03.1 - Graduação (UAST)
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Item A (in) desejada das horas: o tema morte na poesia de Manuel Bandeira(2023-03-29) Diniz, Carlos Samuel dos Santos; Almeida, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6940108368664351O trabalho tem por objetivo analisar os poemas do autor pernambucano Manuel Bandeira no que tange a temática da morte e entender as suposições que levaram o poeta a escrever sobre o tema de forma tão recorrente em suas obras. Nesse viés, o contexto de desenvolvimento deste trabalho, é selecionar três poemas para análise e compreender o que levou Bandeira a dialogar tão bem com a morte, como nenhum outro poeta brasileiro modernista o fez. Para tanto, buscamos analisar, principalmente, as perspectivas de Arrigucci Jr (1990) e Rosenbaun (2002), que trazem um panorama ímpar dos traços bandeirianos sobre o tema, além de outros estudiosos tão importante quanto no desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, procuramos investigar a temática nos poemas “Preparação para a morte” (1960), “Desencanto” (1917) e “Profundamente” (1989). As análises não admitem uma regra cronológica. Ao longo da pesquisa podemos observar que entendemos a importância da literatura para com o corpo social e com os desdobramentos que ela possui, tanto para a relação dos “eus”, nesse caso, Bandeira e sua vida pessoal, quanto para a relação do poeta com o mundo.Item A construção da identidade docente: uma análise das contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência, núcleo de química da UAST(2022-10-11) Ramos, Érika de Melo; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/1261010591438546A construção da identidade docente é um processo contínuo que se inicia desde a Educação Básica e sofre mudanças ao longo da vida no exercício da docência. Com isso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita ao graduando maior proximidade com a futura profissão, permitindo-lhes contato com a escola de Ensino Básico, professores dessa etapa de ensino, e com a equipe gestora, preenchimento de relatórios e planejamento, desse modo, é importante compreender acerca das contribuições deste Programa na construção da identidade docente. Assim, o presente artigo objetiva analisar as contribuições que o PIBID proporciona para a construção da identidade docente dos alunos de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Sobre a metodologia empregada neste trabalho destaca-se que trata de um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa, de modo que, a pesquisa ocorreu em três etapas das quais duas foram aplicações de questionários abertos em que o almejamos conhecer o perfil dos participantes, e o segundo buscamos atender ao tema proposto e, por fim, foi solicitada a construção de uma escrita narrativa acerca da construção da identidade docente e PIBID. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo descrito por Bardin (2016), seguindo-se as etapas por ele descritas, a saber: a fase da pré-análise, exploração do material e, por último o tratamento e a interpretação dos resultados. Através dos resultados alcançados é possível perceber que apesar de não se falar diretamente sobre a construção da identidade docente há conhecimento acerca desta e, por meio da vivência do PIBID há relativa contribuição por parte do Programa para que o pibidiano(a) possa construir-se através de sua própria percepção na prática da docência. O presente trabalho traz como contribuições possibilidades de ampliação acerca da discussão sobre o quanto o PIBID agrega significados para a formação acadêmica do sujeito.Item A educação na perspectiva inclusiva nas instituições de ensino técnico e superior de Serra Talhada-PE(2022-10-06) Silva, Maria Eduarda Alves da; Pereira, Ellen Polliana Ramos Souza; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356O presente estudo objetivou investigar a inclusão de pessoas com deficiência ou transtorno nas instituições de ensino superior e técnico, públicas e privadas, em modalidade presencial de Serra Talhada – PE. Apesar de existirem documentos legais a exemplo de Leis, Decretos e Declarações que tratam da educação como um direito de todo indivíduo, ainda é possível perceber que o acesso e permanência das pessoas com deficiência ou transtornos em instituições de ensino profissionalizante podem ser dificultados por diversos fatores, entre eles a falta de acessibilidade. Assim, é preciso refletirmos sobre as necessidades dessas pessoas e buscarmos estratégias para naturalizar a inclusão. Preocupadas com o fato de a temática ser pouco discutida e a falta de conhecimento sobre a situação de inclusão em Serra Talhada, objetivamos