Licenciatura em Letras (UAG)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A (des)construção do ethos do presidente Michel Temer em seu primeiro pronunciamento(2018-08-22) Araújo, Iara da Silva; Silva, Morgana Soares da; http://lattes.cnpq.br/3406043341655042; http://lattes.cnpq.br/6528900427973341Sabe-se que cada tipo de discurso dispõe de construções discursivas próprias (MAINGUENEAU, 2004). O discurso político, apesar de utilizar estratégias discursivas para construir uma imagem de si que agrade ao seu eleitor, também recebe influência do gênero discursivo em que ocorre, assim como do (s) suporte (s), pelo (s) qual (is) é (são) transmitido (s), e da comunidade discursiva (meio político), a qual ele faz parte. Sendo assim, o ethos não é apenas um meio de persuasão, ele é revelado a partir de pistas deixadas pelo enunciador (MAINGUENEAU, 2005). Partindo disso, em nosso trabalho, nos questionamos: Como se deu a (des)construção dos éthe de Michel Temer no seu primeiro pronunciamento enquanto presidente da República? Quais recursos linguísticos auxiliaram nesse processo de (des)construção dos éthe? Movidos por essa problematização, temos como objetivo geral, neste trabalho, analisar o processo de (des) construção de éthe de Michel Temer, refletindo sobre os recursos linguísticos que auxiliaram neste processo, nos propomos também em caracterizar o gênero pronunciamento. Com isso, acreditamos que o presente trabalho é uma proposta interessante para a análise do discurso, já que, além de trabalhar a noção de ethos no âmbito político, traz reflexões sobre o gênero pronunciamento. O nosso corpus é constituído pelo primeiro pronunciamento de Michel Temer, enquanto presidente da República, do dia 31 de agosto de 2016, veiculado pelo site oficial do Planalto, analisado a partir do método indutivo, em uma pesquisa qualitativa do tipo documental (XAVIER, 2010). Embasamos nossa pesquisa nos pressupostos de Maingueneau (1997; 2004; 2005; 2008; 2010;2011; 2016), dialogando com Amossy (2005), Aurélio (2012), Fiorindo (2012), Heine (2012) e Campos (2007), no que diz respeito às discussões sobre ethos discursivo; Charaudeau (2006), no que tange, principalmente, às questões voltadas para o discurso político; Marcuschi (2008) e Maingueneau (2004), ao tratar das reflexões sobre gêneros discursivos. Constatamos, através de fragmentos discursivos do pronunciamento analisado, que houve um processo de (des)construção do ethos do Michel Temer, ou seja, ele precisou se desfazer de uma imagem supostamente negativa para construir outra que fosse aceita pelos brasileiros (auditório).Item A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês(2019-12-13) Souza, Marcio Soares de; Lima, Cristiano Soares de; http://lattes.cnpq.br/6931282608444674; http://lattes.cnpq.br/0216791185608189Esta pesquisa, baseada nos princípios teóricos da linguística aplicada e da abordagem comunicativa, discute sobre a presença de diferentes abordagens e metodologias de ensino de língua inglesa nas escolas regulares, sobretudo na escola EREM Dom João da Mata Amaral, localizada no município de Garanhuns – Pernambuco, e sobre o uso da abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos, tendo o seu foco em textos utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foi realizado um projeto de leitura e compreensão textual, ao longo do ano letivo de 2017, com trinta e quatro (34) alunos do terceiro ano “A” do ensino médio, da EREM Dom João da Mata Amaral, onde foram aplicadas atividades de leitura e compreensão textual utilizando-se da abordagem comunicativa, com o objetivo de fazer com que os alunos se sentissem confortáveis a fazer uso da língua em situações diversas e, principalmente, em provas externas como o ENEM e outros vestibulares. Além disso, a fim de comparar a teoria com a prática, foi realizada uma pesquisa nos documentos que regem a educação brasileira para compreender como eles indicam que deve acontecer o ensino de Língua Inglesa e comparar à realidade vivenciada nas escolas regulares, para que, a partir disso, fossem percebidas as dificuldades enfrentadas pelos professores de LI, dificuldades essas que atrapalham o uso de outras abordagens além da abordagem tradicional em