01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Doenças neuronais na era tecnológica: as mudanças causadas pela hiperconectividade digital na saúde mental(2025-08-07) Soares, Melissa Raphaele de Albuquerque; Gomes Filho, José Carlos Marçal; http://lattes.cnpq.br/5449086191539864; http://lattes.cnpq.br/7222415081870630Essa obra visa analisar e compreender os fatores que tornaram o mundo cada vez mais conectado e dependente das tecnologias digitais, transformando-as em ferramentas de uso cotidiano e, muitas vezes, utilizadas excessivamente. Esse uso intensivo tem contribuído para o adoecimento neuronal de uma parcela significativa de seus usuários. Entender como se configurou essa Era Hiperconectada e, simultaneamente, desconectada do real é fundamental para refletir em que tipo de sociedade estamos vivendo e os impactos que podem emergir a partir desse cenário. Busca-se, também, investigar a cultura tecnocientífica contemporânea, caracterizada por constantes transformações e ressignificações das práticas e interações sociais, as quais desempenham papel crucial na construção da subjetividade dos indivíduos. Através de uma revisão bibliográfica, este estudo examina os efeitos da hiperconectividade sobre a saúde mental e o bem-estar psicológico, destacando a influência do meio digital na vida cotidiana. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em autores como Byung-Chul Han, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Pierre Lévy e Jonathan Haidt, cujos conceitos nos dão bases críticas para refletir sobre as relações sociais e subjetivas na Era Digital.Item Euforia: um jogo didático para relacionar emoções, saúde mental e Química(2022-10-14) Franco, Marcus Vinícius da Silva; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2999723486603815No que diz respeito às discussões sobre o ensino de Química que seja antagônico ao ensino por transmissão, surge o lúdico, mais precisamente em uma proposta de um jogo didático digital, como uma possibilidade interessante para o ensino. Ademais, a escola prefere ignorar a discussão de assuntos relacionados à saúde mental do estudante, categorizando-as como um tabu. A partir disso, apresentamos, neste trabalho, a ideia de desenvolver um jogo digital que aborde temas científicos e relacionados à saúde mental, baseado na Química presente nas emoções. O desenvolvimento do jogo foi pensado em cinco passos: leitura de referencial teórico sobre jogos didáticos e game design, definição do gênero do jogo, prospecção e jogatina de jogos disponíveis do gênero selecionado, determinação da história do jogo e, por fim, elaboração da jogabilidade proposta para o jogo. Após definir essas etapas algumas questões foram colocadas a reflexão, acerca da validação, nas quais o jogo proposto demonstra alguns indícios de validação teórica, com a categoria “limitação de tempo” e “interatividade” como questões para reelaboração futura. Em uma possível aplicação, na qual alguns aspectos como o ambiente físico da sala de aula e as condições financeiras dos estudantes também podem ser consideradas como limitações. Por fim, discussões são pontuadas acerca de possibilidades de novos estudos relacionados à área.Item Redes sociais como ferramenta para se destacar no mercado de serviços de saúde: fenômeno psicólogos no Tik Tok(2025-02-14) Silva, Girlene Salvador da; Falcão, Carolina Cavalcanti; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/3666864818485487O trabalho tem como objetivo compreender a produção de conteúdo sobre saúde no Tik Tok voltados a diagnósticos, levando em consideração os perfis melhor ranqueados na plataforma. Parte-se de uma revisão bibliográfica na qual debateremos o papel do Tik Tok na cultura digital, seus principais usos e fenômenos, levando em conta a interação dos profissionais de saúde com a plataforma. A pesquisa propôs uma exploração desses conteúdos, tendo como grupo de análise profissionais de saúde com relevância na plataforma, atuando, sobretudo na área de saúde mental. Dessa forma, observamos uma amostra de cinco profissionais, no período de janeiro a novembro de 2024, com o objetivo de analisar e compreender quais são as ferramentas disponíveis na plataforma e como esses profissionais as utilizam para se destacar e viralizar os seus conteúdos. Além disso, busca-se