contribuir para mudar esse contexto por meio de uma investigação de como, onde e com quem a inclusão acontece. Para fins de investigação, adotamos o método de pesquisa survey, caracterizado como um levantamento de dados. Quanto ao tratamento dos dados, optamos por uma análise quali-quantitativa para podermos descrever o atual cenário. Os resultados aqui obtidos indicam que as pessoas com deficiência ou transtornos estão conseguindo chegar ao ensino profissionalizante, mas o quantitativo de pessoas típicas ainda é muito superior. A pesquisa também oportunizou perceber que há um número de matrículas proporcionalmente maior nas instituições públicas; o quantitativo referente a condição de pessoa com deficiência sobressai o de pessoas com transtornos; há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria desses vieram de escolas públicas e atualmente estão matriculados no período noturno, em cursos da área de humanas. Além disso, evidenciamos que as principais dificuldades enfrentadas no processo de inclusão em Serra Talhada são: a falta de profissional capacitado e a escassez de recursos de acessibilidade para atender as necessidades específicas dos alunos já matriculados, mas especialmente dos que vierem a ingressar.Item A expressão das cores e histórias que salvam vidas em O voo da guará vermelha, de Maria valéria Rezende.(2023-03-30) Silva, Iza Maria Lopes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/7537342535632454O voo da Guar avermelha, romance escrito por Maria Valéria Rezende, publicado no ano de 2005, traz a essência das cores diante das mudanças dos sentimentos e emoções das personagens principais, Rosalio e Irene, apresentando essas personagens num cenário social em meio a exploração, excluso e desrespeito dos seus direitos. Através das contações de histórias, ora beirando a fantasia, ora beirando o factual, podemos perceber a (re)construção, o identitária dessas pessoas ao longo do enredo. Em vista disso, este trabalho objetiva identificar os aspectos simbólicos das cores e sua importância na construção do enredo, o que nos direciona para um estudo semiótico, mas È objetivo, também, observar como se revelam os aspectos socioculturais que remetem ‡s identidades dos protagonistas, refletindo sobre o papel da literatura diante do retrato sociocultural contemporâneo trazido pela obra rezendiana através de Rosalio e Irene. Diante disso, a metodologia consiste em pesquisas bibliográficas, com consulta a periódicos, revistas, livros e sites da internet. A pesquisa est· teoricamente embasada em autores como Santaella (2007), Hall (2005), Candido (2006), Pignatari (2004); Pierce (2005); Possebon (2014), Guimarães (2004), Kandinsky (1996) entre outros que muito contribuíram para o desenvolvimento do estudo. Ao longo do estudo foi possível observar que as personagens nos despertam para um diálogo humanizador que reascende e pelo poder transformador da educação, mas nos alertam, também, frente ‡s condições de pobreza e de exclusao social, problemas ainda emergentes em nossa sociedade contemporânea.Item A formação inicial de professores na UFRPE - UAST: contribuições do estágio supervisionado em língua portuguesa(2022-02-28) Damascena, Maria das Gracas de Jesus; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/5141244882442478O presente trabalho tem como objeto de investigação as práticas de estágio supervisionado obrigatório em língua portuguesa. O objetivo geral é compreender a relevância do Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO e suas contribuições para a formação inicial do professor. Os específicos são a) discutir a importância do estágio supervisionado obrigatório para a formação inicial do professor de língua portuguesa na UAST-UFRPE e os fatores preponderantes para a efetivação do ensino- aprendizagem; b) refletir sobre os saberes docentes e as práticas de ensino realizadas na escola campo de estágio, com vistas à melhoria do ensino e à formação do professor estagiário. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Pimenta e Lima (2004), Pimenta (1997, 2011), Tardif (2002), Nóvoa (1992; 2022), Libâneo (2006), Nascimento e Suassuna (2020), Berto e Santos (2022), e, de documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL, 1997; 1998), dentre os principais autores. De forma que pudéssemos compreender o ESO e suas contribuições para o estagiário e sua formação docente. Como procedimento metodológico, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de análise primeiramente a discussão sobre os Relatórios – ESO I, II e II de minha autoria e, posteriormente os resultados do questionário aplicado nas turmas de ESO I, II e III da disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório em Língua Portuguesa, no curso de Letras (Português/inglês) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Concluímos afirmando que as contribuições da disciplina de estágio supervisionado da UFRPE — UAST para a formação docente são inúmeras, como visto nos relatos e respostas do questionário e que o mesmo é imprescindível à formação do futuro professor, pois contribui para que o aluno estagiário conheça a realidade do seu futuro ambiente de trabalho, e suas intercorrências, perfis dos alunos e professores, integração entre a prática e a teoria, e também propicia ao estagiário, futuro profissional docente, a prática da “reflexão-acão-reflexão”.Item A importância da tecnologia para o crescimento da agricultura familiar no município de Custódia-PE(2023-04-27) Silva, Tarciso Freitas; Lira, Raquele Mendes de; http://lattes.cnpq.br/7303795378184706Nos últimos anos, o camponês se deparou com a necessidade de não apenas produzir para seu próprio consumo, mas gerar renda, articulando diferentes atividades e, se tornando assim, um agricultor. A agricultura familiar consiste no gerenciamento da propriedade de maneira compartilhada pela família, e a principal fonte de renda é a atividade agropecuária. Nesse sentido, o presente trabalho consiste em um estudo decaso realizado com produtores locais do município de Custódia-PE objetivando analisar algumas unidades produtivas de agricultura familiar, considerando seus sistemas de produção e quais tecnologias são usadas para viabilizar seus custos e manter sua produção com qualidade e sustentabilidade. A pesquisa abordou uma revisão bibliográfica do tipo narrativa e um estudo de campo com aplicação de questionário. Observou-se que aqueles que utilizam alguma tecnologia na produção, obtém maior produtividade. Foi verificado também, que há falta de conhecimento dosprodutores para a utilização de tecnologias, para buscar técnicas mais inovadoras e utilizá-las no processo de gestão da sua propriedade. Destarte, fica claro que vai muitoalém do que apenas adquirir o uso da tecnologia, são necessárias redes de apoio que forneçam informações, oportunidades e conhecimentos, para levar até o produtor rural o aprendizado de filtrar e processar a melhor forma de aplicar o conhecimento gerado em meio a sua realidadeItem A influência dos estilos de liderança na satisfação do colaborador(2022-10-07) Silva, Ana Beatriz Henrique da; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323A liderança é a capacidade de influenciar pessoas, de modo que estas façam o que lhes é estabelecido. O presente estudo teve como objetivo compreender a influência dos estilos de liderança na satisfação do colaborador. Para atingir o objetivo foi feita uma revisão sistemática de literatura, de caratér qualitativo. Os resultados demostraram que os colaboradores se sentem mais satisfeitos quando a abordagem do líder é voltada para as pessoas, sendo estas inspiradas pelos líderes. A abordagem voltada para pessoas envolve a liderança Transformacional, sendo este o estilo que mais influencia a satisfação dos colaboradores. Porém, o estilo de liderança Transacional, apesar de não trazer tanta satisfação, pode contribuir positivamente para o desempenho. Para futuros trabalhos, recomenda-se também realizar um estudo de campo para compreender, comparativamente, a influência dos estilos de liderança na satisfação de pessoas do sexo masculino e feminino. Além disso, seria interessante estudar a influência do estilo de liderança na satisfação de colaboradores da geração X, Y e Z.Item A irrigação noturna melhora a eficiência do uso dos recursos naturais pela palma forrageira?(2022-10-05) Araujo, Jandis Ferreira Nunes de; Thieres George Freire da Silva; http://lattes.cnpq.br/0213450385240546; http://lattes.cnpq.br/7657273312258167O clima Semiárido apresenta características que impactam à produção agrícola, principalmente a elevada evapotranspiração e distribuição espaço-temporal das chuvas, as quais se negligenciadas no planejamento agrícola causam perdas na produção. Assim, torna-se necessário a adoção de estratégias mitigatórias como o uso de espécies adaptadas e a irrigação. Neste sentido, objetivou-se avaliar as características estruturais e produtivas da palma forrageira sob irrigação diurna e noturna para determinar a estratégia com maior eficiência no uso dos recursos disponíveis. O estudo foi conduzido na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada - PE. O delineamento foi o inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 3 × 2, com dez repetições: três clones de palma forrageira (IPA Sertânia – IPA, Miúda – MIU, Orelha de Elefante Mexicana – OEM) e dois turnos de irrigação (diurno e noturno). As características estruturais (i.e., altura de planta, largura da planta, número total de cladódios - NTC; por ordem de surgimento - NC1, NC2 e NC3; área do cladódio - AC; índice de área do cladódio - IAC) foram obtidos em campanhas biométricas realizadas mensalmente. Já as características produtivas (produção por planta massa fresca – MF e seca – MS; eficiência no uso da água – EUAMF e EUAMS) foram obtidas a partir da colheita das plantas. Constatouse que os turnos de irrigação não promoveram diferenças significativas (P>0,05) na maioria das variáveis respostas (variáveis de crescimento, produtividade de massa fresca e seca, e eficiência do uso da água), com exceção do NTC (13,2 und), NC2 (7,4 und) e IAC (1,58 cm2 cm-2 ) da MIU. Porém, quando comparado os diferentes clones isoladamente, observou-se que em termos produtivos a OEM apresentou as maiores médias, diferindo do clone MIU (P<0,05). Já para eficiência do uso da água a OEM exibiu os melhores resultados para EUAMF e EUAMS, com valores médios iguais a 0,0048 e 0,0004 kg planta-1 mm-1 , respectivamente. O clone OEM apresentou a maior EUAMF e a maior MF, e os clones com maior EUAMS e MS foram OEM e IPA. À adoção do clone OEM, independente do turno de irrigação, é a estratégia para alcançar o melhor sistema de produção, visando a maior produtividade e eficiência dos recursos utilizadosItem A pandemia da COVID-19 e a construção civil no Estado de Pernambuco(2022-10-05) Oliveira , Évellyn Suanne; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372O setor da construção civil é uma das atividades econômicas mais antigas e, juntamente com seu macro setor, é uma importante fonte de riqueza relevante para o desempenho econômico do Brasil. No país, antes da chegada da pandemia da COVID-19, o setor estava apresentando sinais de retomada, após a severa recessão ocorrida entre os anos de 2014-2018. No entanto, com a pandemia e suas consequências expressivas na economia global e nacional, a construção civil brasileira acabou por ser afetada. Diante desse contexto, esse estudo tem como objetivo analisar os impactos causados pela pandemia da COVID-19 na indústria da construção civil no estado de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão narrativa de literatura, com abordagem quantitativa descritiva. Por meio de uma série de indicadores econômicos que se relacionam à construção civil, a análise geral realizada demonstrou que o setor sofreu grande impacto nos primeiros meses de pandemia, mas se recuperou mais rapidamente do que o previsto. A construção civil em Pernambuco apresentou níveis de atividades favoráveis, com a utilização da capacidade operacional alcançando os níveis mais elevados do período, alta na sistematização de empresas e manutenção da empregabilidade. No entanto, também registrou alta nos custos de material, mão de obra e insumos. Verificou-se ainda que fatores como inadimplência dos clientes, elevações na taxa de juros, alta carga tributária, burocracia excessiva, ausência de financiamento de longo prazo, insuficiência na demanda interna, competição acirrada, falta de capital de giro, insegurança jurídica e falta ou alto custo das matérias primas foram as principias dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor da construção. Apesar dessas dificuldades, os empresários não abandonaram suas posições, mostrando expectativas de avanços positivos em um cenário póspandemia.Item A pandemia da COVID-19 e as cheias do rio Pajeú: uma análise do município de Serra Talhada no ano de 2020(2022-10-14) Cavalcanti, Hayla Mayara Lima; Siqueira, Kleyton José da Silva Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3616610194060665; http://lattes.cnpq.br/3463045657647402O presente estudo buscou entender como se deu o comportamento econômico no município de Serra Talhada – PE, frente a disseminação da COVID-19 e enchentes nas margens do Rio Pajeú. Para tal compreensão, verificou-se o cenário de calamidade do município utilizando a metodologia de revisão narrativa da literatura e uma análise quantitativa descritiva. Nesse sentido, notou-se que uma crise sanitária e econômica pode influenciar a variável emprego, assim como influência nas tomadas de decisões das autoridades governamentais e profissionais da saúde.Item A perspectiva utópica e distópica em admirável mundo novo (2003), de Aldous Huxley(2022-10-06) Lucena, Vitória da Silva; Santos, Paulo Henrique Raulino dos; http://lattes.cnpq.br/4368649902795783; http://lattes.cnpq.br/1592734393040239O presente trabalho analisa as perspectivas utópicas e distópicas dentro da obra Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, publicada