sala de aula.Item A abordagem da variação linguística no livro didático: uma análise da coleção português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)(2018-02-20) Alves, Josefa Edjane Cordeiro; Guedes, Niege da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9891874919262555; http://lattes.cnpq.br/1122387175534706Este trabalho realiza uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica ao analisar como uma coleção de livros didáticos destinada ao Ensino Médio – Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013) – aborda o fenômeno da variação linguística. Na construção do referencial teórico deste trabalho, enfocamos a variação e as questões por ela implicadas, estabelecendo como referências os trabalhos de Bagno (2002, 2007, 2009), Castilho (2004), Faraco (2004), Lucchesi (2004) e Rodrigues (2004). Como nosso objeto de estudo tem relação direta com o ensino/aprendizagem de língua portuguesa, na segunda seção deste trabalho, discutimos o ensino de português e o papel do livro didático, tendo como base, dentre outros, os estudos de Antunes (2003, 2007, 2009), Geraldi (1997), Dionísio (2005), Soares (1998) e Travaglia (1996). A partir da análise, foi possível constatar que a coleção aborda a variação linguística de maneira positiva, pois a evidencia como um fenômeno natural, refutando, em vários espaços, a veracidade de informações preconceituosas que reforçam e reproduzem o preconceito linguístico, embora tenha empregado algumas expressões reprodutoras da visão preconceituosa que impera na sociedade e faz com que as pessoas acreditem na existência de variedades linguísticas melhores e mais bonitas que outras.Item A ambiguidade sob a ótica de estudos da linguagem(2019-12-18) Souto, Wellington Hugo Lima Freitas; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/6362679313035338O presente trabalho tem como objetivo abordar a ambiguidade como um fenômeno linguístico presente nos mais diversos meios de leitura, porém como pouca visibilidade em seus estudos, sendo assim apresentado como um reforço ao conhecimento da ambiguidade através de seu respaldo histórico, sua percepção no sistema cognitivo e tipificações, com posteriores exemplificações sobre a sua presença em diversos textos dos mais variados gêneros, que confirmam a sua frequência em nossas práticas de linguagem. O conteúdo da pesquisa foi desenvolvido em sua base qualitativa e bibliográfica, possuindo como referencial teórico estudiosos como: Ferreira (2000), Miotto (2007), Kenedy (2013), Cançado (2012), dentre demais autores nacionais e internacionais. Os resultados da pesquisa ressaltam um fenômeno de incrível capacidade de ampliar significados, que exige cuidados em seu uso para alguns (como qualquer figura de linguagem) como também ressalta as particularidades para outros, como em uma publicidade mais eficiente ou uma poética mais exuberante. Desse modo, o estudo realça um importante fenômeno linguístico.Item A aprendizagem de inglês como língua estrangeira a partir do uso das quatro habilidades básicas comunicativas em salas de aula de escolas da rede pública de São Bento do Una(2019-07-19) Melo, Karla Karolynne Souza de; Lima, Cristiano Soares de; http://lattes.cnpq.br/6931282608444674; http://lattes.cnpq.br/5342845037433005O presente trabalho tem como objetivos observar, analisar e discutir as abordagens, os métodos e as técnicas utilizados em aulas de inglês em duas escolas públicas, na cidade de São Bento do Una - PE, em que se realizaram os dois estágios obrigatórios de língua inglesa do curso de Letras. Fundamentado na Linguística Aplicada, este trabalho apresenta e debate sobre a possível presença e utilização das quatro habilidades essenciais para a aprendizagem de uma língua estrangeira, segundo Silveira (1999), evidenciando, no entanto, as habilidades de speaking e de listening como as que deveriam ser mais salientadas em sala de aula do ensino regular com o intuito de que os estudantes não enxerguem a disciplina apenas como algo que se remete a estruturas gramaticais. Além disso, para se chegar a tal discussão, faz-se necessário haver reflexão sobre as quatro abordagens/concepções de ensino-aprendizagem de línguas: a tradicional, a estrutural, a cognitiva