Licenciatura em Pedagogia (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/25
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APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Como uma professora do 3º ano do ensino fundamental organiza suas atividades para o processo ensino aprendizagem da leitura?(2017) Freitas, Caroline Vieira de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática de uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental, a fim de identificar as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Mais especificamente identificar e analisar o que a professora fez para o ensino da leitura; analisar o que a professora pensa sobre o processo de ensino aprendizagem da leitura; mapear e analisar os recursos didáticos utilizados pela docente para o ensino da leitura. Para isso, utilizamos como instrumento para coleta dos dados entrevista semiestruturadas e 8 observações ao longo do ano de 2017. Verificamos que a professora realiza um trabalho sistemático em relação ao ensino da leitura, priorizando textos da ordem do narrar, tais como: conto, história e fábula. Diariamente, após o recreio, realiza a atividade de leitura deleite com os alunos, e nestes momentos os ajuda a refletir sobre diferentes estratégias de leitura . Além disso, semanalmente, os alunos são levados à biblioteca, com a ajuda da docente para ler um livro. Podemos concluir que apesar de haver alunos que ainda não estão alfabetizados, há uma preocupação da docente em formar leitores de textos.No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: O que é leitura? E o processo de ensino aprendizagem da leitura. A abordagem teórica foi feita a partir de Bamberger (1987), Brandrão(2006), Cardoso e Pelozo(2007), Carleti (2007), Colomer e Camps(2002), Kleiman (1995), Oliveira e Queiroz (2009), Souza(2010).Item Eventos de letramento: um estudo no Centro Cultural Grupo Bongar- Nação Xambá em Olinda/PE.(2018) Santos, Ana Karolina Neri Reis dos; Miranda, Cássia Priscila Oliveira de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9202305020496260; http://lattes.cnpq.br/7889505484339977A pesquisa tem como objetivo analisar os eventos de letramento presentes nas atividades desenvolvidas no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá, situado na comunidade de São Benedito na cidade de Olinda/PE. Essa educação popular é desenvolvida no Quilombo Urbano Xambá, oportunizando momentos de interação por meio de eventos de letramentos descritos nesta pesquisa. Esse conhecimento adquirido não se segue isolado, ele transcende por espaços informais e formais ocorrendo um diálogo entre o individual e o coletivo. A pesquisa esta baseada teoricamente em autores como Brandão (2015); Gonh (2006); Soares (2010) entre outros. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo em que realizamos entrevistas e observações no campo. O Centro Cultural apresenta uma visão solidária com o intuito de transformar a realidade da comunidade por meio da educação popular, apoiando e desenvolvendo práticas de letramento e de valorização da cultura afro brasileira, essa luta favorece a valorização do quilombo urbano dentro do contexto social atual, contribuindo para a formação de cidadãos seguros de seu papel social dentro da sociedade contemporânea.Item Os fazeres de uma professora para o ensino da língua escrita no último ano da Educação Infantil(2018) Santos, Regina Cássia Araújo dos; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/5385483350708728Esta pesquisa teve por objetivo investigar a prática pedagógica de uma professora da educação infantil em relação ao ensino da língua escrita no último ano da educação infantil, especificamente, buscamos analisar as atividades que a professora realizava para o ensino da língua escrita; analisar a rotina da professora da educação infantil. Para isso, escolhemos uma professora do último ano da Educação Infantil, de um CEMEI, da região metropolitana do Recife. Realizamos um estudo de caso e utilizamos como principal instrumento, a observação participante. Os resultados da pesquisa apontaram que a professora observada teorizava a sua prática, contudo, realizava poucas atividades lúdicas que envolvessem o ensino da língua escrita, como Morais (2002) propõe. Destacamos também, a não flexibilização da diretora em relação à proposta curricular do município.Item A literatura infantil afro-brasileira na construção da identidade étnico-racial(2018) Lima, Fernanda Alencar; Gama, Maria Celeste Conceição; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/0645978485996064; http://lattes.cnpq.br/1197657152620260Esta