01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Literatura afro-brasileira no livro didático da EJA: por uma prática pedagógica antirracista(2025-08-13) Alves, Allan Fernando Souza Vitor; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/6925372145131829Este estudo analisa a presença e a abordagem da literatura afro-brasileira nos livros didáticos de Língua Portuguesa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2025, com foco na coleção Nova EJA Moderna – Leitura e Escrita (volumes 1 e 2), adotada em uma instituição onde o pesquisador desenvolveu parte de sua trajetória docente durante os estágios supervisionados obrigatórios. De caráter qualitativo, a pesquisa apresenta abordagem exploratória e documental, utilizando análise de conteúdo para examinar autoria, representatividade étnico-racial, temáticas e formas de abordagem literária presentes nos materiais selecionados. Os resultados indicam que a literatura afro-brasileira aparece de forma pontual, superficial e desarticulada, sem intencionalidade pedagógica clara ou aprofundamento estético e político, destacando-se a escassez de textos de autoria negra e a ausência de propostas críticas de leitura que favoreçam o reconhecimento da identidade negra e o pertencimento dos estudantes da EJA. Conclui-se que, apesar de tímidos avanços, os livros didáticos analisados reproduzem uma lógica excludente incompatível com os preceitos da Lei nº 10.639/03 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que reforça a necessidade da elaboração de projetos pedagógicos antirracistas efetivos para o ensino da literatura na EJA. Este estudo contribui para o debate sobre a importância da literatura afro-brasileira como instrumento de representatividade, valorização cultural e justiça racial no contexto da educação de jovens e adultos.Item A construção da identidade negra a partir da contribuição de autores negros(2025-08-08) Santos, João Gabriel Tadeu dos; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/7348602739499412Este trabalho analisa as contribuições de autores negros brasileiros contemporâneos para a construção e afirmação da identidade negra no Brasil. A partir de uma abordagem qualitativa e de uma revisão crítica de literatura, foram selecionadas obras publicadas entre 2020 e 2025 por meio da ferramenta Publish or Perish, com foco em textos que problematizam a identidade negra, a negritude e os processos de subjetivação racial. O estudo parte da compreensão da identidade como processo histórico, relacional e politicamente situado, sendo moldado pelas estruturas do racismo, pela colonialidade e pelas formas de resistência produzidas por sujeitos negros. Ao reunir as contribuições de autoras e autores negros brasileiros, não se buscou uma teoria única, mas o reconhecimento da pluralidade de experiências e de saberes que falam de lugares diversos, ainda que atravessados por uma história comum de exclusão e luta. Ao articular teoria crítica, metodologia situada e vozes negras plurais, este trabalho reafirma a importância das epistemologias negras para a produção de conhecimento nas Ciências Sociais brasileiras.Item A relação de afetividade no espaço escolar entre uma professora e seus/suas estudantes negros/as do 1º ano do ensino fundamental(2025-08-01) Nascimento, Ayane Alícia Avelino do; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4774698357945301Este trabalho tem como objetivo compreender como se manifesta a afetividade na prática pedagógica de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental, com foco nas relações estabelecidas com seus/suas estudantes negros/as. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, foi realizada em uma escola da rede municipal do Recife. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados a observação participante, a entrevista semiestruturada e uma vivência pedagógica planejada e aplicada em parceria com a professora. A análise dos dados, organizada em cinco eixos temáticos, revelou que a afetividade é praticada de forma cotidiana e intencional pela docente, contribuindo para a valorização da identidade racial, fortalecimento da autoestima e sentimento de pertencimento das crianças negras. Identificaram-se também limites relacionados à ausência de formação específica da professora sobre relações étnico-raciais, superados, em parte, por iniciativas próprias e pela escuta sensível das crianças. A pesquisa aponta que a afetividade, articulada à consciência racial, pode atuar como estratégia pedagógica transformadora na construção de uma educação antirracista desde os anos iniciais da escolarização.Item “Me descobri negra”: identidade racial de estudantes de Pedagogia na UFRPE(2025-02-25) Lira, Lauane Xavier de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/2077463113610454Este trabalho tem como objetivo geral analisar os processos de construção da identidade racial de estudantes de Pedagogia do curso presencial na UFRPE, e assim contribuir com a reflexão sobre os fatores essenciais na delimitação da identidade negra, investigando os elementos e experiências que se apresentam durante a sua construção. