01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Análise documental do e-book “A arte da experiência: química geral na prática” para o ensino superior(2025-08-07) Ribeiro, Júlia Apolinario de Paiva; Silva, Claudia Cristina Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/9810071055429520Ao constatar-se a debilitação na aprendizagem de conceitos estruturantes de Química entre estudantes de Química Geral nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Física, bem como as dificuldades enfrentadas pelos técnicos responsáveis pela preparação das práticas para essas aulas, surgiu a proposta de elaborar um produto didático. Esse material contempla a produção de um e-book e de vídeos a ele associados disponibilizados gratuitamente por meio do canal do LOB no Youtube, reunindo dez experimentos contextualizados em temas sociocientíficos, desenvolvidos com materiais de fácil acesso e baixo custo, possibilitando, em alguns casos, sua reprodução em ambientes que carecem de infraestrutura laboratorial adequada. Dessa forma, O presente trabalho tem como objetivo analisar os capítulos do e-book “A arte da experiência: Química Geral na Prática”, sua aplicabilidade e possíveis limitações como ferramenta de ensino para o componente curricular de Química Geral, ofertado nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Física da UFRPE – Sede. A análise considera a ementa da disciplina de Química Geral e as habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da formação superior, conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química. A metodologia adotada compreendeu duas etapas; na primeira, realizou-se a análise descritiva de cada capítulo da obra, considerando os conteúdos abordados, as orientações didático-pedagógicas, sua viabilidade prática e o enfoque CTS; na segunda, analisou-se documentalmente se os capítulos do e-book atendem às exigências da ementa da disciplina e às competências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares. Os resultados obtidos demonstram que todos os tópicos da ementa foram contemplados, bem como distintas habilidades previstas nas Diretrizes. Ademais, destaca-se que a disponibilização gratuita do material em formato virtual favorece sua adoção por docentes em outras instituições de ensino superior que enfrentam limitações estruturais para a realização de práticas experimentais. Por fim, sugere-se que, em um momento posterior à implementação do e-book, estudantes e técnicos possam contribuir com avaliações sobre sua aplicabilidade e limitações, por meio do preenchimento de formulários previamente elaborados.Item Teoria do orbital molecular para o estudo do potencial induzido por geometria em modelos moleculares(2025-02-20) Oliveira, Bruna Maria Gomes de; Bastos, Cristiano Costa; http://lattes.cnpq.br/6385190604693576; http://lattes.cnpq.br/7743134334073618Este trabalho investigou o confinamento eletrônico em sistemas moleculares planares e unidimensionais de carbono, considerando diferentes topologias e geometrias, com ênfase na comparação com efeitos previstos pelo Potencial Induzido por Geometria (GIP, do inglês Geometry Induced Potential). Para isso, os autores desenvolveram um modelo inédito, denominado PIGA (do inglês, Particle in Ghost Atom), baseado em átomos fantasmas, definidos como pseudoátomos que contêm apenas funções de onda, formando cadeias pseudomoleculares capazes de acomodar um número variável de elétrons. Sistemas como intervalos de reta e circunferências, com e sem curvaturas, foram analisados utilizando a teoria do orbital molecular (MOT, do inglês Molecular Orbital Theory) e comparados com o modelo da partícula na caixa (PIB, do inglês Particle in Box). Os cálculos em nível Hartree-Fock (HF) com a base LanL1MB revelaram que, para um elétron em um intervalo de reta, a distribuição de carga segue o padrão gaussiano previsto pelo PIB. Em geometrias curvas, observou-se maior concentração de densidade eletrônica nessas regiões, consistente com o comportamento previsto pelo PIB quando consideramos um potencial geométrico atrativo, efeito que emerge naturalmente nos cálculos, mesmo sem a inclusão explícita do GIP. Para comparação com sistemas reais, estudaram-se poliínos em topologias aberta