01.1 - Graduação (Sede)

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    Um olhar, gastronômico, cultural e poético: as comidas do Mercado de São José e seu entorno
    (2021-12-15) Silva, Manoelly Soledade Vera Cruz da; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113
    Conhecer os mercados no mundo inteiro é uma referência cultural e antropológica para se conhecer o lugar visitado. Ao visitar o Mercado de São José e seu entorno, o que se tem, ou pode ter, é uma compreensão da cultura pernambucana, notadamente dos hábitos alimentares. E, apesar das mudanças estruturais havidas nos boxes e em alguns bares e restaurantes da localidade, opções da nossa gastronomia regional. No começo das pesquisas, já havia sido dado início ao processo de revitalização do Mercado de São José e seu entorno. Na ocasião, os ambulantes que estavam nas ruas ao redor do Mercado já haviam sido retirados e transferidos para os espaços destinados pela prefeitura para essa finalidade. Através de reunião bibliográfica, pesquisa de campo, com observação e de registros imagéticos e memórias literárias, foi possível perceber registros sobre a história do Mercado mais antigo em atividade do Brasil, sobre os sabores e afetos de seus frequentadores, bem como sobre as perdas, no âmbito cultural e gastronômico, sofridas pelas alterações realizadas no entorno do Mercado de São José, diante o processo de revitalização imposto pela Prefeitura do Recife, em continuidade ao discurso higienista do século XIX. O cotejamento realizado entre a oferta de produtos alimentares e as receitas do livro “Receitas de Pobre”, escrito por Liêdo Maranhão revelou que o Mercado de São José continua sendo um reduto de preservação da cultura e do patrimônio alimentar do Recife.
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    Avaliação do consumo do pescado em um mercado público no município de Recife/PE
    (2019-06-03) Veloso, Katia Rossetti; Oliveira, Paulo Guilherme Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/5700488412022830
    Esta é uma pesquisa de natureza quantitativa, em que se buscou identificar o consumo de pescado pelos compradores dentro do mercado público do bairro da Boa Viagem, município de Recife/PE, bem como as formas de comercialização e conservação do pescado no local. Para atingir este objetivo foi aplicado um questionário a oitenta consumidores, visando identificar o sexo (feminino/masculino), a idade dos participantes, se esses consomem pescado e qual a quantidade em Kg por compra e o consumo semanal, além da identificação da preferência pelo tipo de pescado, e a opinião acerca das condições higiênicas dessa comercialização. Esse instrumento foi aplicado no mês de fevereiro de 2018, no Mercado Público de Boa Viagem. Foi possível inferir que a maioria dos consumidores de pescado o fazem em quantidade inferior ao estabelecido pela Organização Mundial de Saúde - OMS. Identificamos ainda que o consumo maior da carne se dá entre os sujeitos com idade acima de 40 anos, cuja preferência é maior pelo peixe fresco e eviscerado. Além disso foi identificado que das respostas analisadas a preferência de compra é pelo peixe (60% do total) quando comparada os crustáceos e moluscos. Relativo as condições higiênico-sanitárias, foi identificado que são inadequadas no que tange o produto final apresentado para compra, correspondendo a uma porcentagem de 72% do total de participantes.
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    Análise mercadológica da piscicultura ornamental em Camaragibe
    (2019-01-01) Costa, Anderson Cristiano Ferreira; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086; http://lattes.cnpq.br/3708648078406018
    A criação de peixe ornamental tem importantes funções, como: finalidade recreativa uma vez que aquários podem ser colocados em diversos locais, social visto que gera emprego em diversas escalas e econômica, pois movimenta anualmente milhões de dólares ao redor do mundo, incluindo na cidade de Camaragibe que faz parte da Região Metropolitana do Recife. Assim, saber como funciona a demanda e a oferta desses animais nesse município é imprescindível para que tanto vendedores, quanto compradores tomem decisões mais assertivas sobre quais espécies escolher. Por isso, objetivou-se estudar o mercado de peixes ornamentais em Camaragibe. Para isso, foi elaborado um questionário verificando se há intenção de criação de peixes ornamentais pela população camaragibense, bem como quais devem ser as características desses peixes para que a compra seja efetuada ou não. Paralelamente, estudou-se o mercado de oferta desses organismos aquáticos, através de questionários pré-estruturados, onde percebeu-se a relevância de um investimento em marketing e desenvolvimento de técnicas do setor.