre acesso na literatura científica sobre a temática do TEA e sobre práticas pedagógicas para o aluno autista. Foram considerados apenas estudos realizados no Brasil a partir do Banco de Dados Google acadêmico publicados entre os anos de 2019 e 2023. Foram elencadas três categorias: a formação docente inclusiva para o aluno autista, as práticas pedagógicas mais utilizadas, e as dificuldades enfrentas pelos professores nas escolas. Nos resultados, notou-se que os estudos relacionados à formação docente no processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da inclusão de alunos com TEA nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio ainda é incipiente. Os estudos privilegiam os processos formativos voltados às intervenções educacionais de crianças com autismo e pouco se encontrou sobre os anos finais de escolarização. No quesito práticas pedagógicas, predominam as metodologias que envolvem a análise das especificidades do educando e práticas inovadoras com uso de jogos e aparelhos tecnológicos.Item Abismos internos: o duplo em “a desumanização” de Valter Hugo Mãe(2022-10-07) Cavalcante, Maria Alice Ribeiro; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130; http://lattes.cnpq.br/7900568477223396O presente trabalho tem por objetivo pensar sobre as manifestações do elemento do duplo na obra A desumanização, de Valter Hugo Mãe. Busca-se desenvolver uma percepção crítica acerca destes temas, observando como as personagens apresentam as características emblemáticas do duplo e do conflito interno ambíguo. Estabelecendo um diálogo entre trama e teoria. Sob o apoio da psicanálise de Freud com seu trabalho Das Unhemilich (1919), também com o suporte da teoria do duplo de Carla Cunha (2013), retirada do verbete Duplo, presente do “-Dicionário de termos Literários”, organizado por Carlos Ceia. Objetiva-se a confluência teórica, de acordo com a análise da trama. A conclusão sonda a detecção da forma de leitura sob a ótica do duplo, assim como amplitude interpretativa na trama, que promovam outras formas de conceber dilemas de autopercepção.Item “Prazer, eu sou a própria literatura”: análise do Poetry slam no contexto brasileiro(2023-04-06) Medeiros, Vinícius Francisco de; Santana, Paula Manuella Silva de; http://lattes.cnpq.br/2674194888709803; http://lattes.cnpq.br/2749965995816677O presente trabalho tem como objetivo analisar o desencadeamento da poesia performática de rua no nosso país, conhecida como Poetry Slam. Através de uma revisão bibliográfica, busca-se investigar o slam desde o seu surgimento nos bares de Chicago até sua chegada no território brasileiro pelas mãos da pesquisadora Roberta Estrela D’Alva, além de relacioná-lo com a poesia marginal da Geração Mimeógrafo. Ainda, empreende-se investigar as principais batalhas de slam em um contexto nacional, especificando-se em seguida na região Nordeste e no estado de Pernambuco. A proposta é analisar de que maneira diferentes grupos sociais marginalizados utilizam da poesia do slam como “arma” de resistência. A pesquisa justifica-se levando em consideração o processo de apagamento histórico sofrido pelas populações periféricas e a consequente desvalorização da arte produzida por essas pessoas, nesse caso em questão, o slam. Soma-se à isso a precária investigação acadêmica sobre esse tipo de poesia. Para efetivar a abordagem proposta nessa pesquisa, foram investigadas poesias declamadas em algumas das mais emblemáticas batalhas de slam pelo Brasil: “Hype” (Slam da Guilhermina, 2022), “Na ponta do abismo” (Slam das Minas RJ, 2017), “Maldita Geni” (Slam Resistência, 2021), “Sertão” (Slam da Quentura, 2020) e “Aquela que não te pertence” (Slam das Minas PE, 2018). A partir da análise, os resultados se efetivam, mostrando a importância do slam para a valorização das periferias, além de seu viés didáticopedagógico como uma significativa ferramenta de denúncia social e quebra de estereótipos sociais.Item A expressão das cores e histórias que salvam vidas em O voo da guará vermelha, de Maria valéria Rezende.