TCC - Licenciatura em Química (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/472

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A química dos materiais de limpeza: uma proposta para a abordagem de conteúdos de química orgânica no ensino médio
    (2025-03-17) Santana, Rafael José Dutra de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0309041821933557
    A pesquisa teve como objetivo analisar como uma sequência de ensino baseada na química dos materiais de limpeza pode contribuir para o ensino de química orgânica no ensino médio. Foi feito um estudo qualitativo com quatro docentes que trabalham em escolas particulares e públicas. Para isso, houve a elaboração de dois planos de aula que abordassem a química orgânica juntamente com a temática química da limpeza, para serem validados por esses professores. Foi elaborado um conjunto de 4 questões para a validação dos planos de aula e para 2 professores as perguntas foram respondidas na forma de uma entrevista estruturada e para os demaisas perguntas foram respondidas no formato de questionário. Durante o processo de análise, observamos que foram sugeridas adições valiosas por parte dos participantes da pesquisa para a melhoria dos planos elaborados pelo pesquisador. As respostas relacionadas à validação do plano de aula mostraram-se satisfatórias, uma vez que os conteúdos e as práticas não foram apenas mantidos, mas, de fato, aprimorados. As impressões sobre os professores revelam que as respostas variadas podem ser atribuídas às diferentes realidades escolares, que envolvem tanto instituições públicas quanto particulares, ou até mesmo a experiência de atuação em ambos os contextos. Essa diversidade de cenários impacta significativamente a abordagem didática adotada pelos docentes, refletindo nas escolhas que fazem sobre como a aula deve ser conduzida. O enfoque pode variar consideravelmente, dependendo das características do ambiente escolar, podendo ser mais voltado para um caráter teórico ou mais centrado na prática. As particularidades de cada tipo de instituição influenciam diretamente a forma como o ensino é planejado e executado, moldando as estratégias pedagógicas adotadas para atender às necessidades e realidades dos estudantes. Essa análise permitiu compreender como as reflexões dos docentes se articulam com a adaptação curricular e a inovação didática, reforçando a relação entre teoria, contexto e ação pedagógica.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perspectivas teóricas sobre a implementação da Lei 10.639/2003: abordando o ensino das relações étnico-raciais nos livros didáticos de química
    (2025-03-20) Silva, Vanessa Araújo da; Lima, Analice de Almeida; Batista, Maria de Fátima Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8195873385841154; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/4925017833973638
    A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender e evidenciar a lacuna existente na abordagem das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros nos materiais didáticos de Química. O estudo tem como objetivo analisar a presença e o tratamento dos conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos livros didáticos da coleção Ciências da Natureza e Suas Tecnologias – Multiversos Ciências da Natureza (1ª ed.), da Editora FTD, distribuída pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020) para o ensino médio. Busca-se identificar avanços ou permanências no que se refere à invisibilidade histórica da população negra nesses materiais, considerando sua conformidade com as diretrizes legais e educacionais. A pesquisa levanta a seguinte questão: até que ponto os livros didáticos aprovados pelo PNLD evoluíram na inclusão dessa temática? E como essa evolução — ou sua ausência — impacta a desconstrução de estereótipos e preconceitos no contexto do ensino brasileiro? Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem qualitativa de Minayo (2001), com base no método exploratório-descritivo. A discussão fundamenta-se em autores como Gomes (2023), Domingues (2007), Benite (2018) e Pinheiro (2018), abordando temas como o papel do movimento negro na educação, a articulação entre políticas públicas e práticas pedagógicas, e a influência dos livros didáticos no ensino de Química. Os resultados indicam que, apesar da obrigatoriedade legal prevista na Lei 10.639/2003, ainda persistem lacunas significativas na formulação curricular e nos conteúdos apresentados, o que demonstra a necessidade urgente de uma revisão nos materiais didáticos, com vistas à construção de uma educação mais inclusiva e antirracista.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Conservação de alimentos: um estudo de cinética química para estudantes da EJA - Médio por meio de experimentos
    (2025-03-20) Pereira, Ana Paula Cavalcanti; Silva, Suely Alves; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/2129021401357904
    A química está presente em nosso cotidiano de diversas formas, muitas vezes passando despercebida, e a conservação dos alimentos é um exemplo prático que pode ser utilizado para ensinar conceitos químicos de maneira acessível e relacionada à realidade dos estudantes. No ensino de Jovens e Adultos (EJA - Ensino Médio), essa conexão nem sempre é fácil, mas a experimentação pode tornar o aprendizado mais significativo. Dessa forma, esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo ensinar conceitos de cinética química por meio da experimentação, utilizando a conservação dos alimentos como contexto para aproximar os estudantes do conhecimento científico e estimular sua participação ativa no aprendizado. Os instrumentos de pesquisa incluíram questionários para identificar as concepções prévias dos estudantes e, ao final, um novo questionário foi aplicado para analisar se a experimentação favoreceu o aprendizado e o envolvimento dos estudantes. Além disso, foram realizados experimentos com materiais acessíveis. A abordagem experimental permitiu que os estudantes percebessem, na prática, como a química está presente no dia a dia e influencia a conservação dos alimentos. Os dados coletados foram analisados com base na fundamentação teórica, que destaca os benefícios da experimentação no ensino de química, principalmente quando vinculada a temas do cotidiano. Os resultados indicaram que a abordagem adotada contribuiu para uma melhor compreensão dos conceitos e incentivou maior participação nas atividades práticas. A pesquisa reforça a importância da experimentação como estratégia didática, capaz de tornar o ensino de química mais próximo da realidade dos estudantes, proporcionando um aprendizado prático e interativo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O modelo de ensino híbrido rotação por estações no ensino de funções orgânicas: uma proposta didática para o ensino médio
