TCC - Licenciatura em História (Sede)

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    Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História
    (2019-12-16) Silva, Rodrigo Sousa da; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/3143685649199466
    O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Sinfonia da Inquisição: o RPG como ferramenta empática no ensino de História. Nosso objetivo foi produzir um jogo sobre a inquisição no Pernambuco quinhentista, especificamente o caso de Felicia Tourinho e, a partir dele, estimular a empatia histórica (LEE, 2006). Nesse caso, o uso do RPG como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais perto dos estudantes temáticas e assuntos que são considerados por eles tão distantes de sua realidade. Ao invés da história fixa, acabada e inalcançável – fruto das aulas marcadamente verbalistas ainda muito presentes no cotidiano escolar, através de uma linguagem lúdica, visamos estimular a imersão dos estudantes na História, ao se travestirem de personagens históricos. E, desta forma, aproximar alunos e professores do tema que estão estudando, colocando em suas mãos o poder de decisão e escolha de quais atitudes tomar, vivendo, por uma aula, os dramas históricos vividos pelas personagens que, de outra forma, pareciam tão longínquas.
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    Proposta de produto didático. Imperium: um livro paradidático sobre o uso da literatura para debater o ensino de história e a democracia no século XXI
    (2019-12-20) Efrem, Raissa Gouveia de Melo; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/7627972179532609
    O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Imperium: um livro paradidático para debater o ensino de história e a democracia no século XXI. Nosso objetivo foi produzir um livro paradidático inspirado na série infanto-juvenil Harry Potter para, a partir dele, estimular a empatia histórica nas aulas de história da educação básica (LEE, 2006). O paradidático aqui apresentado visa falar sobre o ensino de história numa instituição escolar e apresenta como tema central o conceito de democracia. Afinal, o principal objetivo do saber histórico escolar de acordo com os documentos diretrizes para esse conteúdo disciplinar é preparar os estudantes para aturem no Estado Democrático de Direito. Nesse caso, o uso do livro paradidático como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais próximo dos estudantes temáticas e assuntos que lhes parecem demasiado complexos e distantes de sua realidade. Como alternativa para uma história fixa e acabada, repleta de datas e nomes, ainda presente no cotidiano escolar, buscamos apresentar uma linguagem lúdica, cujo objetivo é estimular a imersão dos estudantes na História.
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    As aias também contam história: a utilização d’ O Conto da Aia como linguagem alternativa para o ensino de História
    (2019-12-16) Feitosa, Rhaissa de Souza; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/3302145276038718
    Este trabalho versa sobre a importância da parceria entre literatura e ensino de História, vinculados aos estudos de gênero. A ficção, em particular, na figura de O Conto da Aia, no caso desse trabalho, torna-se fonte para a História quando permite possibilidades que outras fontes não enxergam. Através dessa possibilidade, propõe-se a criação de uma sequência didática sobre a Idade Média para investigar os indícios de realidade do romance distópico O Conto da Aia.
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    Os caminhos do professor encenador: teatro, letramento e ensino de História
    (2019-12-16) Lima, Felipe Cruz de; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/1320765509364548
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    Nesse livro tem quadrinhos: uma análise do edital e do Guia PNLD 2018 e da coleção Cenas da História
    (2019-12-17) Silva Júnior, Carlindo José da; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/5342526045645672
    O presente trabalho monográfico analisa a presença das histórias em quadrinhos em dois documentos governamentais e uma coleção de livros didáticos: o Edital e o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e a coleção Cenas da História, voltada para o Ensino Médio. Por meio da análise de conteúdo são observadas em primeiro lugar, como as histórias em quadrinhos aparecem no Edital, de que forma ele faz defesa à sua presença nas propostas de coleções didáticas. Em segundo lugar são analisados os três volumes da coleção Cenas da História. Usando o livro do estudante e do professor são verificadas as formas como aparecem e são utilizadas as narrativas gráficas sequenciais no ensino de História, para isso serão são descritos e analisados as HQs existentes na coleção (aquelas pertencentes a mesma e HQs oriundas de outros locais de produção), suas propostas de atividade e as instruções trazidas para o professor no manual a ele dedicado. São utilizadas na abordagem as seguintes categorias: uso da HQ como ilustração, uso da HQ como fonte histórica, HQ que favorece o protagonismo docente e HQ que favorece o protagonismo discente. O último objeto de análise é o Guia do PNLD 2018, no tocante a sua avaliação e sugestões de uso coleção didática analisada anteriormente. Ao fim da pesquisa são apresentados e discutidos os resultados obtidos, como também são feitas sugestões visando o aperfeiçoamento dos documentos e do material didático estudado.
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    Protagonismo negro, luta e resistência: um relato de experiência em ESO
    (2019-12-16) Souza, Flávio Mandú de; Bezerra, Rozélia; Cadena, Sílvio Ricardo Gouveia; http://lattes.cnpq.br/0520301466483390; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/6859224429865754
    Este relato de experiência é oriundo de um projeto didático promovido na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigado II, do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que teve como tema: “Protagonismo negro, luta e resistência”, ministrado para a turma de 1º ano do ensino médio, tendo como objetivo promover a reflexão sobre a participação negra nas lutas contra a segregação racial nos séculos XX e XXI. Utilizando de abordagens como o conhecimento histórico enquanto problematizador de realidades, o método dialético de Circe Bittencourt (2008) e o uso de fotografias em sala de aula, amparado pelas análises de Boris Kossoy (2001) e Medeiros (2005), o presente projeto possuiu enquanto culminância uma mostra fotográfica. Portanto, o uso dessas análises somado ao trabalho com esta temática produziu descobertas, reflexões, desconstruções e debates aprofundados sobre protagonismo, violências, racismo e a necessidade de estudar assuntos socialmente vivos. É importante ressaltar que a organização do trabalho foi baseada nas normas da revista “EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA” de ISSN: 2447-5971.
