01.1 - Graduação (Sede)
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Item A vida através de cada bloco: ensino de programação para estudantes universitários através de jogo educativo(2023-09-08) Andrade, Alcides Cunha de; Melo, Jeane Cecília Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8499459630583005; http://lattes.cnpq.br/9676781312898621O problema da alta evasão em cursos superiores de computação é um tema recorrente na literatura científica, a qual indica dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de programação como um dos principais fatores para esse índice. Um outro fator detectado por esses estudos é que tais dificuldades ocorrem, em sua maioria, quando os estudantes têm um primeiro contato com programação. Para esse problema, diferentes soluções têm sido propostas. Dentre as abordagens mais promissoras, Game-based Learning (GBL) tem se mostrado uma metodologia eficaz. Adicionalmente, em termos de linguagem de programação, um paradigma recorrente para auxiliar na aprendizagem de estudantes iniciantes, é o uso de Programação Visual em Blocos. Assim, neste trabalho, a partir de uma revisão da literatura sobre o uso de GBL para o ensino de programação, é apresentado um jogo, chamado ”A vida através de cada bloco”. O jogo propõe desafios aos estudantes, os quais precisam ser resolvidos dentro de um limite de tempo pré-determinado. Portanto, o presente trabalho consiste em utilizar GBL, em conjunto com Programação Visual em Blocos, objetivando propor um jogo que auxilie no processo de aprendizagem de programação, voltado para estudantes ingressantes em cursos superiores de computação. Para ilustrar a proposta, um Produto Mínimo Viável, Minimum Viable Product (MVP), foi desenvolvido, contendo uma fase baseada em eventos que remetem a situações que podem ser vivenciadas por esse público alvo.Item An AMR-based extractive summarization method for cohesive summaries(2021) Silva, Pedro Assis Xavier; Lima, Rinaldo José de; Espinasse, Bernard; http://lattes.cnpq.br/7645118086647340; http://lattes.cnpq.br/0509757461700562Item Análise de dados de coinfecção tuberculose/HIV disponíveis no SINAN utilizando o banco de dados Neo4J(2023-04-27) Dias Neto, José Bartolomeu Alheiros; Melo, Jeane Cecília Bezerra de; Freitas, Nara Suzy Aguiar de; http://lattes.cnpq.br/6891650997818766; http://lattes.cnpq.br/8499459630583005; http://lattes.cnpq.br/5415193488789338Pesquisas realizadas nas últimas décadas, indicam a necessidade de investigação de processos de infecção por múltiplos patógenos, denominados processos de coinfecção. Algumas coinfecções têm alcance mundial, envolvendo doenças tais como: HIV, malária, hepatite, dengue e, mais recentemente, COVID-19. Em um estudo realizado com 500 voluntários portadores do vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus), observou-se que a coinfecção entre o vírus HIV e a MTB (Mycobacterium tuberculosis), bactéria causadora da tuberculose, produziu um aumento de chance de haver morte em 4.07 vezes, quando comparada com outros tipos de coinfecção. O panorama apresentado indica a necessidade de realização de estudos que permitam identificar ocorrências, mapear sua incidência em termos geográficos, e mesmo incluir aspectos que favoreçam a compreensão dos mecanismos biológicos envolvidos em processos de coinfecção, quer seja para prevenção, diagnóstico ou tratamento. No Brasil, um instrumento que auxilia no planejamento da saúde, definindo e avaliando o impacto das intervenções, é o Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, disponibilizado pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS). A utilização efetiva destes bancos possibilita uma identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica. O livre acesso a todos os profissionais da área de saúde, corrobora com a democratização de acesso à informação, permitindo que estas sejam disponibilizadas para a comunidade. Neste trabalho foi realizada uma análise exploratória dos dados relativos a processos de coinfecção de TB e HIV, advindos do SINAN, com o objetivo de propor métodos que facilitem a utilização dos dados desse sistema por profissionais da área de saúde, que não tenham formação técnica em computação. Considerando que tal aplicação é fortemente embasada no relacionamento de dados, optou-se por propor um mapeamento dos dados em bancos não convencionais, orientados a grafos, como o Neo4J. Assim, além de simplificar a modelagem, as aplicações desse tipo costumam ser mais rápidas, quando comparadas a aplicações tradicionais (utilizando bancos de