em 1932, a partir da análise dos personagens Mustafá Mond e Bernard Marx. Diante a metodologia de cunho bibliográfico qualitativo discutiremos o termo utopia segundo Morus (2014), Murta (2020) e Figueiredo (2009) e apresenta-se o termo distopia e sua carga crítica dentro da literatura seguindo os pressupostos de Almeida (2018), Pavloski (2017), Garcia (2015) e Hilário (2013). A análise dos personagens será pautada sob as perspectivas de Reuter (2004), Brait (1985) e Cândido (1974). Por fim, conclui-se que na narrativa de Admirável Mundo Novo, a elaboração da utopia e da distopia depende da perspectiva narrativa de cada uma das personagens.Item A terceirização do trabalho: uma revisão integrativa de literatura (2018-2021)(2023-04-26) Ribeiro, Valéria Pereira; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372; http://lattes.cnpq.br/3072694413283075O presente artigo aborda a terceirização: um fenômeno que está presente nas empresas brasileiras e é responsável por parte considerável de geração de emprego no país, apesar de promover redução de direitos trabalhistas. A terceirização é o intermédio entre a mão de obra contratada pela empresa contratante por uma entidade terceira. O objetivo deste artigo é analisar como a comunidade científica tem tratado o fenômeno da terceirização e a forma como a mesma impacta as relações de trabalho. A metodologia utilizada é de revisão integrativa de literatura, uma forma de pesquisa bibliográfica com critérios próprios de organização, a fim de obter maior compreensão de um determinado tema com base em estudos realizados anteriormente, com os quais poderemos resolver dúvidas teóricas específicas, entrar em contato com métodos de análise variados sobre o tema e conhecer diversos resultados de pesquisas relacionadas ao fenômeno da terceirização. De forma geral, enquanto resultado mais destacado, percebemos que a terceirização é vista de forma negativa pela comunidade científica, uma vez que nos 18 artigos analisados não houve em nenhum deles a defesa da terceirização de mão de obra nas empresas. Também se destaca o quanto o tema da terceirização se relaciona à outras temáticas variadas, entre as quais as questões de gênero, raça, direito e saúde do trabalhador.Item Abismos internos: o duplo em “a desumanização” de Valter Hugo Mãe(2022-10-07) Cavalcante, Maria Alice Ribeiro; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130; http://lattes.cnpq.br/7900568477223396O presente trabalho tem por objetivo pensar sobre as manifestações do elemento do duplo na obra A desumanização, de Valter Hugo Mãe. Busca-se desenvolver uma percepção crítica acerca destes temas, observando como as personagens apresentam as características emblemáticas do duplo e do conflito interno ambíguo. Estabelecendo um diálogo entre trama e teoria. Sob o apoio da psicanálise de Freud com seu trabalho Das Unhemilich (1919), também com o suporte da teoria do duplo de Carla Cunha (2013), retirada do verbete Duplo, presente do “-Dicionário de termos Literários”, organizado por Carlos Ceia. Objetiva-se a confluência teórica, de acordo com a análise da trama. A conclusão sonda a detecção da forma de leitura sob a ótica do duplo, assim como amplitude interpretativa na trama, que promovam outras formas de conceber dilemas de autopercepção.Item Uma abordagem da radioatividade no ensino médio a partir de um estudo de caso(2019) Belarmino, José Cleuton da Silva; Silva, Cristiane Martins da; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860; http://lattes.cnpq.br/3251847005725278Radioactivity is a process in which a nucleus with a certain amount of protons and neutrons can be transformed into another nucleus with different protons and neutrons. We can find various applications and influences of radioactivity in our everyday lives, such as in medicine, industry, agriculture and livestock, making this subject important to be discussed in the classroom. However, despite the relevance of radioactivity in teaching, the subject is often taught in a superficial way, since it is almost always left to be taught in the last months of the academic semester. Given this, this work aims to address this theme with greater emphasis and analyze the development of high school student learning from the application of a case study on the subject in the classroom. This case study was applied to a group of the 3rd year of high school in the technical course of administration of the state technical school Pedro Leão Leal, in the city of São José do Belmonte, Pernambuco. For data collection, an initial questionnaire, a final questionnaire and the presentations of the case solution were used. Through the results