TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
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Item A reciclagem e o artesanato como instrumentos da educação ambiental na escola: estudo de caso(2015) Medeiros, Andréa Alves dos Prazeres; Souza, Luciene Lira de; http://lattes.cnpq.br/5603053077584337O presente artigo relata um estudo de caso realizado em duas turmas do segundo ciclo do ensino médio na modalidade EJA –Educação de Jovens e Adultos, numa escola localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes –PE. O processo foi viabilizado pelo EstágioCurricular Supervisionado V, no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE,na modalidade EAD. Este trabalho expõe as atividades realizadas nas turmas citadas sobre a temática da reciclagem, atividades teóricas e práticas por meio de oficinas, utilizando materiais recicláveis na confecção de peças artesanais. As atividades realizadas com os alunos tiveram o objetivo de contribuir para promoção daconsciência ambiental e incentivar os alunos a produzirem artesanato a partir de materiais recicláveis, tornando-ouma possível fonte de renda. Os alunos adquiriram maior conhecimento sobre o meio em que vivem, tendo atitudes mais responsáveis e de preservação ao meio ambiente, como também conseguiram realizar as atividades propostasdurante as aulas teóricas e oficinas.Item Ensinando com tecnologia: uma possibilidade no ensino da Arte(2018) Rodrigues, André Martinez; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa tem como objetivo analisar contribuições das tecnologias educacionais para o ensino de conteúdos curriculares da disciplina de Arte. Para isto, propõe-se refletir acerca do potencial pedagógico de recursos tecnológicos para o ensino de Arte eavaliar situações de aprendizagem propostas a partir da integração de recursos tecnológicos. O referencial teórico da pesquisa aborda o ensino de Arte nas escolas, considerando seus objetivos, contribuições e abordagens adotadas, assim como tecnologias digitais aplicadas à prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos incluem a implementação de uma intervenção pedagógica caracterizada pelo uso de ferramentas tecnológicas junto a uma turma de ensino médio de uma escola no interior do estado da Bahia. Os dados obtidos indicam contribuições das ferramentas tecnológicas para a prática pedagógica e permitem constatar diferentes posicionamentos docentes acerca do uso das TICs nas aulas de artes.Item A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa(2018) Medeiros, Joimária Couto Souza de; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104Este projeto tem como objetivo discutir o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem no processo de aprendizado da língua portuguesa no contexto escolar. O referencial teórico deste projeto da pesquisa contempla discussões como, Metodologia Visual - enfatizando estratégias visuais pautadas na língua de sinais, (FERNANDES, 2006) - A imagem como compreensão de significados. (LACERDA, SANTOS e CAETANO, 2013), Letramento visual no currículo escolar - A imagem como um elemento primordial no espaço educativo (REILY, 2003). A presente pesquisa foi realizada com uma aluna surda de uma escola da rede pública Municipal de ensino regular de Ilhéus – BA. Os dados foram coletados em três momentos: observação, entrevistas e aplicação de atividades práticas. Através dos resultados obtidos foi percebido que o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem contribui para a aprendizagem proporcionando melhor entendimento da língua portuguesa.Item Contribuições de intervenção artístico-pedagógico voltada para o reaproveitamento de materiais(2018) Leite, Leila Silva; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123O acúmulo de resíduos sólidos tem sido um dos problemas ambientais do planeta e o reaproveitamento de materiais no ensino das artes vem comosolução para essa problemática. A partir da Revolução Industrial, com o uso de máquinas e produção em série de produtos e embalagens, aumentou o acúmulo dolixo, aliado a obsolescência programadae ao consumismo exagerado,instigado pelo sistema através da mídia. A arte aparece neste contexto,como fonte de sensibilizaçãoe desenvolvimento de atitudes mais críticas e ética sem seus espectadores a respeito dos problemas ambientais. Por isso, foi realizada uma pesquisaem uma escola pública da rede estadual da Bahia, na cidade de Planalto, com