dados relacionais). Portanto, o mapeamento de dados disponíveis no SINAN para o Neo4J, permitiu uma visualização mais perceptível das correlações, possibilitando uma análise de múltiplos fatores e características de processos de coinfecção, potencializando as informações obtidas a partir das bases do SINAN e do Sistema de Tabulação de Dados disponibilizada pelo órgão, o TABNET.Item Análise de um sistema de recomendação de restaurantes sensível ao contexto sobre o grau de satisfação dos usuários(2023-09-01) Melo Filho, Carlos Olimpio Rodrigues de; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/6986499479035317Aplicações populares de sistemas de recomendação podem ser encontradas em diversas áreas. No ramo de alimentação, plataformas como o TripAdvisor se destacam por sugerir recomendações de restaurantes especializadas baseadas em vários tipos de informações relevantes como avaliações de outros usuários para o cardápio, ambiente e recomendações de restaurantes mais próximos são algumas das especialidades dessas plataformas. Com a possibilidade de utilização de novos dados sensíveis ao contexto do usuário, este trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso do motivo de ida ao restaurante para reorganizar a recomendação final de restaurantes através de uma pós-filtragem baseada em contexto. Para concretizar o objetivo foi desenvolvida uma aplicação móvel, o SR Recife Restaurants, onde para avaliar o grau de satisfação de usuários reais em relação aos restaurantes recomendados, uma abordagem de avaliação online, utilizando questionários, foi utilizada. Ao realizar o experimento com 15 usuários foi possível notar um aumento de 26,67% no grau de satisfação das top-5 primeiras recomendações ao utilizar o tipo de ida ao restaurante como dado de contexto para a fase de pós-filtragem.Item Avaliação de algoritmos de rastreamento no problema de detecção de pessoas no mar(2023-09-13) Nascimento, Ramicés Moisés do; Macário Filho, Valmir; http://lattes.cnpq.br/4346898674852080; http://lattes.cnpq.br/0247140467691140Sabe-se que nas praias de Pernambuco, ataques de tubarões são um medo constante da população. Muitos desses ataques são fatais, o que faz necessário que alguma atitude seja tomada, visto que as praias de Pernambuco atraem milhares de turistas por ano. Assim, pesquisadores da UFRPE iniciaram uma pesquisa visando desenvolver um sistema de rastreamento de pessoas no mar, que torna possível avisar aos salvavidas quando as pessoas ultrapassarem uma área considerada segura na praia, além de poder alocar uma quantidade maior desses profissionais em lugares com maior número de pessoas. O sistema foi divido em três etapas: segmentação da imagem, detecção dos banhistas e rastreamento dos mesmos. Este trabalho foca na terceira etapa. Rastrear pessoas é uma tarefa complexa e com custo computacional alto. Problemas com mudanças de iluminação do ambiente, mudança na direção dos alvos e mudanças no plano de fundo são apenas algumas das dificuldades que podem ser citadas. Assim, o trabalho desenvolvido tem como objetivo avaliar seis algoritmos de rastreamento de pessoas presentes na literatura em imagens de praia. Primeiro, rotulou-se manualmente uma base de dados de dez vídeos gravados na praia de Boa Viagem, em Pernambuco. Depois foram escolhidos seis algoritmos para serem avaliados. Depois, foi comparado o resultado de cada quadro dado como resposta pelo algoritmo, com o que tinha sido anteriormente rotulado e tirou-se uma média. Então, tirou-se uma média geral para saber a taxa de acerto do algoritmo e o tempo de execução do mesmo. Por fim, o melhor algoritmo foi escolhido para otmização através de um algoritmo genético, e verificou-se se houve alguma melhora no resultado. O CSRT foi o algoritmo que obteve o melhor resultado e após a otimização com o algoritmo genético, obteve-se uma melhoria de 20% na sua acurácia.Item Como a (in)felicidade impacta nos engenheiros de software em ambientes ágeis?