obtained, we believe that the use of a case study approaching social issues contextualized on the thematic radioactivity can be an alternative that can contribute to the learning of high school students.Item Uma abordagem para melhoria da qualidade nos processos de prestação de serviços por empresas de informática(2021-03-05) Almeida, Jacqueline Rolim Cordeiro de; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/7816100647180836This research work presents an approach that makes it possible to map the processes of a computer company, in order to identify and analyze them in order to implement quality improvements in the provision of services to its customers. The choice of the theme was due to the importance that the improvement of the quality of organizational processes represents for companies, especially IT companies, which continuously seek efficiency and effectiveness in their processes, through their identification, analysis, and measurement for their evaluation. . All the processes carried out by the company were identified and in each scenario it was possible to analyze the current state (AS-IS) and propose a desired future state (TO-BE) with the proposed improvements. The ITIL methodology was used to redesign the services and the SERVQUAL methodology for the definition of indicators related to quality in the provision of the service. The analysis of the proposed scenarios allowed identifying which activities or stages have some type of failure or impediments that need intervention to correct them so that they do not compromise the process as a whole. The results show the implementation of the proposed approach to improve the quality of IT service provision processes, from the perspective of the proposed objectives, bringing reliability, security, customer satisfaction and efficiency and effectiveness in the execution of the workItem Ácido giberélico na conservação pós-colheita de frutos de umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda Câmara) em condição refrigerada(2019-07-09) Oliveira, Francisco Jardel Moreira de; Ataíde, Elma Machado; http://lattes.cnpq.br/2422663252620574; http://lattes.cnpq.br/7543700066092948The umbuzeiro is a native species of Caatinga, it has as fruit the umbu, with great social and economic importance for the Northeastern region of Brazil. The umbu has great acceptance in the market for in natura consumption and of products such as popsicles, jellies and sweets, however, the absence of post-harvest technologies to preserve this fruit causes that much of the harvest is lost. An alternative to increasing the shelf life of umbu is the use of refrigeration associated with regulators such as gibberellic acid (GA3), which acts to reduce the rate of respiration and inhibit the synthesis of ethylene in post-harvest. In this sense, the objective of this study was to evaluate different concentrations of GA3 in the post-harvest conservation of umbu in refrigerated conditions, based on the attributes of fruit quality. The fruits were harvested manually at maturation stage " for once", immediately washed and sanitized in 2% (w/v) sodium hypochlorite solution, dried in ambient condition and selected for size, appearance and physical damage. Then, the following treatments were performed: T1: 0 mgL-1 (Witness), T2: 10 mgL-1 of GA3, T3: 20 mgL-1 of GA3 and T4: 30 mgL-1 of GA3. The fruits were immersed for 60 seconds, dried in ambient condition and conditioned in refrigerated condition. The experimental design was completely randomized, with plots subdivided in time, the plots consisted of the four concentrations of GA3 and the subplots for storage time (0, 5, 10 and 15 days), except for mass loss, with evaluation three days. Five replicates with 5 fruits were used for each subplot, totaling 100 fruits per plot. The data were submitted to analysis of variance and when significant, the Tukey test was applied at 5% for the concentrations of GA3 and the regression analysis to the subplots. The attributes of quality evaluated were: length, diameter and shape of the fruit; weight loss; weight and yield of pulp; fruit mass, bark and seed; yield of pulp and seed; soluble solids, titratable acidity; pH; ratio and technological index. The concentrations of gibberellic acid did not present significant interference with the physical attributes of umbuzeiro fruits in refrigerated conditions, except for pulp mass and pulp yield, which presented the best results for GA3 20 and 30 mgL-1 concentrations. The weight loss of the fruits did not differ from the control among the applied treatments, being the highest loss obtained in the concentration of 30 mgL-1 of GA3. The storage time was