TCC - Licenciatura em História (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/460
Navegar
14 resultados
Resultados da Pesquisa
Item “Policiar é civilizar”: policiamento e projeto civilizador no Recife oitocentista (1842-1845)(2025-03-20) Gomes, Amanda Caroline Barbosa; Silva, Wellington Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1213688229016782; http://lattes.cnpq.br/2678112330462560Este artigo tem como objetivo explorar a ação da polícia no espaço público e o seu papel na implementação de um processo civilizador nas ruas do Recife oitocentista, de 1842 a 1845. Para tanto, foi necessário contextualizar por que se transformam a instituição, a conduta e a constituição afetiva de pessoas, usando como pano de fundo a obra de Norbert Elias intitulada: O Processo Civilizador (1994). Inicialmente discutimos o processo civilizador que as elites dirigentes tentavam implementar no Recife, fazendo uso de aparatos policiais em moldes burocráticos. Recuperamos usos de conceitos teóricos como governamentalidade e antidisciplina, considerados ímpares para que o leitor compreenda como nos oitocentos houve uma tentativa de normatizar comportamentos de pessoas consideradas não civilizadas. Em seguida ocupamo-nos com a análise da estruturação interna do Corpo de Polícia no período em tela. Por fim, verificamos as ações de policiamento, práticas e técnicas de governo para estabelecer a ordem social e garantir a tranquilidade pública, passeando por documentos manuscritos da polícia disponíveis no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano na coleção da Polícia Civil. Com isso, pretendemos mostrar as raízes históricas das atribuições legais que conhecemos hoje desse aparato estatal teoricamente tão atrelado e comprometido ao combate da criminalidade, e contribuir também para a ampliação de estudos com a temática da polícia na historiografia brasileira, que vem se construindo lentamente.Item O cuscuz na culinária recifense: perfil de consumo e sua inserção na gastronomia de Recife(2024-10-01) Silva, Nikolle Miguel da; Correia, Bruno Celso Vilela; http://lattes.cnpq.br/2359425137602779Este estudo analisa o cuscuz como símbolo cultural e gastronômico na Região Metropolitana do Recife, com foco em sua crescente popularidade e diversidade de pratos nos bares e restaurantes locais, além de uma pesquisa analisando os métodos de preparo, frequência de consumo e importância para a população da Região Metropolitana do Recife . Foram investigados três estabelecimentos: Bar do Cuscuz, Fome de Cuscuz: Cuscuzeira Cafeteria e Creperia, e Garagem Tapiocaria. A pesquisa revela que o cuscuz se consolida como um prato versátil, capaz de se adaptar a diferentes gostos e preferências, a análise dos cardápios, métodos de preparo e receptividade dos clientes mostra que o cuscuz tem um consumo frequente e elevado, sendo um alimento democrático, acessível e altamente valorizado. O estudo também destaca a fusão de ingredientes tradicionais, como o queijo coalho e a carne de sol, com inovações nos acompanhamentos e apresentação, evidenciando a constante evolução do prato. Além disso, a presença crescente de novos restaurantes especializados no cuscuz reforça sua importância na identidade cultural e gastronômica da região. O cuscuz transcende sua função de alimento, simbolizando a conexão entre gerações e a preservação de tradições. A pesquisa conclui que o cuscuz, além de ser um ícone da culinária nordestina, é um elemento essencial na dieta diária dos habitantes, unindo simplicidade, tradição e inovação.Item Os objetos utilitários de cozinha e mesa posta no Recife oitocentista: a cerâmica como modelagem da cultura(2024-09-27) Moura, Dayane Gomes de; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/0346614970748528O presente trabalho monográfico explicita os usos da cerâmica utilitária para cozinha e mesa posta no Recife Oitocentista. Deste modo, procurou-se compreender as modificações sociais e estruturais na cidade do Recife imbuídas do olhar modernizante. Como também, as relações estabelecidas entre o Sítio Histórico do Pilar e os fragmentos encontrados - com destaque para as cerâmicas - e por fim, de como a arte e o patrimônio são construções sociais. Dispõe do objetivo de compreender a relação estabelecida entre os objetos cerâmicos e o cotidiano oitocentista, examinando o que estava posto para a cidade, para então analisar os fragmentos - reconstruindo-os se necessário, e o consumo de objetos cerâmicos entre os grupos sociais do século em análise. Com o intuito de alcançar tais objetivos utilizou-se como método as abordagens, qualitativa - a materialidade, quantitativa - recorrência no sítio arqueológico e a comparativa - cultura ceramista versus seus utilizadores. Os resultados, por sua vez, revelaram a presença plural de objetos cerâmicos, destacando-se as panelas, alguidares e jarras. Diante dos resultados, podemos concluir que a arte cerâmica é ampla e que o registro arqueológico revela as facetas das vivências sociais tanto dos antigos moradores do Pilar, quanto do próprio Recife.Item O vício degradante do coração do homem: arqueologia e o consumo de bebidas alcoólicas no Recife oitocentista(2024-02-29) Sampaio, Anthony Vinícius Souza; Luna, Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/2140646935718545O presente trabalho tem por objetivos observar as posturas sociais e