TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Item A realidade e as possibilidades do ensino da educação física no Programa Segundo Tempo Paradesporto na UFRPE: primeiras aproximações(2019-07-10) Silva, Pollyanne Rayanne Lins; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/7308893836017414Este trabalho tem como objetivos analisar a organização do ensino da educação física no programa segundo tempo paradesporto na Universidade Federal Rural de Pernambuco visando compreender entre os nexos e relação entre o ensino e aprendizagem na aula de educação física.Para isso identificou-se a concepção de desenvolvimento, educação e educação física no material didático e pedagógico do segundo tempo.E a partir dessa premissa emerge a seguinte problemática:Qual a realidade e as possibilidades do ensino da educação física no programa segundo tempo paradesporto na Universidade Federal Rural de Pernambuco? A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa.Utilizando como teoria do conhecimento o materialismo histórico-dialético e método científico foi o dialético .O campo empírico que exploramos foi o da produção do conhecimento sobre seu objeto, e quanto às fontes empíricas consideramos os documentos a partir da análise documental das diretrizes dos programa PST-paradesporto e dos fundamentos pedagógicos do programa.Os instrumentos de coleta de dados utilizados,foram fichamentos das fontes empíricas dando ênfase a concepção de desenvolvimento, educação escolar e educação física.E para a análise dos dados coletados foram feitas análises de conteúdo.Para organizar e sistematizar os resultados expus as contradições dos argumentos de educação escolar, currículo e trabalho pedagógico contidos nas obras analisadas.Concluímos que a relação ao desenvolvimento humano a concepção histórico-cultural é a que mais se adequa ao contexto da EF atual e a que é reflexo como se faz um currículo dinâmico e contextualizado com a realidade.Com relação á educação escolar o fato é que a escola mostra os caminhos para a educação e para os conhecimentos ,cabe a outras iniciativas incentivar a continuidade desses conhecimentos.Por fim a EF nela se faz necessário o ensino da prática pois seu principal pilar é o desenvolvimento , mas a EF deve ser contextualizada, entendida também em suas dimensões atitudinais e conceituais , a educação física é vasta em suas áreas de conhecimentos afins e por isso o leque de conteúdos é bastante vasto e neles deve apoiar o professor(a) de EF escolhê-los a partir de contexto local e das experiências dos alunos.Item As relações entre o desenvolvimento humano, a educação escolar e a educação física(2019-12-13) Cordeiro, Alexandre Ferreira; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/8894959094101995O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as relações entre o desenvolvimento humano, a educação escolar e a educação física. Especificamente, pretendeu-se analisar como a Educação Escolar pode promover o Desenvolvimento Humano numa perspectiva histórico cultural e expor como a organização do ensino da Educação Física numa perspectiva Crítico-superadora pode contribuir para o desenvolvimento histórico-cultural do estudante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados, fazendo levantamento e analisando argumentos de produções do conhecimento referentes aos temas Educação Escolar, Educação Física e abordagem de ensino Crítico-superadora, fazendo uma relação destas com o processo de desenvolvimento humano dos indivíduos/estudantes. A exemplo desses temas, foi utilizado o COLETIVO DE AUTORES, Leontiev, Marsiglia, Pasqualini, entre outros autores e produções, tendo o materialismo histórico-dialético como base para as explicações. As conclusões do trabalho apontam que a Teoria pedagógica Histórico-crítica, a perspectiva da Psicologia Histórico-cultural e a educação física na abordagem de ensino Crítico-superadora contribuem para que a educação escolar torne o aluno mais humanizado, por meio de uma organização lógica e sistematizada de ensino e que este se adeque à realidade de vida do aluno. Chegou-se, também, a conclusão de que o currículo é o pilar, um dos elementos principais da escola no seu papel em educar, desenvolver a humanidade dos estudantes.Item Formação inicial de professores de educação física da