compreender por que o Tik Tok tem sido escolhido como principal plataforma para distribuição de informação sobre saúde. Com essa análise, espera-se compreender melhor as dinâmicas de produção e consumo de conteúdo sobre saúde mental na internet, de modo a contribuir para um melhor esclarecimento e uso mais equilibrado dessas plataformas.Item Relação interpessoal entre o médico veterinário responsável técnico e colaboradores em entreposto de supermercado(2024-10-02) Barros, Karoline Laís de Moura; Moura, Andrea Paiva Botelho Lapenda de; http://lattes.cnpq.br/6414540974581675; http://lattes.cnpq.br/5353118516504487O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), parte integrante do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), possui uma carga horária de 420 horas e é voltado para a qualificação profissional dos alunos do último período. O trabalho foi dividido em dois capítulos, constando no capítulo 1 a descrição do local do ESO e as atividades realizadas, enquanto o capítulo 2 trata-se de uma revisão de literatura intitulada “Relação interpessoal entre o médico veterinário responsável técnico e colaboradores em entreposto de supermercado”. Com o crescimento da demanda por produtos de origem animal, tanto no comércio atacadista quanto no varejista, seja de produtos industrializados ou "in natura", cada vez mais percebe-se a importância de garantir o controle de qualidade em todas as etapas da cadeia produtiva. Para que isso aconteça, os supermercados contratam o médico veterinário para assumir a posição de responsável técnico do estabelecimento, sendo este profissional o mais indicado para avaliar e decidir se os produtos de origem animal estão adequados para o consumo humano, garantindo a segurança dos alimentos e a saúde pública. Objetivou-se com este relatório descrever as atividades desenvolvidas no setor de qualidade de uma rede de supermercados, baseando-se, principalmente, nas boas práticas de fabricação. Os procedimentos higiênico-sanitários devem ser aplicados na higiene pessoal, no ambiente de trabalho, nos utensílios, nos equipamentos, na manipulação dos produtos e em toda a cadeia produtiva, com o intuito de evitar qualquer contaminação e garantir que o alimento esteja inócuo e não cause danos à saúde do consumidor. Nesse contexto, o médico veterinário desempenha um papel crucial na gestão dos colaboradores dos estabelecimentos. Além de seu conhecimento técnico, ele precisa aplicar habilidades interpessoais para promover um bom ambiente organizacional, garantindo que as atividades sejam realizadas de forma adequada e eficaz. Isso não só contribui para a segurança e qualidade dos produtos, mas também auxilia no aumento das vendas e no sucesso da organização. Conclui-se, portanto, que a saúde mental, a relação interpessoal, o clima organizacional e a gestão de pessoas em uma empresa são cruciais para os resultados alcançados e a garantia de alimentos seguros.Item Estudantes universitários e ensino remoto: impactos provocados à saúde mental durante a pandemia de COVID-19(2024-03-11) Freitas, Anne Elise Alves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9158087822068202Estudos e relatos afirmam que os estudantes universitários como uma população com alta prevalência de depressão, ansiedade e níveis elevados de estresse durante a pandemia de COVID-19. Esse fato tem despertado um crescente interesse acerca de possíveis relações entre vivências acadêmicas e a saúde mental. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os impactos causados na saúde mental dos estudantes de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) provocados pelo ensino remoto emergencial ERE, bem como os aspectos facilitadores e dificultadores do novo método de ensino, os impactos negativos e positivos das aulas remotas associados ao processo de aprendizagem e as consequências causadas à saúde mental dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem quali- quantitativa e foi construída por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado de forma online. Os resultados obtidos foram de um total de 36 respostas e os participantes foram graduandos que estavam entre o quarto até o oitavo semestre, desperiorizados e egressos (concluintes). Esta pesquisa contribui para a investigação dos aspectos e