(2023-03-30) Silva, Iza Maria Lopes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/7537342535632454O voo da Guar avermelha, romance escrito por Maria Valéria Rezende, publicado no ano de 2005, traz a essência das cores diante das mudanças dos sentimentos e emoções das personagens principais, Rosalio e Irene, apresentando essas personagens num cenário social em meio a exploração, excluso e desrespeito dos seus direitos. Através das contações de histórias, ora beirando a fantasia, ora beirando o factual, podemos perceber a (re)construção, o identitária dessas pessoas ao longo do enredo. Em vista disso, este trabalho objetiva identificar os aspectos simbólicos das cores e sua importância na construção do enredo, o que nos direciona para um estudo semiótico, mas È objetivo, também, observar como se revelam os aspectos socioculturais que remetem ‡s identidades dos protagonistas, refletindo sobre o papel da literatura diante do retrato sociocultural contemporâneo trazido pela obra rezendiana através de Rosalio e Irene. Diante disso, a metodologia consiste em pesquisas bibliográficas, com consulta a periódicos, revistas, livros e sites da internet. A pesquisa est· teoricamente embasada em autores como Santaella (2007), Hall (2005), Candido (2006), Pignatari (2004); Pierce (2005); Possebon (2014), Guimarães (2004), Kandinsky (1996) entre outros que muito contribuíram para o desenvolvimento do estudo. Ao longo do estudo foi possível observar que as personagens nos despertam para um diálogo humanizador que reascende e pelo poder transformador da educação, mas nos alertam, também, frente ‡s condições de pobreza e de exclusao social, problemas ainda emergentes em nossa sociedade contemporânea.Item Estudos críticos do discurso e o ensino de língua portuguesa: análise de temáticas sociais do livro didático(2023-03-28) Silva, Maria Eliene Vicente da; Lílian Noêmia Torres de Melo Guimarães; Guimarães, Lílian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/9998199445762907O trabalho tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, através de análises do livro didático dos anos finais do ensino fundamental, a partir dos Estudos críticos do discurso. Buscamos verificar como o trabalho pedagógico contempla algumas temáticas sociais nessas obras; e apresentar propostas de atividades sistematicamente organizadas, a fim de contribuir com a compreensão crítica do estudante em relação às temáticas sociais trabalhadas nas seções de leitura e produção de texto dos materiais didáticos. Nossa pesquisa tem como embasamento teórico os Estudos Críticos do Discurso com seus principais pensadores Fairclough (1995); Fairclough e Wodak (1997) e Van Dijk (2000, 2008). No tocante às investigações sobre o livro didático, nossas considerações fundamentam-se em Buzen (2005); Lajolo (1996) e Choppin (2004) entre outros. O nosso tipo de pesquisa tem uma natureza qualitativa, partindo de uma interpretação mais subjetiva dos dados. A partir das análises, pudemos destacar a importância dos Estudos Críticos do Discurso para uma educação crítica, na qual o estudante tenha a capacidade de refletir criticamente sobre temáticas sociais apresentadas pelo livro didático, possibilitando reflexões e questionamentos sobre ideologias dominadoras e padrões sociais naturalizados por discursos dominantes, como o discurso sobre o racismo.Item Discurso e música: uma análise crítica de letras de rap como instrumento de denúncia e de resistência(2023-03-28) Nogueira, Erlania Maria da Silva Souza; Guimarães, Lilian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/4635263700059688O objetivo geral desta pesquisa visa analisar o papel do rap enquanto discurso, à luz dos estudos da Análise Crítica do discurso. Especificamente, procuramos averiguar, por meio da análise de elementos linguísticos e de elementos contextuais, a construção estereotipada que há do rap e daquele que o compõe. Além disso, intencionamos discutir a importância de um olhar crítico para as composições musicais, a fim de se refletir sobre