01.1 - Graduação (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2
Navegar
51 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Currículo escolar do estado de Pernambuco para o Novo Ensino Médio: os resíduos sólidos como trilha dos itinerários formativos(2025-03-18) Nascimento, Diego Ernandes Araújo do; Farias, Carmen Roselaine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9470714866674296; http://lattes.cnpq.br/0943926146142946O presente trabalho tem o intuito de analisar a temática dos resíduos sólidos no Currículo do Novo Ensino Médio de Pernambuco, buscando compreender seu papel no contexto curricular e sua colaboração para a formação socioambiental na educação básica. A metodologia da pesquisa baseou-se em uma investigação documental de natureza quali-quantitativa, norteada pela interpretação dos documentos das políticas curriculares do novo ensino médio. Nesta toada, foram averiguados 16 descritores dispostos nos organizadores curriculares das áreas de Ciências da Natureza e nas trilhas dos itinerários formativos das áreas de Linguagens, Humanas, Natureza e Matemática, sendo elencados em duas categorias: 1) termos relacionados aos resíduos sólidos e 2) termos associados à educação ambiental. Os resultados apontaram as trilhas dos itinerários formativos com a maior incidência nos descritores pesquisados, ao passo que o seu quantitativo de menções na formação geral básica nos componentes dos organizadores curriculares foi atenuada. Essa imparidade entre as citações dos descritores acende alerta para uma restrição no alcance da educação ambiental aos estudantes do ensino médio. Assim, como proposta didático-pedagógica, diante desse quadro, foi desenvolvida a trilha: “Cidadania socioambiental para a gestão dos resíduos sólidos”, com a finalidade de potencializar as deliberações sociais orientadas para a sustentabilidade e o descarte ambientalmente adequado dos resíduos. Inferiu-se, que embora haja importantes avanços no enfoque curricular da educação ambiental, ainda perduram lacunas para a efetiva implementação dessa pauta na integração curricular do ensino básico brasileiro.Item A química dos materiais de limpeza: uma proposta para a abordagem de conteúdos de química orgânica no ensino médio(2025-03-17) Santana, Rafael José Dutra de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0309041821933557A pesquisa teve como objetivo analisar como uma sequência de ensino baseada na química dos materiais de limpeza pode contribuir para o ensino de química orgânica no ensino médio. Foi feito um estudo qualitativo com quatro docentes que trabalham em escolas particulares e públicas. Para isso, houve a elaboração de dois planos de aula que abordassem a química orgânica juntamente com a temática química da limpeza, para serem validados por esses professores. Foi elaborado um conjunto de 4 questões para a validação dos planos de aula e para 2 professores as perguntas foram respondidas na forma de uma entrevista estruturada e para os demaisas perguntas foram respondidas no formato de questionário. Durante o processo de análise, observamos que foram sugeridas adições valiosas por parte dos participantes da pesquisa para a melhoria dos planos elaborados pelo pesquisador. As respostas relacionadas à validação do plano de aula mostraram-se satisfatórias, uma vez que os conteúdos e as práticas não foram apenas mantidos, mas, de fato, aprimorados. As impressões sobre os professores revelam que as respostas variadas podem ser atribuídas às diferentes realidades escolares, que envolvem tanto instituições públicas quanto particulares, ou até mesmo a experiência de atuação em ambos os contextos. Essa diversidade de cenários impacta significativamente a abordagem didática adotada pelos docentes, refletindo nas escolhas que fazem sobre como a aula deve ser conduzida. O enfoque pode variar consideravelmente, dependendo das características do ambiente escolar, podendo ser mais voltado para um caráter teórico ou mais centrado na prática. As particularidades de cada tipo de instituição influenciam diretamente a forma como o ensino é planejado e executado, moldando as estratégias pedagógicas adotadas para atender às necessidades e realidades dos estudantes. Essa análise permitiu compreender como as reflexões dos docentes se articulam com a adaptação curricular e a inovação didática, reforçando a relação entre teoria, contexto e ação pedagógica.Item Perspectivas teóricas sobre a implementação da Lei 10.639/2003: abordando o ensino das relações étnico-raciais nos livros didáticos de química(2025-03-20) Silva, Vanessa Araújo da; Lima, Analice de Almeida; Batista, Maria de Fátima Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8195873385841154; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/4925017833973638A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender e evidenciar a lacuna existente na abordagem das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros nos materiais didáticos de Química. O estudo tem como objetivo analisar a presença e o tratamento dos conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos livros didáticos da coleção Ciências da Natureza e Suas Tecnologias – Multiversos Ciências da Natureza (1ª ed.), da Editora FTD, distribuída pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020) para o ensino médio. Busca-se identificar avanços ou permanências no que se refere à invisibilidade histórica da população negra nesses materiais, considerando sua conformidade com as diretrizes legais e educacionais. A pesquisa levanta a seguinte questão: até que ponto os livros didáticos aprovados pelo PNLD evoluíram na inclusão dessa temática? E como essa evolução — ou sua ausência — impacta a desconstrução de estereótipos e preconceitos no contexto do ensino brasileiro? Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem qualitativa de Minayo (2001), com base no método exploratório-descritivo. A discussão fundamenta-se em autores como Gomes (2023), Domingues (2007), Benite (2018) e Pinheiro (2018), abordando temas como o papel do movimento negro na educação, a articulação entre políticas públicas e práticas pedagógicas, e a influência dos livros didáticos no ensino de Química. Os resultados indicam que, apesar da obrigatoriedade legal prevista na Lei 10.639/2003, ainda persistem lacunas significativas na formulação curricular e nos conteúdos apresentados, o que demonstra a necessidade urgente de uma revisão nos materiais didáticos, com vistas à construção de uma educação mais inclusiva e antirracista.Item Conservação de alimentos: um estudo de cinética química para estudantes da EJA - Médio por meio de experimentos(2025-03-20) Pereira, Ana Paula Cavalcanti; Silva, Suely Alves; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/2129021401357904A química está presente em nosso cotidiano de diversas formas, muitas vezes passando despercebida, e a conservação dos alimentos é um exemplo prático que pode ser utilizado para ensinar conceitos químicos de maneira acessível e relacionada à realidade dos estudantes. No ensino de Jovens e Adultos (EJA - Ensino Médio), essa conexão nem sempre é fácil, mas a experimentação pode tornar o aprendizado mais significativo. Dessa forma, esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo ensinar conceitos de cinética química por meio da experimentação, utilizando a conservação dos alimentos como contexto para aproximar os estudantes do conhecimento científico e estimular sua participação ativa no aprendizado. Os instrumentos de pesquisa incluíram questionários para identificar as concepções prévias dos estudantes e, ao final, um novo questionário foi aplicado para analisar se a experimentação favoreceu o aprendizado e o envolvimento dos estudantes. Além disso, foram realizados experimentos com materiais acessíveis. A abordagem experimental permitiu que os estudantes percebessem, na prática, como a química está presente no dia a dia e influencia a conservação dos alimentos. Os dados coletados foram analisados com base na fundamentação teórica, que destaca os benefícios da experimentação no ensino de química, principalmente quando vinculada a temas do cotidiano. Os resultados indicaram que a abordagem adotada contribuiu para uma melhor compreensão dos conceitos e incentivou maior participação nas atividades práticas. A pesquisa reforça a importância da experimentação como estratégia didática, capaz de tornar o ensino de química mais próximo da realidade dos estudantes, proporcionando um aprendizado prático e interativo.Item O uso de metodologias ativas no ensino de Biologia: um relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica(2024-03-11) Silva, Julyana dos Anjos; Araújo, Elian Sandra Alves de; Rodrigues, Cynthia Waleria de Melo Silva; http://lattes.cnpq.br/6630201128820151; http://lattes.cnpq.br/8362137509119353; http://lattes.cnpq.br/3920612274214876Este trabalho explora a aplicação de metodologias ativas no ensino de Biologia através das experiências em turmas do ensino médio de uma escola de referência em Pernambuco, sob a perspectiva de uma residente do Programa de Residência Pedagógica, destacando o papel crucial do programa na formação profissional de educadores. Ao abordar as implicações sobre a implementação das metodologias ativas, o estudo reflete sobre o desafio de integrar essas práticas em um sistema educacional no qual ainda prevalece a adoção dos métodos tradicionais de ensino, especialmente no contexto brasileiro. O trabalho destaca a importância da diversificação da prática pedagógica tanto para o entendimento de conceitos biológicos, mais especificamente dentro das áreas de estudo da Ecologia e da Botânica quanto para a promoção de um aprendizado mais significativo e centrado no estudante, visando a promoção de uma formação crítica e reflexiva destes sujeitos.Item A técnica de simulação de Monte Carlo aplicada ao cálculo de áreas no ensino médio(2025-01-31) Araújo, Roberta Elaine Domingos de; Barros, Kleber Napoleão Nunes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1338915220161592; http://lattes.cnpq.br/6420618435459342This study presents the application of the Monte Carlo integration technique for calculating areas of plane figures, aiming to enhance Mathematics education in high school. The methodology includes a practical and experimental approach, involving computational simulations using R software and engaging classroom activities, such as the use of tangible materials to estimate areas of geometric shapes. The theoretical framework encompasses concepts from geometry, probability, and statistics, providing a solid foundation for the method’s application. The results indicated that the use of the Monte Carlo technique improved students’ understanding of mathematical concepts and increased their interest in the subject. Additionally, it was observed that increasing the number of random samples enhances the precision of the estimates, validating the method’s effectiveness. It is concluded that integrating interactive practices and computational tools into teaching enables more meaningful and contextualised learning, making it a valuable strategy for various educational levels.Item Promovendo a alfabetização científica e tecnológica através do ensino de Citologia no ensino médio: relatos de uma professora em formação(2024-10-01) Pereira, Maria Isabel de Oliveira Mendes; Araújo, Elian Sandra Alves de; Conceição, Emanuella Maria da; http://lattes.cnpq.br/0829667458659173; http://lattes.cnpq.br/8362137509119353; http://lattes.cnpq.br/3096551749857151This report describes the process of designing, organizing and developing a pedagogical workshop using didactic models for teaching Cytology, from the perspective of a resident of the Pedagogical Residency Program, with the aim of promoting Scientific and Technological Literacy in High School. The combination of practical activities with