TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2944

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 98
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “programa ganhe o mundo” em perspectiva dialógica
    (2021-12-10) Souza, Patrícia Barbosa Alves de; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/6315521171955889
    Os objetivos deste trabalho são identificar e discutir a materialização do discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “Programa Ganhe Mundo”, “When in Rome do as the Romans do”, distribuída no ano de 2014 para bolsistas de intercâmbio. Para cumprir com tal tarefa, este estudo fundamenta-se teórico- metodologicamente na análise dialógica do discurso e no conceito de memória do objeto (formulado por Amorim a partir de leituras do círculo bakhtiniano). Também fundamentam esta pesquisa, as discussões da sexualidade feminina. Metodologicamente, segue-se as etapas bakhtinianas para a abordagem do objeto, a saber: de descrição, análise e interpretação. As análises da cartilha indiciam uma entonação negativa com relação a sensualidade das brasileiras, qualificada enquanto “exagerada”. A relevância deste estudo é tanto contribuir para compreensão do que materializa os discursos sobre as mulheres em enunciados quanto para o entendimento do discurso da sensualidade da mulher e a relação desse com outros discursos, aí incluído, o discurso religioso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma proposta de sequência didática com o gênero meme
    (2022-05-31) Silva, Higor Araújo da; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/3444729532155583
    O presente artigo tem o objetivo de refletir acerca do ensino do gênero meme nos moldes da aplicação da sequência didática como proposta pedagógica interventiva em escola estadual do município de Serra Talhada – PE. O artigo discute aspectos do referido gênero através das contribuições teóricas da Estrutura Potencial Genérica e da Gramática do Design Visual. Ao longo da proposta, caracterizamos o meme como um gênero emergente e de grande interesse dos alunos, os quais, no decorrer da pesquisa, puderam desenvolver competências de leitura e produçãode memes, fazendo uso mais cônscio dos elementos visuais e textuais característicos do gênero. Ademais, a intervenção pedagógica foi efetiva no sentido de explorar questões vinculantes de letramento crítico e multiletramentos na reconstrução de paradigmas, valorese ideologias subjugados ao desenvolvimento da competência comunicativa multimodal no gênero.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O trágico e a construção nas personagens femininas em noite na taverna, de Álvares de Azevedo
    (2022-07-05) Torres, Lilian Dayane de Carvalho; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/8396884041320293
    Álvares de Azevedo sempre foi considerado um jovem emblemático, sua escrita mesmo que prematura e sem amadurecimento, demonstra até os dias atuais, várias questões a serem exploradas. Nessa pesquisa, a obra Noite na Taverna tem como foco a exploração dos aspectos trágicos a partir das histórias silenciadas das mulheres, vítimas de feminicídio encobertos por um "amor romântico". Essas colocações buscam se apoiar na concepção de que o universo do narrador maldito, que Azevedo constrói inspirado em Lord Byron, busca incessantemente se alimentar dos corpos, como um vampiro, se colocando no papel de herói trágico que encara a velhice como uma derrota, a brevidade do ser uma dádiva. Entendemos que discutir sobre essas questões não é papel fácil, por isso utilizamos como meio teórico os seguintes autores: Nietzsche (2019), Puppi (1985), Aristóteles (1987), Santos (2015), Perrot (2010), Brandão (2006), Labres (2002), entre outros que possam nos encaminhar nas discussões sobre o aspecto do trágico, a crítica literária, a perspectiva do uso dos arquétipos femininos e da submissão aplicada pelo patriarcado para silenciamento dos corpos femininos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O discurso sobre o negro propagado no livro didático de história
    (2021-02-22) França, Aliene maria de; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/2827992714449677
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O discurso da vida do sertanejo nas canções de Luiz Gonzaga.