médicas na cidade do Recife oitocentista relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas, frente às mudanças no âmbito social e higienista que vão se consolidar principalmente a partir da segunda metade deste século. Com a mudança do regime governamental do Brasil de Colônia para Império, vemos que a realidade da população muda de acordo com o cotidiano e a adaptação a novas maneiras e costumes. O Recife, sob a influência das sociedades europeias, sobretudo a França e a Inglaterra, inicia um processo de “modernização”, que perdura por todo este século, afetando o dia a dia de toda a população, no qual a elite passa a buscar um novo modelo de sociedade. Essa procura também afeta o contexto do consumo das bebidas alcoólicas, que vai passar por inúmeras imposições em sua prática, ditada pela elite. Com isso, a partir dos estudos bibliográficos acerca da cidade, as fontes históricas escritas, e dos fragmentos de garrafas e garrafas inteiras de vidro (cultura material) proveniente das escavações arqueológicas do Sítio Arqueológico do Pilar, no Bairro do Recife, baseamos nossa análise para compreender um pouco mais a história da sociedade recifense a partir de seu cotidiano, através de uma visão cultural e social.Item O movimento abolicionista na cidade do Recife: atividades legais e extralegais entre os anos de 1884 a 1888(2024-02-22) Paz, Julyany Sarah do Nascimento; Santos, Maria Emília Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000; http://lattes.cnpq.br/0911540409143559Este artigo tem por objetivo trazer a história do movimento abolicionista na cidade do Recife, enfatizando as ações legais e ilegais que possibilitaram a libertação de diversos escravizados na década de 1880. A construção narrativa do trabalho se apoiará em uma linguagem simples e direta, tornando-o acessível não só ao público da academia, mas aos mais variados leitores que tenham interesse no tema. Em 13 de maio de 1888, o Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão. Esta condição não foi resultado da benevolência do Estado, mas sim de uma pressão social intensa que adveio do movimento abolicionista e da própria resistência escrava. Em Pernambuco, as corporações antiescravistas foram responsáveis por promover diversas ações legais e extralegais pela causa da abolição. Transitando entre a legalidade e ilegalidade, os abolicionistas da cidade do Recife tornaram possível a libertação de vários cativos ao longo do século XIX, principalmente entre os anos de 1884 a 1888. A longo prazo, a atuação do movimento abolicionista tomou uma grande proporção, e foi fundamental para que a Abolição fosse alcançada no país.Item Festejos e controle social: os bailes carnavalescos no Teatro de Santa Isabel (Recife, 1850 - 1855)(2023-04-28) Barros, Rayane Nathaline Dias de; Silva, Wellington Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1213688229016782; http://lattes.cnpq.br/7100858196009882O presente trabalho surge com o propósito de analisar as práticas de manifestações carnavalescas oitocentistas ocorridas na cidade do Recife, especificamente dentro do Teatro de Santa Isabel, entre os anos de 1850-1855. E como a propagação desses festejos possibilita a compreensão da atuação de alguns mecanismos de controle social da sociedade da época. A escolha do recorte temporal se justifica com a inauguração do Teatro Santa Isabel – como símbolo de civilização para a sociedade recifense da época, visando analisar a propagação dos bailes carnavalescos promovidos dentro desse espaço privado, em detrimento às manifestações do entrudo. A partir da análise de manifestações culturais podemos compreender a sistematização de atuação do poder controlador da classe dominante do Recife oitocentista, como também analisar de que forma os instrumentos de comunicação possuíam papel importante nessa construção de um ideal civilizatório, que tendiam a marginalizar as manifestações da camada mais popular da capital recifense no Oitocentos (1850-1855). É nesse cenário de disputas por espaços de sociabilidades na capital Pernambucana, que iremos averiguar a tentativa de construção de uma sociedade civilizada, que buscava romper com algumas manifestações culturais que não atendiam ao progresso civilizatório pretendido por uma elite escravocrata.Item Descompassos no carnaval de rua do Recife na década de 1930: o caso do Quartel General do Frevo(2021-12-09) Barros, Gleicielly Maria Pereira de; Albuquerque, Mariana Zerbone Alves de; http://lattes.cnpq.br/8419255160811830; http://lattes.cnpq.br/3623672413182978Entendendo que há um discurso sobre a festa carnavalesca ser democrática e corresponder a um momento em que não vigora a segregação social, este artigo busca compreender o brinquedo como manifestação cultural na cidade do Recife da década de 1930, observando as desigualdades e tensões sociais inseridas no Carnaval de Rua da cidade. Para isso foi necessário entender a gênese da festa em Recife, seu desenrolar e o surgimento do Frevo como expressão carnavalesca típica da localidade; sendo estudada, também, a ocorrência do carnaval no espaço público. Por fim, foram analisados os conflitos do "Quartel General do Frevo", localizado na Praça da Independência, de modo representativo ao cenário político da modernidade na cidade dos anos 1930. A metodologia compreende a realização de uma revisão bibliográfica, partindo de fontes