01.1 - Graduação (Sede)

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    “No lixão nasce flor”: arte-educação como ação política na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PE
    (2025-03-21) Silva, Josué Mendes da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513
    O objetivo dessa composição musical em forma de trabalho monográfico é trazer à luz a reflexão acerca de dois mundos: Arte-Educação e Políticas Públicas em ambientes de privação de liberdade. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana, e sendo uma arte é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhuma pessoa. Daí, seu “uso” na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido “utilizada” em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a Arte-Educação e, em especial, a música não é exclusividade das pessoas ditas “livres”, sua interação junto às políticas públicas bem estruturadas, podem facilitar o processo de humanização para mulheres que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PFAL.
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    Letra de música na sala de aula: uma proposta metodológica para as aulas de língua portuguesa
    (2023-09-05) Almeida Junior, Gelsivan José de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5032794329249441
    Nas últimas décadas, as aulas de Língua Portuguesa sofreram modificações que vão desde os conteúdos trabalhados até os objetivos a que se prestavam às aulas. Nesse percurso, o documento normativo mais recente, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), defende lançar o foco no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. Isto posto, cabe ao docente criar meios (metodologias) para que os alunos atinjam determinados fins (competências e habilidades), e entre vários tipos de planejamento, a SD (sequência didática) é uma possibilidade promissora para tornar as aulas de Língua Portuguesa mais interativas, atrativas e eficazes. O presente artigo traz uma proposta de intervenção através da construção de uma sequência didática que contempla o gênero textual letra de música e que tem como objetivo promover a análise linguística no gênero letra de música, bem como promover sua reflexão discursiva. A partir dos resultados, constatou-se que a SD proposta, está alinhada às competências e habilidades da BNCC, além de ser flexível e pode sofrer diversas adequações para diferentes contextos.
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    A canção popular como recurso didático no ensino de História: um estudo sobre concepções e práticas docentes
    (2019-12-13) Andrade, Lukas Alisson Gouveia de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/4795559345410177
    Este artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes a respeito do uso da canção popular no Ensino de História. Para tanto, realizamos entrevistas com docentes de História atuantes na educação básica. Nossa amostra considerou professores mestrandos e egressos do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados foram analisados a partir de abordagem quali-quantitativa e da análise de conteúdo a partir das categorias: concepções docentes, planejamento, procedimentos em sala de aula e avaliação.
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    Música e docência: o que dizem os docentes acerca do trabalho com a música na Educação infantil
    (2023-09-15) Silva, Lizandra Karoline Sales da; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/9328298404518542
    O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as concepções de docentes que atuam em escolas regulares acerca do ensino de música na Educação Infantil. Elencamos três objetivos específicos, sendo estes: identificar o perfil profissional do profissional de música que atua em escolas; identificar as práticas musicais desenvolvidas pelos educadores (as) que atuam com a música na Educação Infantil; caracterizar as concepções sobre o ensino de música dos docentes que atuam na Educação Infantil. A metodologia utilizada consiste na abordagem qualitativa. No que diz respeito ao instrumento para a coleta de dados, utilizamos questionários que foram aplicados através de uma plataforma digital. No que tange ao universo e sujeitos da pesquisa, tivemos professores (as) de música que atuam na Educação Infantil de escolas regulares de Recife-PE e região metropolitana. Estes professores (as), por sua vez, possuem no mínimo três anos de experiência docente. Ressalta-se que a escolha deles, não teve como critério a sua formação ser de modo, exclusivo, a Licenciatura em Música. Contudo, no capítulo da análise dos dados, pudemos observar quem são, de fato, estes profissionais e qual a sua formação. A análise dos dados se baseou nas concepções da análise de conteúdo. Através da mesma, desenvolvemos as categorias que foram construídas a partir dos objetivos específicos deste trabalho, delineamos então, um perfil dos docentes que participaram da pesquisa. Ainda, identificou-se as práticas musicais desenvolvidas por estes docentes na Educação Infantil, e, caracterizou-se as concepções sobre o ensino da música destes docentes. Buscou-se também, um diálogo constante entre os dados e o aporte teórico, principalmente Brito (2003) e Spohr (2016), bem como nos documentos que norteiam a Educação Infantil em nosso país. Na análise dos dados foi possível identificar para além das práticas e concepções, as dificuldades e desafios que permeiam o cotidiano destes educadores(as), as suas razões para esperançar, demonstrada através da boa recepção das crianças para com as suas práticas.
