TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

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    Storytelling Visual Digital: uma proposta para o ensino de Artes Visuais
    (2024-05-29T03:00:00Z) Ramos, Raquel da Silva; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/6137325138263994
    Este trabalho tem como objetivo estudar a utilização do Storytelling Visual Digital como abordagem para o ensino de arte. O referencial teórico con-templa discussões acerca da teoria do Letramento Visual e da abordagem da Storytelling Digital. O procedimento metodológico consiste em leitura e investigação bibliográfica acerca do tema mencionado, trazendo uma aná-lise de algumas propostas de práticas educativas com potencial relevância para o ensino de Artes Visuais. Espera-se que os dados obtidos e as dis-cussões propostas contribuam para explorar a Educação Visual utilizando Storytelling Digital como ferramenta, de modo que possamos identificá-lo como mais uma alternativa a ser somada às práticas de produção dos ma-teriais didáticos tradicionais.
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    A arte na escola como meio de inclusão no universo autista
    (2024-01-24T03:00:00Z) Barbosa, Laira do Espirito Santo Pascoal; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    A pesquisa foi realizada por meio de uma análise exploratória, tem o intuito de analisar os impactos de uma intervenção pedagógica realizada durante estágio supervisionado obrigatório IV e V. Esse estudo foi focado na ob-servação de estímulos e interações de estudantes do espectro autista nas aulas de artes em turmas do ensino fundamental II, acreditamos que, a partir dos estímulos e atividades pedagógicas de maneira lúdica, com o apoio de profissionais especializados, haja uma maior participação e inclu-são de alunos atípicos. Desse modo, foram trabalhadas atividades em sala de aula com a colaboração das auxiliares e percebeu-se que os alunos, em sua maioria, aderiram às propostas pedagógicas de modo satisfatório por meio de uma análise cuidadosa sobre a inclusão de estudantes com autismo em sala de aula e sua participação interativa, evidencia-se a ne-cessidade de identificação de estratégias e oferecimento de suporte ade-quado a esses estudantes do espectro autista. Para adotar estratégias de melhoria conhecer a que grupo estamos trabalhando é importante, pois, através das informações das famílias sobre seus filhos, a escola adotará metodologias de ensino que se adequem a determinado grupo. A análise exploratória para embasamento dessa pesquisa nos utilizamos principal-mente (fundamenta-se nos tóericos): Silva e Mulick (2019), Oliveira (2020), Queiroz (2019), Neto et al. (2018), Camargo (2018), Reily (2010), Barbosa (2005), Boettger, Lourenço e Capellini, (2013).
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    Lei 10.639/2003: O ensino da cultura Africana e Afro-brasileira e a formação de professores/as para o ensino da Arte
    (2023-12-11T03:00:00Z) Amorim, Juliana Santos; Bispo, Imara Queiroz; Pinto, Janille da Costa; http://lattes.cnpq.br/3170771425776045; http://lattes.cnpq.br/8114349519066694
    A cultura africana, bem como, a Arte de matriz africana, influenciaram diretamente na formação do povo brasileiro. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo, proporcionar aos docentes do ensino fundamental –anos finais, oficinas de formação da arte visual afro-brasileira enfatizando a necessidade de reflexão a luz da Lei 10.639/2003.O referencial teórico contemplou discussões acerca da Arte Africana e afro-brasileira, relações étnicas raciais, formação de professores para as artes afro centradas sob concepções teóricas de Munanga (2015), Nascimento (2009), Barbosa (2002) entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se sob a perspectiva de uma pesquisa ação, onde a partir de uma intervenção pedagógica foi possível investigar os conhecimentos e a prática que os/as docentes da instituição possuem sobre a arte afro-brasileira. Desta forma, foram realizado instrumentos como observação de aula nos aspectos teóricos e práticos. Os dados obtidos indicam que a formação de professores e professoras é fundamental para o cumprimento da lei 10.639/2003, visto que assim como a sociedade a formação dos docentes é abundante na perspectiva colonialista e com isso fortalecendo o racismo nos espaços escolares. A partir dos resultados e discussões apresentadas, considera-se muito importante a formação de professores/as para o ensino das relações étnico-raciais em todas as perspectivas, e não somente com a arte.