alunos participantes das oficinas de artes do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI),com oobjetivo de mostrar como o reuso de materiais,nas aulas de artes,contribuem para a conscientização e apresentam soluções para os alunos e para a comunidade, combatendo na prática o problema no lixo local.Item O possível ensino de artes em uma escola de Vitória da Conquista: um estudo de caso(2018) Benedictis, Tammi Italiano; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/7309248434012061O presente estudo tem por objetivo investigar a realidade do ensino das Artes Visuais em uma escola pública de Ensino Médio na cidade de Vitória da Conquista-BA e analisar as contribuições dadas pelas Artes aos estudantes. A cidade de Vitória da Conquista -Bahia, conforme dados do IBGE, não possui professores formados em número suficiente que atendam à demanda do ensino. A arte, nesse cenário, é ministrada por professores com outras formações, o que dificulta o trabalho do que seja concepção de Arte e seu ensino. Nesse sentido, o ensino da Arte, atualmente, caminha para a interdisciplinaridade, estando as disciplinas intimamente entrelaçadas, pois não existeArte sem a reflexão de que ela nos permita o fazer e a transformação do mundo em que vivemos. Este trabalho também buscou, então, investigar as práticas possíveis na área de Artes dentro da escola. Como referencial teórico, tomaremos como base os estudos sobre abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (2010) e conceito de ensino de Arte Noêmia Varela (1988). O estudo de caso foi realizado com vistas à abordagem qualitativa e quantitativa, com a finalidade de encontrar dados que demonstrassem um possível ensino de Artes na escola. Os dados foram coletados através de entrevistas e questionário fechado para obtenção de dados e pesquisas em livros, artigos e outros documentos.Item A arte com a natureza: experimentos de pigmentos naturais na educação do campo em alternância(2018) Lima, Adriene Viana; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/6075580495835098O presente trabalho tem como propósito produzir tintas a partir da natureza/campo e utilizá-las nas aulas de arte.O que me levou a pesquisar sobre tal tema foi o anseio de conhecer cada vez mais o campo e as possibilidades de transformar os materiais naturais em artísticos, sustentáveis, para as aulas de arte, bem como promover o desenvolvimento artístico dos estudantes. A experiência foi realizada com os estudantes do curso de Agroecologia PROEJA(Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos), que funciona em Alternância, em uma escola do campo, nomunicípio de Arataca-BA.Para o desenvolvimento de tal estudo contou-se com a aporte do ensino da arte no contexto da Educação do Campo e Pedagogia da Alternância,propondo práticas artísticas a partir de materiais coletados da natureza.No resultado desta pesquisa, pude observar que os estudantes desenvolveram atividades artísticas, diferentes das que já tinham costume de fazer. A experiência realizada de produção de tintas junto aos estudantes foi bem aceita por todos, oportunizando novas aprendizagens em Arte em diálogo com a pedagogia da Alternância.Item Arte negra na contemporaneidade: um lugar de crítica(2018) Damascena, Cláudio Alves; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/9685069606632693A presente pesquisa é devido a percepção do pouco reconhecimento que a arte negra tem em nosso país, nela é apresentado artistas negros como Tiano, Alberto Pereira e Rosana Paulino, artistas visuais queconseguiram romper com a barreira criada pelo racismo e ganharam visibilidade no cenário artístico na cidade de Vitória da Conquista. A proposta teve o objetivo de analisar os temas e questionamentos presentes nas obras de Tiano, assim com a influência da arte e da cultura africana no Brasil. De maneira que observamos ao final da pesquisa que grande parteda população brasileira pouco aceita os traços negros presentes em nossa cultura, acarretando um preconceito em relação as artes produzidas no Brasil. Um dos grandes motivos que levam a baixa aceitação da arte negra é devido limitada valorização da Cultura Afro-brasileira e africana na educação básica. Não promovendo a divulgação da riqueza cultural deixada pelos nossos ancestrais negros.Item Percepção docente acerca da arte circense(2018) Meira, Solange Francisca; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de um conjunto de