01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item “No lixão nasce flor”: arte-educação como ação política na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PE(2025-03-21) Silva, Josué Mendes da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513O objetivo dessa composição musical em forma de trabalho monográfico é trazer à luz a reflexão acerca de dois mundos: Arte-Educação e Políticas Públicas em ambientes de privação de liberdade. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana, e sendo uma arte é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhuma pessoa. Daí, seu “uso” na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido “utilizada” em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a Arte-Educação e, em especial, a música não é exclusividade das pessoas ditas “livres”, sua interação junto às políticas públicas bem estruturadas, podem facilitar o processo de humanização para mulheres que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PFAL.Item Letra de música na sala de aula: uma proposta metodológica para as aulas de língua portuguesa(2023-09-05) Almeida Junior, Gelsivan José de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5032794329249441Nas últimas décadas, as aulas de Língua Portuguesa sofreram modificações que vão desde os conteúdos trabalhados até os objetivos a que se prestavam às aulas. Nesse percurso, o documento normativo mais recente, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), defende lançar o foco no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. Isto posto, cabe ao docente criar meios (metodologias) para que os alunos atinjam determinados fins (competências e habilidades), e entre vários tipos de planejamento, a SD (sequência didática) é uma possibilidade promissora para tornar as aulas de Língua Portuguesa mais interativas, atrativas e eficazes. O presente artigo traz uma proposta de intervenção através da construção de uma sequência didática que contempla o gênero textual letra de música e que tem como objetivo promover a análise linguística no gênero letra de música, bem como promover sua reflexão discursiva. A partir dos resultados, constatou-se que a SD proposta, está alinhada às competências e habilidades da BNCC, além de ser flexível e pode sofrer diversas adequações para diferentes contextos.Item A canção popular como recurso didático no ensino de História: um estudo sobre concepções e práticas docentes(2019-12-13) Andrade, Lukas Alisson Gouveia de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/4795559345410177Este artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes a respeito do uso da canção popular no Ensino de História. Para tanto, realizamos entrevistas com docentes de História atuantes na educação básica. Nossa amostra considerou professores mestrandos e egressos do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados foram analisados a partir de abordagem quali-quantitativa e da análise de conteúdo a partir das categorias: concepções docentes, planejamento, procedimentos em sala de aula e avaliação.Item Música e docência: o que dizem os docentes acerca do trabalho com a música na Educação infantil(2023-09-15) Silva, Lizandra Karoline Sales da; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/9328298404518542O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as concepções de docentes que atuam em escolas regulares acerca do ensino de música na Educação Infantil. Elencamos três objetivos específicos, sendo estes: identificar o perfil profissional do profissional de música que atua em escolas; identificar as práticas musicais desenvolvidas pelos educadores (as) que atuam com a música na Educação Infantil; caracterizar as concepções sobre o ensino de música dos docentes que atuam na Educação Infantil. A metodologia utilizada consiste na abordagem qualitativa. No que diz respeito ao instrumento para a coleta de dados, utilizamos questionários que foram aplicados através de uma plataforma digital. No que tange ao universo e sujeitos da pesquisa, tivemos professores (as) de música que atuam na Educação Infantil de escolas regulares de Recife-PE e região metropolitana. Estes professores (as), por sua vez, possuem no mínimo três anos de experiência docente. Ressalta-se que a escolha deles, não teve como critério a sua formação ser de modo, exclusivo, a Licenciatura em Música. Contudo, no capítulo da análise dos dados, pudemos observar quem são, de fato, estes profissionais e qual a sua formação. A análise dos dados se baseou nas concepções da análise de conteúdo. Através da mesma, desenvolvemos as categorias que foram construídas a partir dos objetivos específicos deste trabalho, delineamos então, um perfil dos docentes que participaram da pesquisa. Ainda, identificou-se as práticas musicais desenvolvidas por estes docentes na Educação Infantil, e, caracterizou-se as concepções sobre o ensino da música destes docentes. Buscou-se também, um diálogo constante entre os dados e o aporte teórico, principalmente Brito (2003) e Spohr (2016), bem como nos documentos que norteiam a Educação Infantil em nosso país. Na análise dos dados foi possível identificar para além das práticas e concepções, as dificuldades e desafios que permeiam o cotidiano destes educadores(as), as suas razões para esperançar, demonstrada através da boa recepção das crianças para com as suas práticas.Item A música e a ação docente com crianças de 03 anos em um CMEI na cidade do Recife(2022-10-05) Wanderley, Bruna Luna; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/3192089376789185O presente trabalho objetivou compreender a prática docente de musicalização no cotidiano de crianças de três anos em uma CMEI municipal da cidade do Recife. Como objetivos específicos: descrever as situações de uso da música em sala de aula; identificar o repertório musical usado no CMEI pesquisado; perceber a ação docente durante o trabalho com música. A pergunta que norteou nosso trabalho foi: Como acontecem as práticas de musicalização na educação infantil? A pesquisa teve um caráter qualitativo, para suceder a coleta de dados foi utilizada como procedimento básico a observação participante e como instrumento o diário de campo. Os dados foram coletados por seis dias, totalizando 24 horas, no período de 13 a 21 do mês de junho. Para realizar a análise dos dados, estes foram categorizados sob a luz da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). O levantamento teórico baseou-se principalmente em Brito (2003), Maffioletti (2007) e Oliveira (2019).Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os alunos do grupo 03. Os dados obtidos mostram que a música aparece com propósitos distintos sendo empregada como recurso pedagógico, para marcar momentos específicos da rotina relacionada a datas comemorativas e integrando som e movimento. Foi possível perceber que a educadora demonstrou sua intencionalidade pedagógica através de ações que objetivaram tornar a vivência com música significativa para os alunos. Como também a ampliação do repertório trazido pelas crianças que consiste na valorização da bagagem cultural de cada aluno e a introdução de novas músicas.Item O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa(2022) Paula, Juvita Tainã Muniz de; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942Esse artigo buscou refletir a respeito do lúdico como ferramenta didática para um ensino de forma prazerosa, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, cuja pergunta condutora foi: como compreender o lúdico como sendo uma ferramenta de aprendizado em língua portuguesa? A ideia é mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento cognitivo do discente, uma vez que ela pode interligar o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico, e enfatizar que não se trata de um brincar por brincar, mas de um entretenimento com ponto de vista pedagógico. O lúdico é uma base para o desenvolvimento infantil e serve também como apoio para a formação e o aprendizado dos jovens e adultos. Aqui, entende-se que o conceito de lúdico está voltado para atividades com músicas, jogos e brincadeiras de forma planejada pelo professor, que irá direcionar estas atividades de maneira tal que o aluno, divertindo-se, aprenda. Para tanto, a base teórica para esse trabalho é formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) e outros. Apresentamos como proposta de uma prática lúdica para o ensino como facilitador da aprendizagem uma sequência de atividades utilizando a música como base lúdica.Item Análise da percepção de professores do Ensino fundamental à utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências(2019-12-13) Araújo, Misrain Rayane Nunes de; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/4720922959621981Muitas são as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem quanto à disciplina de Ciências. Por este motivo, faz se necessário a busca de implementação de novas práticas pedagógicas que venham a facilitar este processo, a exemplo disso, a música. A música é um recurso didático simples, dinâmico, contextualizado, com alto potencial de auxiliar no processo de aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências, na percepção de professores dos anos finais (6º, 7º e 8º) do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com quinze professores, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados demonst raram se positivos quanto à utilização em sala pelos professores e boa receptividade por parte dos alunos, apesar de algumas dificuldades em questão. Este trabalho não visa excluir ou diminuir a efetividade do ensino tradicional, nem tão pouco propor apenas a utilização isolada de um único recurso pedagógico, mas como aliados em prol de um objetivo maior: o aprendizado. A sociedade está em constante desenvolvimento e faz se necessária uma maior versatilidade do professor para maiores chances de sucesso do seu objetivo.Item Emancipação humana e social no núcleo musical do Projeto Social Peixotinho(2021-12-18) Santos Filho, Marcondes dos Ramos; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/0478747424870549O presente trabalho objetiva analisar os processos de emancipação humana e social possibilitados pelo trabalho social, artístico e educacional desenvolvido pelo projeto musical Peixotinho. A pesquisa se insere no contexto atual de ensino e aprendizagem musical na organização não governamental (ONG) para crianças e jovens vindos de comunidades vizinhas ao Projeto e em sua maioria das classes populares de Recife e Olinda. Apresento a pergunta orientadora: “O Núcleo Musical do Peixotinho contribuiu para a emancipação humana e social de jovens moradores da periferia de Recife e Olinda?” e a partir dela formulo a hipótese de que o Peixotinho é capaz de gerar emancipação através da formação profissional musical, artística e humana dos sujeitos estudantes, e que essa formação é de caráter emancipatório. Utilizamos entrevistas semiestruturadas como instrumento para coleta de dados de gestores e educandos formados egressos objetivando responder a pergunta orientadora e discutimos a experiência do Núcleo Musical Irmã Scheilla do Projeto Peixotinho à luz de algumas teorias do campo da sociologia da educação. Concluo que o Núcleo Musical, a partir das vozes das entrevistas, possui o potencial emancipatório humano e social, partindo da educação musical mas ampliando para outras dimensões da vida.