e fechada, utilizando Teoria do Funcional de Densidade (DFT, do inglês Density Functional Theory) com a base 6-31G. A análise da superfície de potencial eletrostático (ESP, do inglês Electrostatic Potential) mostrou que, na forma aniônica, esses sistemas podem confinar elétrons nas regiões centrais, independentemente da presença de átomos eletronegativos nas extremidades. A concentração de carga no centro da cadeia mostrou-se influenciada pelo volume do ligante: o grupo triisopropilsilil (TIPS) cria uma barreira potencial que localiza a densidade eletrônica no meio da molécula, enquanto o ligante ciano, menos volumoso, resulta em uma região central positiva. Esses resultados indicam que a composição dos ligantes pode modular o confinamento eletrônico. Poliínos cíclicos, por sua vez, apresentaram distribuição eletrônica mais delocalizada, sugerindo elétrons menos confinados.Item Avaliação do efeito da prática de tiro desportivo nas características químicas de solos contaminados com resíduos de arma de fogo(2025-08-01) Cabral, Felipe Ramon de Freitas; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/2045575686943493Um aumento expressivo no registro de clubes de tiro ocorreu nos ultimos anos, despertando um alerta quanto aos problemas ambientais causados pelo disparo excessivo de armas de fogo. Diante dessa problemática, este trabalho foi desenvolvido voltado à análise e à determinação dos elementos tóxicos no solo, provenientes dos resíduos de armas de fogo. Amostras de solo foram coletadas em clubes de tiro na cidade do Recife (PE) (amostra SR); e um solo controle também foi coletado nas mediações. Os elementos tóxicos foram determinados por fluorescência de raios-X (XRF, do inglês X-ray fluorescence). Além disso, o solo foi caracterizado em termos de matéria orgânica (OM), matéria seca (DM), pH, condutividade elétrica (CE), análise granulométrica e classe textural. Na sequência, os índices de contaminação ambientalforam calculados para avaliar o grau de presença de elementos tóxicos nas amostras. Os resultados indicaram que o solo controle apresentou maior teor de OM em comparação aos solos coletados no clube de tiro. Os elementos tóxicos nas amostras SR evidenciaram a contaminação no solo do clube de tiro com uma elevada concentração de Pb, Sb, Cr, Mn, As, Ni, Zn, Cr e Cu. A maior concentração de elementos tóxicos foi determinada na superficial do solo (CS). Os índices de contaminação indicaram resultados significativos, forneceram dados robustos que, por sua vez, indicaram a predominância da contaminação na cobertura do solo. Por fim, as análises multivariadas, como a análise de componentes principais (PCA) e o mapa de calor, desempenharam um papel essencial ao agrupar as amostras mais contaminadas daquelas menos impactadas. Assim, é possível concluir que a prática de tiro desportivo contamina o solo com resíduos de arma de fogo. Este estudo é importante para a elaboração de políticas de saúde pública, especialmente em um contexto de saúde única, abrangendo os cuidados necessários para a preservação do ambiente e dos ecossistemas terrestres e edáficos.Item Uma atividade experimental investigativa no ensino de química: explorando o "leite de magnésia" como um desodorante alternativo(2025-08-13) Santana, Rayanne Gomes de; Silva, João Roberto Ratis Tenório da; Cruz, Michele France Paula da; http://lattes.cnpq.br/7185137483134515; http://lattes.cnpq.br/2659442558566241; http://lattes.cnpq.br/4600365052091812Esta pesquisa tem como propósito destacar a relevância de uma atividade experimental investigativa no ensino de Química, mostrando como a contextualização de problemas cotidianos pode aproximar os alunos dos conceitos científicos. A problemática escolhida foi o excesso de suor, uma situação comum entre discentes que estudam em dois turnos ou enfrentam momentos de ansiedade. Essa realidade serviu como ponto de partida para estabelecer conexões com o conteúdo de ácidos e bases, tornando a aprendizagem mais significativa e próxima do dia a dia dos estudantes.O estudo foi desenvolvido com discentes do primeiro período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural, por meio de uma aula expositiva que abordou o tema dos ácidos e bases no cotidiano. A