01.1 - Graduação (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2
Navegar
Item "Isso é um cururu?" Um aplicativo como proposta educativa para conservação dos anfíbios anuros do Parque Estadual de Dois Irmãos, Recife-PE(2018) Rocha, Eric Bernardino Gadelha; Santos, Ednilza Maranhão dos; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/9341342233938949Os anfíbios anuros pertencem a um grupo de vertebrados de grande relevância em um ecossistema, por serem bioindicadores e biocontroladores, porém, são muito sensíveis às mudanças ambientais. No Brasil, esse grupo é um dos mais diversos principalmente na Mata Atlântica, todavia, devido às ameaças constantes que esse bioma vem sofrendo, algumas espécies encontram-se na lista de animais ameaçados de extinção. Iniciativas como o Plano de Ação Nacional para as Espécies ameaçadas vem estimulando e apoiando propostas e atuações conservacionistas nesse bioma para essas espécies e sua área de ocorrência, como é o caso do Parque Estadual de Dois Irmãos - PEDI. Essa Unidade de Conservação encontra-se situada na zona metropolitana de Recife/PE, e possui 40 espécies de anfíbios anuros, cinco delas com algum risco de ameaça. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um aplicativo intitulado “Isso é um Cururu?” como ferramenta didática para educação ambiental para jovens e adultos, bem como, oferecer possibilidades pedagógicas quanto ao seu uso. Esse instrumento além de ser um objeto de uso de pesquisadores de anurofauna em atividades de campo, será um aliado importante nas atividades de educação ambiental dentro do PEDI. O aplicativo desenvolvido no software livre Android Studio, destaca as espécies ameaçadas e possui doze atributos sobre o animal, são eles: imagem da espécie, nome científico, nome popular, nível de ameaça estadual e internacional, endemismo, tamanho do animal em relação a mão humana, distribuição geográfica no Brasil, localidade tipo, hábito, habitat, modo de reprodução e canto de anúncio. O teste da ferramenta foi realizado no dia 18 de janeiro de 2019 no Zoonoturno, atividade do PEDI, a avaliação realizada com 24 pessoas sendo 98% o considerando de grande relevância correspondendo às expectativas do esperado para a usabilidade da app como ferramenta didática, destacando o canto de anúncio como característica animal mais destacada pelos participantes (90%), sendo esse o diferencial do aplicativo como uma ferramenta didática acessível com proposta gratuita desenvolvida para celulares. Nesse trabalho foram criadas três propostas pedagógicas com o uso do aplicativo que podem ser realizadas com visitantes do parque, além de estudantes do ensino superior, médio e fundamental.Item Relatório final de estágio curricular obrigatório(2020) Silva, Ricardo Torres da; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/6032860642520882Item Relatório final de estágio curricular obrigatório(2019) Souza, Adriana Miranda de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/5736862733212609Item Relatório final de estágio curricular obrigatório(2018) Steuer, Isabela Regina Wanderley; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/6033668638413861Item Relatório final de estágio curricular obrigatório(2019) Leão, Lindovaldo José; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/7515944331233316Item Relatório final de estágio curricular obrigatório (ECO)(2020) Gonçalves, Juliana Barros; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/0117712109226371Item Relatório final do estágio curricular III: ensino agrícola(2017) Gomes, Caio Felipe Cavalcanti de Andrade; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/1376931159803426Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Lima, Anderson Oliveira de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/7078927358036638Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Gomes, Tuanny Daniele de Araújo; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/3233229872213111Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Silva, Lucas Benedito da; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/2948005042743422Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Gomes, Rúbia de Melo; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2022) Correia Neto, Melanio de Barros; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2021) Amorim, Rosymeire Rayane Tenório de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/6874273108384580Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2020) Tavares, Maciel Alves; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/7565366369665399Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2020) Albuquerque, Clara Almeida de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/5210707184426663Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Lins, Maria Gabriela Freire; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/7146250311132598Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Costa, Cristiane Maria dos Santos; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/9187604999023265Item Relatório final do Estágio Curricular Obrigatório(2020) Pinto, Maysa Queiroz; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/8500329329793563Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2018) Freitas, Rubenice Maria de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4885593571195363Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2018) Souza, Anailda Maria Pereira Lopes de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/0027870690560576