secundárias de referência sobre o carnaval do Recife.Item Da moralidade à transgressão: a moda feminina na cidade do Recife entre os anos 1916 a 1920(2021-02-24) Lima, Thays de Souza; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/3891718129870477Este trabalho objetiva analisar de que forma as novidades presentes na moda recifense, entre os anos de 1916 a 1920, se contrapõem aos modelos tradicionais de gênero e padrão da mulher ideal, representando tanto uma ruptura nos costumes quanto uma ferramenta de transgressão feminina. A escolha do recorte temporal se justifica em razão das novidades que são apresentadas com o desfile da Casa Gondim, ocorrido no ano de 1916, além das mudanças na moda nos primeiros anos do pós guerra que precedem os chamados “anos loucos”. Para tal, a metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica e análise de jornais e revistas do período, de modo a identificar os elementos que contribuíram para a inserção de novas práticas na sociedade. Com base nisso, investigamos como as mudanças espaciais e as inovações ocorridas nas práticas de socialização, bem como sua influência na importação e uso de novas tendências de moda, representaram uma ameaça ao modelo de moralidade que regia a sociedade recifense no período, refletindo na representação do macho nordestino e na figura da mulher de boa família. O referencial teórico apresentado ao longo deste trabalho, nos auxiliou na análise a respeito da relação entre a moda e construção simbólica dos gêneros em perspectiva binária. Os conceitos de habitus, distinção e campo em Pierre Bourdieu, contribuíram na compreensão da moda enquanto prática cultural, percebendo sua utilização como dispositivo de poder simbólico, a fim de reafirmar papéis e características esperadas na binariedade relacional entre feminino e masculino. O conceito de gênero desenvolvido por Joan Scott nos permitiu pensar a concepção de feminilidade como uma categoria histórica, que varia de acordo com o contexto e as relações de poder do período. Dessa forma, as transgressões presentes na moda feminina, no recorte temporal da presente pesquisa, delinearam novas formas de “ser mulher”, mostrando que a moda, enquanto prática cultural, tanto pode ser utilizada como ferramenta de disciplina dos corpos, quanto como discurso que desnaturaliza os ideais morais e biologizantes atribuídos ao feminino.Item Perseguição às religiões de matriz africana no Recife: a imprensa e seu poder de influência (1937 - 1945)(2021-07-13) Carneiro, Jonas Durval; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/4398740179310707O presente trabalho tem como objetivo analisar a perseguição sofrida pelas religiões de matriz africana no Recife durante o Estado Novo, a partir de representações construídas pela imprensa local. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo que privilegiou uma metodologia de análise de documentação, e a produção de um levantamento em alguns jornais de grande circulação da cidade entre o período de 1937 a 1945. O levantamento nos jornais da cidade teve como principal função, proporcionar o conhecimento de informações sobre a presença dessas religiões na cidade, dando destaque ao indício que aponta para a existência de uma perseguição pelo governo local que era ao mesmo tempo corroborada por meio da influência que a imprensa possuía na época.Item “O discurso soletrado no feminino”: o engajamento de mulheres no movimento abolicionista na cidade do Recife (1884-1888)(2020-10-28) Leandro, Jacilene de Lima; Santos, Maria Emília Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000; http://lattes.cnpq.br/1191090766187082Este trabalho tem por objetivo analisar a participação feminina no movimento abolicionista na cidade do Recife, entre os anos de 1884 e 1888. Para isso, investigamos como o abolicionismo utilizou os espaços públicos afim de angariar a adesão de variados grupos sociais, alterando assim as formas de participação política. Com jornais da época e estudos historiográficos, analisamos como esse processo viabilizou a inserção de militantes femininas, enfatizando a relevância dessa participação nas associações criadas no contexto pós 25 de Março de 1884, data em que é consumada a abolição do trabalho escravo no Ceará. Na capital pernambucana destacamos, as atividades da sociedade feminina Ave Libertas, que foi criada e composta apenas por mulheres. Trouxemos aqui, alguns documentos deixados pelas associadas deste grupo feminino e publicações jornalísticas relacionadas às ativistas, os quais averiguamos com intuito de explanar as formas de atuação das militantes. A partir das análises desses registros, constatamos que o engajamento feminino proporcionou uma discussão maior acerca das aptidões políticas das mulheres do século XIX, quebrando assim regras sociais construídas pelas expectativas dos papéis de gênero. Diante disso, a investigação utiliza o gênero como categoria de análise histórica, além dos preceitos da História Social e da microanálise, observando através do conceito de experiência histórica, as características de diferentes grupos sociais e fazendo interpretações acerca das modificações sociais e históricas. Neste sentido, verificamos como as ativistas pela causa abolicionista colaboraram com o movimento social estudado, contribuindo de forma primordial para as mudanças políticas efetivadas no final do império.