os problemas abordados pelo rap. Como fundamento teórico, adotamos os seguintes referenciais: Fairclough (2003), Van Dijk (2001) e Wodak (2004). A pesquisa se justifica a partir do entendimento de que o discurso do rap surge como um importante instrumento utilizado para abrir espaço para que as chamadas “minorias” possam relatar os problemas sociais, políticos e econômicos enfrentados no dia a dia do povo pobre e negro, em especial. Para tanto, a pesquisa adotou como procedimento metodológico o tipo de pesquisa qualitativa. Como corpus de análise, foram selecionadas três músicas de grande circulação do rap Emicida: “Levanta e anda” (2014), “Boa Esperança” (2015) e “Ismália” (2019). Os resultados obtidos indicam que o discurso do rap – a partir da análise de elementos linguísticos que se materializam no texto, e de seus contextos sociais, históricos, políticos, culturais e econômicos de produção, circulação e recepção – não apenas procura expor as mazelas existentes na sociedade, mas principalmente busca reivindicá-las, com o intuito de propor uma mudança social.Item A (in) desejada das horas: o tema morte na poesia de Manuel Bandeira(2023-03-29) Diniz, Carlos Samuel dos Santos; Almeida, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6940108368664351O trabalho tem por objetivo analisar os poemas do autor pernambucano Manuel Bandeira no que tange a temática da morte e entender as suposições que levaram o poeta a escrever sobre o tema de forma tão recorrente em suas obras. Nesse viés, o contexto de desenvolvimento deste trabalho, é selecionar três poemas para análise e compreender o que levou Bandeira a dialogar tão bem com a morte, como nenhum outro poeta brasileiro modernista o fez. Para tanto, buscamos analisar, principalmente, as perspectivas de Arrigucci Jr (1990) e Rosenbaun (2002), que trazem um panorama ímpar dos traços bandeirianos sobre o tema, além de outros estudiosos tão importante quanto no desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, procuramos investigar a temática nos poemas “Preparação para a morte” (1960), “Desencanto” (1917) e “Profundamente” (1989). As análises não admitem uma regra cronológica. Ao longo da pesquisa podemos observar que entendemos a importância da literatura para com o corpo social e com os desdobramentos que ela possui, tanto para a relação dos “eus”, nesse caso, Bandeira e sua vida pessoal, quanto para a relação do poeta com o mundo.Item Análise textual dos discursos: representações discursivas de vítima no gênero sentença judicial(2022-05-27) Nascimento, Yaira Vírnia Souza; Santos, Maria de Fátima Silva dos; http://lattes.cnpq.br/7444891591583206; http://lattes.cnpq.br/8776719902964885Esta pesquisa trata do tema da representação discursiva em textos de sentenças judiciais. Os principais objetivos do estudo são: 1) Explicar a relação entre as representações discursivas da mulher enquanto vítima e o ponto de vista do enunciador, em função da orientação argumentativa do texto; 2) Examinar o papel das representações discursivas na composição das sequências textuais do gênero sentença judicial, tendo em vista descrever a ação sociodiscursiva visada pelo enunciador: acusar, denunciar, instruir na formação da culpa, dentre outros. Para tanto, a metodologia prevê um aprofundamento do tema, com foco no campo conceitual em que buscaremos situar a noção de representação discursiva, atentando-se, particularmente, para sua abordagem voltada para a construção dos sentidos pretendidos nos textos analisados. Para a construção das representações discursivas, selecionamos as categorias teóricas referenciação, predicação e localização. O estudo insere-se no âmbito teórico geral da Linguística de Texto, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos (ATD), proposta por Adam (2011). Inserida no paradigma qualitativo de caráter descritivo, trata-se de uma pesquisa documental, cujo corpus é constituído por uma sentença judicial relacionada a crimes de violência contra a mulher, no caso em questão, a um crime de estupro.
