TCC - Licenciatura em História (Sede)

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    Os indígenas aldeados e a guerra na documentação administrativa da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais no Brasil (1630-1647)
    (2019-07-20) Silva, Lucas de Lima; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/1677345577430632
    Neste artigo, abordaremos a atuação dos indígenas aldeados enquanto força militar auxiliar na expansão e salvaguarda do território conquistado pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais à América Portuguesa no século XVII. Os questionamentos subjacentes que culminaram na realização desta pesquisa baseiam-se nos conceitos, discussões teóricas e métodos característicos de um Domínio Histórico que emergiu na Historiografia Nacional a partir das últimas décadas do século XX: a “Nova História Indígena”. Os trabalhos deste campo têm legado uma reavaliação importante do impacto das ações de indivíduos e grupos ameríndios sobre processos e eventos históricos, à luz de reinterpretações de certos conceitos, bem como a partir da crítica a historiografias anteriores. Para a concretização da proposta, analisaremos essencialmente fontes administrativas neerlandesas no intuito de identificar a extensão – quantitativa e qualitativa – do emprego militar de indígenas aldeados, a relação destes com a atividade bélica durante o período citado e a centralidade do sistema de aldeamento colonial para as práticas de neerlandeses e indígenas diante da guerra.
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    A importância de conteúdos digitais para o ensino de História: articulação política indígena e revisão historiográfica
    (2024-09-23) Lima Filho, Henrique Rodrigues; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/8646187137396793
    O presente artigo teve como objetivo apontar as ações dos povos indígenas no tempo presente como protagonistas na construção histórica do país. Discutimos a Lei nº 11.645/2008 determinando o ensino de história e culturas dos povos indígenas nas escolas do Brasil e que é fundamental em todo o processo de ensino sobre essa temática. Realizamos uma breve revisão historiográfica de autores importantes para pensar o tema. Por fim, tratamos das ações no tempo presente dos povos indígenas enfatizando conteúdo publicado em redes sociais, com potencial de se tornar subsídios para ser utilizado no ensino da história indígena no Brasil.
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    Uma dupla perspectiva no ensino de História e história indígena: reflexões acerca de uma produção didática indígena e não indígena
    (2023-04-19) Barros, Paloma Fernanda Silva; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/9965995102025161
    Esta monografia apresenta uma análise acerca das abordagens e perspectivas do ensino de história e história indígena, a ser realizada de forma comparativa entre o livro didático “História.doc (6º ano)” de autoria de Ronaldo Vainfas (2018), aprovado para o PNLD 2020 e o livro didático “História Indígena” (KAXINAWÁ, J. P. M. et al, 1996) produzido pela Comissão Pró-Índio do Acre. Tenciona-se, portanto, identificar através da Lei 11.645/2008 os aspectos de importância do ensino de História e Cultura Indígena nos livros didáticos. Em consonância, pretende-se analisar as abordagens historiográficas dos conceitos propostos e compreender as metodologias de utilização de fontes históricas em ambas as obras. Os livros analisados possuem autores que pertencem a grupos étnicos distintos e isso pode ser observado nos aspectos mais gerais dos materiais didáticos. Com base nos assuntos supracitados, apresentam-se, portanto, reflexões, estudos e indagações sobre dinâmicas de exposição do conteúdo histórico em livros didáticos.