(2019-12-04) Amorim, Luís Felipe Cavalcanti de; Marinho, Marcelo Luiz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/3362360567612060; http://lattes.cnpq.br/6498416955849459Diante de um cenário cada vez mais ágil dentro das organizações de T.I, onde o indivíduo é o centro das ações no processo de desenvolvimento de software, é importante entender os fatores humano-sociais como felicidade e infelicidade inerentes a cada indivíduo e como tais fatores impactam neste tipo de ambiente. Com o objetivo de identificar como a (in)felicidade impacta nos engenheiros de software em ambientes ágeis, foram desenvolvidos 5 estudos de caso dentro de projetos ágeis em uma empresa que preza por inovação. De acordo com as respostas obtidas de 67 participantes por meio de um survey e com a utilização de uma análise cruzada, foram identificadas características ligadas à (in)felicidade que impactam no ambiente, tais como ansiedade e frustração nos participantes mais jovens e infelizes, e alta satisfação e colaboração nos mais felizes.Item Computação conjunta e alocação de recurso para offloading em computação de borda: um mapeamento sistemático(2023-09-15) Lócio, Daniel Mariz; Domingues, Jeísa Pereira de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1291084760973085; http://lattes.cnpq.br/3920880960316221Este trabalho apresenta um mapeamento sistemático de artigos publicados entre os anos 2016 e 2023 sobre Offloading na computação de borda, ou em inglês Multi-access Edge Computing (MEC), nas questões de computação conjunta e alocação de recursos. A MEC é uma tecnologia que visa reduzir a latência e aumentar a eficiência ao processar dados próximos à sua fonte, uma abordagem necessária para o futuro das redes de computadores. A partir do mapeamento proposto, o presente trabalho discute diversas técnicas, métodos e modelos dos artigos revisados. Neste trabalho são estudados os principais desafios enfrentados nessa área e as abordagens propostas pelos artigos analisados. O resultado desse mapeamento consiste em uma classificação da área, fornecendo uma visão abrangente e detalhada dos avanços recentes na computação de borda, com atenção especial voltada para soluções de computação conjunta e alocação de recursos, que aprimoram o desempenho e a eficiência da técnica de offloading.Item Desenvolvimento de um sistema com dispositivo portátil para auxílio no diagnóstico de coarctação da artéria aorta em neonatos(2018-08-16) Amorim, Jéssyca Karolinny da Silva; Barros, Abner Corrêa; http://lattes.cnpq.br/3825998752196688; http://lattes.cnpq.br/4499057406814333Nos últimos anos, os avanços da tecnologia têm trazido incontestáveis benefícios à vida humana notadamente na área da medicina. Com o desenvolvimento tecnológico, procedimentos e exames que até pouco tempo eram tidos como inviáveis técnica e economicamente, vieram a se tornar usuais e até mesmo corriqueiros no tratamento e no diagnóstico de inúmeras doenças. Entretanto, infelizmente, todo este desenvolvimento não tem sido suficiente para propiciar um diagnóstico precoce de algumas doenças congênitas, notadamente as Cardiopatias Congênitas (CC), destacando entre estas a Coarctação da Aorta (CoA). Os métodos de diagnósticos disponíveis atualmente são ineficaz, não permitindo um diagnóstico precoce, o que, devido a complicações, pode levar o paciente ao colapso cardíaco, com possíveis consequências neurológicas e até mesmo à morte. O presente trabalho tem como objetivo oferecer sua contribuição com o tema por meio da participação no desenvolvimento de um dispositivo computacional para a realização da fotopletismografia simultânea de dois canais, trabalhando diretamente no desenvolvimento e validação dos algoritmos de das curvas fotopletismográfica (PPG) de neonatos a fim de auxiliar na identificação e no diagnóstico de CoA.Item Detecção de mãos através da combinação de técnicas de detecção de tom de pele e movimento para background complexo(2018-08-18) Sá, Vinícius Cavalcanti Nogueira de; Macário Filho, Valmir; http://lattes.cnpq.br/4346898674852080; http://lattes.cnpq.br/1197232523837982A tecnologia tem como função social facilitar a vida de seus usuários. Com a evolução da mesma, e com o surgimento da globalização, o acesso à informação e a comunicação como um todo se tornaram muito mais disponíveis para população em geral. Ainda assim, grupos com necessidades especiais sofrem com a defasagem de produtos e sistemas que possam atender as suas necessidades. Este trabalho fará uso de tecnologias pré-existentes que possam ser usadas de modo a facilitar a vida desses usuários, mais especificamente surdos. Vivemos em um mundo onde nos deparamos com uma imensidão de dispositivos com câmeras, ou de equipamentos que podem ser conectados a uma. A visão computacional se torna muito importante ou senão essencial a partir dessa realidade. Diversas áreas utilizam imagens para automatizar ou auxiliar as suas atividades dentro de seus segmentos, sendo eles voltados para o entretenimento, indústria ou outros. Sendo assim, é possível perceber a importância do processamento de imagens como solução de problemas em áreas diversas. Neste trabalho foi utilizado