01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    O ensino de química e a interdisciplinaridade com educação ambiental: desenvolvimento de uma horta no ambiente escolar
    (2024-03-07) Almeida, Wendel Martins de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/1742899108188224
    A pesquisa trata acerca do ensino de Química no ambiente escolar, visando à busca de uma proposta pedagógica que seja dinâmica e contextualizada por meio da Educação Ambiental, tendo em vista a interdisciplinaridade e fomento para uma formação cidadã através do desenvolvimento de uma horta orgânica. O objetivo principal pauta-se em analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química quando há a integralização da disciplina de Química por meio da Educação Ambiental com a criação de uma horta orgânica no ambiente escolar. Os participantes da pesquisa foram uma turma de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia centrada numa abordagem qualitativa do tipo explicativa. O instrumento de coleta de dados foi um formulário elaborado pela plataforma Google Forms, com o qual coletamos a resposta de 16 (dezesseis) estudantes. No tratamento e análise dos dados, realizamos também um diálogo com os autores da fundamentação teórica. Como resultados, podemos observar que a proposta de desenvolvimento da horta despertou nos estudantes motivação e engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Química. Para, além disso, a pesquisa revelou de igual modo uma reflexão profunda sobre algumas temáticas como educação significativa, abordagem didática, interdisciplinaridade, ensino de Química e formação cidadã. Diante disso, conclui-se que os futuros professores de Química e aqueles que já estão em atividade necessitam urgentemente voltar-se mais para recursos que desenvolvam e acrescentem à sua formação não apenas inicial, mas também continuada, a fim de facilitar, auxiliar e popularizar a Química, alinhando os preceitos científicos aos saberes pedagógicos.
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    Primera experiencia docente como profesor de lengua extranjera: vivencias en el residencia pedagógica
    (2024-09-23) Alcântara, Luana Karoliny Bezerra de; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/4694824147488153
    Este presente trabajo tiene como objetivo presentar un relato acerca de la experiencia vivida en el Programa Residencia Pedagógica (PRP) a través del curso de Licenciatura en Letras - portugués y Español, de la universidad Federal Rural de Pernambuco, financiado por la CAPES y realizado entre 2022 y 2024, con duración de 18 meses. El relato expone la vivencia docente en lengua española en cursos de lenguas, los NEL (Núcleos de Estudios de Lenguas), las actividades desarrolladas y los resultados obtenidos durante el proyecto, en partindo de la experiencia como residente. De ese modo, el objetivo de la práctica pedagógica tuvo como trazo inicial la creación de un proyecto de clases, pero, antes, fue necesaria la comprensión del funcionamiento de los NEL’s, para adaptarse a los contenidos y averiguar las herramientas que serían o no utilizadas. El relato tiene como su principal metodología el enfoque comunicativo por tareas, las competencias principales del Marco Común Europeo de Referencia (MCER), la interculturalidad de Alarcón y Barros (2008), y Fernandez (2005). Por fin, hay que resaltar que los resultados de enseñanza fueron productivos y el PRP fue esencial para la formación docente en la lengua española y para la comprensión de la enseñanza de ELE.
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    Um diário de campo: os ditos e não-ditos na caminhada de um futuro professor
    (2021) Silva, Anderson Soares da; Nascimento, Mizael Inácio do; http://lattes.cnpq.br/9141951748332351
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    Duplicação do sujeito em dados de escrita de alunos da rede pública de ensino do Recife
    (2018) Ferreira, Patrycia Siqueira Campos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/6487675878046558
    Neste artigo centramos a atenção no uso dos sujeitos duplicados (SDs) (ex.: O menino, ele brinca.) em textos narrativos produzidos por alunos recifenses de uma escola estadual e municipal. Para tanto, tomamos como hipótese norteadora de que, nos dados de aquisição da fala do PB, por serem pouco produzidos SDs, segundo observam Gonçalves (2004) e Grolla (2000) apud Costa, Duarte e Silva (2004), serão pouco encontrados nas séries iniciais, mais produtivos nas séries intermediárias, vindo a diminuírem bastante nas séries finais por influência do avançar da escolarização. Para a realização da análise, selecionamos 10 textos de cada série, a saber: da quinta série à oitava série do ensino fundamental I de uma escola municipal, e da quinta série ao terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual. A análise embasa-se no modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986 e seguintes) e tem como objetivo central discutir a duplicação dos sujeitos em dados escritos, levando em conta o possível distanciamento entre o conhecimento linguístico que o aluno traz para a escola e o que ele aprende. Após a análise dos dados, os resultados apontam para a pouca frequência de SDs nas séries inicias, indo ao encontro do que é observado em alguns estudos realizados no campo da aquisição da linguagem (cf. GONÇALVES, 2004; GROLLA, 2000 apud COSTA, DUARTE, SILVA, 2004).