UFRPE e o trato com o conhecimento handebol(2019-02-07) Santos, Thamiris Pinheiro; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/9834300507979567A formação de professores até hoje ganha destaque nas pesquisas da educação brasileira por permitir compreender as condições objetivas e subjetivas do processo do trabalho pedagógico. No que tange o ensino dos esportes, os currículos de formação de professores de Educação Física devem estar pautados no ensino da prática esportiva visando que os alunos se desenvolvam integralmente. Segundo o documento que rege a prática pedagógica no Estado de Pernambuco, a Educação Física Escolar deve ser tratada através da perspectiva críticosuperadora. Dentre as modalidades esportivas, o handebol é praticado na escola mas pouco expressivo fora dela. Porém tem sua contribuição no desenvolvimento e formação humana no contexto escolar. O presente estudo foi proposto pela lacuna percebida no curso de formação inicial em Educação Física na UFRPE relacionada a esta modalidade. O objetivo foi analisar o currículo de formação de professores de Educação Física da UFRPE e o trato com o conhecimento handebol. A teoria do conhecimento utilizada foi o materialismo históricodialético. O método científico, tanto de pesquisa quanto de exposição, foi o dialético materialista. Nosso campo empírico foi a produção de conhecimento sobre o nosso objeto de pesquisa, e para tanto, as fontes empírica foram o Projeto Político Pedagógico do curso em questão e os egressos. Os instrumentos de coleta de dados foram a sistematização das fontes empíricas através da leitura crítica dos documento oficial e a entrevista semi-estruturada. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para a categorização dos dados. Os resultados foram organizados e sistematizados através da exposição das contradições das argumentações sobre as categorias: Relação entre os elementos mais gerais e específicos do fenômeno Esporte, Relação da Disciplina com os documentos oficiais, Trato com o conhecimento a partir do conhecimento oriundos da Disciplina e da OTM, PCPE, e Trato com o conhecimento Handebol. Após análise do currículo, defrontando-o com as entrevistas, sinalizamos que há indícios da necessidade de uma relação mais íntima entre a teoria e a prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem das Disciplinas de Metodologia dos Esportes Coletivos, considerando uma aproximação a realidade pedagógica na qual os egressos irão atuar. Concluímos ainda que o currículo não demonstra aproximação com a proposta de currículo ampliado como proposição para o ensino da Educação Física EscolarItem O trato com o conceito de inclusão na educação física escolar: um estudo dos documentos PCPE 2013 e do Currículo de Pernambuco 2019.(2019-07-19) Pereira, Marta de Jesus; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294O termo exclusão social tem se apresentado com significados muito variados, conceituando diferentes situações de discriminação, vulnerabilidade, dentre outros. As várias abordagens que conduzem a uma ampla utilização do termo, permitindo que este possa designar toda situação ou condição social de carência, dificuldade de acesso, segregação e discriminação. Já inclusão é um processo sutil, não é uma coisa, é processo que envolve o homem por inteiro e suas relações com os outros e com a sociedade. Analisar a questão da exclusão/inclusão na sociedade, em geral, e na educação, em particular, implica em dimensioná-la em termos históricos e de forma contextualizada. Mesmo ciente da existência de vários estudos sobre a temática, o presente estudo foi proposto pela necessidade de aprofundar nosso entendimento sobre as lacunas existentes no processo de exclusão/inclusão na sociedade, educação e na educação física. Para isso, nosso objetivo geral analisar as concepções de exclusão/inclusão presente na sociedade, nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco – PCPE- 2013, no Currículo de Pernambuco 2019 e seus desdobramentos Didáticos pedagógicos no ensino da Educação física. Para tal, nossos instrumentos de coleta de dados foram o fichamento das fontes empíricas enfatizando a caracterização sobre lógica do par dialético exclusão/inclusão na sociedade capitalista e como se expressa na educação escolar e a educação física presente nos