    (2022-05-25) Nunes, Millena Granja; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; Não localizado
    This work seeks to investigate the discourse of the life of the sertanejo, by Luiz Gonzaga's songs show the sertão in its identity, social and cultural aspects. We used an interpretative and qualitative methodology. As a general corpus, we analyzed Luiz Gonzaga's álbum, O Rei Volta pra Casa, released in 1982 composed of 14 songs. We are theoretically based on Van Dijk (2004, 2008), Chouliaraki and Fairclough (1999), Fairclough (2001), Wodak (2004), Resende and Ramalho (2019), regarding Critical Discourse Analysis and Oliveira (1998) and Garcia (1987), referring to aspects that deal with the sertão. As a result, we verified that Luiz Gonzaga's songs composing a collection of plurality that deals with the sertão and the lives of those who live there, achieve, through their discursive construction, to give social visibility to the sertanejo as someone who has a life story represented by courage and appreciation of their culture
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Leitura na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: da teoria à prática
    (2022-05-25) Silva, Gisele Daniele da; Silva, Fátima Soares da; http://lattes.cnpq.br/7598291218130743; Não localizado
    This research aimed to analyze the approaches used by teachers in the classroom to encourage the practice of reading, based on the guidelines proposed in the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) of elementary school for final years. To this end, this study relied on some theorists, including Bagno (2007); Freire (2003); Soares (2002); Solé (1998); Travaglia (1998), among others. In the first phase of the research, a documentary analysis of the National Common Curricular Base (BNCC) carried out in order to observe the competencies and abilities proposed for the 9th grade classes of elementary school. In the second phase of the research, data collected through a semi-structured interview with the teacher of two classes and questionnaires applied to the students of these classes in a public school in a village in the municipality of Flores in Pernambuco, in order to analyze whether the proposals in the BNCC were being contemplated in the classroom. It was evident from the data analysis that there is still a need for a meaningful reading education that contributes to the formation of a reader who really understands what he or she reads.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de literatura no ensino médio: uma abordagem reflexiva entre teoria e prática
    (2022-05-20) Araújo, Jasia Maria Alves; Andrade, Andreia de Lima; http://lattes.cnpq.br/0479014179190017; http://lattes.cnpq.br/3722675307543954
    This work intends to reflect on the teaching of literature in high school from theoretical allusions about the importance of the literary text for the formation of the critical reader, during the process of literacy of literature. In line with this collaborative perspective, this study also focuses on the experience report of the project “Literarte: Literatura na Escola”, which is part of the activities promoted by the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), which aimed to enable the study of Portuguese troubadours literature with readings, analysis, dialogues and theatrical staging of the play O Auto da Barca do Inferno, by Gil Vicente. In this line, we rely on the theoretical and methodological assumptions of scholars such as Cosson (2006); Magda Soares (2003); Graça Paulino (2008); Ivanda Martins (2006); among others, and in official documents for secondary education. The study showed that the experience with the teaching of literature brought young people closer to the literary work and the students were able to develop their own reading and share the particularities absorbed during the contact with the text. Thus, we conclude that the literary literacy process, if well carried out, leads the student to have tools to appreciate literature as a humanizing art that goes beyond the superficial and basic decoding of historical periods, authors, and literary styles and starts considering its social use as a transforming practice in society.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A imagem como produtora de sentidos e a temática ambiental em Um dia um rio de Léo Cunha e André Neves
    (2021-12-14) Batista, Maria Joice Araújo; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/1180321526893283
    The work aims to analyze and discuss the importance of illustration contained in children’s literature and address the environmental theme addressed in the work Um dia, Um rio, by write Léo Cunha and illustrated by André Neves, since it is a work aimed at children and recounts, in poetic language, the disaster that occurred in the city of Mariana-MG in 2015, when na iron ore plant invaded the Rio Doce. The authors, in this context, give voice to the river itself that narrares their saga before and after being taken by the toxic mud. To support the research, we took as a bade some theorists and critics among which are: Almeida (2020), Costa (2017), Coelho (2000), Quadros and Rosa (2008) Santaella (2003 end 2012), Zilberman (2013) end Simão (2013). Throughout the study, it was possible to conclude that children’s literature can also deal with social, environmental issues, among others, without, however, losing its affinity whih its audience.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A identidade em Cais do sodré té salamansa (abordando personagens e suas conformidades)
    (2021-02-22) Lacerda, Erica Soraia Soares de; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130
    This work aims to analyze the stories Cais do Sodré and Salamansa by Cape Verdean author Orlanda Amarilis, emphasizing the question of the identity of the characters as well as the social contexts that surround them. To support research, we take as a basis the text of the cultural identity of the scholar Stuart hall as well as other texts that give light to cultural engagement in Amarilis' writings. The research is not intended to justify behaviors, but rather to understand identity formations according to studies on the theme, pointing out the inconsistency that exists in all individuals that make up any society, whether organized or not.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da estrutura tópica nas aulas de produção textual: uma proposta metodológica de ensino
    (2020-09-17) Araújo, Adan Smith Soares de; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/1706053015227027