Licenciatura em Letras (UAG)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Análise das orientações do currículo de Pernambuco para o trabalho com a variação linguística
    (2019-12-13) Cavalcanti, Paloma Agrelis; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/9098086086244833
    O presente trabalho analisará o trabalho com a variedade linguística no Currículo de Pernambuco, um documento criado em 2019 e que serve orientador do trabalho pedagógico nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. A pesquisa se deterá aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), observando a variação linguística nas habilidades que o documento propõe em seu Organizador Curricular. Para realizarmos essa pesquisa de cunho documental, utilizamos como marco teórico-metodológico a Sociolinguística Variacionista, que teve como percursor Willian Labov (2008) e a Sociolinguística Educacional, amparando-nos nos autores Bortoni-Ricardo (2005) e Sgarbi & Roncália (2011). Na análise do documento, percebemos que algumas das habilidades dentro dos quatro eixos propostos - eixo da Leitura (doze habilidades), da Produção Textual (quatro habilidades), da Oralidade (quatro habilidades) e da Análise Linguística/Semiótica (quatro habilidades), observam as diversas variedades linguísticas, considerando todo o aparato que o aluno já traz consigo, o contexto comunicativo das atividades e textos trabalhados em sala de aula, e, a partir disto, trabalha para ampliar o repertório dos estudantes, considerando, dessa forma, todas as variações da língua Portuguesa como autênticas e legítimas.
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    Desenvolvimento humano integral: contribuições da psicomotricidade
    (2019-07-26) Pinto, Tainá Gomes; Araújo, Luiza Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/0135396145333123; http://lattes.cnpq.br/4091658484116375
    As teorias sobre o desenvolvimento humano e a psicomotricidade nos apresentam uma maneira de compreender o sujeito como ser global. Percebendo a escassez da discussão sobre esse tema no curso de Letras, bem como as nossas experiências em sala de aula na graduação, e a necessidade de melhor compreender o desenvolvimento humano, chegamos à problemática, a saber, em que medida a psicomotricidade estimula o desenvolvimento integral da pessoa contribuído para os processos educativos em geral. Para responder essa inquietação inicial, o presente trabalho teve por objetivo geral compreender o desenvolvimento humano integral, através das contribuições da psicomotricidade, refletindo brevemente sobre a sua relação com o campo educacional. A fundamentação teórica deste estudo se deu, principalmente, por perspectivas acerca do desenvolvimento humano e uma seleção de estudos sobre psicomotricidade no campo da educação. O estudo foi constituído por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, de caráter exploratório por meio da qual permitisse obter um conhecimento básico sobre o tema. Os resultados apontam para compreensão da importância da psicomotricidade como uma teoria e um método de abordagem do desenvolvimento humano integral e da educação. Constatamos, assim, como esses conhecimentos podem colaborar para a prática pedagógica do educador, bem como ampliar a discussão do campo de estudo da psicomotricidade no curso de letras onde pouco se discute sobre esse tema.
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    A construção da identidade do nordestino nas canções de Dominguinhos: uma amostragem
    (2019) Cavalcante, Michael Fledson Lourenço; Viana Júnior, Oseas Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1280192032203717; http://lattes.cnpq.br/6686821094849698
    Este é um Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica que Garanhuns. Pretende estudar a vida e a obra de Dominguinhos, investigando em que pontos suas canções podem representar a identidade do nordestino. Para tanto, é preciso ter de fazer saber a origem do Nordeste e as práticas que as constituiriam. A perspectiva de identidade adota de a de Stuart Hall (2005), e suas considerações auxiliam na análise das suas canções. Constam, neste trabalho, a discografia completa de Dominguinhos catalogada em anexo, cada música com a especificação de seus compositores. Esta pesquisa soma a fortuna teórica sobre os estudos sociais e culturais que estudam identidade cultural realizados com a linguística aplicada em pesquisa documental interpretativista.
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    A ambiguidade sob a ótica de estudos da linguagem
    (2019-12-18) Souto, Wellington Hugo Lima Freitas; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/6362679313035338
    O presente trabalho tem como objetivo abordar a ambiguidade como um fenômeno linguístico presente nos mais diversos meios de leitura, porém como pouca visibilidade em seus estudos, sendo assim apresentado como um reforço ao conhecimento da ambiguidade através de seu respaldo histórico, sua percepção no sistema cognitivo e tipificações, com posteriores exemplificações sobre a sua presença em diversos textos dos mais variados gêneros, que confirmam a sua frequência em nossas práticas de linguagem. O conteúdo da pesquisa foi desenvolvido em sua base qualitativa e bibliográfica, possuindo como referencial teórico estudiosos como: Ferreira (2000), Miotto (2007), Kenedy (2013), Cançado (2012), dentre demais autores nacionais e internacionais. Os resultados da pesquisa ressaltam um fenômeno de incrível capacidade de ampliar significados, que exige cuidados em seu uso para alguns (como qualquer figura de linguagem) como também ressalta as particularidades para outros, como em uma publicidade mais eficiente ou uma poética mais exuberante. Desse modo, o estudo realça um importante fenômeno linguístico.