o processamento de imagem para elaborar uma possível solução na área de reconhecimento de mãos. A utilização da mão como uma maneira de comunicação é evidente. Podemos vê-la como uma personagem principal não somente na comunicação cotidiana através de gestos, como também podemos utiliza-la no controle de interfaces computacionais, no auxílio na imersão em realidade virtual, na manipulação de objetos virtuais em uma realidade aumentada. Também podemos vê-la como facilitadora na acessibilidade a partir da comunicação por sinais, sendo este último exemplo o ponto chave deste trabalho, que visa facilitar a comunicação entre surdos e possíveis usuários interessados na língua de sinais através de uma nova abordagem. O reconhecimento de mão foi realizado por meio de uma abordagem híbrida envolvendo segmentação por tons de pele e movimento, esta abordagem foi escolhida para contornar as dificuldades que cada tipo de segmentação traz. A melhor taxa de acerto que tivemos com esta abordagem 76,4% em ambientes internos e 45,15% em ambientes externos.Item Development of machine learning models for the prediction of dissolved oxygen in aquaculture 4.0(2021-02-24) Freitas, Fábio Alves de; Nóbrega, Obionor de Oliveira; Lins, Fernando Antonio Aires; http://lattes.cnpq.br/2475965771605110; http://lattes.cnpq.br/8576087238071129; http://lattes.cnpq.br/5725435192607619O mundo enfrenta o problema de alimentar uma população crescente, que chegará a mais de 9 bilhões de pessoas até 2050. Desta forma, existe a necessidade do desenvolvimento de atividades que promovam a produção de alimentos, nas dimensões da sustentabilidade (social, técnicoeconômica, e ambiental). Neste contexto destacam-se os sistemas de IoT voltados à aquicultura 4.0, que possibilitam o cultivo de altas produções por unidade de volume, com baixo impacto ambiental. Entretanto, esses sistemas precisam ser extremamente controlados, necessitando de sensores para realização de leituras em tempo real das métricas da água, com destaque para o sensor de oxigênio dissolvido (OD), que desempenha um papel essencial na determinação da qualidade e quantidade de “habitat” disponível para os organismos presentes no sistema. Mesmo com essa importância, esse sensor é muitas vezes não utilizado, devido a seu alto custo associado. Como solução alternativa para este problema, foram propostos modelos de aprendizagem de máquina para a predição do OD, e que utilizam as leituras da temperatura e do pH como entradas. Foram realizados experimentos comparando diferentes técnicas de escalonamento de dados e o desempenho da predição em diferentes estações do ano e foram utilizadas métricas de regressão para avaliação dos modelos implementados. Os resultados mostraram que o modelo LSTM proposto pode realizar predições OD e ser aplicado em sistemas de IoT e aqüicultura 4.0.Item Elaboração do conjunto de dados agregados do censo da educação básica(2022-10-07) Barros, Abílio Nogueira; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/2576549853650823O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza o Censo da Educação Básica, o maior levantamento anual de dados sobre a educação brasileira. Os dados são disponibilizados anualmente e com cerca de 370 colunas e pouco mais de 230 mil registros por ano. Este trabalho apresenta o processo que foi utilizado para criar um conjunto de dados que unificasse os anos de 2010-2021 e o disponibilizasse de forma a garantir boas práticas de disponibilização de dados na web. Foi gerado um conjunto de dados abrangendo todos os anos mencionados, posteriormente dividido em subconjuntos dada a natureza dos dados apresentados.Item Formação de grupos de alunos baseada em múltiplos critérios(2021-05-27) Fiorentino Neto, Giuseppe; Miranda, Péricles Barbosa Cunha de; http://lattes.cnpq.br/8649204954287770; http://lattes.cnpq.br/6288849609186849A formação de grupos é uma das etapas mais importantes da aprendizagem colaborativa. Este artigo propõe um método inteligente para otimizar o processo de formação de grupos levando em conta múltiplos critérios: inter-homogeneidade, intra-heterogeneidade e empatia. O método foi avaliado quanto ao desempenho, sendo comparado às abordagens exaustiva e aleatória; e quanto ao aspecto pedagógico, sendo comparado com os métodos aleatório e auto-selecionado. Os resultados obtidos mostraram o potencial do método proposto tanto do ponto de vista computacional quanto do pedagógico.Item Fostering autonomy through augmentative and alternative communication(2021-02-26) Uchoa, João Pedro