impactos do ERE que foram relevantes na graduação dos estudantes do curso de Educação Física da UFRPE. Os resultados demonstram uma correlação negativa, estatisticamente significativa, entre os fatores associados à saúde mental, aproveitamento acadêmico e impacto do ensino remoto emergencial nas vivências acadêmicas durante a pandemia. Por fim, parece clara a necessidade de que os estudos sobre o tema sejam ampliados, não apenas em relação à realização de novas buscas em outras bibliotecas virtuais, objetivando ampliar e enriquecer os resultados, com o intuito de analisar o fenômeno da saúde mental dos estudantes pós-pandemia através das produções científicas, como também que sejam realizadas pesquisas de campo para obter uma melhor compreensão do objeto de estudo em questão.Item Cultura, saúde e entretenimento: transtorno de personalidade antissocial nas histórias em quadrinho de terror(2024-03-06) Santos, Thalyta Raquel dos; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/8371225928184514O artigo tem por objetivo estudar os conceitos de saúde e doença, cultura e de entretenimento no âmbito das Ciências Sociais e o seu valor epistemológico quando aplicado à antropologia com um certo nível de complexidade. Desenvolve-se os conceitos de normalidade e anormalidade e a psicopatia social a partir dos estudos de François Laplantine, Victora Ceres, Cecília Hellman, Clifford Geertz, etc. e existe também a relação estabelecida por Laplantine entre Etnopsiquiatria e transtorno de personalidade antissocial (TPAS). O trabalho realiza uma análise das histórias em quadrinhos de terror da revista Calafrio nas edições 65, 72 e 74 a partir da pesquisa bibliográfica. Abordam-se, de modo categórico, as possíveis colaborações do meio social para o fenômeno. Analisa-se o conceito de normalidade e anormalidade e as suas relações com a psicopatia social. Conclui-se com a análise das implicações e dos desafios da psicopatia social em apoio à criação dos meios para entretenimento, especificamente, as histórias em quadrinho de terror no Brasil.Item Confeitaria e saúde mental(2024-03-08) Oliveira, Lucicleide Eliete Pereira de; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264A palavra "confeitaria" deriva do verbo latino "conficere", relacionado à preparação de alimentos. Além de ser uma prática milenar, a confeitaria é reconhecida como uma forma de terapia ocupacional, com estudos contemporâneos explorando sua relação com o bem-estar psicológico. A saúde mental, definida como o equilíbrio emocional e a capacidade de lidar com desafios, é influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Este trabalho objetiva descrever as principais percepções emocionais relatadas pela prática da confeitaria e analisar relatos pessoais dos possíveis efeitos emocionais sobre experiências na confeitaria nas diferentes etapas de produção. Os resultados da pesquisa sobre confeitaria e saúde mental, feita com 103 pessoas, que responderam a perguntas sobre os efeitos psicológicos que fazer preparações doces causaram em sua saúde mental. A amostra foi de participantes válidos (n=78). A maioria dos participantes (87,2%) relatou sentir algum efeito positivo. Os participantes destacaram várias razões para isso, incluindo aprendizado e prazer no produto, momento de foco e concentração, terapia e expressão artística, alívio do estresse e realização, efeitos sociais positivos, empoderamento feminino e outras razões terapêuticas. 88,5% dos participantes relataram uma melhoria em sua saúde mental através da confeitaria, 89,4% indicaram que essa atividade pode ser uma forma eficaz de terapia criativa; 93,2% de redução do estresse da ansiedade e 83,3% relataram experiências positivas ao compartilhar suas criações com amigos, familiares ou comunidades online. Apesar dos resultados promissores desta pesquisa, ainda são necessárias mais investigações para corroborar e aprofundar nosso entendimento sobre a relação entre confeitaria e saúde mental. Estudos adicionais poderiam explorar diferentes aspectos dessa conexão, como os efeitos a longo prazo da prática da confeitaria na saúde mental, a eficácia de intervenções específicas de confeitaria para o tratamento de condições psicológicas e a influência de fatores contextuais, como o ambiente de trabalho ou social, na experiência