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    A narrativa da descoberta do amor em Eleanor & Park: adolescência, bullying e primeiro amor
    (2019-01-24) Vanderley, Sara Rocha; Cortez, Marcia Félix da Silva; http://lattes.cnpq.br/4091073515532694; http://lattes.cnpq.br/5348723524079681
    Este trabalho tem como objetivo observar a recorrência do tratamento do bullying na obra infantojuvenil Eleanor & Park, da autora Rainbow Rowell, considerando a relação entre este e o primeiro amor estabelecida por alguns leitores a respeito da obra analisada. Nela, Rowell apresenta questões sobre as diversas mudanças que os adolescentes vivenciam e como encaram o desenvolvimento de suas características físicas, além de sua reação ao se apaixonar pela primeira vez e do bullying sofrido por ser diferente e não se enquadrar no meio entre os colegas, dessa forma retratando, como foco principal, a relação entre Eleanor e Park. Para que se pudesse estabelecer tal relação entre leitores e obra e a temática abordada por ela com os requisitos apresentados, foi-se necessária a utilização de pesquisas efetuadas pela rede social para leitores brasileiros, Skoob. Dessa forma, a fim de alcançar o objetivo definido, utilizou-se das pesquisas de Bandeira e Hutz (2012), Pesce, Assis e Avanci (2008), Picado (2009), Gregorin Filho (2007), Azevedo (2006), Costa (2012), entre outros estudiosos a respeito do Bullying e Agressividade, da Literatura infantil/juvenil e das questões sobre o amor na adolescência. A análise é feita comparando as respostas das entrevistas com as relações entre bullying e amor na adolescência, levando em consideração como os leitores se identificam com a obra.
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    Histórias em quadrinhos: o herói em O Quarteto Fantástico e Sandman
    (2019-01-24) Vital, José Eduardo Carvalho; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/8555086877601824
    As histórias em quadrinhos têm sido objetos de estudos literários desde a segunda metade do século XX, nos Estados Unidos e no Brasil. A conjunção de ilustração e texto escrito, característica do gênero em questão, tem feito sucesso desde sua criação, ainda na primeira metade do século passado. Consequentemente, este gênero abriu portas para diversas obras e artistas/escritores se consagrarem ao longo dos anos. A pesquisa teve a intenção de analisar as diferentes categorias de herói em um recorte da obra de Stan Lee e de Neil Gaiman, em O Quarteto Fantástico (LEE; KIRBY, 1961) e Sandman (GAIMAN; McKEAN, 1988). A pesquisa foi do tipo bibliográfica, baseando-se nos pressupostos de Kothe (1987) e Adorno; Horkheimer (1985), na perspectiva da categoria de herói, para analisar as obras citadas anteriormente, diferentes categorias de herói e sua relação com fatores sociais, culturais, históricos e idelógicos, desde a época de publicação de cada obra até sua relação/inovação com a produção mais contemporânea dos referidos HQs. As características tanto dos autores quanto de suas obras são também de fundamental importância para o desenvolvimento e melhor compreensão dos resultados de pesquisa. Iremos entender como Lee e Gaiman reinventaram e elevaram as HQs para o patamar literário, através de seus heróis. A partir dos resultados encontrados, percebemos uma relação entre as obras de Lee; Kirby em 1961 com a de Gaiman; McKEAN em 1988, em que os passos iniciais da dupla da Marvel foram fundamentais para o que veríamos em Sandman anos posteriores, além de uma representação do herói mais voltada para uma relação com fatos sociais, culturais e literários em ambas as HQs.
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    “Neologismos decolando na velocidade da luz”: diferenças na fala dos jogadores brasileiros de Pokémon Go
    (2019-12-18) Lima, Diego Luciano Leonardo de; Lima, Rafael Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8700226970298080
    Este trabalho apresenta uma análise de variações linguísticas, com o foco principal nos Neologismos que surgem da comunicação entre os membros de diferentes grupos, sendo o dos gamers e usuários do jogo Pokémon Go a serem analisados. A partir disso foi feito um estudo a respeito das características na linguagem dessa comunidade que a diferenciam da linguagem das demais pessoas e grupos sociais e se essas diferenças interferem na compreensão de quem as escuta. Dessa forma seu objetivo é de além de analisar as variações existentes na linguagem desse grupo, entender como e por quê elas surgem, e o papel da comunicação social para a criação de novas palavras, seja essa comunicação em conversas face-a-face ou através das mídias digitais online. Para a realização desta pesquisa foram abordados os estudos de Carvalho (1984), Tarallo (1990) e Bortoni-Ricardo (2014) como principais aportes teóricos. Por observar as diferenças da linguagem a pesquisa é qualitativa e a análise foi feita por meio da coleta de capturas de tela nos grupos de WhatAapp do jogo da cidade de Garanhuns-PE e analisando vídeos do jogo feitos por jogadores. Os resultados trazem uma compreensão mais clara da linguagem desse grupo, desde suas origens até as razões e preferências para o uso de determinados termos, e ao entendimento dos significados de cada uma delas. Todo o estudo teve grande base na pesquisa Sociolinguística, estudos de Neologismos e sobre a influência dos games na comunicação.