Cavalcanti; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; Nascimento, André Câmara Alves do; http://lattes.cnpq.br/0622594061462533; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/8316954734346733Item Impacto da latência na verificação e do atraso acentuado na rotulação para detecção de falhas de software(2023-04-25) Sgotti, Lucas Cordeiro; Cabral, George Gomes; http://lattes.cnpq.br/8227256452129177; http://lattes.cnpq.br/6243434551046357A detecção de falhas de software é uma atividade inerente ao desenvolvimento de software e requer um esforço elevado de recursos humanos. Essa atividade muitas vezes não é priorizada no intuito de reduzir o custo final de um projeto. Just-in-Time Software Defect Prediction (JIT-SDP) é uma das abordagens utilizadas para predição de defeitos de software com o objetivo identificar de maneira automática através de métodos de aprendizagem de máquina artefatos de software propensos a conterem defeitos a partir de dados históricos. No entanto, a maioria das abordagens assume que as características do problema permanecem as mesmas com o passar do tempo, porém o desbalanceamento entre as classes é um problema que evolui com o tempo à medida que novos exemplos de treinamento vão chegando, por exemplo. Analisar o problema em um ambiente online significa que, além de outras coisas, há uma natureza cronológica intrínseca à abordagem que por sua vez, traz consigo alguns problemas, dentre eles o de latência na verificação, que se refere ao fato que os rótulos dos exemplos de treinamento podem chegar muito mais tarde do que suas características. Este trabalho visa investigar o impacto da latência na verificação no problema da detecção de defeitos em software, assim como o desempenho desses métodos de acordo com o grau de latência na verificação em exemplos da classe indutora de defeitos.Item Impacto dos dispositivos móveis na saúde mental: um estudo com estudantes do DC-UFRPE(2023-05-26) Santos, Jhon Sidney Josué dos; Araújo, Carlos Julian Menezes; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/1064436692019801O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto do uso de dispositivos móveis na saúde mental dos estudantes do Departamento de Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DC-UFRPE), com foco nos riscos associados à intensidade e forma de utilização, tais como danos à saúde mental que podem afetar o desempenho acadêmico e a integração social. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória utilizando um levantamento bibliográfico e um estudo de campo com os estudantes do DC, por meio de questionário. Os resultados indicaram que o uso excessivo de dispositivos móveis tem impacto significativo na saúde mental dos estudantes, afetando negativamente seu desempenho acadêmico e sua capacidade de integração social.Item Métodos computacionais para a análise de dados de expressão gênica provenientes de uma análise de microarray utilizada para teste farmacológico(2023-04-28) Costa, Allan Mesquita da; Melo, Jeane Cecília Bezerra de; Costa, Luciana Amaral de Mascena; http://lattes.cnpq.br/2352032088330896; http://lattes.cnpq.br/8499459630583005; http://lattes.cnpq.br/2703136397519338O advento do Projeto Genoma Humano (PGH), finalizado em outubro de 2003, impulsionou o desenvolvimento de técnicas para obtenção e análise de dados biológicos. A necessidade de gerenciar o grande volume de dados do genoma digital foi um fator determinante no crescimento de uma área de conhecimento multidisciplinar, a Biologia Computacional. Nas duas décadas subsequentes à finalização do PGH, genomas de diferentes organismos foram obtidos. Em relação aos mamíferos, projetos tais como o 1000 Genomes Project e o Cancer Genome Atlas (TCGA) ilustraram o avanço de conhecimento na análise de dados complexos. Dentre as técnicas mais recentes, destacamos os Microarrays. Estes fornecem uma quantidade significativa de dados em um único experimento, permitindo a comparação de genomas completos. A análise de dados de Microarray é relativamente complexa e demanda por protocolos que tornem esta análise mais simples, produzindo informações mais compreensíveis. O presente estudo compreende a utilização de métodos computacionais para analisar dados de expressão de gênica obtidos de um experimento de Microarray utilizado para teste farmacológico relativos ao câncer de mama. Para o processamento dos dados brutos, obtidos de uma planilha contendo mais de 3216 genes resultantes de uma análise de Microarray, foi desenvolvido um script visando facilitar a extração de informação a partir