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    A música e a ação docente com crianças de 03 anos em um CMEI na cidade do Recife
    (2022-10-05) Wanderley, Bruna Luna; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/3192089376789185
    O presente trabalho objetivou compreender a prática docente de musicalização no cotidiano de crianças de três anos em uma CMEI municipal da cidade do Recife. Como objetivos específicos: descrever as situações de uso da música em sala de aula; identificar o repertório musical usado no CMEI pesquisado; perceber a ação docente durante o trabalho com música. A pergunta que norteou nosso trabalho foi: Como acontecem as práticas de musicalização na educação infantil? A pesquisa teve um caráter qualitativo, para suceder a coleta de dados foi utilizada como procedimento básico a observação participante e como instrumento o diário de campo. Os dados foram coletados por seis dias, totalizando 24 horas, no período de 13 a 21 do mês de junho. Para realizar a análise dos dados, estes foram categorizados sob a luz da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). O levantamento teórico baseou-se principalmente em Brito (2003), Maffioletti (2007) e Oliveira (2019).Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os alunos do grupo 03. Os dados obtidos mostram que a música aparece com propósitos distintos sendo empregada como recurso pedagógico, para marcar momentos específicos da rotina relacionada a datas comemorativas e integrando som e movimento. Foi possível perceber que a educadora demonstrou sua intencionalidade pedagógica através de ações que objetivaram tornar a vivência com música significativa para os alunos. Como também a ampliação do repertório trazido pelas crianças que consiste na valorização da bagagem cultural de cada aluno e a introdução de novas músicas.
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    O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa
    (2022) Paula, Juvita Tainã Muniz de; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
    Esse artigo buscou refletir a respeito do lúdico como ferramenta didática para um ensino de forma prazerosa, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, cuja pergunta condutora foi: como compreender o lúdico como sendo uma ferramenta de aprendizado em língua portuguesa? A ideia é mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento cognitivo do discente, uma vez que ela pode interligar o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico, e enfatizar que não se trata de um brincar por brincar, mas de um entretenimento com ponto de vista pedagógico. O lúdico é uma base para o desenvolvimento infantil e serve também como apoio para a formação e o aprendizado dos jovens e adultos. Aqui, entende-se que o conceito de lúdico está voltado para atividades com músicas, jogos e brincadeiras de forma planejada pelo professor, que irá direcionar estas atividades de maneira tal que o aluno, divertindo-se, aprenda. Para tanto, a base teórica para esse trabalho é formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) e outros. Apresentamos como proposta de uma prática lúdica para o ensino como facilitador da aprendizagem uma sequência de atividades utilizando a música como base lúdica.
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    Análise da percepção de professores do Ensino fundamental à utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências
    (2019-12-13) Araújo, Misrain Rayane Nunes de; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/4720922959621981
    Muitas são as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem quanto à disciplina de Ciências. Por este motivo, faz se necessário a busca de implementação de novas práticas pedagógicas que venham a facilitar este processo, a exemplo disso, a música. A música é um recurso didático simples, dinâmico, contextualizado, com alto potencial de auxiliar no processo de aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências, na percepção de professores dos anos finais (6º, 7º e 8º) do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com quinze professores, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados demonst raram se positivos quanto à utilização em sala pelos professores e boa receptividade por parte dos alunos, apesar de algumas dificuldades em questão. Este trabalho não visa excluir ou diminuir a efetividade do ensino tradicional, nem tão pouco propor apenas a utilização isolada de um único recurso pedagógico, mas como aliados em prol de um objetivo maior: o aprendizado. A sociedade está em constante desenvolvimento e faz se necessária uma maior versatilidade do professor para maiores chances de sucesso do seu objetivo.
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    Emancipação humana e social no núcleo musical do Projeto Social Peixotinho
    (2021-12-18) Santos Filho, Marcondes dos Ramos; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/0478747424870549
    O presente trabalho objetiva analisar os processos de emancipação humana e social possibilitados pelo trabalho social, artístico e educacional desenvolvido pelo projeto musical Peixotinho. A pesquisa se insere no contexto atual de ensino e aprendizagem musical na organização não governamental (ONG) para crianças e jovens vindos de comunidades vizinhas ao Projeto e em sua maioria das classes populares de Recife e Olinda. Apresento a pergunta orientadora: “O Núcleo Musical do Peixotinho contribuiu para a emancipação humana e social de jovens moradores da periferia de Recife e Olinda?” e a partir dela formulo a hipótese de que o Peixotinho é capaz de gerar emancipação através da formação profissional musical, artística e humana dos sujeitos estudantes, e que essa formação é de caráter emancipatório. Utilizamos entrevistas semiestruturadas como instrumento para coleta de dados de gestores e educandos formados egressos objetivando responder a pergunta orientadora e discutimos a experiência do Núcleo Musical Irmã Scheilla do Projeto Peixotinho à luz de algumas teorias do campo da sociologia da educação. Concluo que o Núcleo Musical, a partir das vozes das entrevistas, possui o potencial emancipatório humano e social, partindo da educação musical mas ampliando para outras dimensões da vida.