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizada como estudo de caso (Minayo, 2007). Como técnica de coleta de dados, aplicamos um questionário virtual por meio da plataforma Google Formulários, com estudantes matriculadas entre o terceiro e oitavo período da matriz curricular do curso, durante o período da sua realização. Para aprofundamento na temática, foi realizado um estado o conhecimento nas publicações das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e dos Congressos Brasileiros de Pesquisadores(as) Negros(as) (COPENE). A técnica de análise adotada para os dados coletados é a análise de conteúdo temática (Gomes, 2007), aplicada nas respostas do questionário. Apontamos algumas categorias que se referem à marcadores que propiciam a construção da identidade negra, a saber as Características fenotípicas; Marcadores culturais e/ou políticos; a Autodeclaração racial; e a Educação formal – Educação básica e Ensino superior. Como resultados, identificamos que as características fenotípicas, principalmente a pele e o cabelo, são os principais alvos de manifestação do racismo. No que se refere a autodeclaração racial, analisamos que há divergências quanto às nomenclaturas utilizadas espontaneamente ou direcionadas de acordo com as categorias do IBGE. Ao investigarmos as contribuições dos marcadores culturais e/ou políticos, foi possível perceber sua influência para a formação de uma identidade política engajada no combate ao racismo. Enquanto isso, a escola aparece como um ambiente de silenciamento do debate racial e, portanto, perpetuador da estrutura do racismo. Em contraste, é expressiva a contribuição advinda da participação no ensino superior, que proporcionou reflexões capazes de auxiliar positivamente na consolidação dessas identidades, bem como no aprofundamento do estudo do racismo e seus impactos.Item “Nada foi em vão”: uma análise sobre as obras de literatura infantis da atualidade como ferramenta de combate ao racismo em sala de aula(2023-09-14) Brito, Amanda Cristina Borges de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/0676058058105472Após refletir sobre os livros que são comumente utilizados nos espaços escolares relacionados a questões étnico-raciais, me veio o questionamento de que não são produzidas na atualidade obras para que sempre sejam abordadas as mesmas ou se não existe uma real preocupação em buscar obras atuais para serem trabalhadas nas escolas. Com isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e foram selecionados três livros da literatura infantil nacional contemporânea - ''Amoras'' de Emicida, ''O Pequeno Príncipe Preto'' de Rodrigo França e ''Com qual penteado eu vou?'' de Kiusam de Oliveira – com o objetivo de serem analisadas em busca de características que confirmem a existência de produção atual com o foco em se trabalhar as questões étnico-raciais, observando nessas obras as temáticas trabalhadas nos livros e a importância delas no combate ao racismo em sala de aula, analisando a construção das identidades negras dos personagens principais e secundários dos livros. Através deste trabalho foi possível visualizar nos livros estudados aspectos que contribuem para a formação identitária e cultural das crianças, através das características fenotípicas dos personagens como também da cultura, religiosidade, entre outros. Desse modo, fica nítido que existe uma grande e diversa produção feita na atualidade envolvendo as temáticas étnicas e raciais e fica o questionamento de ainda ser tão raro encontrarmos essa variedade nos espaços escolares..Item Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga(2023-09-21) Leão, Thiago Luiz de Souza; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/6391891459731710Objetivamos, nesse artigo, analisar dois jogos digitais brasileiros, Banzo e Mandinga, que levam o jogador a vivenciar diferentes cenários de uma sociedade escravista. Partindo da perspectiva que eles põem em jogo valores e significados importantes para o reconhecimento cultural e identitário de sujeitos ainda invisibilizados nos conteúdos históricos escolares, analisaremos a importância de ambos como uma ferramenta lúdica para produção do conhecimento histórico. A metodologia que vamos aplicar neste artigo está baseada na proposta de Giacomoni (2013) para quem o jogo configura um recurso pedagógico para construção do ensino e aprendizagem criativos da história.Item O cabelo afro e a idealização dos cachos como estímulo para o consumo de produtos capilares(2023-09-14) Silva, Thamyres Lais dos Santos Dias; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/5519824216304640Este trabalho visa compreender como o meio social e o racismo influencia no processo de uso, consumo e aquisição de produtos capilares por pessoas que possuem cabelo afro. Também busca analisar como as instituições reproduzem essa ideologia em seus produtos, propagandas e publicidades. Caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. Para a coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação em mídias sociais e lojas de cosméticos, entrevistas semiestruturadas com o uso de seus respectivos roteiros, além dos dados secundários levantados na pesquisa bibliográfica. Foram