destes dados e posterior seleção dos genes de interesse. O programa possibilitou a busca dos genes envolvidos nos processos de morte celular (apoptose, necrose e autofagia), os quais são fatores determinantes na análise de sucesso do fármaco testado. Para a categorização dos genes envolvidos na cascata de morte apoptótica, necrótica e autofágica, foram construídos heatmaps a partir dos valores dos níveis de expressão chamados de fold-change diferença da expressão gênica para os valores antes e depois do tratamento das células cancerígenas com o composto mesoiônico), utilizando técnicas de clusterização k-means e clusterização hierárquica disponibilizadas no programa Heatmapper. Como resultados do foi desenvolvido um script no programa R que resultou na separação de 20 genes envolvidos na cascata de morte de morte apoptótica, seis envolvidos na morte autofágica e 7 envolvidos na morte necrótica, além do desenvolvimento de 3 Heatmaps, contribuindo para a análise biológica dos dados, além de tornar mais acessível o processamento dos dados de Microarray.Item No pain, no game: as dificuldades e boas práticas do desenvolvimento de jogos durante game jams, um estudo de caso(2023-04-28) Santos, Lucas André dos; Nascimento, Leandro Marques do; http://lattes.cnpq.br/9163931285515006; http://lattes.cnpq.br/9608711234485905Com a evolução da tecnologia e popularização dos jogos digitais, o mercado de jogos vem crescendo com o passar dos anos e em consequência atingindo receitas bilionárias. Estima-se que a indústria de jogos está avaliada em aproximadamente U$ 154 bilhões. Visando realizar o sonho de trabalhar com jogos, somado ao apelo do retorno financeiro, cada vez mais pessoas são atraídas para desenvolver seus próprios jogos. Entretanto, a criação de um jogo é um processo com diversas etapas, que pode ser subestimado com relação a suas dificuldades, principalmente por desenvolvedores independentes. Assim, o cenário de uma game jam pode servir para auxiliar desenvolvedores a treinar suas habilidades e se aprimorarem na criação de jogos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar se é possível desenvolver jogos com bons resultados em uma game jam, ao analisar dificuldades e boas práticas encontradas no desenvolvimento de jogos conhecidos e levantados na literatura. Além disso, descobrir o que é possível fazer para tornar o desenvolvimento solo em game jam mais eficiente. Baseado em uma revisão bibliográfica, foi identificado as dificuldades e boas práticas encontradas por desenvolvedores independentes e empresas de jogos durante a produção de um jogo. Para a aplicação da pesquisa, o autor participou de game jams, com o intuito de aplicar as recomendações de boas práticas encontradas durante a etapa anterior, tendo participado de um total de quatro game jams distintas. Como resultado, foi possível observar uma evolução significativa ao fim de cada game jam, visto que as dificuldades encontradas durante cada uma das jams, eram corrigidas durante a execução da jam seguinte. Por fim, foi obtido um resultado satisfatório na execução da última game jam, entregando um jogo completo e que passou por todas as etapas do processo de desenvolvimento.Item Security evaluation of operating systems considering compliance policies(2021-03-01) Teixeira, Vanessa Bandeira Lins; Lins, Fernando Antonio Aires; Nóbrega, Obionor de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8576087238071129; http://lattes.cnpq.br/2475965771605110; http://lattes.cnpq.br/9351392044969981Atualmente, pesquisar, mitigar e solucionar vulnerabilidades de segurança é considerada uma tarefa relevante e complexa. Novos softwares são desenvolvidos todos os dias, e cada um deles pode trazer suas próprias vulnerabilidades. Além disso, as configurações desses aplicativos também podem aumentar essas vulnerabilidades. Nesse contexto, faltam configurações orientadas para a segurança em uma parte significativa dos sistemas operacionais atuais. Esses ativos, que geralmente não são configurados corretamente considerando os requisitos de segurança, tornam-se alvos fáceis para um número considerável de ataques à segurança. A aplicação de políticas de conformidade em um sistema operacional ajuda a preservar o ambiente contra explorações maliciosas. O objetivo principal deste trabalho é avaliar o uso de políticas de conformidade para avaliar e melhorar o nível de segurança dos sistemas operacionais. Para isso, uma metodologia é proposta e descrita. Essa metodologia também é aplicada a um estudo de caso com sistemas operacionais para