01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 2226
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de química e a interdisciplinaridade com educação ambiental: desenvolvimento de uma horta no ambiente escolar
    (2024-03-07) Almeida, Wendel Martins de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/1742899108188224
    A pesquisa trata acerca do ensino de Química no ambiente escolar, visando à busca de uma proposta pedagógica que seja dinâmica e contextualizada por meio da Educação Ambiental, tendo em vista a interdisciplinaridade e fomento para uma formação cidadã através do desenvolvimento de uma horta orgânica. O objetivo principal pauta-se em analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química quando há a integralização da disciplina de Química por meio da Educação Ambiental com a criação de uma horta orgânica no ambiente escolar. Os participantes da pesquisa foram uma turma de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia centrada numa abordagem qualitativa do tipo explicativa. O instrumento de coleta de dados foi um formulário elaborado pela plataforma Google Forms, com o qual coletamos a resposta de 16 (dezesseis) estudantes. No tratamento e análise dos dados, realizamos também um diálogo com os autores da fundamentação teórica. Como resultados, podemos observar que a proposta de desenvolvimento da horta despertou nos estudantes motivação e engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Química. Para, além disso, a pesquisa revelou de igual modo uma reflexão profunda sobre algumas temáticas como educação significativa, abordagem didática, interdisciplinaridade, ensino de Química e formação cidadã. Diante disso, conclui-se que os futuros professores de Química e aqueles que já estão em atividade necessitam urgentemente voltar-se mais para recursos que desenvolvam e acrescentem à sua formação não apenas inicial, mas também continuada, a fim de facilitar, auxiliar e popularizar a Química, alinhando os preceitos científicos aos saberes pedagógicos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Primera experiencia docente como profesor de lengua extranjera: vivencias en el residencia pedagógica
    (2024-09-23) Alcântara, Luana Karoliny Bezerra de; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/4694824147488153
    Este presente trabajo tiene como objetivo presentar un relato acerca de la experiencia vivida en el Programa Residencia Pedagógica (PRP) a través del curso de Licenciatura en Letras - portugués y Español, de la universidad Federal Rural de Pernambuco, financiado por la CAPES y realizado entre 2022 y 2024, con duración de 18 meses. El relato expone la vivencia docente en lengua española en cursos de lenguas, los NEL (Núcleos de Estudios de Lenguas), las actividades desarrolladas y los resultados obtenidos durante el proyecto, en partindo de la experiencia como residente. De ese modo, el objetivo de la práctica pedagógica tuvo como trazo inicial la creación de un proyecto de clases, pero, antes, fue necesaria la comprensión del funcionamiento de los NEL’s, para adaptarse a los contenidos y averiguar las herramientas que serían o no utilizadas. El relato tiene como su principal metodología el enfoque comunicativo por tareas, las competencias principales del Marco Común Europeo de Referencia (MCER), la interculturalidad de Alarcón y Barros (2008), y Fernandez (2005). Por fin, hay que resaltar que los resultados de enseñanza fueron productivos y el PRP fue esencial para la formación docente en la lengua española y para la comprensión de la enseñanza de ELE.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um diário de campo: os ditos e não-ditos na caminhada de um futuro professor
    (2021) Silva, Anderson Soares da; Nascimento, Mizael Inácio do; http://lattes.cnpq.br/9141951748332351
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de Estágio Obrigatório Supervisionado: confinamento da Fazenda Maçaranduba
    (2024-02-27) Franklin, Mateus Barbosa; Monnerat, João Paulo Ismério dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3851426263880079; http://lattes.cnpq.br/0514620818375213
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gravidez forçada é tortura: acesso ao aborto legal nos casos de estupro de vulnerável na Região Metropolitana do Recife
    (2024-03-07) Buitron, Lara de Oliveira; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/9636731145979747
    A partir da coleta de dados sobre aborto legal, morte materna, óbito fetal, nascidos vivos e estupro de vulnerável nas quatorze cidades da Região Metropolitana do Recife, a presente monografia pretende discutir a discrepância do número de meninas que acessam o aborto legal, nos casos de estupro de vulnerável, em relação ao número de crianças mães. Usando teoria feminista contemporânea, principalmente brasileira, articulando os achados bibliográficos da pesquisa sobre aborto legal no país com os conceitos de justiça reprodutiva, democracia e direitos à infância plena das crianças e adolescentes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório das atividades desenvolvidas: vínculo empregatício na Microbiol Indústria e Comércio SA
    (2023) Santos, Elson Felix dos; Oliveira, Emídio Cantídio Almeida de; http://lattes.cnpq.br/1078501992095596; http://lattes.cnpq.br/2854817536923096
    O presente trabalho resulta da vivência de vínculo empregatício, realizado no período de 06/10/2023 a 18/12/2023, na Microbiol Indústria e Comércio SA, situada na cidade de Limeira, no Estado de São Paulo. Nesse período foram realizadas atividades inerentes ao processo da área comercial de venda do produto Microgeo, com um direcionamento na região Nordeste para a produção de cana-de-açúcar, desde o conhecimento do produto e suas aplicações, com implantação de campos experimentais juntos a cliente, avaliações, apresentações, reuniões técnicas e estratégicas, treinamentos, etc.