entrevistadas 5 pessoas que afirmaram utilizar produtos capilares, sendo 4 deles consumidores e 1 dona de salão afro e de uma marca de produtos para cabelos afros. As entrevistas ocorreram entre os meses de junho e julho de 2023. Os dados e falas coletados foram analisados com o apoio do método de história de vida, considerando os fatores subjetivos do indivíduo, e examinando como as experiências de vida e os fatores culturais podem afetar seu processo decisório de uso e consumo dos produtos. As pessoas negras carregam em sua história séculos de repressão. A norma eurocêntrica de estabelecer suas características como padrão instaura o racismo na sociedade, o racismo apresentou-se de maneira explícita e com ele apagou culturas e simbolismos, em processo de se restabelecer em meio social as pessoas negras tiveram de camuflar muitas de suas características, uma delas, os seus cabelos, com o capitalismo instaurado na sociedade, o racismo ganha uma nova roupagem. O que antes aparecia de maneira explícita, atualmente atua de maneira velada e enviesada, atuando a partir do racismo estrutural, que, de maneira “inconsciente” tende a influenciar na maneira em que é consumido os produtos capilares e não somente consumido, como propagado e desenvolvido, não priorizando o cuidado, mas sim, a definição e o “belo” estabelecido socialmente.Item Educação das relações étnico-raciais: práticas pedagógicas em auxílio à construção das identidades raciais de crianças negras na educação fundamental na cidade do Recife - PE(2022-10-03) Souza, Vinícius Ramos Félix de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4553471732405145O presente trabalho discute como as identidades raciais são constituídas nos contextos escolares, e como podem ser impactadas (positiva e negativamente) pelas práticas docentes. Enquanto objetivo geral da pesquisa buscamos investigar como as escolas, através das práticas docentes, constroem práticas pedagógicas de enfrentamento ao racismo e de valorização da pluralidade étnico-racial de estudantes pretos e pardos. Esse anseio nos auxiliou a construir um quadro de objetivos específicos, são eles: a) Investigar o domínio que docentes da educação fundamental possuem acerca das relações étnico-raciais e como utilizam dos referenciais teóricos, sociais e documentos constitucionais e regulamentadores da educação básica para planejar suas atividades, executá-las e construir uma cultura pedagógica antirracista e de valorização das identidades afrobrasileiras; b) Como os professores buscam romper com a folclorização da temática e quais os recursos metodológicos que buscam adotar a fim de construir identidades raciais positivas. Para constituir a pesquisa, nos inspiramos metodologicamente na Análise de Conteúdo, a qual foi utilizada para desenvolver um sustento analítico em referência aos discursos produzidos em entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública de ensino, numa escola periférica da cidade do Recife. No contexto que analisamos, observamos que não se desenvolvem ativamente ações pedagógicas que tragam práticas de valorização das identidades raciais, e muito menos autonomia e autoestima das crianças negras. Analisamos como o racismo, trazido numa perspectiva histórica, ocasiona implicações nesse processo, promovendo distorções das noções diretamente ligadas à construção das identidades negras positivas. Concluímos que, por mais que haja uma positiva intenção em auxiliar o desenvolvimento identitário das crianças no ambiente escolar, esta só tem validade significativa quando amparada pela devida apropriação do conteúdo teórico e histórico das relações étnico-raciais no Brasil.Item Pretas em todo lugar: os efeitos do feminismo negro na reconstrução da identidade afro diaspórica de mulheres negras amefricanas(2022-10-11) Sena, Nayara Fernanda Santos de; Aquino, Rosa Maria de; http://lattes.cnpq.br/7663893470581900; http://lattes.cnpq.br/9466578503597662Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como o feminismo negro, contribui na reconstrução identitária de mulheres negras ladino amefricanas, por meio de práticas decoloniais feministas, e quais foram os efeitos coletivos e individuais nesta reconstrução, através da identificação das formas de resistência individuais e coletivas através da participação dos coletivos Ashanti Peru (Peru); Mulheres Negras Resistem (CE) e Cinema Nosso (RJ). Os métodos de pesquisa utilizados foram quantitativos e qualitativos, de caráter netnográfico e exploratório; unindo narrativas e experiências às teorias que perpassam as temáticas de raça, classe, gênero, feminismo negro, interseccionalidade e território decolonial. Os resultados obtidos demonstram como o feminismo negro enquanto agente social coletivo e individual, contribui para a reconstrução da identidade das mulheres negras, de modo a considerar, suas vivências enquanto mulheres racializadas em territórios ladinos amefricanos; e através da participação nos coletivos, enquanto articulações políticas e culturais que incidem sobre a retomada identitária de mulheres negras, que impactam seus territórios, agindo coletivamente de modo prático e efetivo.