    (2024-10-03) Barbosa, Lucas Matheus Ferraz; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/5299531115847633
    The application of Active Methodologies, Blended Learning Models, and digital technologies aims to increase student engagement and interest, enabling a more attractive and captivating learning process, while fostering their autonomy as protagonists of their own educational development. Active Methodologies (AM) allow the teaching of chemistry, specifically Organic Functions, to be innovatively related by combining in-person and digital activities that encourage student autonomy and engagement. Adopting the blended learning model, this work seeks to explore the integration of AM and digital technologies to enable the understanding of complex concepts, by developing a didactic proposal for teaching Organic Functions in high school based on the Station Rotation Model. To achieve the proposed objective, theoretical research was conducted through two methodological stages: literature review on the theoretical foundations of the research (stage 1); and proposal of a didactic plan (stage 2). The proposed didactic approach was organized into two phases: Activity proposals for lessons on organic functions (Phase 1) and the application of the Station Rotation model (Phase 2). Phase 2 was structured around five stations, which included various activities, such as computer simulations, gamified quizzes, building molecular models with accessible materials, and technological resources using software like MolView and PhET. It is hoped that the implementation of this didactic proposal will significantly contribute to overcoming the traditional difficulties faced by students in understanding abstract and complex content related to Organic Functions, as well as the discussions on Active Methodologies and Blended Learning Models in teacher training, encouraging changes in pedagogical practices in the teaching of Chemistry.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de atividades experimentais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e bases
    (2024-09-09) Gomes, Felipe Albuquerque; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/6876895388867911
    This research aims to analyze the use of experimental activities in the teaching-learning process of the inorganic functions of acids and bases, using alternative materials from students' daily lives. The research was carried out in a 1st year high school class. The methodological approach adopted was qualitative, which included the application of expository classes and experimental practices, with the subsequent application of a questionnaire to assess students' understanding of acid and base content and experimental activities. The results demonstrated, therefore, that the integration of experimental activities in teaching the functions of inorganic acids and bases not only facilitated the understanding of these concepts, but also promoted a more engaging and effective learning environment. We conclude that experimentation as part of the educational process strengthens the relationship between theory and practice, allowing students a deeper and more applied understanding of the contents studied, in addition to contributing to more effective and motivating learning, facilitating the understanding of abstract concepts and promoting students' interest in the subject of Chemistry.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização de aplicativos de realidade aumentada para a construção do conhecimento químico
    (2024-03-08) Melo, Katiuska Genuino de Araújo; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/6359559341539892
    Digital Information and Communication Technologies (DIT) stand out in the area of Education, contributing to different pedagogical practices, configuring themselves as a viable alternative for teaching and learning processes. Among the various TDIC, Augmented Reality (AR) has stood out in recent years as a promising Digital Teaching Resource. AR is a resource that can be used in chemistry classes, as it is an integration of virtual elements with the real world, becoming a promising resource for the three-dimensional exemplification of complex molecules and atoms, in addition to a variety of possibilities for teaching Chemistry content. The present research aims to develop and use strategies for implementing AR applications in Chemistry Teaching. To this end, qualitative participant research was carried out with first-year high school students to address the subjects: Atomic Models, Periodic Table and Chemical Bonds, developed in four methodological stages. Initially, we sought to analyze the limits and possibilities regarding the use of the Augmented Reality Digital Didactic Resource (RDD) in Chemistry Teaching and then propose teaching strategies based on Active Technological Learning (ATA) which seeks to promote the construction of chemical knowledge through the application of emerging technologies, such as AR applications, as an effective teaching approach. The intervention carried out with the students was also analyzed in order to describe the possible advantages and disadvantages of its use. The results show that the use of AR technology has the capacity to provide a 3D and dynamic view of what students and teachers previously only observed in 2D statically in books and pictures, and can contribute to substantial, differentiated and dynamic learning, awakening the imagination and students' interest when it starts to be used as a digital teaching resource, associated with mobile learning through Active Methodologies.