pesquisa objetivou analisar como as crianças ressignificam a sua identidade a partir do trabalho pedagógico com a temática de literatura infantil afro-brasileira no espaço escolar, de uma turma do ensino fundamental. A educação deve ser entendida como instrumento transformador e a escola, deve proporcionar oportunidade para a construção das identidades etnicorraciais de forma positiva. O campo teórico do trabalho está fundamentado nos estudos de Coelho (2000); Duarte (2007); Gomes (2005); Hall (2006); Andrade (2001); Munanga (1999) e Zilberman (2003). Para compreender os diversos fatores sociais envolvidos, optou-se pela abordagem qualitativa. A coleta de dados teve inspiração na pesquisa-ação, utilizando-se alguns dos seus princípios. Foram realizadas, ainda, observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, a partir da criação de categorias temáticas. Os resultados da pesquisa revelam que os livros de literatura afro-brasileira presentes no espaço foram analisados positivamente, entretanto, não foi observada sua utilização nas aulas. Foi revelada a dificuldade de identificação por parte das crianças negras, tanto nas falas das professoras, quanto nos desenhos das crianças sujeitos desta pesquisa. Conclui-se que importante ter consciência acerca da relação entre o trabalho de valorização da história e da cultura afro-brasileira com a identificação positiva de crianças negras.Item Alfabetização de jovens, adultos e idosos: um estudo em escola municipal do Recife(2018) Sousa, Eveline Agostinho de Lira; Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), é uma modalidade de ensino que, por suas funções reparadora e qualificadora, ainda no séc.XXI está distante de alcançar o objetivo de erradicar o analfabetismo que atinge parte da população adulta do Brasil. Esta pesquisa foi realizada na escola Municipal Jordão Baixo na turma da modalidade EJAI e tem como objetivo geral analisar as atividades pedagógicas realizadas na turma de EJAI, para verificar se as práticas de leitura e escrita são contempladas no processo de ensino aprendizagem. Sua metodologia tem base na abordagem qualitativa e estudo de caso, onde participaram como sujeitos10 educandos/educandas e 2 docentes, cujos instrumentos foram: entrevistas com as 2 docentes, o diário de campo para as anotações necessárias. Essa pesquisa tomou como base teórica os estudos de Haddad e Di Pierro (1995), Soares (1998), Freire (1999), Galvão (2004), Brandão (2006) e outros. Concluímos que a modalidade de EJAI, precisa de uma estratégia de ensino contextualizada que atenta a função social de alfabetizar e formar sujeitos críticos para transformação de sua realidade.Item Políticas públicas para educação inclusiva no município do Recife-PE: a legislação e a prática da equidade no processo de ensino e aprendizagem(2018) Silva, Alexsandro Oliveira da; Costa, Maria Aparecida Tenório Salvador da; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686; http://lattes.cnpq.br/0425889690539053O presente trabalho objetivou investigar as políticas públicas para a educação inclusiva de crianças com deficiências, na rede municipal de ensino do Recife-PE. O processo investigativo se desenvolveu a partir dos seguintes meios e instrumentos: análise documental, observações e entrevistas semiestruturadas, e para tratamento dos dados coletados foi utilizada a Análise de Discurso. A pesquisa visou compreender a presença das políticas públicas no cotidiano escolar das crianças com deficiências, matriculadas em escolas e salas de aula regulares do referido município. Buscou-se, ainda, analisar em que medida se efetiva a valorização das diferenças nos processos de ensino e aprendizagem, compreendendo que a educação inclusiva deve priorizar o direito à equidade no ensino para crianças com deficiências, de forma a ser ofertada preferencialmente em espaços que promovam a troca de conhecimentos e as diferenças individuais dos estudantes, de forma a possibilitar o crescimento pessoal, cognitivo e social dos mesmos. O processo investigativo tem como base o Estudo de Caso, a partir da seleção de uma escola pertencente à rede municipal de ensino, onde foi estudada a proposta pedagógica da instituição escolar, buscando compreender a perspectiva da educação inclusiva para crianças com deficiências nesse espaço educativo, e ainda, entender como essa proposta promove, ou não, a efetivação da inclusão de pessoas com deficiências, desde o seu acesso até a permanência desses estudantes no âmbito escolar. Os resultados mostram que as ações governamentais se