Documentos Oficiais norteadores para Educação Básica de Pernambuco, PCPE 2013, Parâmetros da Sala de Aula: Educação Física 2013 e do Currículo de Pernambuco 2019; Os dados do estudo foram coletados através da Análise de Conteúdo; A organização e si stematização dos resultados foram realizados através da Exposição das contradições das argumentações sobre as concepções de exclusão/inclusão e trabalho pedagógico contidas nas obras analisadas. As reflexões desenvolvidas durante a produção deste estudo considera-se que pensar a educação para classe trabalhadora implica orientar o trabalho escolar para além dos preceitos da inclusão. No contexto capitalista, a difusão da ideologia de dominação de classe, se torna ainda mais importante para a burguesia. No entanto, ocorreram importantes lutas pelos direitos humanos e direitos sociais, mas ainda há muito a ser esclarecido e discutido a respeito da inclusão. Ao tratarmos de inclusão, somos enviados ao campo da educação. Para que a inclusão ocorra de fato nas escolas é preciso que a educação assuma uma postura de mudança nas práticas educacionais que rejeite as barreiras e preconceitos de toda ordem dentro e fora da sala de aula. Os documentos norteadores da educação básica citados durante o trabalho nos mostram tentativa de buscar novas reflexões para a Educação Física inclusiva.Item O trato com o conhecimento esporte nas aulas de educação física: a questão dos jogos interclasses(2018) Souza, Victor de Albuquerque; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294A realização de competições esportivas no espaço escolar é, por tradição, comum em muitas instituições de ensino do estado de Pernambuco. Predominantemente, essas competições acontecem anualmente e assumem um determinado formato que ganha a terminologia de “jogos interclasses”. O presente estudo tem como principal justificativa a potencialidade dos jogos interclasses promoverem ganhos no processo de aprendizagem, sobretudo no trato dos esportes coletivos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, tem como objetivo analisar do trato do conteúdo dos esporte por meio dos jogos interclasses, sobretudo no que diz respeito ao lugar que o referido procedimento de ensino tem ocupado no planejamento pedagógico do professor de educação física. A mesma foi realizada com os professores de educação física das duas escolas estaduais de referência de caráter totalmente integral do município de Carpina - PE. Coletados através de entrevistas semiestruturadas, os dados foram analisados de acordo com o procedimento de análise de conteúdo proposto por Bardin segundo Triviños (1987). Como resultado, podemos considerar que a relação entre a realização dos jogos interclasses para o trabalho dos conteúdos referentes aos esportes coletivos e o planejamento pedagógico do professor se dá de maneira conturbada. No entanto, vemos que há também aspectos positivos a serem destacados, como algumas questões referentes à interdisciplinaridade e à organização do tempo pedagógico.Item O trato com o conhecimento esporte: o futsal no IFPE – Campus Recife(2019-07-19) Santos, Helton Layon Teixeira dos; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/6360676689327977O fenômeno Esporte faz parte da cultura corporal, e desde a década de 70 está marcantemente associado à Educação Física escolar no Brasil. Logo, o trato com o conhecimento esporte no ambiente escolar é fundamental, sendo necessária clareza sobre a concepção de formação humana e consequentemente sobre os objetivos a serem alcançados nas aulas de Educação Física. O futsal, por sua vez, tem seu berço no Brasil e é um dos esportes mais praticados no país, o que o torna bastante relevante socialmente. Não devendo limitar-se ao ensino da técnica ou tática esportiva, é papel da Educação Física ampliar o conhecimento dos alunos a cerca da realidade. Para tanto, é preciso organizar os conteúdos a serem trabalhados, e isto passa pela seleção dos conteúdos. Alguns princípios curriculares precisam ser elencados para que a seleção de conteúdos escolares atenda à máxima de contribuir para formação de cidadãos críticos, capazes de fazer uma leitura correta da realidade, bem como transforma-la numa sociedade mais justa e igualitária. Apoiando-nos na metodologia Crítico-superadora, encontramos os seguintes