TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item O grafite como manifestação artística na cidade de Vitória da Conquista a partir da obra de Tiano Valarino(2022-09-17T03:00:00Z) Souza, Laércio Moura de; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104A presente pesquisa se deu após observar as obras do artista visual Tiano na cidade de Vitória da Conquista, dando assim, base para construção desta pesquisa. A proposta teve o objetivo trazer elementos que reforcem a importância de trabalhos artísticos da arte urbana de Vitória da Conquista, enfatizando o grafite como manifestação artística e cultural da cidade. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre esta modalidade artística e uma entrevista com o artista visual Tiano Valarino sobre o grafite, fazendo referência às suas obras, e sobre sua influência enquanto manifestação artística na cidade de Conquista. Um dos grandes motivos que levaram a baixa aceitação dessa arte, por parte de algumas pessoas, é pelo simples fato de ser uma arte que surgiu nos subúrbios periféricos, onde muitos a consideram como uma arte marginalizada. Observamos ao final deste estudo, que grande parte da população da referida cidade vem tendo apreço pelo grafite, muitos participando de oficinas para aprimorar ou aprender a arte de grafitar.Item Arte e meio ambiente: a percepção de alunos e professores do ensino fundamental(2021-08-24T03:00:00Z) Lopes, Maria Sathiêr da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/6194302818626824Esta pesquisa traz como temática central o ensino da arte e seu poder transformador para a consciência ambiental. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral investigar a arte como instrumento para a conscientização ambiental em alunos e professores do ensino fundamental. Como objetivos específicos pretendem-se conhecer a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental sobre a arte e sua contribuição para a formação ambiental crítica; e qual a percepção dos professores sobre seu papel, enquanto professores de arte, na relação arte-educação e meio ambiente. Para um maior aprofundamento sobre o tema aqui apresentado buscou-se fundamentos nos postulados de autores como: Marques (2015); Gama (2017); Carvalho (2017); Azevedo (2018); BRASIL (2017); Santos (2019); Freire (1996); Bueno (2013), Oliveira (2008), entre outros. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de pesquisa uma entrevista que envolveu 10 alunos/as e 02 professores/as de uma escola da rede privada de ensino do Município de Gravatá-PE. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista feita pelo aplicativo WhatsApp, devido as medidas sanitárias para a prevenção do covid-19, adotadas pelo Governo do Estado de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação de Gravatá. Os resultados da pesquisa apontaram, de maneira geral, que existe uma compreensão por parte dos entrevistados/as sobre o tema abordado. Portanto, o acesso aos conhecimentos artísticos poderá proporcionar aos estudantes meios de verificar a importância de ações voltadas para uma maior sensibilidade sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Dessa forma, percebeu-se que os(as) estudantes não devem ficar distantes de temas que dizem respeito as questões ambientais. Dentro desse quadro, é importante promover a transformação dos(as) alunos(as) através das artes levando-os(as) a uma conscientização sustentável e cuidados com o meio ambiente. Os resultados mostraram que existe uma compreensão basilar por parte dos pesquisados sobre o tema abordado. As aulas de arte, enquanto disciplina poderão proporcionar aos alunos muitas possibilidades de buscar conhecimentos acerca da importância de ações voltadas para a sensibilização sobre o meio ambiente, a sustentabilidade e a conscientização e cuidado com o meio ambiente.Item Grafite: comunicando a vida em cores e formas(2021-10-13T03:00:00Z) Rocha, Barthyra Albuquerque Pinheiro; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104A comunicação é um dos meios que o ser humano se utiliza para dizer o que pensa, o que sente, o que deseja. Para se comunicar o homem desenvolveu estratégias como os desenhos, a escrita, os símbolos e isso, com a tecnologia ficou cada vez mais aprimorado. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é buscar analisar o impacto visual e comunicativo que a arte do grafite exerce sobre o indivíduo na sociedade brasileira. O referencial teórico contemplou discussões acerca de uma análise, histórica e a origem do grafite em diversas sociedades; diferenciar os termos de pichação e grafitagem numa perspectiva teórica; identificar os efeitos positivos e negativos das expressões artísticas em lugares urbanos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma metodologia qualitativa, de natureza exploratória, pois foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos, periódicos e sites que tratam da temática. A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada, com um roteiro de perguntas para entrevistar o grafiteiro e rap, conhecido em Caruaru como Nino do Rap. Os dados obtidos indicam que os artistas do grafite, em Caruaru e região, necessitam de um apoio maior para que a divulgação e a disseminação do seu trabalho tomem o espaço do preconceito ao mesmo tempo em que ganha espaço nas paredes das periferias e das áreas urbanas das cidades. Como não há esgotamento no conhecimento, este trabalho pretende contribuir para que outros sintam-se desafiados e impulsionados a buscar investigar mais a respeito das questões que envolvem a comunicação visual por meio da arte do grafite.Item Produção artístico–cultural: o ateliê como espaço de sustentabilidade(2021-08-25T03:00:00Z) Jesus, Andrea Santos de; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950A pesquisa em comento tem o escopo central investigar o atelier como espaço de criação e produção de arte sustentável, como também discutir o binômio arte e sustentabilidade como instrumento de educação ambiental, identificar os insumos e o processo de produção de arte sustentável e apresentar percepções do artista plástico frente aos desafios de empreender arte sob a dimensão da sustentabilidade. O tema se justifica diante da urgência humana no caminho da consciência ecológica e preservação dos recursos naturais do planeta, relevantes para a sustentação da vida. Os efeitos do consumismo e a busca crescente por modernização, implicaram na degradação de áreas e fontes naturais, provocando prejuízos danosos sobre a qualidade de vida da sociedade. A motivação pelo assunto se deu por vivências da autora na produção de arte a partir de insumos reciclados e militância nas questões ambientais. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, realizado entre artistas plásticos em seus espaços de criação com matéria-prima reutilizável, a abordagem acompanhou a linha qualitativa. Os resultados sinalizam que a utilização de materiais reciclados no entorno da arte representa forte componente educacional, sócio-histórico e cultural rumo ao preservacionismo.Item Impacto das ilustrações de livros literários na aprendizagem e interação de estudantes do ensino fundamental – um estudo de caso(2019) Silva, Eduardo Bezerra de Oliveira; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9531352091450676Com o intuito de analisar o perfil dos estudantes do Ensino Fundamental I e identificar as preferências de cada leitor, o presente trabalho traz o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes de 04 a 12 anos na escola da rede municipal Engenheiro Guilherme Diniz, situada da Região Metropolitana do Recife. Com base nessa análise de perfil, buscou-se identificar qual o tipo de material mais atrativo de acordo com a faixa etária e nível de alfabetização verbal. Com base nos estudos de Peter Hunt, professor inglês com grande contribuição na área de literatura infantil, e Donis A. Dondis, designer e professora com vasta contribuição no campo do alfabetismo visual, este trabalho é voltado para o contexto típico da sociedade brasileira, levando em conta a realidade dos estudantes oriundos de regiões periféricas e/ou com níveis socioeconômicos que muitas vezes não permite a aquisição de uma boa quantidade de livros infantis por parte de seus pais ou responsáveis, o que enfatiza a importância da biblioteca escolar no contexto vivenciado por essas crianças.Os resultados se mostraram bastante satisfatórios e forneceram bons números que constatam a influência bastante positiva que o livro infantil ilustrado tem no cotidiano escolar.