traduzem em atitudes de garantia do acesso desses estudantes aos espaços escolares como cumprimento da legislação, todavia não são oferecidas as condições que possibilitam o pleno desenvolvimento escolar desses discentes como: a necessária formação dos profissionais para atender as especificidades dos estudantes com deficiências; os recursos assistivos indispensáveis ao atendimento da deficiência específica; entre outros. Assim, a não efetivação das políticas públicas educacionais voltadas para os estudantes deficientes tem como consequência a exclusão destes, negando-lhes o direito à educação de qualidade, e, assim, limitando suas possibilidades de aprendizagem.Item As práticas pedagógicas e suas relações com a tarefa de casa no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso(2018) Menezes, Maria Celeste Vasconcelos de; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644O presente estudo buscou analisar as práticas pedagógicas, concepções e efetivações relativas à tarefa de casa e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem. Foram norteadoras para o referente estudo as abordagens sobre o processo de aprendizagem em psicologia e educação de base vygotskyana, piagetiana e skinneriana, as quais têm implicações diferentes sobre o fazer pedagógico. Realizou-se um estudo de caso em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I em uma Escola Municipal de Recife-PE. Os dados foram construídos com base em observações do cotidiano escolar na referida turma, no período de duas semanas, de diário de campo, entrevista com a professora da turma e questionários com a coordenadora e os pais dos estudantes. Os resultados evidenciam que existe um consenso sobre a importância da realização da tarefa de casa, justificada principalmente como sendo um reforço escolar. Tanto professora e coordenadora entendem que para o desenvolvimento do estudante é primordial a participação familiar nesse processo. Evidenciou-se também que a professora não associa a sua prática a uma teoria, a qual acaba por não levar a uma reflexão crítica e aprimoramento dos alcances possíveis sobre a temática, na prática do uso da tarefa de casa.Item O papel do professor e a inclusão escolar da criança autista(2018-01-14) Pequeno, Almira Alice Alves; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/3979568113706261De um modo geral, a Política Educacional Brasileira tem promovido avanços e retrocessos, e no caso da política inclusiva essa realidade não é diferente, pois o normal e o patológico sempre estiveram imersos numa polarização quanto à compreensão daquilo que era reabilitação e escolarização. No entre meio dessa dicotomia a formação do professor também teve seus impactos. Pesquisar como a escola promove a inclusão das crianças autistas no espaço pedagógico escolar de tempo integral foi o objetivo geral desse trabalho. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, se valendo de uma coleta de dados qualitativos, tomando como referência parte do inventário aplicado por Mendes, em 2005 (Parte A dedicada à identificação dos participantes e a Parte B com duas categorias: categoria 1: ingresso e recepção da criança na turma e categoria 2 : aceitação da criança com autismo). O resultado apontou que embora a política da educação inclusiva tenha oferecido avanços, os relatos dos professores apontaram para uma direção contrária, necessitando maior investimento profissional para que as crianças possam ser bem acolhidas e aceitas no espaço educacional. É preciso que o ingresso e aceitação das crianças com autismo estejam no planejamento na escola pesquisada.Item Representações sociais dos profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE) sobre os adolescentes em conflito com a lei e seus reflexos na prática pedagógica(2018-02-22) Silva, Karina Sterffany da; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4092080162575836O trabalho explora o contexto em que estão inseridos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE). Analisamos as representações sociais dos professores e coordenadores sobre os adolescentes, o sistema socioeducativo e os possíveis fatores que contribuíram para a infração, entre outros aspectos relacionados que surgem no decorrer do trabalho. Analisamos, principalmente, a forma com que tais representações são refletidas na prática pedagógica dos educadores. Pontuamos também aspectos como estrutura física do centro, administração, planejamento técnico e pedagógico. A pesquisa surge da inquietação referente aos níveis crescentes de criminalidade e internação de adolescentes em centros de