dos indivíduos.Item Recomendação de psicólogos por meio de algoritmos de filtragem colaborativa, conteúdo e híbrida(2023-09-14) Gomes Júnior, Augusto Rosário; Bocanegra, Silvana; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863É crescente o número de pessoas diagnosticadas com transtornos de saúde mental como depressão e ansiedade, transtornos que foram por muito tempo negligenciados pela ciência e sociedade. Ainda assim, cada vez mais surgem avanço nas formas de tratamento para essas pessoas, como é o caso da popularização das plataformas que oferecem atendimento psicológico remoto. Entretanto, escolher um psicólogo ou terapeuta nem sempre é uma tarefa fácil, dada a grande quantidade de informação que envolve o processo de escolha. Partindo desse princípio, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de recomendação de psicólogos baseado em modelo híbrido, que fosse capaz de recomendar psicólogos com especialidades que supram as necessidades de diferentes tipos de pacientes. O modelo apresentou resultados promissores, onde a similaridade entre os psicólogos recomendados foi consistente e foram atingindos bons resultados nas métricas avaliativas MAE (<0,5) e RMSE (<0,75). Além disso, foi possível mitigar pontos fracos de ambas as recomendações por conteúdo e colaborativa.Item Impacto dos dispositivos móveis na saúde mental: um estudo com estudantes do DC-UFRPE(2023-05-26) Santos, Jhon Sidney Josué dos; Araújo, Carlos Julian Menezes; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/1064436692019801O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto do uso de dispositivos móveis na saúde mental dos estudantes do Departamento de Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DC-UFRPE), com foco nos riscos associados à intensidade e forma de utilização, tais como danos à saúde mental que podem afetar o desempenho acadêmico e a integração social. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória utilizando um levantamento bibliográfico e um estudo de campo com os estudantes do DC, por meio de questionário. Os resultados indicaram que o uso excessivo de dispositivos móveis tem impacto significativo na saúde mental dos estudantes, afetando negativamente seu desempenho acadêmico e sua capacidade de integração social.Item A importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE: um estudo sobre o Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE(2022-10-07) Moraes, Rafaela Gomes Carvalho de; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/8866417999723799Esta pesquisa objetiva de modo geral compreender a importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), considerando o caso do Núcleo do Cuidado Humano dessa mesma universidade. Fundamentamos nossa pesquisa em teorias sobre o cuidado humano; sobre a educação socioemocional; sobre a educação superior brasileira, tomando como base os principais autores: Ferreira (2021), Goleman (2010), Pires (2016), Cruz (2015), Caixeta (2011), Zoboli (2003), Carleto (2018), Stallivieri (2019) bem como os documentos oficiais do NCH, do curso de Pedagogia e do Ministério da Educação do Brasil. É uma investigação de base qualitativa, sendo utilizado método de estudo de caso, com técnicas de construção de dados que se deram de três formas: (a) observação exploratória; (b) questionário e (c) entrevistas semiestruturadas. O lócus de investigação ocorreu no espaço virtual, local em que tivemos acesso ao material documental e a alguns dados e contatos com parte dos sujeitos interlocutores da pesquisa. Nossos sujeitos da pesquisa foram estudantes da licenciatura em Pedagogia da UFRPE; professores da referida licenciatura e a ex-reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, à época em que o Núcleo do Cuidado Humano foi instituído na UFRPE. Após resultados, chegamos a alguns pontos de reflexão: (a) as estudantes participantes da pesquisa disseram sentir cansaço, exaustão mental, estresse e desejam um ambiente universitário mais cuidadoso e que se preocupe com a saúde emocional da comunidade acadêmica. Ao mesmo tempo, vimos que, desde o ano de 2018, época em que o NCH foi criado, a UFRPE tem se esforçado para que a Universidade passe a ser espaço de prevenção ao sofrimento psíquico e de promoção da saúde mental, considerando a sua comunidade.
