TCC - Licenciatura em História (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/460

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Item
    "A descer, a subir, a quicar e rebolar": uma história das disputas contemporâneas em torno do Brega em Pernambuco
    (2023-09-20) Silva, Johnny Rodriguez Alves da; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/6776678387517275
    Este trabalho de cunho exploratório aborda a trajetória contemporânea do Brega enquanto expressão cultural pernambucana desde seu surgimento nos anos 1990 até o ano de 2023. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou identificar o surgimento da manifestação cultural, os momentos de tensão entre os artistas e instâncias políticas locais e o processo de reconhecimentos do Brega como expressão cultural pernambucana e Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Patrimônio histórico cultural no ensino de história: análise do currículo de Pernambuco
    (2024-03-04) Carmo, Maryanne Kelly Freitas do; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/6062169215915102
    Este artigo tem por objetivo analisar a presença da discussão sobre Patrimônio Histórico Cultural no Currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental, edição de 2019, destinado aos Professores e Escolas do Ensino Fundamental da Rede de Ensino do Estado de Pernambuco. Utilizou-se como metodologia a análise comparativa e qualitativa dos textos base, Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Pernambuco, buscando compreender a inserção do conhecimento sobre Patrimônio Histórico Cultural. Algumas perguntas são levantadas com a intenção de observar se o conteúdo oferecido gera reflexão sobre a temática do patrimônio na formação do alunado e/ou se as inserções dos conteúdos ao longo dos currículos suprem as necessidades formativas consonantes ao que se esperaria do desenvolvimento de um indivíduo nesta fase escolar. Deste modo, pretende-se discutir sobre como este objeto de estudo tem sido inserido no Ensino de História da Educação Básica do Estado de Pernambuco.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    História de um legado: a pesca artesanal como patrimônio
    (2021-03-04) Targino, Gustavo Maia; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As influências das Cartas Patrimoniais sobre a legislação brasileira de salvaguarda do patrimônio histórico-cultural (1962-1988)
    (2021-07-14) Jesus, Anderson Bezerra de; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/0156112897210399
    O entendimento acerca do patrimônio cultural permite o desenvolvimento da salvaguarda dos bens históricos, elaborando estratégias preservacionistas e socioeconômicas, através da criação de políticas públicas. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por proposta a problematização do conjunto de orientações internacionais, através das Cartas Patrimoniais na legislação nacional e seu impacto na proteção do patrimônio histórico-cultural brasileiro. Tomamos como recorte histórico o período entre a Recomendação de Paris de 1962, e a promulgação da Constituição Brasileira de 1988. Como metodologia, realizamos pesquisas bibliográficas utilizando os conceitos de patrimônio cultural desenvolvido por François Hartog (2006), a relação entre cultura e memória proposta por Joël Candau (2011), e de representação social de Sandra Pesavento (2013). Observamos os termos recorrentes das diretrizes internacionais, sendo eles: a definição e a discussão acerca do bem cultural, o debate sobre a questão urbanística, e a formulação das políticas públicas de preservação do patrimônio histórico-cultural nacional através da definição do Patrimônio Mundial. O conjunto de dados acessados foi ordenado cronologicamente, e as informações foram cruzadas, tendo como resultado a confirmação da influência das Cartas Patrimoniais na criação de medidas de salvaguarda do patrimônio no país.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá: história de um patrimônio brasileiro
    (2021-12-13) Andrade, Jefferson José Batista; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/9972797901896641
    Este trabalho tem como objetivo analisar aspectos relativos à história da Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá. Com esse intuito, foi realizada uma revisão historiográfica sobre as fortificações localizados nas Capitanias de Pernambuco e do Norte. Buscamos também entender a importância geoestratégica dessa construção, entre os séculos XVII e XVIII, enquanto peça de defesa das Capitanias de Itamaracá e Pernambuco. Por fim, realizamos um estudo sobre o conceito de patrimônio cultural, buscando compreender o significado do reconhecimento e importância dos bens culturais e como a fortaleza de Itamaracá se insere nesse conjunto patrimonial composto por diversas fortificações espalhadas no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um olhar sobre a Educação Patrimonial no ensino de História: atividades prático-pedagógicas nos livros didáticos
    (2020-10-26) Guimarães Junior, Jaime de Lima; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; Oliveira, Ana Lúcia do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0223016826925051; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/4005295198649923
    As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que repercutiu também na produção de conteúdo para o ambiente escolar. Desta forma, ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar nestes livros esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Oficinas de Pré-História no museu Louis Jacques Brunet
    (2019-12-02) Santos, Thaynara de Souza; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/2043353025849710
    Em um mundo globalizado onde as diferentes linguagens atravessam os sujeitos, os museus se vêm na necessidade de acompanhar as mudanças nos meios de sensibilização do olhar das comunidades sobre seus patrimônios culturais. Esta monografia preocupa-se em apresentar oficinas de Pré-história que trazem uma forma atrativa de abordagem de conteúdo histórico. A Educação Patrimonial é uma metodologia de ensino oferecida por Maria Lourdes Parreira Horta que, através de atividades participativas, permitem aos alunos explorarem os significados de cerâmicas indígenas pré-históricas pertencentes à exposição do Museu Louis Jacques Brunet. Estas oficinas tiveram sua relevância por despertar nos estudantes o espírito crítico sobre a cultura material. Este trabalho também realiza uma análise qualitativa de resultados didáticos obtidos durante a aplicação das oficinas. Este é um trabalho pedagógico para que os saberes continuem a serem produzidos e transformados de maneira crítica e coletiva através do encontro com os Patrimônios Culturais em museus pois, acreditamos que estes patrimônios são expressões vivas da cultura dos povos e que por isso merecem ser reconhecidos e preservados.