TCC - Bacharelado em Agroecologia (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/3135

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Movimento e agroecologia: caminhos de construção do eu-educadora
    (2025-04-15) Brasileiro, Amanda Kelly Gonçalves; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/7451479145200832
    Este memorial apresenta a minha trajetória durante a formação no Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular, da Universidade Federal Rural de Pernambuco no período de 2019-2024. Por meio de uma análise reflexiva e utilizando de registros escritos/fotográficos por mim sistematizados durante aulas, pesquisas de campo, imersões e culminâncias, desenvolvo minha caminhada no curso a partir do enfoque nos etnoagroecossistemas adotados. Para aprofundar o percurso de formação, busco passar por cada eixo temático do curso, destacando os acontecimentos mais importantes e em formato de linha do tempo, contemplo todos os períodos, do primeiro ao oitavo, refletindo acerca das temáticas abordadas: extensão rural agroecológica e movimentos sociais e agroecologia. A partir dos caminhos que encontrei, faço a relação entre as temáticas de aprofundamento e a minha construção enquanto agroecóloga-educadora, trazendo para o texto a minha participação no movimento social e em projetos de extensão universitária.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Construção de conhecimentos em agroecologia: memórias dos caminhos que percorri e das transformações que vivi
    (2025-03-17) Sampaio, Malu Rocha; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/3812230754378461
    Desde que ouvi falar em agroecologia, me senti profundamente encantada pelos seus princípios e diretrizes, tendo como ideal a busca por formas de existir em consonância e respeito com as naturezas e seus ciclos, os territórios e suas particularidades, as culturas nas suas inúmeras expressões, as tradições com seus ensinamentos e a sociedade e toda sua diversidade. O objetivo deste trabalho é descrever o meu percurso, enquanto estudante do curso de Bacharelado em Agroecologia, com ênfase em Campesinato e Educação Popular – BACEP, e como ele foi se moldando a partir do que eu sou, dos territórios que frequentei, das práticas, descobertas, relações, afinidades e inúmeros aprendizados que fui construindo ao longo dessa intensa caminhada. Foi utilizada a metodologia imersiva, tendo em vista os processos educativos vinculados sempre às práticas reais do cotidiano, sejam elas durante as atividades em campo, as imersões, os estágios, os programas que fiz parte, entre outros. Observando todo esse caminhar, percebo o quanto mergulhei nas relações de produções que buscam formas mais autônomas e sustentáveis; escoamento da produção e garantia de melhores rendas; acesso a políticas públicas; e processos de cooperação e autogestão.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O manejo da agrobiodiversidade e estratégias de conservação de sementes vegetais na Agroecologia
    (2025-03-18) Silva, Ângela Rossana Costa da; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/2097284574561161
    Este memorial apresenta a minha vivência e experiências durante os quatro anos de formação no curso de Bacharelado em Agroecologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que iniciou no ano de 2021 e terminou no ano de 2025. O objetivo deste memorial é relatar a minha trajetória acadêmica por meio de uma análise reflexiva e sistemática dos principais aprendizados, desafios, eixos e temas abordados ao longo dos semestres. A metodologia utilizada baseou-se nas memórias acadêmicas revisitadas a partir do processo vivido, dos materiais produzidos e textos indicados durante o curso, possibilitando a construção de uma narrativa que integrasse os aspectos mais marcantes da formação. Os principais instrumentos utilizados foram os relatórios produzidos, as viagens de imersão, os arquivos audiovisuais, as aulas remotas, os cadernos e os registros das culminâncias. Este memorial é composto por três partes: na primeira parte, apresento a minha identidade, na qual descrevo de forma sintetizada os momentos da minha vida pessoal, tanto no estado no Rio Grande do Norte, como em Pernambuco, e a trajetória educacional, onde relato o início da minha vida educativa, a realização dos cursos técnicos e a minha entrada na universidade. Na segunda parte, trago a linha do tempo, destacando os desafios, os principais aprendizados, eixos e temas mais relevantes do primeiro ao oitavo período; os estágios supervisionados obrigatórios, realizados no primeiro e oitavo período; e os dois temas de aprofundamento, em diálogo com as experiências vividas e com os diferentes pontos de vista acerca dos temas. Na terceira e última parte, apresento o fechamento da minha trajetória acadêmica, retomando os desafios e os aprendizados, concluindo essa trajetória afirmando que a minha caminhada como agroecóloga e educadora continua no aprendizado, na partilha e na contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Agroecologia e ancestralidade - encantamento e fortalecimento da identidade e lutas camponesas nos Sertões de Crateús-CE
    (2024-03-07) Silva, Jaislânia Araújo; Figueiredo, Marcos Antonio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4886000173439874
    This Academic Memorial presents my trajectory over the four years of the Bachelor's degree in Agroecology-UFRPE, structured in a timeline format, with the aim of presenting, analyzing and reflecting on this experience, the learning acquired, the remarkable moments and teaching, research and extension activities. The construction took place through review of notebooks, texts, photos, videos and conversations with friends and family. It reveals my life story and how I chose the course and Agroecology. It describes, analyzes and reflects on the themes of Peasantry, Agroecology and Feminism, Embroidery as art-education, which marked me during this period, and were important in my professional and personal training. Recognizing the valuable role of peasants in the construction of agroecology and embroidery as an artistic/cultural instrument, capable of enriching and enhancing teaching-learning processes.