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    Escola sem partido: uma reflexão sobre as ideologias dos projetos de lei e suas implicações no processo de mercantilização da educação
    (2019-12-13) Silva, Vanessa Kely da; Baião Filho, Luiz Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/2107039085856949; http://lattes.cnpq.br/6842352897918549
    A educação vem se tornando um palco de grandes discussões e disputadas na última década. Nesse trabalho, discorremos sobre a ênfase que a educação está recebendo nas esferas legislativas de todo país, através dos projetos de lei Escola sem Partido (ESP). Nossa analise se constrói através do objetivo geral de investigação e localização dos projetos de lei ESP, com as correntes ideológicas neoconservadoras e neoliberais. Ambas correntes passaram por reformulações nas suas ideologias, promovendo os interesses do mercado e ideologias conservadoras. Essas ideologias ganharam maior visibilidade e difusão a partir da década de 70 nos Estados Unidos da América (EUA). Atrelados ao objetivo geral, estão os objetivos as especificidades de identificar e explicar o momento de nascimento do movimento Escola sem Partido, exemplificando seus propositores e apoiadores, demonstrando como esses estão envolvidos com as correntes neoliberais e neoconservadoras, assim como o trajeto que os projetos de lei percorrem nas esferas municipais, estaduais e federais, daremos ênfase na análise dos projetos que tramitam na esfera legislativa federal, pois entendemos que esses representam em contexto geral todos os outros que tramitam nas demais esferas. Mais adiante dialogaremos com os teóricos educacionais Freire (1996, Tomaz Tadeu (1994), Saviani (1996), Libâneo (1996), procurando entender o caminho educacional que esses autores educadores julgam necessários para a desenvoltura docente que visam o desenvolvimento autônomo do educando.
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    O zumbi e o distópico: uma análise sociopolítica na trilogia Apocalipse Z
    (2019-12-10) Santos, Rafael Barbosa dos; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/3348804895051394
    Este trabalho tem como objetivo analisar o utópico/distópico na trilogia Apocalipse Z, de autoria de Manel Loureiro Doval (2010; 2011), a partir dos estudos de Marques (2014) e Claeyes (2010). Desta forma, busca-se abranger os três romances que compõem a trilogia, analisando aspectos diferentes em cada obra. No primeiro romance, apresenta-se o utópico/distópico apocalíptico zumbi; enquanto os demais, o distópico ligado ao político-social. A presença do zumbi proporcionou, na obra, uma reflexão sobre o comportamento humano em situações caóticas, possibilitando observar que o monstruoso, na trilogia, manifesta-se em outras dimensões. A análise da trilogia contribuiu para uma melhor reflexão acerca do zumbi, distanciando-o da figura non grata para uma importante reflexão político-social, investigando aspectos como: o machismo, o religioso, e as organizações sociais apresentadas no corpus. Os estudos sobre o pós-humano possibilitaram uma nova visão sobre o personagem zumbi, pois este deixa de ser visto à margem e passa a ser entendido como símbolo importante para diversas metáforas, desde o manipulado/escravo à negação humana. É característico das distopias serem ambientadas em um cenário pós-apocalíptico, porém na trilogia analisada temos um acréscimo a este cenário: o apocalipse zumbi. Foi possível constatar que a trilogia se configura como utópica/distópica por apresentar em sua narrativa sociedades controladoras e opressivas que surgem em meio ao caos do apocalipse zumbi.
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    O gótico em contos de horror de Poe: análise das narrativas A Queda da Casa de Usher e O Retrato Oval
    (2019-12-09) Cândido, Maria Jadivânia de Lima Silva; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/0519036751749588
    Este trabalho tem como objetivo analisar a presença do gótico através de narrativas, partindo da caracterização de elementos específicos da narrativa como o espaço e os personagens. A estética gótica é um movimento antigo, estudos dizem que ele eclodiu em meados do século XVIII, teve grandes nomes representativos como Thomas James Mathias, William Shakespeare, Horace Walpole, Charles Robert Maturin, Mrs. Radcliffe e Lewis e nosso referido autor, Edgar Allan Poe. Como objeto de pesquisa foi utilizado dois contos do autor Edgar Allan Poe, a saber: O Retrato Oval (1842) e A Queda da Casa de Usher (1839). Utilizamos, sobretudo, o que Lovecraft (1987) define como narrativas de horror e sobrenatural para compreendermos a questão do gótico em contos do Poe, além de categorias da narrativa, tais como espaço e personagem como aparato metodológico para nossa apreciação dos contos em questão. Esses dois contos expressam, no decorrer de suas narrativas, elementos próprios da narrativa fantástica gótica. A caracterização do espaço, por exemplo se apresenta de forma a apresentar o terror/horror nos dois contos. Ambos apresentam também no fechamento de suas tramas momentos de absoluto terror, além de serem movidos pelo inconstante e persistente fantasma do medo.