ressocialização. E pretende trazer uma reflexão e um alerta à urgência de mudanças significativas no quesito educação para jovens em situação de conflito com a lei e para a importância do papel da sociedade e do Estado em um processo de reintegração social exitoso. Devendo assim, ofertar e possibilitar novos caminhos e oportunidades para o crescimento pessoal e social do indivíduo.Item A profissionalidade docente no âmbito do PIBID/Pedagogia/UFRPE(2018-12-18) Costa, Marina Catolé Guimarães Cordeiro; Oliveira, Gilvaneide Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1867136982092239; http://lattes.cnpq.br/9387307726868334A formação inicial de professores se constitui em um complexo processo voltado para a formação profissional do docente que irá fomentar as habilidades e competências necessárias para a profissão e assim, desenvolver ressignificações, vivências singulares e desafios do ser professor. Para facilitar esse caminho o programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid), no âmbito de uma política nacional, oferece um espaço para que o estudante possa articular a teoria com a prática, tendo, portanto, um importante espaço na formação inicial do professor. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender a importância do PIBID/Pedagogia para a formação inicial de professores, com o foco na profissionalidade docente. Utilizamos como estratégia metodológica uma pesquisa de caráter qualitativo com pibidianos do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na coleta dos dados usamos a análise documental do seu marco legal e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos dessa pesquisa. Após a coleta de dados, realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos mostram que o PIBID/Pedagogia/UFRPE ajuda a fortalecer a profissionalidade do futuro docente pedagogo, pois permite que os/as bolsistas tenham uma formação a partir do chão da escola, a fim de colaborarem com a construção de saberes e competências docentes, sendo estas indispensáveis para atuação nas escolas.Item Representações de gênero nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental(2018-12-19) Silva, Camila Alves; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/0007676117664652No contexto atual da educação brasileira, muitos embates vêm sendo empreendidos no sentido de eliminar as discussões, nas escolas, acerca das identidades de gênero. O presente trabalho foi construído a partir da compreensão da necessidade de refletir sobre essa temática no ambiente escolar, tendo em vista as desigualdades sociais entre homens e mulheres, justificadas por diferenças biológicas. Compreendendo que essas desigualdades são materializadas no ambiente escolar através das práticas docentes, das rotinas e dos materiais didáticos, objetivou-se analisar as representações de gênero presentes em livros didáticos do segundo ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os livros analisados pertencem à coleção Ápis, da Editora Ática e foram selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2016. Essa pesquisa foi embasada nos estudos pós-estruturalistas e, em termos de metodologia de análise dos livros, inspirou-se na Análise de Conteúdo. Através do percurso investigativo aqui empreendido, verificou-se um processo de perpetuação de estereótipos relacionados às mulheres e aos homens nos livros didáticos, além da exclusão de outras identidades. Encontrou-se, além disso, mecanismos de perpetuação das desigualdades, mas, também, ainda que raros, pontos de ruptura. Em meio a esse cenário, destaca-se ainda, o emprego de uma linguagem sexista, em grande parte dos livros, tendo o masculino, na maioria das vezes, como referência universal.Item Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA(2018-12-20) Silva, Érica Cristina Pereira da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/9275904435223285Este trabalho aborda a temática do letramento no contexto da Educação de Jovens e adultos – EJA. Nele buscou-se analisar como os gêneros textuais estão incluídos no processo de ensino da leitura e da escrita em uma turma da EJA. Essa pesquisa tem as características de um estudo de caso, e centrou-se na observação do trabalho pedagógico desenvolvido por uma professora, de uma instituição privada. A partir destas observações, propomos algumas reflexões acerca do uso dos gêneros textuais no ensino da língua. Soares (1998), Marcuschi (2002) e Santos (2006) são alguns dos teóricos fundamentais que foram utilizados para discutir e conceituar o fenômeno investigado. Os resultados apontam alguns conflitos