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    A tatuagem como manifestação artística e cultural
    (2024-07-22T03:00:00Z) Silva, José Tadeu Leão da; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
    Buscamos nesta pesquisa conhecer as origens da tatuagem e sua prática a partir de uma perspectiva histórica e antropológica. Desse modo, investigamos a sua história e sua prática no campo das artes e da cultura, observando o seu papel e concepções de sua prática na contemporaneidade, trazendo uma abordagem que refletiu sobre os territórios que a tatuagem contempla, destacando ainda o caráter subjetivo da tatuagem através dos significados dos corpos tatuados e suas manifestações socioculturais. Para alcançar os objetivos da pesquisa, além de uma bibliografia específica sobre a tatuagem e sobre o corpo, que destacamos como referências os pesquisadores Beatriz Ferreira Pires, David Le Breton e González Rey, tendo em vista suas contribuições para um melhor entendimento sobre o corpo como arte, abarcamos, também, a pesquisa de campo, entrevistando indivíduos que são ao mesmo tempo tatuadores/tatuados, sujeitos/objetos, com questionamentos relativos a sua percepção e elaboração do trabalho desenvolvido, observando os significados que tatuadores e tatuados atribuem à tatuagem. Obtivemos como resultado a anuência do caráter artístico e cultural da tatuagem, associados aos modos de produção, que contemplam a estética e a poética, bem como à sua recorrência em diferentes culturas passadas.
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    Poesia visual revisitada : uma proposta metodológica interdisciplinar entre arte visual e literatura
    (2022-12-06T03:00:00Z) Gomes, Flavio Emanuel Primo; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/9598227428237969
    Arte, literatura e poesia são palavras que estão sempre interligadas, de modo que a arte expressa um ideal estético representativo e, através da literatura temos a transformação na linguagem e na poesia como forma de manifestação artística cultural do gênero „‟lírico‟‟. Atualmente, a abordagem didática acerca do estudo da arte tem sido lecionada aos alunos de instituições educativas de forma insatisfatória diante apenas de conceitos e dados históricos sobre o tema. Todavia, é possível que haja melhor abordagem didática sobre estudo da arte que vise o aprendizado do estudante de maneira lúdica e reflexiva nas escolas? Para isso, esta pesquisa propõe uma metodologia de ensino interdisciplinar entre arte e literatura, com o objetivo de estimular o aprendizado dos estudantes da educação básica de forma lúdica e reflexiva. Utilizando uma abordagem exploratória, qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi fundamentada em artigos, livros e pesquisas de campo. A investigação incluiu uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública em Timbaúba-PE, para avaliar a satisfação dos alunos com o ensino de artes. Os resultados sugerem que uma metodologia que integra arte visual e poesia pode aumentar o interesse dos alunos e promover uma compreensão mais profunda da literatura e da autorreflexão.
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    Arte-terapia e Educação no desenvolvimento do equilíbrio emocional e da criatividade no ensino médio
    (2023-12-18T03:00:00Z) Souza, Lucineide Francisca de; Rolim, Amália Maria de Queiroz;  http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/3314042207941732
    A pesquisa teve como objetivo analisar princípios e práticas da Arte-Terapia enquanto ferramentas de desenvolvimento pessoal e crescimento emocional para estudantes do Ensino Médio. Buscou-se estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio de atividades artísticas, explorando os fundamentos da Arte-Terapia como um veículo de expressão e comunicação para lidar com as emoções. Empregando uma abordagem de pesquisa mista, foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos para compreender os diferentes aspectos das oficinas oferecidas. Os resultados da análise das oficinas ministradas aos alunos do 1º ano do Ensino Médio confirmam que a arte e seus recursos técnicos despertam habilidades criativas e simbólicas no processo criativo. Além disso, eles indicam um expressivo interesse dos estudantes em áreas que vão além dos limites do currículo tradicional, evidenciando a complexidade emocional enfrentada durante o processo criativo. Estes achados reforçam a urgência de integrar atividades artísticas e criativas de maneira consistente e estruturada no ambiente escolar, não só para enriquecer o processo de aprendizagem, mas também para desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Em resumo, a Arte-Terapia oferece um caminho criativo para a autoexpressão, o autoconhecimento e a transformação pessoal, utilizando as potencialidades da criação artística como um recurso terapêutico poderoso para os estudantes do Ensino médio.
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    Estudo bibliográfico sobre as contribuições no ensino das Artes Visuais para crianças autistas
    (2023-12-21T03:00:00Z) Albuquerque, Kétima de Freitas; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    O presente estudo tem como objetivo apresentar de que maneira as aulas de artes podem contribuir para o aluno com Transtorno de Espectro Autista a interagir com o meio social, como é importante no desenvolvimento da criança. O ensino de artes, logo no início da formação é importante, pois é a fase em que a criança, já consegue assimilar e ter um domínio do que está praticando, conseguindo compreender o que está sendo visto, por isso, é necessárias estratégias de ensino. A educação inclusiva é um direito que pressupõe a valorização das diferenças, onde, já foram criadas várias leis, para contribuir com a inclusão de alunos com deficiência em sala de aula, no ensino regular, leis que estão se reformulando e que precisam de fiscalizações para serem cumpridas, a maioria das escolas são repletas de barreiras, além da maioria delas não possuir estrutura, também, tem a falta de profissionais capacitados para saber desenvolver atividades para aluno com alguma necessidade específica, podendo incluí-lo nas atividades escolares.
