TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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    Uma proposta de experimento investigativo com materiais de baixo custo para ensino e aprendizagem de eletroquímica
    (2023-09-05) Vasconcelos, Rodrigo da Silva; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551
    Este trabalho propõe uma sequência de ensino-aprendizagem para aulas no ensino médio abordando conteúdos, conceitos e habilidades relacionados à eletroquímica visando complementar as aulas de ensino tradicional com a implementação de procedimentos experimentais com materiais de baixo custo. Deve-se salientar que por ser um conteúdo amplo, complexo e de grande importância, deve-se ter maior atenção na forma de lecioná-lo. Durante o presente trabalho, buscou-se avaliar se uma sequência didática dividida em cinco etapas com o uso da experimentação demonstrativa e investigativa pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos e habilidades, através da proposição de procedimentos experimentais em construções de células eletroquímicas e da análise qualitativa dos conteúdos e conceitos emergidos ao final da sequência didática. Conclui-se que a proposta de sequência pode contribuir positivamente com o desenvolvimento de saberes pois, percebe-se, no término da pesquisa, algumas substituições e complementações de concepções inicias relacionadas à eletroquímica.
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    A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada
    (2023-04-17) Silva, Suelani Marques da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
    A falta de contextualização do ponto de vista histórico, cultural, econômico e tecnológico, como também a falta de experimentação em sala de aula, muitas vezes por falta de estrutura e laboratório nas escolas, tem sido alguns dos diversos problemas enfrentados no ensino da química. Assim, a utilização de contextos que interagem com a realidade do aluno pode contribuir significativamente para o aprendizado de conceitos científicos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização de experimentos com enfoque demonstrativo no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica de forma contextualizada. O desenvolvimento desta pesquisa se deu na turma do terceiro ano de uma escola de referência localizada em Paulista/Pernambuco, contando com a participação de 35 alunos. A sequência didática utilizada se dividiu em 5 momentos, distribuídos em 5 aulas e foram aplicados três questionários utilizados como instrumentos de coleta de dados. Quando comparadas as respostas dos questionários percebeu-se um índice considerável de acertos nas questões relacionadas a contextos tecnológicos, sociais e ambientais, como também com relação ao conteúdo e eletroquímica, porém, a maioria não construiu argumentos desenvolvidos acerca do conteúdo científico. Os resultados obtidos revelam a importância de se trabalhar o conteúdo de eletroquímica a partir de uma prática contextualizada. Os resultados obtidos destacam a importância de se trabalhar o conteúdo eletroquímico a partir do enfoque demonstrativo de forma contextualizada mostrou-se uma alternativa relevante por auxiliar a compreensão do conteúdo pelo aluno sob contextos que influenciam a realidade dos alunos, como concepções tecnologias, sociais e culturais que traz significado à aprendizagem de conceitos científicos.
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    Caracterização eletroquímica das interaçôes da lectina de sementes de Cratylia mollis (Cramoll) com glicose e eritrócitos de coelho em biossensor de MOF de [Cu3(BTC)2.(H2O)3]n
    (2022-05-31) Carvalho, Maryana Hermínio de; Coelho, Luana Cassandra Breitenbach Barroso; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/2944428818449047; http://lattes.cnpq.br/0134945103585503
    Os biossensores são pequenos dispositivos conhecidos por sua seletividade, elevada especificidade e sensibilidade com o analito respectivo mesmo em baixas concentrações. Assim, objetivamos avaliar a transferência de carga e o potencial eletroquímico da planta popularmente conhecida como feijão camaratu, forrageira nativa do bioma Caatinga, rico em leguminosas arbustivas, de onde é extraída a lectina Cramoll das sementes de Cratylia mollis Mart., a partir de um biossensor eletroquímico usando o polímero cristalino MOF- [Cu3(BTC)2.(H2O)3]n. para imobilizar e caracterizar as propriedades físicas e químicas da lectina de sementes de C. mollis (Cramoll) e sua interação com carboidratos livres (glicose) e carboidratos na superfície de eritrócitos de coelho. A imobilização da lectina na MOF foi eficaz para construção do sistema eletroquímico mostrando-se sensível a alterações conformacionais, sendo capaz de detectar modificações nos potenciais eletroquímicos da Cramoll promovido em meio tamponado (tampão fosfato de potássio 200 mM, pH 7,0) com diferentes concentrações de glicose, destacando as concentrações de 10 mM (96 - 121 mV), 15 mM (110 - 126 mV) e 20 mM (107 - 142 mV) no tempo de 5 a 30 min. Na voltametria cíclica destacou-se a interação na faixa de potencial de -0,2 a 0,0 V; com a corrente chegando a 0,0003 A e no pico 2 na faixa de potencial de 0,4 a 0,5 V; com a corrente chegando a 0,0007 A. Também foi monitorado a interação do carboidrato presente na superfície do eritrócito de coelho pelo método potenciométrico, detectando mudanças nos potenciais da Cramoll-glicose, mesmo na presença de eritrócitos de coelho. Através do MEV foi possível observar a Cramoll imobilizada na superfície MOF comprovando pelas alterações morfológicas dessa proteína nesse processo a especificidade do ligante (glicose-lectina). Este modelo eletroquímico, biossensor Cramoll/MOF, é eficaz para avaliar lectina/carboidrato livre ou na membrana eritrocitária.