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    Oficinas de Pré-História no museu Louis Jacques Brunet
    (2019-12-02) Santos, Thaynara de Souza; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/2043353025849710
    Em um mundo globalizado onde as diferentes linguagens atravessam os sujeitos, os museus se vêm na necessidade de acompanhar as mudanças nos meios de sensibilização do olhar das comunidades sobre seus patrimônios culturais. Esta monografia preocupa-se em apresentar oficinas de Pré-história que trazem uma forma atrativa de abordagem de conteúdo histórico. A Educação Patrimonial é uma metodologia de ensino oferecida por Maria Lourdes Parreira Horta que, através de atividades participativas, permitem aos alunos explorarem os significados de cerâmicas indígenas pré-históricas pertencentes à exposição do Museu Louis Jacques Brunet. Estas oficinas tiveram sua relevância por despertar nos estudantes o espírito crítico sobre a cultura material. Este trabalho também realiza uma análise qualitativa de resultados didáticos obtidos durante a aplicação das oficinas. Este é um trabalho pedagógico para que os saberes continuem a serem produzidos e transformados de maneira crítica e coletiva através do encontro com os Patrimônios Culturais em museus pois, acreditamos que estes patrimônios são expressões vivas da cultura dos povos e que por isso merecem ser reconhecidos e preservados.
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    O estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação das aprendizagens no ensino de história em Pernambuco: um estudo introdutório
    (2019-12-16) Araújo, Gustavo Folena; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/6735668398414628
    Este artigo apresenta um estudo introdutório do estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação no ensino de história em Pernambuco. A pesquisa permite, pois, a percepção de opções teórico-metodológicas, avanços e redundâncias na produção de saber sobre o objeto de estudo. O corpus sobre o qual incidiu a pesquisa é composto de teses e dissertações defendidas entre 2008 e 2018 em programas de pós-graduação nas áreas de História e de Educação vinculados a universidades públicas federais situadas em Pernambuco. Foram encontradas e categorizadas duas dissertações as quais foram analisadas em profundidade, tendo como base as seguintes questões: como o tema é abordado? Qual a concepção teórica e metodológica subjacente? Há coerência entre teoria e método? Quais as concepções de Ensino de História e de avaliação que fundamentam o trabalho? Que novos aspectos são anunciados? Os autores e as autoras que nos influenciaram em toda a pesquisa foram Perrenoud, Zabala, Luckesi, Guba e Lincon; dentre outros. Os resultados demonstram que os temas são abordados por um viés qualitativo de pesquisa, preponderando a análise documental, a entrevista e a observação; a concepção de Ensino de História é ausente em uma das dissertações e em outra predomina a perspectiva crítica; e, em relação à concepção de avaliação, ambas defendem em seus referenciais teóricos a avaliação formativa reguladora. Como as dissertações foram desenvolvidas a partir de pesquisas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, registramos a lacuna existente em relação a pesquisas que investiguem a avaliação na Educação Superior e, mais especificamente, a avaliação na formação do professor de História.
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    “Você é o que você come?”. Identidades culturais e alimentação: experiências do PIBIDno Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE - 2017
    (2019-07-17) Santos, Luanna Priscylla da Silva; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/3915527311428728
    Este trabalho apresenta as experiências do projeto pedagógico “Você é o que você come?”, realizado no mês de maio de 2017, comestudantes do 2º ano do ensino médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE, localizado no município de São Lourenço da Mata. Como resultado de experiências possibilitadas pelo PIBID- CAPES, este projeto objetivou destacar a relação entre gostos alimentares e identidades culturais, além de apontar os participantes como parte das histórias sobre as quais falamos nas aulas. O projeto foi dividido em três momentos, para discutir identidades, memória gustativa e a influência dos fast food na vida dos estudantes. Ao longo das atividades, foram usados a lousa, bem como objetos da vida dos participantes. Para avaliar a circulação, apropriação e uso dos conhecimentos compartilhados na sala de aula, foram utilizados textos escritos pelos estudantes, bem como a observação da participação nos debates. Os textos reforçam a Alimentação como um novo tema na sala de aula, abrindo novas perspectivas no ensino de História.
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    Museu e EJA: uma proposta pedagógica
    (2019) Albuquerque, Pedro Henrique Ferreira Dutra de; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264
    Tendo em consideração a importância dos Museus e da Escola à manutenção da memória social de uma civilização. Este trabalho tem como objeto uma reflexão acerca de uma perspectiva pedagógica que inclua a experiência museológica no processo de ensino/aprendizagem. Tendo como ponto de partida teórico a noção de memória social entendida pelos integrantes da Escola dos Annales, o teor de historicidade dos objetos que formam o acervo do museu para o Ensino da História no Educação de Jovens e Adultos. Neste sentido, será proposta, ao final, uma sequência pedagógica para o Educação de Jovens e Adultos, ao levar em consideração as discussões em seu percurso.