docentes da rede pública de ensino acerca da arte circense. O referencial teórico contempla o histórico e as características da arte circense, além de reflexões acerca de sua natureza e suas interfaces com o campo da Educação de modo global e em especial com as componentes curriculares Artes. A pesquisa foi executada em uma escola da rede pública municipal localizada no sudoeste da Bahia e os procedimentos metodológicos adotados incluíram entrevistas e apresentação de informações acerca da arte circense para três docentes participantesbuscando estimular a reflexão acerca de possíveis contribuições para suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos associam a maior receptividade às discussões propostas ao conhecimento prévio acerca da arte circense e permitem elencar diferentes contribuições para o ensino de Artes.Item Os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das artes visuais no contexto da educação de jovens e adultos(2018) Bispo, Imara Queiroz; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/8114349519066694Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das Artes Visuais no contexto da Educação de Jovens e Adultos–EJA. O referencial teórico da pesquisa discute o perfil do aluno e do docente; as necessidades de aprendizagem dos alunos, assim como as metas pedagógicas. Aborda também questões relacionadas ao ensino das Artes e suas contribuições para uma formação acadêmica sólida. A intervenção pedagógica foi realizada numa escola pública da rede municipal de Itacaré –BA, considerando o espaço de aula como vivência e aprendizado na concretização da pesquisa. A intervenção teve como base um desenho pedagógico definido a partir de um conjunto de métodos e abordagens de ensino fundamentados na literatura, sendo pensada em uma perspectiva qualitativa com o intuito de compreender e interpretar os dados obtidos ao longo de sua execução. Os procedimentos metodológicos adotados para analisar os impactos da intervenção incluem observações e entrevistas com os alunos, e com o professor. Os dados obtidos apontam para contribuições das Artes na formação do educando do EJA, com destaque a capacidade de produção e percepção visual nas imagens produzidas pelos estudantes.Item Impacto das ilustrações de livros literários na aprendizagem e interação de estudantes do ensino fundamental – um estudo de caso(2019) Silva, Eduardo Bezerra de Oliveira; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9531352091450676Com o intuito de analisar o perfil dos estudantes do Ensino Fundamental I e identificar as preferências de cada leitor, o presente trabalho traz o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes de 04 a 12 anos na escola da rede municipal Engenheiro Guilherme Diniz, situada da Região Metropolitana do Recife. Com base nessa análise de perfil, buscou-se identificar qual o tipo de material mais atrativo de acordo com a faixa etária e nível de alfabetização verbal. Com base nos estudos de Peter Hunt, professor inglês com grande contribuição na área de literatura infantil, e Donis A. Dondis, designer e professora com vasta contribuição no campo do alfabetismo visual, este trabalho é voltado para o contexto típico da sociedade brasileira, levando em conta a realidade dos estudantes oriundos de regiões periféricas e/ou com níveis socioeconômicos que muitas vezes não permite a aquisição de uma boa quantidade de livros infantis por parte de seus pais ou responsáveis, o que enfatiza a importância da biblioteca escolar no contexto vivenciado por essas crianças.Os resultados se mostraram bastante satisfatórios e forneceram bons números que constatam a influência bastante positiva que o livro infantil ilustrado tem no cotidiano escolar.Item Bullying no ambiente escolar: uma intervenção pedagógica em artes visuais(2019) Santos, Anderson Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190O Bullying se tornou um dos fenômenos de repercussões mundiais, um problema sem solução aparente e que tem levado caos as escolas,quer pública, quer particular, além disso, ocorrem em todo o eixo de contato humano. Neste trabalho, iremos focar no bullyingno ambiente escolar e em como os professores de artes podem intervir neste problema trazendo soluções sociais eficazes. No Brasil, existem muitas pesquisas que trazem ideias com motivos em que um aluno comete bullying com outro e como a vítima reage a este fenômeno. Na atualidade, envolvendo notícias