teóricos e metodológicos que surgem na tentativa da professora de aproximar sua prática das teorias do letramento. No entanto, observa-se, ainda que de modo muito sutil, uma prática de ensino da língua escrita que busca promover um diálogo sobre aspectos sociais e funcionais dos textos.Item Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano(2018-12-21) Silva, Ana Rúbia Arruda da; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/2645969279769760A presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora que leciona em uma turma do 5º ano do ensino fundamental I, a fim de compreender como promove a aprendizagem da leitura e da escrita, mais especificamente analisar como a professora organiza a sua prática pedagógica; identificar quais recursos didáticos foram utilizados pela professora e o que ela compreende sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; analisar os conhecimentos construídos pelos alunos, ao longo das atividades propostas pela docente e mapear os conhecimentos dos alunos em relação à leitura e a escrita. Para isso, foi realizado um estudo de caso, cujo campo de investigação é uma escola da Rede Municipal do Recife, localizada no bairro da Tamarineira. Para coleta e análise dos dados foi feito uma entrevista semiestruturada com a professora da turma, uma observação participante e uma sondagem com os aprendizes. Os dados revelaram que todos os estudantes estavam na hipótese alfabética, mas em níveis diferentes de leitura e de escrita. Sobre a prática pedagógica, identificamos que a docente realiza um trabalho sistemático em relação ao ensino da leitura e da escrita, a partir do trabalho com alguns gêneros discursivos, priorizando mais a interpretação de texto e a compreensão leitora. Concluímos, que o ensino da leitura e da escrita deve ser uma prática sistemática do professor, sobretudo com aquelas crianças que demonstram maior dificuldades de aprendizagem, devendo o mesmo planejar previamente as suas aulas, tendo em vista os objetivos a serem alcançados.Item O ensino dos gêneros textuais no primeiro ano do ensino fundamental(2019-01-10) Nascimento, Myrleide Bias do; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/4302555200868859O objetivo deste trabalho foi identif icar como se dá a produção de textos no primeiro ano do ensino fundamental. Para consecução deste objetivo realizamos observação da prática da professora quando se tratava de produções textuais e trabalho com gêneros textuais, assim realizamos uma entrevista. No decorrer da pesquisa pudemos verif icar que, apesar da professora ter conhecimento dos documentos norteadores da política de ensino em relação à produção de texto, tal ensino não acontece na turma observada, pois, a professora responsável pelo grupo acredita que a apropriação da produção textual não acontece antes ou durante a aquisição do sistema de escrita alfabética, mas depois. O que se mostra contrário aos direitos de aprendizagem citados em diferentes documentos oficiais.Item Educação inclusiva na formação inicial do pedagogo: o que dizem os discentes e os trabalhos de conclusão de curso em uma IES Pública Federal(2019-01-14) Silva, Francyne Monick Freitas da; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/2854498681490093É sabido que cada vez mais o espaço escolar tem recebido pessoas com deficiência e grupos que historicamente foram excluídos na sociedade como os afrodescendentes e o LGBT. Por este motivo a preparação dos educadores dos cursos de licenciaturas, em especial do professor de Pedagogia, vem sendo reiterada para o atendimento das necessidades educativas de todas as crianças. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo estudar a presença da Educação Inclusiva na formação inicial do pedagogo em uma IES pública federal. O referencial teórico apresenta três pontos centrais: A Educação Inclusiva na formação do professor, um currículo universitário e escolar com traçado inclusivo e a trajetória do Curso de Pedagogia e da Educação Inclusiva. Foi realizada uma pesquisa quantitativa a partir do que dizem os discentes; os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC e do Projeto Pedagógico de Curso - PPC. Os dados do trabalho, ora apresentado, envolveram questionários com os discentes e a pesquisa documental e Análise Descritiva dos TCC´s e do Projeto Pedagógico de Curso. Como resultados que este estudo obteve apontam que durante três anos foram produzidos apenas 13 TCC´s que versam sobre a Educação Inclusiva, o que pode caracterizar interesse ainda discreto por parte dos discentes em produzirem TCC´s sobre a