  • Item
    Estudo populacional e biocontrole do agente causal do mal-do-pé da batata-doce
    (2023) Barros, Letícia Rebeca de Araújo; Laranjeira, Delson; https://lattes.cnpq.br/1262204427401043; https://lattes.cnpq.br/9974054786050307
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Resistência de genótipos de feijão-caupi a Macrophomina phaseolina e Rhizoctonia solani
    (2024) Nery, Brennda Lethícia Alexandre Coelho; Mendonça Júnior,; Antonio Francisco de; https://lattes.cnpq.br/7686113494221486
  • Item
    Construção de modelo de visão computacional para classificação automatizada de canjica de milho
    (2022) Fernandes, Tiago Braga; Mendonça, Ana Paula Medeiros dos Santos Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9147805649299722; http://lattes.cnpq.br/8086201236190701
    O estágio supervisionado obrigatório foi realizado em modelo Home Office, pela empresa Stepps. O estágio foi baseado no desenvolvimento de uma solução de visão computacional que através de um algoritmo de inteligência artificial e machine learning fosse capaz de detectar os defeitos de qualidade pós-beneficiamento do milho para canjica. Durante toda a jornada de aprendizado e estágio foram vistos diversos conceitos de desenvolvimento de software e linguagens de programação, estudos e classificação agronômica do milho para canjica e seus respectivos defeitos de qualidade, treinamento do modelo de algoritmo de inteligência artificial, revisão de literatura e acompanhamento técnico dos profissionais de desenvolvimento para que a construção do software fosse o mais alinhado possível e obtivesse resultados robustos. No total foram mais de 15000 grãos que foram classificados individualmente como forma de treinamento do modelo, gerando resultados com um excelente nível de confiabilidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estágio obrigatório em consultoria agronômica: Fazenda Nascente do Café – Primavera do Leste/MT
    (2024-09-16) Silva, Mateus Delmiro de Freitas; Oliveira, Frederico Inácio Costa de; http://lattes.cnpq.br/0588796892433431; http://lattes.cnpq.br/6734253610560705
    Este relatório tem por objetivo apresentar uma descrição detalhada das atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Ceres Consultoria Agronômica, especificamente na Fazenda Nascente do Café, localizada em Primavera do Leste, Mato Grosso. O estágio, que ocorreu entre os meses de março e maio, concentrou-se principalmente no monitoramento de pragas das culturas do algodão (Gossypium hirsutum L.), crotalária (Crotalaria juncea L.), gergelim (Sesamum indicum L.) e milheto (Pennisetum glaucum (L.) R. Br). Durante este período, foram realizadas atividades como a utilização de drones para a captura de imagens aéreas e a aplicação de análises do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) via aplicativo Climate FieldViewTM, supervisão de aplicações terrestres e aéreas de defensivos agrícolas, testes com adjuvantes, coleta de amostras de solo, abertura de trincheiras para análise do perfil do solo e acompanhamento dos processos de colheita.