concrete visual resources, such as biscuit dough, paints, canvases and brushes, helped to assimilate cellular concepts, promoting deeper and more meaningful learning, as well as increasing student involvement and enabling greater interaction between them. The Cell Biology Workshop contributed to the development of fundamental skills, such as observation, description and interpretation of cytological concepts and phenomena. However, some challenges were identified, such as the need to adjust the time and space allocated to the activities and the diversification of materials due to the lack of financial resources. In the end, it was concluded that this approach helps to promote students' scientific literacy by bringing them closer to scientific elements and language, and can therefore be considered an effective strategy for improving the teaching and learning processes in Biology.Item Uma adaptação de um modelo em impressão 3D para o ensino de divisão celular(2024-10-04) Silva, Rayane Lima da; Amorim Filho, Edgar Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/0697314354160472; http://lattes.cnpq.br/6730984571052186This work adapts an existing model of cell division to create 3D printed didactic models, incorporating braille plates as an innovative approach to teaching the cell cycle, in accordance with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The study analyzes the historical evolution of knowledge about the cell cycle and describes its main phases: interphase, mitosis, and meiosis. The inclusion of braille plates aims to make these concepts more accessible, providing an educational experience that is visual, tactile, and interactive. Additionally, the work details the 3D printing process, including material selection and the stages of manufacturing the didactic models, and highlights the advantages of this technology in the educational context. The planning and printing of models representing the phases of the cell cycle were carried out with the intention of laying the groundwork for future practical activities, which aim to assess the effectiveness of this tool as an inclusive pedagogical resource. Although the activity has not yet been implemented, the 3D models have the potential to enhance students' understanding, providing a more dynamic and interactive learning experience in cellular biology. This innovative methodology can transform the teaching of complex concepts, promoting the adoption of emerging technologies and creating a more accessible and engaging educational environment for all students.Item Metodologias ativas e práticas interdisciplinares no ensino médio: um estudo de caso em uma escola particular em Recife(2024-10-04) Silva, Cesar Welyce da; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/6921572996321415This paper investigated the effectiveness of active methodologies in science laboratory practices as a method of preparation for exams such as ENEM and SSA, for students that are in the first and second year of High School, with the aim of promoting a more significant and integrated learning with the sciences of nature. ProlabPreMed, created in 2018 at a private school in the city of Recife, PE, prepares high school students for college entrance exams with a focus on admission to highly competitive courses such as medicine and engineering. The practices carried out in the science laboratory involve a series of experiments that are covered in entrance exams, providing students with a deeper understanding of theoretical concepts. The use of active methodologies encourages active student participation, making the school environment dynamic and collaborative. Moreover, these approaches foster the acquisition of essential skills, such as critical thinking, problem-solving, and independence, which are crucial both for the exams and for academic and professional development.Item O modelo de ensino híbrido rotação por estações no ensino de funções orgânicas: uma proposta didática para o ensino médio(2024-10-03) Barbosa, Lucas Matheus Ferraz; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/5299531115847633The application of Active Methodologies, Blended Learning Models, and digital technologies aims to increase student engagement and interest, enabling a more attractive and captivating learning process, while fostering their autonomy as protagonists of their own educational development. Active Methodologies (AM) allow the teaching of chemistry, specifically Organic Functions, to be innovatively related by combining in-person and digital activities that encourage student autonomy and engagement. Adopting the blended learning model, this work seeks to explore the integration of AM and digital technologies to enable the understanding of complex concepts, by developing a didactic proposal for teaching Organic Functions in high school based on the Station Rotation Model. To achieve the proposed objective, theoretical research was conducted through two methodological stages: literature review on the theoretical foundations of the research (stage 1); and proposal of a didactic plan (stage 2). The proposed didactic approach was organized into two phases: Activity proposals for lessons on organic functions (Phase 1) and the application of the Station Rotation model (Phase 2). Phase 2 was structured around five stations, which included various activities, such as computer simulations, gamified quizzes, building molecular models with accessible materials, and technological resources using software like MolView and PhET. It is hoped that the implementation of this didactic proposal will significantly contribute to overcoming the traditional difficulties faced by students in understanding abstract and complex content related to Organic Functions, as well as the discussions on Active Methodologies and Blended Learning Models in teacher training, encouraging changes in pedagogical practices in the teaching of Chemistry.