referida problemática. Outro fator importante foi o fato do PCC ofertar um número significativo de disciplinas que elucidam sobre a Educação Inclusiva e os discentes corroboraram em suas falas sobre a oferta das mesmas, porém não é um eixo que emerge nas discussões teórico-metodológico e nem nas práticas pedagógicas na formação inicial.Item O ruído no ambiente educacional: como os professores percebem este problema(2019-01-14) Nascimento, Maria do Socorro do; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910O ruído é considerado um agente físico preocupante para a Organização Mundial de Saúde, podendo ser classificado como um problema de saúde pública. No ambiente escolar, os impactos e prejuízos são adversos e pesquisas apontam indicadores preocupantes (DREOSSI, 2004; GERGES, 2000; SOUZA, 2005). Indicando que o ruído afeta negativamente a concentração, a memória e o desenvolvimento da aprendizagem dentre outros impactos apesar dos limites de tolerância recomendados. Esta pesquisa se propõe em contribuir para um melhor entendimento quanto a percepção das professoras em relação a presença e os impactos que o ruído pode desencadear. Para isto, foi aplicado um questionário de múltipla escolha e realizada a medição dos Níveis de Pressão Sonora utilizando como parâmetro de comparação, a legislação vigente.Item A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem(2019-01-18) Assis, Leonardo José Nunes de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/8856941415871205Esse trabalho teve como foco discutir a contação de histórias nos anos finais da educação infantil, bem como suas contribuições pedagógicas, lançando um olhar específico para os professores dos grupos IV e V da educação básica, em uma escola municipal localizada na cidade do Recife-PE. Como objetivo geral buscamos compreender a importância da prática de contação de histórias enquanto recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, bem como o seu aspecto lúdico e imaginativo, e, mais especificamente, a) compreender como os livros de literatura infantil contribuem no desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos estudantes; e b) observar se os objetivos didáticos do docente são alcançados à medida que ele lança mão do instrumento pedagógico da contação de histórias.. Sendo esse um estudo de natureza qualitativa, buscamos construir um dispositivo metodológico que, dentre outros instrumentos, utilizou-se da análise de conteúdo para produzir uma análise descritivo-analítica das narrativas de três professores entrevistados que trabalham com a contação de histórias junto aos seus aprendizes. Por fim, a nossa pesquisa constatou a utilidade e a funcionalidade da contação de histórias como instrumento psicopedagógico que abre possibilidades no campo cognitivo e de interação mútua entre o professor e o estudante. Além de demonstrar ser bastante útil não só para o desenvolvimento da leitura e escrita nas crianças, mas também para o despertar de outras habilidades significativas a outros campos do aprendizado, sobretudo a formação cidadã.Item Afetividade na educação infantil: a relação entre os profissionais e as crianças no espaço escolar(2019-11-20) Silva, Diana Izabela da; Lins, Mônica; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194A afetividade ainda é entendida como uma conduta carinhosa, afetuosa, e por conta disso, é sentida a falta de trabalhos que abordem a importância da mesma na aprendizagem do ser humano. Por este motivo, esta pesquisa tem uma problemática embasada na busca por compreender como ocorre a influência da afetividade nas crianças que frequentam a Educação Infantil. Por isso, a afetividade abordada na presente pesquisa, está pautada na teoria de Henri Wallon (1984), que defende que ela vai além de atos de carinho, isto pois está ligada ao conhecer, ouvir e se importar com o desenvolvimento do outro, que neste caso, está focado no estudante; com o objetivo principal de fazer uma análise da influência das relações afetivas entre as crianças e profissionais que atuam em sala, no processo de aprendizagem. Para a coleta de dados, foram utilizadas a entrevista semi-estruturada e observação, pois a intenção é que através desses instrumentos, seja possível compreender a concepção dos profissionais acerca da afetividade e se ela condiz com suas atitudes, para isto, seis profissionais participaram da pesquisa, além dos alunos. Durante a exploração do material obtido, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin (2011), que permitiu fazer descrições das características que serão importantes para