princípios curriculares: a relevância social do conteúdo, contemporaneidade do conteúdo, adequação às possibilidades sociocognoscitivas do aluno. Este estudo procurou analisar qual a realidade e possibilidade do trato com o conhecimento esporte, notadamente o futsal, no IFPE-Campus Recife. Uma vez que esta é uma Instituição de ensino pública federal e gratuita, com mais de cem anos de existência e de boa referência no ensino tecnológico na região, além de alcançar milhares de jovens da capital pernambucana. A teoria do conhecimento utilizada foi o materialismo histórico-dialético. O método científico de pesquisa foi o dialético materialista. Nosso campo empírico foi a produção de conhecimento sobre o nosso objeto de pesquisa, sendo a fonte empírica: Programa de Componente Curricular dos Cursos Técnicos do Campus Recife, à saber, a ementa das disciplinas de Educação Física. Após a análise dos conteúdos programáticos das ementas, constatamos a inexistência do fenômeno esportivo futsal nos documentos oficiais da instituição, o que sinaliza a não sistematização desse conteúdo nas aulas de Educação Física. Concluímos que, não só é possível a inserção do fenômeno esportivo nas ementas de Educação Física, como também há mais de uma maneira de realizar. Seja pela implementação do Futsal como subtópico nos conteúdos da disciplina Educação Física III, ou mesmo, por uma reformulação maior do currículo, que atualmente não contempla outros macroconteúdos da cultura corporal.Item Realidade e possibilidades da formação de professores de Educação Física: contribuições ao debate(2021-07-19) Matias, Bruno Luís Magalhães; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/6091575009407227O presente trabalho foi construído com o propósito de trazer contribuições ao debate sobre a formação de professores. Partindo das determinações e contradições históricas, delimitamos nossa problemática nos seguintes termos: Qual é realidade da formação de professores no atual momento histórico de crise estrutural do capitalismo, e quais são as possibilidades de uma orientação teórico-metodológica na formação de professores a partir da concepção omnilateral de formação humana? Elegemos como objetivo geral: Analisar, a realidade atual da formação humana, no geral, da formação professores, no particular e da formação do professor de Educação Física como expressão singular, cujo objetivo está em contribuir no debate da formação de professores de Educação numa perspectiva de defesa de uma formação docente a qual o futuro professor possa acessar as máximas possibilidades de desenvolvimento em seu processo formativo. Partilhamos do Materialismo Histórico Dialético enquanto Teoria do Conhecimento e Método Científico. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica-documental. Para pesquisa bibliográfica, utilizamos como instrumentos: documentos de orientação nacional para formação docente e para formação de professores de Educação física, artigos, livros, dissertações e teses de mestrado e doutorado que pudessem auxiliar-nos a alcançar nosso objetivo de pesquisa. Nas análises desenvolvidas nesse trabalho, evidencia-se que o campo da formação de professores vem sendo marcado por tendências de esvaziamento curricular e pedagógico, sobretudo pela inconsistência das políticas curriculares recentemente aprovadas, em especial a Lei 13.425/2017 – Reforma do Ensino Médio e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019 – Nova Base Comum de Formação inicial de professores, e o Parecer CNE/CP 15/2018 - Nova BNCC, inconsistentes do ponto vista pedagógico e que retrocedem em termos de organização dos conhecimentos. Enquanto que na formação dos professores de Educação Física, esta dinâmica vem trazendo uma clara tendência de fragmentação curricular e profissional, pela dicotomia Licenciatura x Bacharelado, devido ao retrocesso das mais recentes políticas curriculares implementadas pelo Governo Federal, com destaque para Resolução CNE/CP 06/2018. Concluímos, que a defesa dos pontos da Resolução 02/2015, além do paradigma da licenciatura ampliada no âmbito geral da formação docente, atrelado a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico Superadora constituem as contribuições curriculares e pedagógicas mais avançadas para uma formação que preze pela omnilateralidade.