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    Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem
    (2020-11-05) Silva, Suzi Batista da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/2869555050306545
    Para atenuar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem são propostas metodologias com enfoque em uma didática mais voltada às ações de pesquisa, investigação e da experimentação, as quais poderão proporcionar estratégias do ponto de vista didático e pedagógico mais ativas facilitando a participação do aluno neste processo. Os conteúdos na eletroquímica têm sido frequentemente apontados por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo de ensino – aprendizagem. Diante da dificuldade exposta essa pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática para amenizar as dificuldades de aprendizagem no ensino da eletroquímica utilizando como aporte os biossensores. As metodologias de ensino propostas para o estudo dos conceitos sobre células galvânicas (pilhas) envolvem atividades práticas experimentais por investigação e resolução de problemas (situação-problema). Para isso foi proposto utilizar o funcionamento de biossensores eletroquímicos como ferramenta didática para o conhecimento conceitual aplicado à eletroquímica. Desta forma, o uso de metodologias específicas para o ensino de química promove resultados significativos, proporcionando ao aluno refletir e resolver as contradições das situações problemáticas como um recurso na construção de conceitos, efetivando a aprendizagem do aluno.
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    Sistemas eletroquímicos para tratar amostras de água contendo corante têxtil como ferramenta didática para divulgação da poluição hídrica
    (2021-07-07) Neves, Eloisa Ferreira; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/9764373408949634
    As oficinas didáticas para divulgação científica e tecnológica além de contribuir com os aspectos motivacionais para o desenvolvimento da aprendizagem são uma estratégia interativa que pode proporcionar o desenvolvimento da aprendizagem de ciências. Essa pesquisa tem como objetivo utilizar sistemas eletroquímicos para caracterizar as propriedades físico-químicas da lectina coagulante das sementes de Moringa oleifera (cMoL) no tratamento de amostras de água contendo corantes têxteis do tipo índigo como ferramentas didáticas para divulgação científica sobre a poluição hídrica em efluentes oriundos da indústria têxtil. O desenvolvimento metodológico dessa pesquisa compreende o desenvolvimento de pilhas de alumínio utilizando latas de alumínio e garrafas PET para o tratamento de solução de corante tipo índigo; a determinação dos potenciais eletroquímicos e voltamogramas cíclicos gerados pela aglutinação da cMoL imobilizada na MOF com solução aquosa de corante índigo carmim; o desenvolvimento de biossensores potenciométricos para determinação de resíduos de corantes índigos em meio aquoso. Foram observadas diferenças consideráveis dos potencias eletroquímicos em relação ao eletrodo de platina (Pt), eletrodo de trabalho platina recoberto com MOF (Pt/MOF), eletrodo de platina revestido com MOF e cMoL imobilizada (Pt/MOF/cMoL) e ao interagir Pt/MOF/cMoL com diferentes concentrações de galactose. A voltametria cíclica apresentou resultados com diferenças significativas entre a amostra de corante não tratada e as amostras de corante após tratamento. O desenvolvimento de oficinas didáticas em espaços escolares para validação do sistema eletroquímico como instrumento didático aplicado a aprendizagem e divulgação sobre a poluição hídrica causada pelo descarte de corantes índigos em efluentes da indústria têxtil é relevante para a construção dos conceitos relacionados a eletroquímica.