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    Relatório de Estágio Obrigatório Supervisionado: confinamento da Fazenda Maçaranduba
    (2024-02-27) Franklin, Mateus Barbosa; Monnerat, João Paulo Ismério dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3851426263880079; http://lattes.cnpq.br/0514620818375213
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    Gravidez forçada é tortura: acesso ao aborto legal nos casos de estupro de vulnerável na Região Metropolitana do Recife
    (2024-03-07) Buitron, Lara de Oliveira; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/9636731145979747
    A partir da coleta de dados sobre aborto legal, morte materna, óbito fetal, nascidos vivos e estupro de vulnerável nas quatorze cidades da Região Metropolitana do Recife, a presente monografia pretende discutir a discrepância do número de meninas que acessam o aborto legal, nos casos de estupro de vulnerável, em relação ao número de crianças mães. Usando teoria feminista contemporânea, principalmente brasileira, articulando os achados bibliográficos da pesquisa sobre aborto legal no país com os conceitos de justiça reprodutiva, democracia e direitos à infância plena das crianças e adolescentes.
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    Relatório das atividades desenvolvidas: vínculo empregatício na Microbiol Indústria e Comércio SA
    (2023) Santos, Elson Felix dos; Oliveira, Emídio Cantídio Almeida de; http://lattes.cnpq.br/1078501992095596; http://lattes.cnpq.br/2854817536923096
    O presente trabalho resulta da vivência de vínculo empregatício, realizado no período de 06/10/2023 a 18/12/2023, na Microbiol Indústria e Comércio SA, situada na cidade de Limeira, no Estado de São Paulo. Nesse período foram realizadas atividades inerentes ao processo da área comercial de venda do produto Microgeo, com um direcionamento na região Nordeste para a produção de cana-de-açúcar, desde o conhecimento do produto e suas aplicações, com implantação de campos experimentais juntos a cliente, avaliações, apresentações, reuniões técnicas e estratégicas, treinamentos, etc.
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    Estudo populacional e biocontrole do agente causal do mal-do-pé da batata-doce
    (2023) Barros, Letícia Rebeca de Araújo; Laranjeira, Delson; https://lattes.cnpq.br/1262204427401043; https://lattes.cnpq.br/9974054786050307
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    Resistência de genótipos de feijão-caupi a Macrophomina phaseolina e Rhizoctonia solani
    (2024) Nery, Brennda Lethícia Alexandre Coelho; Mendonça Júnior,; Antonio Francisco de; https://lattes.cnpq.br/7686113494221486
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    Construção de modelo de visão computacional para classificação automatizada de canjica de milho
    (2022) Fernandes, Tiago Braga; Mendonça, Ana Paula Medeiros dos Santos Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9147805649299722; http://lattes.cnpq.br/8086201236190701
    O estágio supervisionado obrigatório foi realizado em modelo Home Office, pela empresa Stepps. O estágio foi baseado no desenvolvimento de uma solução de visão computacional que através de um algoritmo de inteligência artificial e machine learning fosse capaz de detectar os defeitos de qualidade pós-beneficiamento do milho para canjica. Durante toda a jornada de aprendizado e estágio foram vistos diversos conceitos de desenvolvimento de software e linguagens de programação, estudos e classificação agronômica do milho para canjica e seus respectivos defeitos de qualidade, treinamento do modelo de algoritmo de inteligência artificial, revisão de literatura e acompanhamento técnico dos profissionais de desenvolvimento para que a construção do software fosse o mais alinhado possível e obtivesse resultados robustos. No total foram mais de 15000 grãos que foram classificados individualmente como forma de treinamento do modelo, gerando resultados com um excelente nível de confiabilidade.