01.1 - Graduação (Sede)
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Item O limite tênue entre a literatura e a norma judiciária em Rui Gonçalves(2024-12-17) Cavalcanti, Victória Lima Souza; Menezes, Jeannie da Silva; http://lattes.cnpq.br/0863557395682263Este artigo propõe reflexões acerca de como se dá o estudo da História do Direito e as possibilidades de contribuição que o(a) historiador(a) pode ofertar a este campo. A discussão é feita a partir das reflexões acerca dos possíveis impactos e intenções relacionadas ao texto “Dos privilégios e prerrogativas que o gênero feminino tem por direito comum e ordenações do Reino mais que o gênero masculino” do jurista Rui Gonçalves.Item "O sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina": uma leitura dos estigmas de Macabéa segundo Erving Goffman(2025-08-06) Carvalho, Jorge Leberg Pereira de; Paula Júnior, Josias Vicente de; http://lattes.cnpq.br/8013351027708968; http://lattes.cnpq.br/7026257704663933O presente artigo tem a finalidade de elencar os estigmas aos quais a personagem literária Macabéa, de A Hora da Estrela, último livro de Clarice Lispector publicado em vida da autora, é associada. Buscou-se, através de pesquisa bibliográfica, discorrer a respeito da noção de estigma segundo Erving Goffman e sua relação com a identidade social; relacionar tal noção com um apanhado básico da literatura brasileira, ressaltando os estigmas raciais, de pobreza e lugar de origem presentes nesta; e, por último, falar acerca de A Hora da Estrela e dos estigmas carregados pela personagem Macabéa de acordo com a visão de Goffman, sendo estes o de aparência física, pobreza, semianalfabetismo e lugar de origem.Item A comicidade em Dom Quixote: retratos do humor nos quadrinhos de Caco Galhardo(2024-03-05) Silva, Jonas Mateus Pereira da; Andrade, Brenda Carlos de; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086O presente trabalho tem o objetivo de analisar a adaptação de Dom Quixote de La Mancha para os quadrinhos de Caco Galhardo, visando investigar a comicidade difundida na graphic novel Dom Quixote em quadrinhos volume 1 (2005). Compreendendo a literatura e as HQs como meios distintos, delimitados por uma estrutura social preexistente, a pesquisa apoia-se nos textos de Antonio Candido (1918-2017) e Terry Eagleton (1943-), Will Eisner (1917-2005), Scott McCloud (1960-) e Thierry Groensteen (1957-) com o intuito de refletir o processo identitário entre os dois campos expressivos. Ao examinar a obra de Galhardo, considerando a tradução intersemiótica como um pilar do processo da adaptação, a pesquisa debruça-se sobre a dissertação de Geovana Almeida, avaliando os fatores composicionais que tangenciam a obra literária e sua adaptação. Partindo do pressuposto de que a obra de Cervantes pode ser interpretada por um viés cômico, com base em análises dos elementos imagéticos e textuais presentes nos recortes das pranchetas (páginas) selecionadas da obra do cartunista, a pesquisa destrincha a relação entre humor gráfico e a comicidade na adaptação de Caco Galhardo.Item Memorial descritivo dos processos desenvolvidos na formação inicial e continuada de Micael Julio de Albuquerque rumo à docência na área de língua portuguesa e suas literaturas(2024-03-05) Albuquerque, Micael Julio de; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336Item “Becos da resistência”: uma análise historiográfica sobre Conceição Evaristo e Kmila CDD(2019-12-17) Paraiso, Diana Bárbara do Nascimento; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5957556943043849Este trabalho tem o objetivo de realizar uma análise comparativa, entre o livro “Becos da memória”, de Conceição Evaristo e o EP “Preta Cabulosa” de Kmila CDD, mulheres negras, que apresentam no lirismo discursos fortemente representativos da memória afro-brasileira, a partir do resgate oral e musical. Ambas nascidas nas periferias de grandes centros urbanos, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, carregam em suas vivências e, consequentemente, nas suas produções, memórias coletivas. Além disso, pretende-se apontar a ausência do uso das letras e das músicas do rap no ensino de História nas escolas. Assim, procura-se como as teorias que abrangem a História Cultural no Brasil, bastante difundida a partir dos anos 1980, por agregar as subjetividades, novas abordagens e novos objetos, expandidos à escrita da História por Walter Benjamin, E.P. Thompson, Margareth Rago e outros, influenciaram no resgate historiográfico dessas autoras que utilizam de linguagens diversas, a literatura e o rap, respectivamente, contribuindo para protagonizar memórias geralmente silenciadas na história nacional tanto na universidade como nos demais espaços formais e não formais de educação.