partir dessa introdução, os alunos foram instigados, a formular hipóteses e participar ativamente de etapas experimentais relacionadas ao problema do suor excessivo. Os resultados obtidos foram expressivos: ficou evidente que a investigação e a experimentação, quando contextualizadas, contribuem para quebrar a rejeição comum em relação à disciplina durante a Educação Básica. Mais do que aprender conceitos, os discentes puderam compreender o processo de construção do conhecimento científico, vivenciando a Química de maneira prática, investigativa e conectada às suas próprias experiências.Item Experiências formativas: memórias permeadas pela música(2025-07-15) Pereira, Argissa de Andrade; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/2042432866209820Item Uma análise hermenêutica da subalternização da experiência fatímida na Tārīkh do historiador Abássida al-Ṭabarī (séc. X)(2025-08-06) Barbosa, Vitor Matheus de Araújo; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/2995970252346689A presente monografia apresenta os resultados de uma análise acerca do apagamento da experiência fatímida em um trecho da Tarikh al-Rusul wa'l-Muluk, do historiador abássida Al-Tabari (839-923), entre o fim do século IX e o início do século X. A pesquisa investigou os mecanismos historiográficos empregados pelo cronista em seu processo de escrita, assim como o significado político-ideológico da ausência de eventos relevantes relacionados aos fatímidas. A metodologia utilizada foi a Análise Hermenêutica da Narrativa proposta por Paul Ricoeur (1913-2005), especialmente a partir do seu conceito central, “configuração narrativa” (Ricoeur, 2011). Do ponto de vista teórico, a ausência fatímida na narrativa foi compreendida a partir do conceito de “esquecimento” (Ricoeur, 2008). Os resultados identificaram um uso operacionalizado do esquecimento enquanto prática discursiva do autor em sua obra, manifestando-se parcialmente em algumas passagens e plenamente em outras. Ao mobilizar uma análise hermenêutica dessa narrativa histórica, o trabalho propõe contribuir com uma nova perspectiva acerca de uma das mais relevantes fontes históricas islâmicas dos séculos IX e X, adentrando em detalhes ainda pouco explorados deste documento. Trata-se, portanto, de uma investigação que amplia o debate sobre a história árabe-islâmica e as suas dinâmicas internas.Item “Formalmente ricos, realmente pobres”: o debate sobre pobreza no pensamento de Manuel Correia de Andrade (1963-2003)(2025-08-01) Siqueira, Sarah Bezerra; Machado, Maria Rita Ivo de Melo; http://lattes.cnpq.br/4858507574425651; http://lattes.cnpq.br/4144335142582239O trabalho desenvolvido tem como objetivo analisar como o Professor Manuel Correia de Andrade abordava as situações de pobreza nos conteúdos de colunas de jornais, como o Jornal do Commercio entre os anos 1963 e 2003. Visto que ele é um notável intelectual brasileiro e que contribuiu, através das suas pesquisas e textos, de maneira significativa e interdisciplinar para a compreensão das realidades sociais, econômicas e geográficas do Brasil. Para atingir o objetivo geral proposto, a pesquisa realizou um levantamento bibliográfico da sua obra. Essa pesquisa fez uso de fontes do acervo da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), e da Cátedra Manuel Correia de Andrade para mapear as temáticas relacionadas à pobreza em seus textos. Como resultado das análises dos textos conclui-se que Andrade apontou a má distribuição de renda, a concentração fundiária, a precariedade no ensino público e as relações de trabalho desiguais como estruturas causadoras centrais da pobreza no Brasil. Outros elementos também apontados nos textos das colunas foram o desemprego, as políticas neoliberais e a exclusão social, como intensificação do cenário de pobreza e criminalidade. Levando em consideração que esse trabalho busca identificar as principais preocupações acerca da temática quase 20 anos depois de seu falecimento, é observado que seus apontamentos ainda são muito atuais.Item A ação da providência divina em "O Valeroso Lucideno e Triunfo da Liberdade", do Frei Manoel Calado(2025-03-11) Silva, Gleyson Maurício Lima da; Silva, Kleber Clementino da; http://lattes.cnpq.br/2821384780282146O