TCC - Licenciatura em História (Sede)
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Item Ensino de História & história local: a constituição de um jornal digital na Escola de Referência Estadual Mardônio Coelho, Bomba do Hemetério, Recife - PE(2024-09-25) Correia, Ozeane Maria de Moura; Britto, Aurélio de Moura; http://lattes.cnpq.br/5266624197764867; http://lattes.cnpq.br/8251557569905836Este estudo explora as potencialidades da integração da História Local no ensino de História por meio de uma proposta pedagógica da constituição de um jornal digital no bairro da Bomba do Hemetério, em Recife, Pernambuco. O objetivo principal é analisar como a valorização da História Local pode potencializar o ensino e conectar os estudantes com sua comunidade. A partir uma abordagem qualitativa e do método pesquisa-ação, a pesquisa baseia-se na interpretação de fontes primárias e secundárias para examinar o impacto da colaboração entre escola e comunidade. A unidade escolar tematizada será a Escola de Referência Estadual Mardônio Coelho, a única escola estadual pública de ensino médio no bairro, e o impacto da introdução do jornal digital "Bomba Cultural" como ferramenta pedagógica. Os resultados demonstram que a integração da história local no currículo escolar, através do jornal, promove um maior envolvimento dos alunos e uma compreensão mais profunda da sua identidade cultural e histórica. O estudo destaca a importância da colaboração entre a escola e a comunidade para uma educação mais contextualizada e significativa.Item Construindo pontes no tempo: estratégias para a implementação de uma educação patrimonial em Abreu e Lima(2024-09-12) Santos, Luíza Barbosa dos; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/0144840372433845Este artigo busca propor estratégias para a implementação de uma educação patrimonial em Abreu e Lima, utilizando a metodologia de revisão bibliográfica com base nas publicações do IPHAN. O projeto, denominado "Inventariar Abreu e Lima" surge da necessidade de valorizar e preservar a história do município, promovendo a articulação entre a comunidade e seu patrimônio. A educação patrimonial é vista como uma ferramenta essencial para enfrentar a problemática da falta de instituições que preservem a memória local e o desconhecimento da população sobre sua própria história. O artigo apresenta um panorama da evolução da Educação Patrimonial no Brasil, analisa a trajetória histórica de Abreu e Lima, desde sua formação colonial até sua emancipação como município. As estratégias propostas envolvem a participação de alunos, familiares e a comunidade em atividades de levantamento, coleta, análise de fontes e divulgação, com o objetivo de fortalecer a identidade cultural e o sentimento de pertencimento dos moradores. Enfrentando desafios como a necessidade de recursos e apoio institucional, sugere-se a utilização de recursos da Lei Aldir Blanc do município para viabilizar o projeto. Conclui-se que a Educação Patrimonial pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de várias esferas do município.Item Populações indígenas no sul de Pernambuco: o caso do Riacho do Mato e da Colônia Socorro (1860 - 1880)(2023-09-20) Ferreira, Ailton Robson de Oliveira; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/0537716810045849O presente trabalho tem como objetivo principal compreender o processo de formação e desestruturação do aldeamento indígena na região do Riacho do Mato entre as décadas de 1860 e 1880, localizado ao sul da província de Pernambuco, próximo à fronteira com Alagoas. É central para a análise a compreensão da convergência e das interações entre diferentes sujeitos históricos que habitavam ou circulavam por esse território, indígenas e não indígenas. Após a extinção do aldeamento do Riacho do Mato, em 1873, foi criado no mesmo lugar a Colônia Socorro para receber migrantes da seca do interior da província. Mesmo com uma duração curta, 1878-1880, a Colônia foi motivo de profundas transformações no local devido ao ingresso de milhares de novos moradores, à reestruturação do território e da administração pública.Item Qual é o lugar da história local no Ensino Médio? O caso da Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo - Camaragibe/PE(2021-12-15) Fonseca, Kerolayne Gomes da; Andrade, Juliana Alves de; Bandeira, Élcia de Torres; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4148170431364464A utilização da história local apresenta-se como uma ferramenta que promove o debate da identidade histórica, fornecendo aos estudantes a aproximação das suas realidades com o debate historiográfico. Desta forma, o presente trabalho de cunho qualitativo tem por objetivo investigar os conteúdos sobre a história de Camaragibe que são discutidos durante as aulas e as práticas pedagógicas dos professores de História que atuam no Ensino Médio na Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo, estabelecimento pertencente à Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Buscamos entender como o ensino de História local no Ensino Médio oferece auxílio no processo de reconhecimento desses indivíduos como sujeitos históricos capazes de perceber que a História não está acabada, mas encontra-se em permanente construção.