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    Análise do uso de paródias sobre eletroquímica, de autoria de estudantes, como estratégia didática no ensino de Química
    (2021-07-15) Silva, Diego Florêncio da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/0025065221774993
    Nesta pesquisa, temos o objetivo de analisar o uso de paródias, de autoria de estudantes, como estratégia didática no ensino de química. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa, foi desenvolvida com 42 estudantes da 2ª série do ensino médio, e seguiu quatro etapas: elaboração do questionário; planejamento da intervenção didática; desenvolvimento da intervenção didática; análise dos dados. Quanto às concepções prévias de estudantes sobre aspectos relativos ao conteúdo Eletroquímica percebemos que a maioria dos estudantes expressou concepções prévias coerentes do ponto de vista científico sobre alguns aspectos relativos ao conteúdo de Eletroquímica. Quanto à intertextualidade, como um dos elementos do gênero Paródia, podemos dizer que em todas as paródias ela foi identificada, entretanto em diferentes graus, ou seja, em algumas paródias produzidas pelos grupos, a intertextualidade foi mais perceptível do que em outras. Por fim, nas paródias produzidas pelos estudantes, na perspectiva dos conceitos do conteúdo Eletroquímica usados por eles, podemos dizer que nelas, os estudantes tomaram por base diferentes conceitos, dentre os quais destacamos: número de oxidação, oxidação, redução, oxirredução, ânodo, cátodo. Os resultados desta pesquisa podem refletir em contribuições para as pesquisas da área de ensino de Química que têm como objeto de estudos o uso de paródias como estratégia didática, destacando o protagonismo dos estudantes ao tempo em que escolheram as músicas para serem parodiadas e produziram suas próprias paródias.
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    Uma estratégia de ensino e aprendizagem com o enfoque CTSA numa perspectiva contextualizada através do conteúdo de eletroquímica
    (2019-07-02) Silva, Bianca Maria da; Freitas, Kátia Cristina Silva de; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/4826281281005863
    A Sequência Didática (SD) é uma técnica de organização de aula muito usada no ensino de Ciências da Natureza proporcionando ao professor sentido as temáticas nas suas práticas pedagógicas. É através da sua utilização que é possível estabelecer, por exemplo, um ensino investigativo, com a problematização, a organização dos conteúdos e aplicação do conhecimento. Na construção de tais atividades se faz necessário, se atentar ao conteúdo a ser ensinado, as características cognitivas dos alunos, a dimensão didática relativa à instituição de ensino, motivação para a aprendizagem, significância do conhecimento a ser ensinado e planejamento da execução da atividade. Nesse sentido essa pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma SD de ensino com o enfoque em Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente – CTSA numa perspectiva contextualizada através do conteúdo de eletroquímica. Os resultados apontam, que ao planejar atividades por uma SD numa perspectiva CTSA facilidade para compreensão do conteúdo em questão, assim como, há maior interação dos alunos com o conteúdo de Eletroquímica.
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    Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola
    (2018-08-17) Silva, Thiago Ramos da; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/3205312853023513
    Este trabalho tem como objetivo analisar se o uso de atividade experimental em eletrólise, contextualizada pelas questões ambientais, trará para os alunos do ensino médio um entendimento mais abrangente sobre o tema nas aulas de química. Para isso, foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) pesquisa com professores do Estado de Pernambuco a respeito de como eles analisam o experimento da eletrólise, como recurso didático a ser desenvolvido em sala de aula; e 2) construção do planejamento didático e aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema eletrólise. O presente estudo foi baseado em análise qualitativa de nível descritivo e exploratório, onde os dados obtidos serviram de parâmetro pessoal para responder ao questionamento do objetivo supracitado nesse trabalho. Todos os dados realizados com os professores nesta pesquisa, após serem processados, foram construindo a ideia para uma relevância do tema ligado à conscientização ambiental, visto que, este tema transversal deverá estar presente no processo educativo de alunos em vários níveis escolares, conforme preconiza a Política Nacional de Educação Ambiental Brasileira e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para construir o conhecimento dos alunos de forma bem planejada, a aplicação da SD foi dividida em dois momentos: aula teórica sobre alguns tópicos de eletroquímica, cuja ênfase recaía principalmente na aprendizagem do assunto eletrólise; e ato seguinte, aula experimental na própria sala sobre a eletrocoagulação, utilizando materiais de fácil acesso. A verificação do fenômeno ocorrido no experimento teve como característica fundamental o uso da eletrólise para fins de tratamento da água, utilizando eletrodo de ferro em uma amostra hipotética de uma solução contendo tinta de tingimento para roupas.