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    Relato de experiência de estágio em uma aula da disciplina de Artes Visuais sobre a relação do desenho com o aluno surdo
    (2023-12-13T03:00:00Z) Catunda, Débora de Assis Mousinho; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    Esse relato de experiência tem como propósito principal discutir os impactos da utilização dos desenhos nas aulas de Artes como suporte didático para o aluno surdo do ensino fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Jaboatão dos Guararapes / PE. Com o intuito de aprimorar a compreensão didática desse estudante, acredita-se nesta pesquisa que a busca por recursos e as diversas maneiras de lidar com pessoas surdas no ambiente escolar podem ser repensadas no que se refere aos métodos e as estratégias historicamente utilizadas nesse processo. Como os desenhos podem auxiliar o aluno surdo nas aulas de Artes? Como o aluno surdo responde aos incentivos trazidos pela utilização dos desenhos durante as aulas? Essa estratégia se mostra eficaz durante o processo de aprendizagem do aluno surdo? As intervenções visuais nas aulas de Artes para suprir as necessidades da criança surda devem ser compreendidas, não como uma solução definitiva e final para a questão, mas como uma ferramenta importante na construção de um novo modelo para o ensino desses alunos.
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    Impactos de uma intervenção fotográfica na disciplina de artes no ensino médio
    (2024-01-31T03:00:00Z) Silva, Carmendelia Lucas da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    Como parte do ensino de Artes no Ensino Médio, a utilização da fotografia tem demonstrado um impacto significativo no desenvolvimento intelectual e artístico dos alunos. Isso ocorre porque oferece um ambiente dinâmico e inovador que permite a expressão criativa e a reflexão social. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os impactos de uma intervenção fotográfica na disciplina de Artes do Ensino Médio, visando compreender como essa abordagem inovadora influencia o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento de suas habilidades criativas e expressivas, bem como os aspectos socioemocionais relacionados a partir dos objetivos específicos que são: investigar como a intervenção fotográfica contribui para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes, analisando seu efeito no desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes; identificar os desafios e as barreiras enfrentados pelos professores ao implementar a intervenção fotográfica, bem como as estratégias eficazes para superá-los. O referencial teórico contemplou discussões acerca de um breve estudo sobre o ensino de artes ao longo da história. Discorrendo sobre a importância do ensino de artes no ensino médio. Também temos as tecnologias e mídias no ensino de artes, principalmente hoje, que os jovens estão inteiramente ligados as tecnologias, explanando ainda a introdução de projetos e atividades como uso da fotografia na sala de aula, envolvendo assim o aluno. E finalizando referencial teórico temos o assunto sobre os desafios enfrentados pelos professores ao implementar a intervenção fotográfica, e quais estratégias adotadas. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma revisão bibliográfica do assunto e também de pesquisa de campo no período do estágio, em uma turma do 1º ano do ensino médio, tendo como método a aula expositiva e pratica, e seguidamente a análise dos resultados. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os efeitos de uma intervenção fotográfica na disciplina de Artes no ensino médio são amplos e variados. Ela não apenas melhora a aprendizagem dos alunos, mas também os prepara para se tornarem cidadãos reflexivos, criativos e culturalmente conscientes.
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    Atividades artísticas no ambiente prisional
    (2023-12-21T03:00:00Z) Lima, Ana Carolina de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos de atividades artísticas no ambiente prisional, a partir da investigação do potencial das artes visuais e do artesanato em ambientes prisionais, por meio de pesquisas e autores que tratam sobre o assunto, bem como refletir sobre as artes enquanto ferramenta de estímulo ao autoconhecimento, ao trabalho em equipe e à ressocialização do indivíduo. O referencial teórico contempla discussões acerca da função da arte desde os primórdios até a sua utilização atual. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma revisão bibliográfica sobre o tema, visando a obtenção de informações e conhecimentos para a escrita desta pesquisa. Os dados obtidos indicam que atividades artísticas desenvolvidas em ambientes prisionais, quando planejadas com propostas reflexivas, resultam em um aproveitamento positivo, retirando o reeducando do estado ocioso para um estado ativo. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a arte é um meio efetivo para o autoconhecimento, para o trabalho em equipe e com resultados ressocializadores.