o tema. E os resultados, mostraram que existe uma falha na concepção de afetividade, mas que isso não interfere na prática, pois em qualquer relação de pessoa para pessoa, a relação afetiva está presente.Item Impactos de um programa de Mindfuness no desenvolvimento das funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais na primeira infância(2019-11-21) Santana, Maiara Araújo de; Lyra, Pompéia Villachan; http://lattes.cnpq.br/7469258355920698; http://lattes.cnpq.br/9161699557063472A primeira infância é uma etapa fundamental na vida do sujeito. É neste período da vida que ocorrem as maiores mudanças no processo de desenvolvimento físico, cognitivo e socioafetivo. Considerando a importância desta etapa, ressaltamos ser fundamental investir em práticas na educação infantil que favoreçam o desenvolvimento e aprimoramento das diversas habilidades do ser humano. Neste sentido, esta pesquisa teve como foco apresentar e discutir sobre uma proposta de intervenção baseada em Mindfulness utilizando um protocolo adaptado denominado: A mindfulness-based kindness curriculum for preschoolers. Esta pesquisa foi realizada com crianças de cinco anos de idade. Sendo assim, o objetivo geral desse trabalho foi analisar os impactos de um programa de Mindfulness no desenvolvimento das funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais em crianças com cinco anos de idade. No que diz respeito à metodologia desta pesquisa, foi aplicado um questionário aberto para professoras que atuam na educação infantil, sendo também realizado um estudo de cinco casos (crianças com cinco anos). Para a análise desses casos, foram aplicadas três tarefas psicométricas, antes e depois da participação das crianças em um protocolo com base na prática de Mindfulness. A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil- CEMEI, localizado na cidade do Recife- PE. Os dados foram apreciados através da técnica de análise descritiva. Os Resultados apresentaram que ainda há professoras que desconhecem ou conhecem pouco sobre os conceitos de Mindfulness, possuem concepções diferentes sobre funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais. Em relação às tarefas psicométricas percebeu-se que houve poucas variações nos resultados dessas tarefas. No que tange as habilidades socioemocionais, através da heteroavaliação (entrevista com a professora dos estudantes que participaram da intervenção) foi possível perceber impactos positivos nas crianças após a intervenção (socialização, participação nas atividades de sala de aula). Em suma, constatou-se que o protocolo proporcionou efeitos benéficos nos estudantes.Item Formação pedagógica e conhecimento sobre sexualidade(2019-11-21) Morais, Paula Patrícia Silva de; Stadtler, Hulda Helena Coraciara; http://lattes.cnpq.br/6495194776185200; http://lattes.cnpq.br/2518260884747851A sexualidade é ainda objeto de repressões, tabus e preconceitos, sendo considerado um assunto complexo e de difícil entendimento. Mas é condição de reprodução e existência humana e demarca grande parte da identidade do sujeito. Desta forma, é de suma importância que em lugares de formação dos sujeitos, como a escola, essa temática seja suficientemente compreendida pelos/as profissionais que nela atuam. Porém, diante da pouca abordagem na formação sobre questão tão fundamental para o preparo dos/as professores, o presente trabalho objetivou compreender como os/as docentes percebem ou justificam essa fragilidade para seu desempenho no ambiente escolar e a criação de estratégias para enfrentá-la. Para isso, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa. Sigmund Freud, Guacira Lopes Louro e Tomaz Tadeu da Silva são alguns dos teóricos fundamentais para a discussão acerca dos aspectos psicossociais sobre a sexualidade. O processo investigativo desenvolveu-se a partir de entrevistas semiestruturadas. E, diante dos dados coletados, foram realizadas algumas reflexões acerca da formação pedagógica e o entendimento sobre sexualidade, identificando e analisando as reais condições que profissionais da educação encontram acerca do trato da temática na escola fundamental. Os resultados apontam para a necessidade de uma abordagem mais ampla e significativa a respeito da sexualidade nos cursos de formação docente. Pois, a sexualidade está na escola, campo de atuação desse profissional e a ausência de disciplinas que discutam essa temática na matriz curricular desses cursos, foi identificada pelas entrevistadas como um obstáculo a mais no ambiente escolar, ocasionando a redução da capacidade destas profissionais para orientar.