e a comunicativa, com intenção de se entender como as quatro habilidades mencionadas se apresentariam em cada uma dessas quatro abordagens e o papel que exerceriam em sala de aula. É feita também uma relação entre os PCN e o ensino atual de línguas nas escolas. Para corroborar a hipótese, autores como Brown (1994), Schmitz (2007) e Silveira (1999) trazem colocações fundamentais sobre a temática. Esta monografia questiona e problematiza a aparente falta dessa oralidade em diversas salas de aula e procura entender os motivos para que isso aconteça. Optou-se, então, pela condução de uma pesquisa qualitativa para a facção desta monografia, dado o tipo de corpus obtido e sua análise, sendo, dessa forma, também, um estudo de caso, visto não se restringir apenas ao levantamento de informações teóricas, mas de observações em campo e de experiências comparadas e contrastadas. O que se encontrou no estágio foi o uso predominante da abordagem tradicional com exercícios envolvendo apenas a gramática da LI.Item A concordância verbal em textos escritos por estudantes de Garanhuns - PE: uma análise sociolinguística(2018-08-27) Silva, Ricardo Soares da; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/8091023593918666Este trabalho apresenta um estudo sobre a variação de concordância verbal da língua em seu uso real de alunos da cidade de Garanhuns - PE. Para realizarmos esta pesquisa, utilizamos como base teórico-metodológica a Sociolinguística Variacionista que tem como iniciador William Labov (2008), que considera a língua em seu contexto social, fizemos uso também de pesquisas realizadas anteriormente sobre o fenômeno estudado como as de Moura (2007), Rodrigues (1987), Vieira (1994) entre outras. Partindo desse pressuposto de que a concordância verbal do português do Brasil é uma regra variável, na qual há uma variante de prestígio e uma variante desprestigiada em competição entre si, procuramos não só verificar essa variação como também identificar os fatores linguísticos e sociais que estão influenciando e condicionando essa variação na escrita formal. O uso das variantes foi analisado de acordo com os fatores linguísticos e sociais já postulados por outros estudiosos. Dentre os fatores linguísticos selecionamos o tipo de verbo (estado e ação) e posição do verbo em relação ao sujeito. Os fatores extralinguísticos analisados foram: o sexo e o nível de escolaridade dos alunos. A partir da metodologia Laboviana, fizemos a coleta dos dados, montamos o corpus da pesquisa constituído por trinta textos produzidos por alunos dos 6º e 9º ano do ensino fundamental II e 3° ano do ensino médio e o analisamos. A quantificação dos dados foi feita por meio de tabulação e nos permitiu chegar aos seguintes resultados: há ausência da concordância verbal na linguagem escrita dos informantes em geral de (14,15%) empregados principalmente entre os alunos de escolaridade maior (3º ano), assim como sexo masculino é o que mais apresenta a forma não-padrão. Verificamos os dois fatores linguísticos que também atuam como condicionadores de uma variante. Portanto, foi visto que a escola influencia os discentes a empregarem a língua em sua norma padrão, amenizando o uso de variações tidas como não padrão.Item A construção da identidade do nordestino nas canções de Dominguinhos: uma amostragem(2019) Cavalcante, Michael Fledson Lourenço; Viana Júnior, Oseas Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1280192032203717; http://lattes.cnpq.br/6686821094849698Este é um Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica que Garanhuns. Pretende estudar a vida e a obra de Dominguinhos, investigando em que pontos suas canções podem representar a identidade do nordestino. Para tanto, é preciso ter de fazer saber a origem do Nordeste e as práticas que as constituiriam. A perspectiva de identidade adota de a de Stuart Hall (2005), e suas considerações auxiliam na análise das suas canções. Constam, neste trabalho, a discografia completa de Dominguinhos catalogada em anexo, cada música com a especificação de seus compositores. Esta pesquisa soma a fortuna teórica sobre os estudos sociais e culturais que estudam identidade cultural realizados com a linguística aplicada em pesquisa