presente artigo almeja avaliar os relatos de manifestações miraculosas descritos na obra do Frei Manoel Calado, com o objetivo de compreender de que forma estes relatos reforçam a crença da intervenção divina na legitimação da Restauração de Pernambuco, já inserida na tradição providencialista portuguesa. Para tanto, estrutura-se a partir da contextualização histórica que levou à invasão dos neerlandeses, apresenta quem é o autor, sua obra e outras fontes contrastantes da época. Ao final desenvolve uma análise da fonte a partir de episódios relatados e interpretados pelo autor sob o prisma do providencialismo como recurso político estratégico panegírico, isto é, de promoção da imagem, bem como da concepção cristã de guerra justa.Item O impacto da adoração a Dionísio na sociedade grega arcaica: o deus do delírio(2025-08-04) Cruz, João Vinicius Dionísio Brito da; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/2863821629084937Este artigo investiga o culto ao deus Dionísio na Grécia Antiga, analisando sua importância simbólica, política e social no contexto da pólis. Longe de ser uma manifestação religiosa isolada, o dionisismo é abordado como elemento estrutural das práticas sociais, pedagógicas e cívicas gregas, revelando-se tanto na esfera rural quanto urbana, com destaque para os ritos públicos, como as Dionisíacas. A pesquisa parte da análise dos Hinos Homéricos a Dionísio e de autores como Jean-Pierre Vernant,José Antonio Dabdab Trabulsi, Paul Veyne, entre outros, para compreender as dualidades presentes no deus e em seu culto, e seu papel central na formação da identidade coletiva. Ao explorar a relação entre mito, rito e organização social, o estudo contribui para uma leitura crítica da religião como linguagem de poder, educação e pertencimento na Antiguidade. Também propõe reflexões sobre o lugar da História das religiões no ensino, valorizando a religiosidade como fenômeno simbólico e histórico.Item A inclusão do aluno surdo nos esportes coletivos dentro das aulas de educação física escolar(2025-03-17) Ferreira Júnior, Jason Paulo Campos; Lira, Mirelly Lucena de; http://lattes.cnpq.br/1743435562988650A deficiência auditiva é definida como a perda parcial ou total da capacidade de ouvir. Ela traz mudanças especialmente na comunicação, no entanto, a deficiência é sentida na medida em que os ambientes não estão preparados para acolher diferentes formas de comunicação e acesso ao conteúdo, por isso há uma importância crucial da inclusão escolar. A educação inclusiva é um processo que desenvolve laços com o intuito de garantir no que preza para harmonizar os fatores intrínsecos necessários à sua implementação no sistema educacional, e reformulando a tese diante da reflexão sobre a educação e o seu verdadeiro papel a respeito da inclusão na contemporaneidade nas aulas de Educação física escolar. O objetivo geral deste estudo foi analisar a produção técnica científica acerca do acolhimento e inclusão em ambiente escolar de alunos com deficiência auditiva focando na prática da educação física e jogos esportivos. Trata-se de uma revisão integrativa, onde foram utilizadas as bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO. Foram selecionados artigos originais, nos idiomas inglês e português, sem restrição temporal. Durante as buscas foram encontrados 49 artigos no total, e após criteriosa análise foram selecionados 04 estudos. Foram percebidos falhas e déficits por parte dos professores, com falta de interesse em analisar e perceber se os alunos estavam participativos e compreendendo o conteúdo. Já outra parcela de professores utilizou material de apoio além do próprio intérprete, como slides, ou seja, material visual. Outro ponto bastante relevante, foi a importância e impacto social que as aulas de educação física causaram, pois além de proporcionar momentos para o exercício físico, outras questões foram apontadas, como cuidados com a saúde, alimentação, distúrbios como sobrepeso e obesidade, e complicações futuras, além é claro, que permitiu aos alunos surdos interação com demais áreas como dança, esporte, natação, demonstrando que o aluno surdo é capaz de realizar qualquer atividades, desde que haja uma comunicação para ele adequada.
