01.1 - Graduação (Sede)

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    A comicidade em Dom Quixote: retratos do humor nos quadrinhos de Caco Galhardo
    (2024-03-05) Silva, Jonas Mateus Pereira da; Andrade, Brenda Carlos de; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a adaptação de Dom Quixote de La Mancha para os quadrinhos de Caco Galhardo, visando investigar a comicidade difundida na graphic novel Dom Quixote em quadrinhos volume 1 (2005). Compreendendo a literatura e as HQs como meios distintos, delimitados por uma estrutura social preexistente, a pesquisa apoia-se nos textos de Antonio Candido (1918-2017) e Terry Eagleton (1943-), Will Eisner (1917-2005), Scott McCloud (1960-) e Thierry Groensteen (1957-) com o intuito de refletir o processo identitário entre os dois campos expressivos. Ao examinar a obra de Galhardo, considerando a tradução intersemiótica como um pilar do processo da adaptação, a pesquisa debruça-se sobre a dissertação de Geovana Almeida, avaliando os fatores composicionais que tangenciam a obra literária e sua adaptação. Partindo do pressuposto de que a obra de Cervantes pode ser interpretada por um viés cômico, com base em análises dos elementos imagéticos e textuais presentes nos recortes das pranchetas (páginas) selecionadas da obra do cartunista, a pesquisa destrincha a relação entre humor gráfico e a comicidade na adaptação de Caco Galhardo.
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    Dissidências flamejantes na república de Weimar: um espetáculo moderno de intelectualidade e gênero na hq ‘Berlim’ de Jason Lutes
    (2023-09-22) Vieira, Neff Borba Araquan; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/3440569002472574
    Este artigo tem como proposta evidenciar os cenáculos e identidades dissidentes presentes na Berlim da República de Weimar. Para tanto, vamos analisar os espaços da cidade e as intrigas traçadas por Jason Lutes (2020) em sua HQ intitulada Berlim. Os anos dourados, da então chamada capital gay da Europa, são fruto do processo de emergência de uma modernidade plural, que transborda após a derrota da Alemanha na I Guerra Mundial e a derrocada do poder imperial. Frente a diversos contratempos, como a ascensão nazista, e o discurso de ódio que cresce a cada dia, a cidade de Berlim vivencia um momento de efervescência cultural, em que intelectuais boêmios exploram identidades dissidentes e flamejantes.
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    A Voz do Silêncio: mangá no processo de ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais
    (2023-09-11) Carvalho, Thecia Karolina Souza de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4895746996790379
    As línguas de sinais e as histórias em quadrinhos possuem características similares, sendo a experiência visual uma das principais, se configurando também como um dos artefatos culturais da cultura surda. Nesse sentido, a presente pesquisa trata-se de uma pesquisa- ação com objetivo demonstrar de que forma o mangá A Voz do Silêncio (2020) pode ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma turma do 5º ano do município do Paulista-PE. Em primeiro lugar, para a nossa fundamentação teórica, buscamos delinear as origens das histórias em quadrinhos ocidentais, evidenciando a sua relação com a educação, como também trouxemos as principais características dos mangás. Então, apresentamos um panorama da educação de surdos e os elementos que constituem a Libras, como também a importância da educação bilíngue e o uso de quadrinhos no ensino-aprendizagem de surdos e ouvintes. Através de questionário e entrevista, os alunos e a professora regente do 5º ano participaram da pesquisa, a fim de responder aos objetivos específicos: investigar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos quadrinhos e a concepção docente sobre o seu uso na escola; descobrir as experiências e vivências da professora e dos alunos com a Libras; identificar a presença da temática nos diferentes espaços da escola; analisar as tirinhas dos alunos, considerando os aspectos abordados na sequência didática aplicada. Nos inspiramos na análise de conteúdo para definir quatro categorias que dialogam com os resultados, utilizando também aspectos da análise semiótica. Os resultados apontam que a escola é um ambiente propício para a disseminação da cultura surda e o mangá contribuiu para a construção do conhecimento da língua de sinais.
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    A representação social da História no mangá One Piece de Eiichiro Oda
    (2023-04-28) Mota, Ícaro Rhuan de Lima; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/9421700387960516
    Nesse artigo, vamos analisar o mangá One Piece, de Eiichiro Oda. Nosso objetivo é perceber, através da identificação de núcleos temáticos, a forma como a obra estabelece uma representação social da história, através das disposições que os personagens fazem do passado e sua importância para a trama narrativa. Para tanto, vamos dialogar com o conceito de representação social de Chartier, segundo o qual a representação social não é entendida como o ato de revelar um objeto (ou situação) ausente, mas são discursos que possuem seus próprios dispositivos, suas próprias articulações retóricas e narrativas, que não são redutíveis às ideias que eles enunciam ou aos temas que sustentam. (CHARTIER, 2002)
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    Mangá Fullmetal Alchemist: uma representação social do totalitarismo
    (2022-10-07) Lima, Franky Lourenço de; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/1807758287595697
    O presente artigo busca analisar como o mangá Fullmetal Alchemist, da artista Hiromu Arakawa, mobiliza uma representação social do totalitarismo. Para tanto, nos valemos dos conceitos: i) de totalitarismo, definido por Hannah Arendt (1998), para sublinhar os mecanismos da excepcionalidade no Estado de Direito, ii) de representação social, desenvolvido por Roger Chartier (1982), com o propósito de compreender as nuances com que a narrativa gráfica de mangás e animes abordam esse tema. Metodologicamente, elegemos alguns núcleos temáticos estruturantes da obra que é dividida em 108 capítulos publicados num contexto de disseminação da cultura pop japonesa para o resto do mundo (2001-2010).
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    Estágio supervisionado: uma experiência sobre história em quadrinhos para o ensino de Matemática
    (2021-07-24) Moura, Vitória do Nascimento; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/9675955170404701
    As histórias em quadrinhos têm sido utilizadas com fins pedagógicos em diversas áreas do conhecimento. Neste trabalho objetivamos analisar como licenciandos em Matemática apreendem as histórias em quadrinhos (HQs) para o ensino de Matemática, após uma oficina voltada para sua formação docente sobre este tema. Desenvolvemos a pesquisa com estudantes da licenciatura em matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em particular na disciplina de Estágio Supervisionado II (ESO II), durante o Período Letivo Excepcional 2020.4, vivenciado na modalidade de ensino remoto, devido à pandemia de COVID19. Em um primeiro momento, 10 licenciandos responderam a um questionário que buscou levantar o conhecimento prévio deles sobre HQs. Durante duas aulas síncronas do ESO II foi oferecida uma oficina sobre HQs e o uso da plataforma Pixton. Por fim, retomamos em uma outra aula para verificar as atividades elaboradas pelos licenciandos envolvendo HQs para o ensino de conteúdos matemáticos. Como resultados, apresentamos três HQs construídas pelos licenciandos: uma sobre o Teorema de Pitágoras e triângulos na geometria, outra sobre funções e a última intitulada Função Exponencial em Tempos de Pandemia.