documental interpretativista.Item A construção do ethos de violência no instagram: uma análise de selfies da hashtag #profchato(2019-02-05) Silva, Mônica Thais Cordeiro da; Silva, Morgana Soares da; http://lattes.cnpq.br/3406043341655042; http://lattes.cnpq.br/6351384956234119Os estudos sobre o ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2016, 2013, 2010, 2008; SILVA, 2016, 2014) e sobre o fenômeno da ciberviolência contra professores (CHARLOT, 2002 HARTMANN, 2005; ZUIN, 2012) ajudou-nos a entender que o fenômeno do ethos de violência se propaga através de um processo de incorporação do discurso por parte do interlocutor que se identifica com os valores investidos no discurso do enunciador. A partir das novas práticas discursivas dos sujeitos na web, mais especificamente no Instagram, questionamo-nos: Como se manifesta e se caracteriza o ethos de violência contra professores constituído por sujeitos estudantes em selfies encontradas na hashtag agressiva #profchato no Instagram? Para respondermos essa pergunta, temos como objetivo principal dessa monografia analisar discursivamente o ethos de violência em selfies de alunos compartilhadas na hashtag agressiva #profchato. Já os objetivos específicos são os seguintes: a) debater sobre as idiossincrasias do Instagram, com foco no funcionamento da selfie como subsídio para a constituição do ethos de violência contra professores; b) investigar a hashtag agressiva #profchato e seu poder articulador na formação do ethos violento; c) refletir sobre os ethé do Instagram e seu movimento de convergência ou divergência com o ethos de violência contra professor. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (BAUER E GASKEL, 2002), documental (GIL, 2010), com traços de etnografia virtual (PEREIRA, 2012), a partir do método indutivo (FLICK, 2013). Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU, 2016, 2015, 2013, 2008; SILVA, 2014), na análise dos gêneros textuais digitais (ARAÚJO & LEFFA, 2016; ARAUJO& BIASI-RODRIGUES, 2005; MARCUSCHI, 2008, 2004; MARCUSCHI & XAVIER, 2004) e em estudos sobre redes sociais (FRAGOSO, RECUERO, AMARAL, 2016; RECUERO, 2009; CASTELLS, 2005, 2003), ciberviolência (ZUIN, 2010) e discurso violento (HARTMANN, 2005). Destacamos como principais resultados deste trabalho, 5 categorias de ethos presentes em selfies na comunidade discursiva #profchato:a) ethos de deboche; b) ethos de beleza; c) ethos de felicidade; d) ethos de carência e e) ethos de cansaço/aborrecimento. Além dessas categorizações, destacamos o processo de convergência/divergência desses ethé com o ethos de violência presente na hashtag #profchato. Essas constatações sinalizaram que a camuflagem do ethos de violência tem se intensificado através dos ethé populares no Instagram.Item A influência da fala na escrita de textos produzidos por estudantes do 6° ano de uma escola pública(2019-07-03) Cândido, Maria Caroline Tenório; Lima, Rafael Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8700226970298080; http://lattes.cnpq.br/7718869065485051O presente Trabalho tem por objetivo principal analisar a influência da fala na escrita em textos produzidos por estudantes de uma escola da rede pública municipal da cidade de Bom Conselho-Pernambuco. Para tanto, baseamo-nos em trabalhos feitos por Cagliari (2008), Bortoni-Ricardo (2014), Bagno (2008), entre outros pesquisadores da corrente de Labov (2008), o pesquisador pioneiro da teoria que estuda a Variação Linguística. Procuramos defender a hipótese de que há variação linguística nos textos produzidos por essa comunidade de fala, para isto consideramos fatores internos e externos à língua. Elaboramos uma pesquisa quantitativa de cunho variacionista para a coleta dos dados, com isso obtemos um corpus constituído por um número de 2.838 ocorrências dos fenômenos linguísticos, retirados de 72 textos escritos pelos discentes de duas turmas de 6º ano da escola selecionada. A quantificação dos dados é apresentada por meio de tabelas e gráficos, fundamentada no modelo metodológico disponível em Tarallo (1986). Dessa forma, no desenvolvimento da investigação, constatamos que existe interferência da fala na escrita condicionada por fatores internos, processos fonológicos e externos à língua, como sexo e localização geográfica.Item A linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais: análise da página de vendas do curso online magra para sempre(2019-01-07) Medeiros, Lara Santos Targino; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Com o avanço das novas tecnologias, novas formas de comunicação e relacionamento se estabeleceram, consequentemente, as maneiras de se fazer marketing e publicidade também se transformaram e deram origem ao marketing digital e a novos gêneros textuais na internet. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais. Utiliza-se, como objeto desta análise, um exemplar do gênero, capturado por meio de prints, a página de vendas do curso online Magra Para Sempre, da nutricionista Karina Peloi. A análise em questão utiliza-se de aspectos teóricos, dentre os quais destacam-se os estudos de Maingueneau (2013) e Orlandi (2010), acerca do discurso, e Citelli (2002), Adolpho (2018), Kotler (2017) e Cialdine (2012) acerca de linguagem persuasiva e marketing digital. Esta pesquisa é relevante, pois visa contribuir com os estudos da linguagem, especialmente no que se refere às transformações e usos da língua na modernidade. Através de técnicas de persuasão, na página de vendas, são exploradas as vulnerabilidades e desejos do público-alvo, as empresas procuram conhecer minuciosamente o seu cliente para utilizar as suas necessidades e sonhos como ferramentas de persuasão. Assim, busca-se compreender esse uso da linguagem, tendo em vista o seu poder de persuasão e como é importante refletir sobre o modo como os discursos são produzidos, especialmente no âmbito do marketing.Item A metáfora em texto humorístico: uma análise sob a ótica da metáfora conceptual(2019-07-09) Carvalho, Gabriela Rayla Teixeira de; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/7579692572408649Este trabalho tem por objetivo analisar metáforas presentes em texto de stand-up. Utilizamos como corpus o texto humorístico do comediante Whindersson Nunes com base na teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (2002). A pesquisa se enquadra como qualitativa, de cunho documental e bibliográfico. O material que utilizamos para nossa análise consiste no vídeo de 2016, publicado na plataforma Youtube, intitulado “Whindersson Nunes em Marminino (show completo)”. Realizamos a transcrição do trecho que escolhemos para estudo e buscamos analisar neste trabalho as expressões metafóricas que encontramos no vídeo na temática família. Como estratégia de identificação de metáforas, escolhemos o método de leitura, descrito por Sardinha (2007) como o mais adequado para o trabalho com a metáfora conceptual. Para referencial teórico, tivemos Lakoff e Johnson (2002), Sardinha (2007), Fiorin (2014), Zanotto et al (2002), Cameron (2010), entre outros. Em nossa análise verificamos que muitas metáforas com características semelhantes aparecem com frequência no texto, o que nos levou a organizá-las por grupos, de metáforas animais, metáforas ontológicas, dentre outras. Em nossa análise conseguimos relacionar as expressões metafóricas à uma metáfora conceptual maior, como proposto nos objetivos. Pudemos por fim, notar como o sistema metafórico é diversificado, repleto de diferentes metáforas conceptuais, não uma estrutura “presa” a padrões com apenas um tipo. Observamos também o quão presente ela está no nosso cotidiano não sendo apenas um recurso linguístico, mas sim uma componente fundamental da nossa língua.Item A narrativa da descoberta do amor em Eleanor & Park: adolescência, bullying e primeiro amor(2019-01-24) Vanderley, Sara Rocha; Cortez, Marcia Félix da Silva; http://lattes.cnpq.br/4091073515532694; http://lattes.cnpq.br/5348723524079681Este trabalho tem como objetivo observar a recorrência do tratamento do bullying na obra infantojuvenil Eleanor & Park, da autora Rainbow Rowell, considerando a relação entre este e o primeiro amor estabelecida por alguns leitores a respeito da obra analisada. Nela, Rowell apresenta questões sobre as diversas mudanças que os adolescentes vivenciam e como encaram o desenvolvimento de suas características físicas, além de sua reação ao se apaixonar pela primeira vez e do bullying sofrido