the factor of greater interference on the physical-chemical attributes, however, for the ratio, there is interference of GA3 concentrations up to the 10th day of storage. There is a need for further investigation regarding the use of GA3 in the post-harvest conservation of umbu, with test of other concentrations and immersion time in order to prove the efficiency of this regulator in the maintenance of post-harvest life of umbu in refrigerated condition.Item Ações de extensão: a percepção dos acadêmicos sobre as lives temáticas do projeto administração na web durante a pandemia(2020-11-04) Silva, Talita Aiala Paiva; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0190196862233112Knowing the importance that involves the extension in universities and that it is necessary to carry out activities that help bring the academic community closer to society, this paper aims to analyze the actions of the extension project Administration on the WEB, developed by professors and students of the Bachelor's degree in Administration course of the Federal Rural University of Pernambuco - Academic Unit of Serra Talhada (UFRPE/UAST), during the pandemic period of Covid-19. Therefore, the following research question is presented: what is the perception of the students about the actions of the WEB Administration project, implemented in the pandemic period? Putting on the agenda the Thematic Lives realized. Through this, the methodology was based on a case study, with descriptive and exploratory approach. The research subjects were professors and students from UFRPE/UAST and other institutions. A systematic review was conducted to understand what the authors approached on the subject and, to know the perceptions of people when it comes to the actions of the blog, a questionnaire was prepared, using Google Forms. It is reflected that the actions implemented by the blog, during the pandemic period, with the purpose of bringing the university and society closer together were effective, collaborating satisfactorily so that those involved understand the importance of communication and university extension within the academic environment in which they are inserted. The use of social media had been very relevant to the current context, since, with the demands of social distancing, it was possible to continue bringing the students closer, in addition to transmitting knowledge.Item Acompanhamento agropecuário na fazenda sítio novo, município de Floresta – PE(2019) Borja, Caique Roberto Siqueira; Leite, Maurício Luiz de Mello Vieira; http://lattes.cnpq.br/4204641633941814; http://lattes.cnpq.br/8114370310055532Item Acompanhamento da bovinocultura de corte na Fazenda Timbós no estado da Bahia(2023-04-18) Oliveira, Antonio Dennys Melo de; Cabral, Ana Maria Duarte; http://lattes.cnpq.br/9120227816308243; http://lattes.cnpq.br/4737321344034823O estágio foi realizado na Fazenda Timbós, localizada no Município de Formosa do Rio Preto – BA, durante o período de 01/02/2023 a 05/04/2023, onde o objetivo da fazenda é realizar o melhoramento genético do Nelore Puro de Origem (PO). O objetivo do estágio foi realizar atividades gerais de manejo nutricional, reprodutivo e sanitário em Bovinos de Corte da Raça Nelore, nas linhagens aberta e fechada (baiana). Em relação ao manejo reprodutivo, foram acompanhadas atividades envolvendo a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), Aspiração folicular para PIVE e Monta Natural. Além disso, foram realizadas atividades de manejo sanitário com objetivo de prevenir e trata as principais doenças que surgem no rebanho de bovinos de corte da fazenda. Em relação ao manejo alimentar, foram realizadas atividades de suplementação dos animais, controle de estoque de suplementos, formulação de rações e utilização de régua de manejo de pastagens. Ainda, foram realizadas atividade de manutenção geral nas instalações utilizadas para manejo dos bovinos. Outra vertente trabalhada ao longo do estágio foi o entendimento do processo de melhoramento genético do rebanho. Também foram realizadas atividades que envolveram a organização do 2ª Leilão e Dia de Campo da Fazenda Timbós. Conclui-se que essa foi uma experiência impar do ponto de vista pessoal e profissional, onde foi possível adquirir experiência prática em todas as fases do sistema de produção de bovinos de corte, em diversos segmentos de manejo (sanitário, reprodutivo e nutricional)Item Acompanhamento da produção do couro wet-blue de caprinos e ovinos no curtume Cabritos da Floresta no munícipio de Floresta-PE(2018) Souza, Leandro Emanoel Mira de; Silva, Fabiana Maria da; http://lattes.cnpq.br/3782949109950763; http://lattes.cnpq.br/5068797427634565
