07. Nossa Memória

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    Memorial
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018) Lima, Irenilda de Souza; http://lattes.cnpq.br/2794423545895911
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    Memorial: um olhar inacabado do mundo. diversidade, complexidade e movimento
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Lima, Jorge Roberto Tavares de; http://lattes.cnpq.br/7869246790295927; Bergamasco, Sônia Maria Pessoa Pereira; http://lattes.cnpq.br/8863899187043019; Lima, Albenise de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7796825725927994; Pereira, Henrique dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7796825725927994; Callou, Ângelo Brás Fernandes; http://lattes.cnpq.br/9224131416590265
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    Memorial descritivo para promoção à classe de professor titular da carreira de magistério superior
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-11) Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542
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    Memorial descritivo
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Santana, Moisés de Melo; http://lattes.cnpq.br/3373237780862014
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    Memorial descritivo analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023-06) Perrier, Gerlane Romão Fonseca; http://lattes.cnpq.br/6088602931263440
    Apresento este Memorial de minha Trajetória Acadêmica, como requisito necessário para a obtenção da promoção à Classe V, da Carreira de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Inicialmente, identifico-me e apresento minha titulação acadêmica. Em seguida, na forma de narrativa, exponho a sequência de fatos dos quais consegui recordar, que se mostram relevantes, com ênfase a partir da graduação, à medida que, de alguma forma, contribuíram para meu EU atual. São relacionados fatos planejados ou fortuitos, que resultaram na trajetória percorrida desde o dia 24 de dezembro de 1968 até ontem. O hoje simplesmente vivo e o amanhã a Deus pertence. Busquei associar aos fatos evidenciados suas consequências, para a configuração do currículo vivenciado, alguns possíveis de comprovação documental, outros por evidências e memórias, os quais o tempo ainda não foi capaz de apagar. Finalizo atendendo à necessidade de relacionar o máximo de documentos que possam comprovar os fatos narrados, talvez por considerarem que o tempo e a idade sejam inimigos da memória.
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    Trajetória acadêmica: memorial descritivo analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016) Almeida, Ceres Duarte Guedes Cabral de; http://lattes.cnpq.br/2868282040590288
    O processo de Promoção para a Classe Titular, nível I, da Carreira do Magistério de Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico, em conformidade com a Resolução nº 086/2014 do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, é composto por duas etapas: 1) aprovação na avaliação de desempenho no interstício de 24 meses no último nível da classe DIV e 2) aprovação na defesa do Memorial Descritivo Analítico da trajetória acadêmica. Na primeira etapa, onde é exigido obter no mínimo 200 pontos na Avaliação de Desempenho Docente, obtive aprovação neste processo pela Comissão de Desempenho Acadêmico com pontuação de 526,8 pontos. Para cumprir a segunda e última etapa deste processo, apresento este Memorial Descritivo Analítico que relata minha trajetória acadêmica, até o presente momento. Neste memorial, após cada atividade, está indicado o número da folha correspondente ao respectivo documento comprobatório. Todos os documentos estão anexo a este memorial, num volume separado, devidamente autenticados.
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    A difícil arte da escolha de uma profissão
    (1978) Vasconcelos Sobrinho, João de
    Aula de Sapiência de Abertura dos Cursos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, pronunciada pelo Prof.João Vasconcelos Sobrinho,em 1º de março de 1978,seu cinquentenário de magistério superior.
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    Currículo e destino do técnico em Agro-Pecuária; estudo em um colégio
    (1978) Sampaio, Elny
    Há, no ensino profissionalizante, a possibilidade de marcantes opções na elaboração do currículo. Este pode representar; 1) uma escolha e plano de quem o define, a autoridade política ou pedagógica; 2) uma resposta às espectativas dos alunos, geralmente instáveis devido à idade, ou 3) uma resposta à demanda real do mercado de Trabalho e a exigências Tecnológicas. Mesmo havendo a procura de uma integração destas 3 direções, segundo o espirito da lei, a parte especificamente proficionalizante do currículo corre sempre o perigo de, pela imposição de opções da autoridade, pela falta de informações sobre as espectativas dos alunos e sobre a procura e as exigências do mercado de trabalho, tornar-se improdutiva ou contra producente. Daí a necessidade de uma avaliação contínua. Neste sentido algumas pesquisas foram realizadas no Colégio Agrícola de Belo Jardim cujos resultados imediatos ora publicamos e rapidamente comentamos pois, em parte, vieram evidenciar situações previsíveis, mas apontaram também mudanças.