servidores. Para o efeito, foram consideradas as falhas na configuração de fábrica dos sistemas operativos, às quais foram identificadas através das políticas de conformidade do Center of Internet Security (CIS). Assim, foi possível avaliar o nível de segurança dos sistemas e classificar as principais recomendações para priorizar as correções que os usuários podem seguir. Essas recomendações visam reduzir a superfície de ataques em sistemas e aumentar o nível de segurança, mitigando as vulnerabilidades às quais os sistemas estão expostos.Item Semantic segmentation for people detection on beach images(2021-03-01) Monte, Leonardo de Araujo; Macário Filho, Valmir; http://lattes.cnpq.br/4346898674852080; http://lattes.cnpq.br/0547792731866043As câmeras de monitoramento estão sendo cada vez mais aperfeiçoadas com o uso de sistemas de visão computacional capazes de identificar situações de risco. Este trabalho faz parte de um sistema de rastreamento automático de monitoramento de praias na região metropolitana do Recife, com o objetivo de evitar que banhistas ultrapassem os limites seguros na região de banho de praia. A segmentação semântica tem ganhado força em diferentes tarefas de visão computacional. Geralmente a metaarquitetura de uma rede de segmentação semântica consiste em dois módulos: codificador (backbone) e decodificador. Este trabalho realiza um estudo combinando um conjunto de redes de segmentação semântica, Unet, Xnet, LinkNet e Unet++ com os backbones prétreinados VGG16 e VGG19, com o objetivo de detectar banhistas em imagens de praia. Nós utilizamos a nossa própria base de dados, constituída de diferentes imagens da praia de Boa Viagem, RecifeBrasil. Os algoritmos foram avaliados com a métrica MIoU utilizando toda a cena da imagem, e apenas a faixa de mar. O melhor resultado de MIoU com relação à imagem completa foi 80.87%, e foi obtido pela XNet com o backbone da VGG19. O melhor MIoU na detecção de banhistas na faixa de mar obteve 85.56% e foi alcançado com a LinkNet com os backbones da VGG16 e VGG19.Item Smart Tour PE: um aplicativo android para monitoramento remoto de pontos turísticos no estado Pernambuco(2021-07-13) Fonsêca, Eder Lucena Andrade da; Araújo, Danilo Ricardo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/2708354422178489; http://lattes.cnpq.br/9564226085565142Desde a década de 90 o setor de turismo vem apresentando um crescimento sustentável, nem mesmo o período de retração econômica daquela época foi capaz de freá-lo, em períodos mais recentes, por volta de 2018 e 2019 o setor estava batendo novos recordes de chegadas internacionais, sendo a pandemia causada pela COVID19 o único ”desastre” capaz de frear essa sequência. Passado mais de um ano desde o início da pandemia, com o desenvolvimento da medicina e seus importantes avanços na criação de vacinas eficazes e meios viáveis para retomada da normalidade, espera-se que a busca por destinos turísticos volte a crescer muito em breve, sendo o turismo de natureza apontado como o nicho que mais provavelmente será buscado. Portanto, é importante que sejam disponibilizadas soluções tecnológicas para apoiar o turismo, em especial o turismo de natureza. Esta monografia pretende idealizar uma ferramenta capaz de passar informações precisas sobre o clima, o que vai garantir que o turista aproveite ao máximo o tempo que ele dispõe para lazer, podendo visitar o local que melhor lhe apraz, escolhendo desde praias a trilhas arborizadas em uma área de preservação, de acordo com suas pretensões climáticas. A visualização do clima nos pontos turísticos ocorrerá através de um aplicativo idealizado nesta monografia, pensado para funcionar em dispositivos móveis com capacidade de acessar a internet. Este aplicativo vai captar informações de estações climáticas instaladas em pontos turísticos do estado de Pernambuco durante a execução do projeto de pesquisa relacionado a esta monografia, subsidiando o usuário também com geolocalização, streaming de vídeo de câmeras locais, rotas para acesso ao local desejado, bem como informações adicionais sobre telefones de serviços públicos e um botão de pânico para casos de extrema emergência. De acordo com testes de usabilidade realizados com o público-alvo, apenas 3% deles considerou o aplicativo difícil de usar e 97% considerou fácil ou muito fácil. Além disso, o aplicativo obteve uma nota de 75 pontos no indicador de Net Promoter Score, quando a média para o setor de turismo no Brasil é de 70 pontos, além de uma série de outros indicadores positivos a serem explanados mais adiante.