por ser diferente e não se enquadrar no meio entre os colegas, dessa forma retratando, como foco principal, a relação entre Eleanor e Park. Para que se pudesse estabelecer tal relação entre leitores e obra e a temática abordada por ela com os requisitos apresentados, foi-se necessária a utilização de pesquisas efetuadas pela rede social para leitores brasileiros, Skoob. Dessa forma, a fim de alcançar o objetivo definido, utilizou-se das pesquisas de Bandeira e Hutz (2012), Pesce, Assis e Avanci (2008), Picado (2009), Gregorin Filho (2007), Azevedo (2006), Costa (2012), entre outros estudiosos a respeito do Bullying e Agressividade, da Literatura infantil/juvenil e das questões sobre o amor na adolescência. A análise é feita comparando as respostas das entrevistas com as relações entre bullying e amor na adolescência, levando em consideração como os leitores se identificam com a obra.Item A progressão dos gêneros da ordem do argumentar no livro didático de língua portuguesa(2019-07-19) Barros, Delmira Yane; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995; http://lattes.cnpq.br/5922055242333315O presente trabalho consiste em um estudo sobre a progressão dos gêneros da ordem do argumentar em duas coleções de livro didático de Língua Portuguesa (uma do Ensino Fundamental, anos finais, e outra do Ensino Médio) mais adotadas no município de Garanhuns-PE. Partindo aqui da ideia de que o livro didático é uma ferramenta de grande importância no ensino e na aprendizagem. Utilizamos, como aporte teórico, os conceitos de agrupamento e progressão de gêneros propostos por Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004); o conceito de gênero textual proposto por Marcuschi (2001) e as considerações sobre o ensino de argumentação propostas por Ribeiro (2009). Nossa metodologia fez uso da análise documental (LÜDKE & ANDRÉ, 2012), pois realizamos um mapeamento geral dos gêneros presentes em ambas coleções, procurando identificar o agrupamento e observar a progressão dos gêneros da ordem do argumentar. Os resultados aqui encontrados, em relação à progressão, evidenciaram que o gênero artigo de opinião e o gênero redação escolar são os gêneros que se mantém frequentes em todos os volumes das coleções, o primeiro na coleção de Ensino Fundamental e o último, na coleção de Ensino Médio.Item Análise das orientações do currículo de Pernambuco para o trabalho com a variação linguística(2019-12-13) Cavalcanti, Paloma Agrelis; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/9098086086244833O presente trabalho analisará o trabalho com a variedade linguística no Currículo de Pernambuco, um documento criado em 2019 e que serve orientador do trabalho pedagógico nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. A pesquisa se deterá aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), observando a variação linguística nas habilidades que o documento propõe em seu Organizador Curricular. Para realizarmos essa pesquisa de cunho documental, utilizamos como marco teórico-metodológico a Sociolinguística Variacionista, que teve como percursor Willian Labov (2008) e a Sociolinguística Educacional, amparando-nos nos autores Bortoni-Ricardo (2005) e Sgarbi & Roncália (2011). Na análise do documento, percebemos que algumas das habilidades dentro dos quatro eixos propostos - eixo da Leitura (doze habilidades), da Produção Textual (quatro habilidades), da Oralidade (quatro habilidades) e da Análise Linguística/Semiótica (quatro habilidades), observam as diversas variedades linguísticas, considerando todo o aparato que o aluno já traz consigo, o contexto comunicativo das atividades e textos trabalhados em sala de aula, e, a partir disto, trabalha para ampliar o repertório dos estudantes, considerando, dessa forma, todas as variações da língua Portuguesa como autênticas e legítimas.Item Análise diacrônica dos verbos "ser" e "estar" com sentido existencial no português em cartas de leitor do século XIX da cidade do Recife(2018-08-27) Vasconcelos Neto, Marcionilo José de; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/3002130100167194O presente trabalho busca empreender uma análise diacrônica a respeito do uso dos verbos copulares com sentido existencial, já que