de ataques e mortes, a mídia vem trazendo esse assunto cada vez mais aos telespectadores. Por fim, este trabalho visa trazer soluções ideais para coibir a prática do bullying como pecado mundial no contexto escolar.Item O papel da mulher na arte gráfica: uma reflexão sobre a ausência da profissional feminina nos registros bibliográficos(2019-08-03) Azevedo, Bárbara de; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/6643292400373087Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel da mulher no âmbito do design gráfico a partir de estudos em materiais didáticos sobre o tema. O referencial teórico contempla discussões acerca de trazer a importância do papel da profissional mulher nos livros didáticos sobre artes gráficas, bem como a falta deste conteúdo nos mesmos. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem em questionários com profissionais da área, assim como docentes e alunos da área do design gráfico. Espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas a partir deles contribuam para uma análise reflexiva sobre o tema afim de trazer a narrativa do porquê da falta de mulheres designers gráficas nos livros didáticos.Item Ressignificando o ensino de artes no século XXI: traçando um novo olhar para uma geração “Z”(2019-08-10) Silva, Uvilânia Santos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/8309038396363236Item Brinquedos ópticos e o cinema de animação em aulas de arte(2019-12-12) Oliveira, Severina Jaqueline Alves de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/6609050011569147Esta pesquisa teve como objetivo investigar como o cinema de animação é capaz de gerar fruição e conhecimento em Arte. Assim, propomos a realização de uma intervenção pedagógica, por meio de uma oficina sobre cinema de animação, em uma turma de estudantes do 5 ano, em uma escola da rede privada, da cidade de Paudalho-PE. Essa oficina visou gerar conhecimentos sobre cinema de animação e brinquedos ópticos, como meio de aprendizagem em arte. Neste sentido, a análise dos resultados da oficina foi feita por meio de observações e comentários dos estudantes e de suas respostas a um questionário que aplicamos. O referencial teórico contemplou discussões acerca da história da animação e de aprendizagem através da criação, refletindo sobre experiências realizadas em outros contextos. Tomamos a abordagem triangular, criada pela arte-educadora Ana Mae, como base para o desenvolvimento da oficina, contemplando os três momentos dessa abordagem: contextualização histórica, o fazer artístico e a apreciação artística. Os resultados dessa experiência obtidos pelos relatos dos estudantes e de informações sobre práticas de outros autores indicaram que é possível criar animação nas aulas de artes com o auxílio da tecnologia. A linguagem do cinema aliada à aprendizagem e a confecção de brinquedos ópticos propostos deram oportunidade aos estudantes de refletir sobre diversos temas, especialmente sobre arte, desenvolvendo novos conhecimentos.Item Oficina de produção de animação com Scratch: uma intervenção pedagógica em uma escola do ensino fundamental(2020) Guimarães, Paulo Sérgio Farias; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/1402752266512445Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como o software Scratch beneficia o processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola do ensino fundamental em Pernambuco. Foi realizada uma oficina de animação na referida escola através da disciplina de Artes Visuais e teve como referencial teórico, arte digital e educação, sob o ponto de vista da era digital. A animação para educação também foi referencial nesta análise. Foi contemplado neste referencial a história da animação e sua importância ao longo do tempo. Outro fator de referencia foi o software Scratch, por ser um aplicativo fundamental de suporte no desenvolvimento das animações realizadas nesta oficina, a análise do Scratch abarcou diversos fatores essências, teóricos e práticos citados no plano de ensino, no apêndice, como forma de fundamentar os conceitos aplicados em sala de aula e alcançar os objetivos da pesquisa. Os dados obtidos indicam que há uma considerável possibilidade de melhoria no processo de aprendizagem, principalmente no que tange a criatividade e a interatividade no desenvolvimento de novas competências. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a pesquisa mostrou-se satisfatória, alcançando seu objetivo e ratificando a importância de se utilizar a animação, desenvolvida através do aplicativo Scratch, como instrumento de prática pedagógica em sala de aula para pré-adolescentes no ensino fundamental II, sendo comprovada pelos resultados da atividade prática observadas através da oficina.Item A representatividade feminina na arte: um olhar sobre fotógrafas na contemporaneidade(2021) Santos, Ana Letícia Ribeiro dos; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317No cenário do mundo atual, vemos a forte presença de mulheres fotógrafas, contudo, para conseguirem seguir suas carreiras hoje, fotógrafas do passado precisaram superar barreiras quebrando estereótipos que ainda enfrentam em algumas áreas trabalhistas. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a trajetória de mulheres fotógrafas, falar sobre a representatividade feminina na fotografia e ressaltar o nome de três artistas contemporâneas. O referencial teórico contemplou discussões acerca da mulher no mercado de trabalho, desigualdade de gênero e a evolução da mulher em meio a sociedade. Ele foi estruturado em quatro tópicos: A mulher no mercado de trabalho, Artistas reconhecidas e Artistas estudadas. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisas através de entrevistas em vídeo e escritas além, documentários e artigos presentes na internet. Os dados obtidos indicam que existe um longo caminho a percorrer para enfim haver equidade em nossa sociedade. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que enquanto houver luta pelos direitos femininos, há a esperança de que todos os objetivos serão um dia alcançados e vale ressaltar que o presente artigo engloba uma diversidade de fatos e dados em relação a escassez de mulheres no mercado de trabalho incluindo na área profissional fotográfica.Item Materiais de baixo custo na criação de equipamento de apoio à produção audiovisual no contexto das aulas de Artes(2021-03-04) Rocha, José Palmito; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/2073393307247217O presente trabalho se propôs a analisar a viabilidade do emprego de materiais de baixo custo na criação de equipamento de apoio à produção audiovisual, no contexto das aulas de Artes no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com base na aplicação de questionário, com o intuito de saber as opiniões dos professores do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Vitória da Conquista – Ba, quanto às possibilidades de usos desses materiais. Os resultados revelaram que para os professores pesquisados vale a pena investir no uso de materiais de baixo custo para produção de equipamentos. Eles reconheceram que os benefícios compensam o esforço necessário à realização de atividades práticas com estes materiais, pois além de serem simples, baratos e fáceis de adquirir, o seu uso está relacionado à ideia da sustentabilidade e da reutilização de materiais e objetos, com isso o aluno é incentivado a transformar, criar e recriar. Consoante a isso, esta pesquisa demonstrou que há alternativas viáveis e inovadoras de equipamentos para produção audiovisual, nos projetos escolares e atividades práticas, nas aulas de Artes da escola pública, mesmo com todas as suas limitações.Item O ensino da Arte na EJA e o seu papel para formação do sujeito: um estudo de caso do Projovem Urban(2021-07-31) Silva, Leticia Lima Feliciano da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos de uma intervenção pedagógica para a EJA, voltada para criação de desenhos artísticos inspirados na compreensão textual e musical a partir da reflexão sobre o desenho artístico associado à leitura e à música enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem, abordando propostas de dinamização de aulas e conteúdos na Educação de Jovens e Adultos. O referencial teórico contempla discussões relevantes, por meio de documentos como o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular, trazendo reflexões sobre a importância do ensino das Artes Visuais bem como os principais desafios relacionados a Educação de Jovens e Adultos, apresentando também pensamentos de outros autores sobre essa modalidade de ensino e suas especificidades. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na observação de aulas práticas de desenhos artísticos inspirados na contextualização musical no âmbito da disciplina de artes na EJA e na aplicação de um questionário aos estudantes participantes. Os dados obtidos permitiram concluir que o seguinte projeto contribuiu para o desenvolvimento do aluno da EJA, bem como para a sua formação quanto sujeito. Isso se mostra através das produções dos desenhos realizados pelos alunos, onde foi possível reforçar o entendimento de que o desenho é uma forma de linguagem, na qual através dela é possível expressar a individualidade, especificidade, expor sentimentos e concepções de mundo por meio de cada produção, dando voz a esses sujeitos e os tornando protagonistas, e as discussões propostas a partir dos dados contribuem para reflexões sobre intervenções pedagógicas na aplicação de projetos artísticos de aprimoramento e estimulo à percepção visual e auditiva nas aulas de artes na Educação de Jovens e Adultos.Item A fotografia como método de divulgação das obras de artes de acervos institucionais(2021-07-31) Monteiro, Josimar Alves; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6993483726509423Este trabalho descreve uma pesquisa que teve como objetivo analisar a fotografia como método de divulgação de obras de artes de acervos institucionais, adotando como caso o projeto Artes da UFRPE. A fundamentação teórica da pesquisa contemplou uma discussão sobre a fotografia como método de catalogação de acervo institucional e sobre a divulgação de artes no contexto da rede social. Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, a partir de um estudo de caso, tendo sido adotado o Projeto Artes da UFRPE. Os dados coletados são apresentados na seção dos resultados organizados em três subseções, discussão sobre as instituições públicas que realizam a divulgação dos seus acervos artísticos no Instagram, na observação dos recursos utilizados para as publicações das fotografias no perfil do projeto Artes da UFRPE na rede social e na análise das entrevistas com os fotógrafos que registraram as imagens da catalogação do acervo das obras de artes da instituição, com o objetivo de compreender as percepções desses profissionais ao executar essa ação. A partir da metodologia adotada foi possível identificar o Projeto Artes da UFRPE como único que promove a divulgação do acervo artístico da universidade pública na região Nordeste, via Instagram. Além disso, constatou-se a relevância dessa rede social como um considerável mecanismo para a realização da divulgação das artes.Item A contação de histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística(2021-07-31T03:00:00Z) Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0447878806420974A contação de histórias nos proporciona esse viajar além do tempo, de reviver momentos que nos levam a sentir cheiros e sabores, sensações e emoções. Esta pesquisa objetiva apresentar as contribuições do Projeto Brincarte UFRPE com as atividades com as contações de histórias desenvolvidas nas escolas e ONGs da Prefeitura do Recife. Nesse contexto, relatar as contribuições da contação de histórias do Projeto Brincarte para o desenvolvimento do sujeito leitor em uma perspectiva artística. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da atividade de contação de história para o desenvolvimento da criança no Projeto Brincarte. Trata-se de um projeto de extensão para a arte-educação na concepção que envolve o lúdico em suas diversas facetas, como forma de impulsionar uma aprendizagem a partir do resgate das contações de histórias, antigas brincadeiras, da produção artística, da confecção de brinquedos com material reciclável e diversas ações que remetem o desenvolvimento infantil de forma holística e divertida. E ainda, a autora desta pesquisa atua como monitora buscando incentivar a leitura para as crianças, para o desenvolvimento, criatividade e ludicidade da criança. O referencial teórico contempla procedimentos metodológicos a serem adotados, consistem em fazer uma entrevista com um roteiro com perguntas, onde as monitoras do Projeto Brincarte, revelam informações sobre as experiências vividas pelas crianças na hora da contação de histórias, o que elas percebem nas crianças nesse universo do sonho, da imaginação, da fantasia e de forma lúdica. Portanto, espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas, a partir deles contribuam para que as crianças se tornem um sujeito leitor. Sendo assim, todo o percurso busca traçar as diferentes formas de ver, sentir, pensar e constituir-se no mundo da arte. Nesse sentido, propondo uma reflexão da contação de histórias em uma perspectiva artística.
