TCC - Licenciatura em História (Sede)
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Item A canção popular como recurso didático no ensino de História: um estudo sobre concepções e práticas docentes(2019-12-13) Andrade, Lukas Alisson Gouveia de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/4795559345410177Este artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes a respeito do uso da canção popular no Ensino de História. Para tanto, realizamos entrevistas com docentes de História atuantes na educação básica. Nossa amostra considerou professores mestrandos e egressos do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados foram analisados a partir de abordagem quali-quantitativa e da análise de conteúdo a partir das categorias: concepções docentes, planejamento, procedimentos em sala de aula e avaliação.Item Patrimônio histórico cultural no ensino de história: análise do currículo de Pernambuco(2024-03-04) Carmo, Maryanne Kelly Freitas do; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/6062169215915102Este artigo tem por objetivo analisar a presença da discussão sobre Patrimônio Histórico Cultural no Currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental, edição de 2019, destinado aos Professores e Escolas do Ensino Fundamental da Rede de Ensino do Estado de Pernambuco. Utilizou-se como metodologia a análise comparativa e qualitativa dos textos base, Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Pernambuco, buscando compreender a inserção do conhecimento sobre Patrimônio Histórico Cultural. Algumas perguntas são levantadas com a intenção de observar se o conteúdo oferecido gera reflexão sobre a temática do patrimônio na formação do alunado e/ou se as inserções dos conteúdos ao longo dos currículos suprem as necessidades formativas consonantes ao que se esperaria do desenvolvimento de um indivíduo nesta fase escolar. Deste modo, pretende-se discutir sobre como este objeto de estudo tem sido inserido no Ensino de História da Educação Básica do Estado de Pernambuco.Item A progressão do conhecimento histórico no livro didático: o caso da aprendizagem da história africana na obra "História, Sociedade e Cidadania"(2023-09-20) Leitão, Yasmin Christine Coutinho de Sá; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5774549955948393O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a progressão do conhecimento histórico no livro didático do 8 ano da coleção ‘História, Sociedade e Cidadania’ (2018), escrito por Alfredo Boulos Júnior. Para tal, observou-se a partir da Análise de conteúdo, como os temas/problemas ligados a História da África foram abordados na sessão destinadas aos exercícios, atividades de revisão e itens de avaliação. Ao longo do texto, lançamos mãos dos fundamentos dos dispositivos legais e de referências bibliográficas.