eles apresentam um dos maiores desafios para os pesquisadores que se interessam pelo tema. Para realizar essa pesquisa utilizamos dados históricos de cartas de leitor do século XIX da cidade do Recife, como também dados do português contemporâneo com o fenômeno em questão. Essa pesquisa se fundamenta nos pressupostos da teoria gerativa, tendo como principais autores Chomsky (1981; 1986), Avellar (2004; 2007); Sibaldo (2009; 2016), Tarallo (2009), entre outros. Esse trabalho empenha-se em contribuir para o crescimento da literatura sobre cópulas com sentido existencial, além de oferecer algumas reflexões sobre o que foi encontrado no corpus, trazendo algumas análises sintático-semânticas sobre a variação diacrônica que podemos encontrar no uso do verbo "ser" em sentido existencial.Item Análise do tratamento dado à gramática em um livro didático de 3° ano do ensino médio(2019-07-26) Soares, Maria Fernanda; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Esta pesquisa teve por objetivo analisar como é tratado o ensino de gramática em um livro de terceiro ano do ensino médio, identificando qual o tipo de gramática é trazido no Livro Didático (LD), visto que o último ano do Ensino Médio é entendido como decisivo na vida dos estudantes. A análise foi realizada através de um mapeamento do suporte, e três atividades ofertadas no LD foram escolhidas para serem observadas como o ensino de gramática está disposto, respectivamente da primeira e segunda unidade, porque a terceira e quarta não apresentam gramática, mas Análise linguística que é conceituada por Mendonça (2006). As noções de gramática apresentadas nessa pesquisa que deram embasamento para as análises foram de Travaglia (2009). As discussões sobre o ensino de gramática na escola foram embasadas nos textos de Possenti (2012), Vieira (2013, 2018) e Brasil (1998). A metodologia utilizada foi uma análise qualitativa dos autores Córdova & Silveira (2009) e Flick (2009), além de qualitativa essa pesquisa foi de cunho documental conceituada por Lüdke e André (2012). E por fim compreendeu-se que a gramática normativa é a mais utilizada em sala de aula, sendo interessante observar que a utilização dos gêneros textuais como base para o seu ensino tornando-a de fácil compreensão no processo de ensino aprendizagem.Item Análise do tratamento dado à variação linguística em um livro didático de língua portuguesa(2019-07-30) Lopes, Fernando José Valença; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/2655392880923714A língua que falamos não possui uma única forma. Ela é heterogênea e está cheia de variações. Basta observarmos como usamos a linguagem, e assim perceberemos que uma pessoa não fala igual à outra. Essa variação se justifica através dos fatores linguísticos e extralinguísticos que influenciam na forma de comunicação de cada falante. Esse trabalho tem como objetivo principal analisar o tratamento dado à variação linguística no livro didático de língua portuguesa. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho bibliográfico e de caráter documental, sendo justificada por ter como base o livro didático. De forma mais específica, faremos uma abordagem sobre os estudos sociolinguísticos, observando as formas de variação da língua e aplicando o conteúdo na análise do material. Para tanto, tomamos como base os seguintes autores: Labov (2008), Tarallo (1986), Ilari e Basso (2006), González (2015), entre outros, para tratarmos de questões relativas à variação linguística e ao livro didático, além de outros temas correlacionados. A análise do livro apresentou a variação linguística presente no capítulo analisado, descrevendo as formas de variação, mas ainda limitando-se sobre a forma em que ela deve ser de fato apresentada. Portanto, devemos reconhecer que já é um avanço o fato de termos a presença dessa temática explanada no material didático. Isso porque, desta maneira, é possível compreender que a língua não deve ser tratada como homogênea e que o professor deve assumir uma postura heterogênea, no que tange à forma de trabalhar com as variações linguísticas, ao exercer a docência.Item As contribuições dos gêneros textuais no processo de ensino nas aulas de língua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental II(2018-08-29) Barros, Elizabete Josefa de; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631; http://lattes.cnpq.br/2944534748981011Na busca de analisar as contribuições que os gêneros textuais podem trazer para os educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, através de observações de aulas de português de uma professora, este trabalho consegue apresentar um breve panorama sobre as práticas com gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa, enquanto instrumentos didáticos. Numa perspectiva interacionista sociodiscursiva, esta pesquisa está amparada nas teorias propostas por Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2002, 2007 e 2008), que acreditam numa proposta de ensino-aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais, atribuindo à linguagem e à interação a instrumentalização na construção do conhecimento e na formação do cidadão, tendo como objetivo geral o de investigar formas de se utilizar os gêneros textuais como ferramenta para o ensino da linguagem. Através da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo como técnica a observação, que permitiu uma análise quanto à proposta de trabalho do professor e sua relação com os gêneros. Nessas práticas, foi perceptível que a educadora em questão, muitas vezes, conseguia planejar bons momentos de leitura, demostrando possuir uma prática sistemática de gêneros textuais através do desenvolvimento de várias atividades desenvolvidas em sala de aula, contribuindo para a construção do conhecimento, enfocando a apropriação do sistema de produções textuais dos alunos.Item As representações do erotismo na poética de Daniela Galdino(2019-07-19) Silva, Keyla Shaiane Leite; Morais, João Batista Martins de; http://lattes.cnpq.br/0793414979560435; http://lattes.cnpq.br/1048743974697353O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações do erotismo nos poemas presentes nas obras Inúmera e Espaço Visceral, escritas por Daniela Galdino e publicadas em 2013 e 2018, respectivamente. A pesquisa foi constituída a partir de uma abordagem bibliográfica e qualitativa. Para fundamentar nossa análise, foram buscadas as reflexões de Branco (1984), Foucault (1988), Perrot (2003), Paz (1994) e outros. Além disso, estes livros, que são de autoria feminina, rompem com os paradigmas da sociedade falocêntrica ao abordar a sexualidade em que a relação erótica é vista como forma de emancipação, em que a busca por igualdade entre homens e mulheres e a disseminação da ideia de recusa à submissão. A narrativa da mulher desejante se faz presente nessa poética que transpassa os paradigmas e tabus presentes na sociedade. Assim, procurou-se analisar o erotismo dentro das amarras sociais, as quais contribuíram para dificultar a independência da mulher, sob o controle da sexualidade e da ideologia patriarcal e a problematização disso nos escritos de Daniela Galdino.Item Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa(2018-07-13) Berto, Felipe de Luna; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/5506333233424805Esta pesquisa objetivou identificar as principais crenças sobre aprendizagem de língua inglesa e quais suas influências no processo desta aprendizagem entre futuros professores licenciados do curso de Letras com dupla formação em línguas portuguesa e inglesa, na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada mediante análise do corpus a partir da aplicação de questionáriocom ingressantes na referida graduação em 2014 e 2018, cujos dados foram comparados. Esta análise foi amparada pelas principais teorias e hipótesesa respeito da aquisição de línguas e sobre aprendizagem de línguas estrangeiras após o chamado “período crítico” – Krashen (1984); e sobre a noção de crenças neste processo de aprendizagem – Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) e Kudiess (2005). Como resultados, verificamos que a maior parte das crenças apresentadas representam empecilhos no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os dados obtidos, ainda, sugerem que estas crenças são mantidas como resultado da influência de experiências anteriores de aprendizagem desta língua.
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