TCC - Licenciatura em Letras (UAST)
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Item Construção de identidade da prática docente no Brasil: um olhar por meio da mídia(2021-02-22) Henriques, Tamara Géssica Tavares; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541Este trabalho tem por objetivo averiguar o tratamento que é dado à prática docente, sobretudo em notícias de jornais, bem como mostrar as possíveis construções identitárias que são estabelecidas pela mídia a esta prática. Para tanto, buscamos embasamento teórico, inicialmente, em autores da Análise Crítica do Discurso, como Van Dijk (2008); Fairclough (1992); Resende (2012); e demais estudiosos que tratam sobre a temática. Com relação à noção de identidade, embasamo-nos em autores da Sociologia e Linguística, como Bauman (2005); Castells (2018); Kleiman (1998); Moita Lopes (1998); Hall (1999), entre outros. O corpus do trabalho delimita-se em analisar um arquivo de notícias retiradas do Jornal da Paraíba (JPB) online, no período que corresponde de 2010 a 2020. Foram coletadas cinco notícias que mencionavam a prática docente. Nossa finalidade foi investigar a construção de identidade da prática docente no Brasil por meio da mídia, se ocorria de forma positiva ou negativa, se os professores possuíam acesso discursivo nessas notícias, e de que forma esse acesso era dado. Do mesmo modo, observamos a seleção dos itens lexicais que compunham o título das notícias. Quanto aos procedimentos metodológicos, empregamos as seguintes categorias: (I) acesso discursivo; (II) análises dos títulos. Os primeiros resultados confirmaram a hipótese de que a forma como a mídia reporta a prática docente contribui na construção de uma identidade negativa da docência no Brasil.Item Elementos de contextualização em livros didáticos: norteadores do processo de compreensão textual(2018) Silva, Pollyana Gomes da; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise dos elementos de contextualização que os livros didáticos do Ensino Fundamental II lançam para nortear o processo de compressão textual. No que diz respeito à fundamentação teórica, sobre o uso do livro didático no ensino de língua portuguesa adotamos como abordagem as discussões de Silva (1996, 2006), Soares (2002) Lajolo (1996), assim como os documentos oficiais (BRASIL, 1997). Quanto à discussão sobre leitura e compreensão textual, adotamos Malfacini (2015), Freire (1978), Leffa (1996), Cunha (2010), Barbosa (2008), Koch (2011), Santos (2014), a LDB (Lei 5692/71) e Brasil (1996, 1997). O corpus geral do trabalho se constitui de uma coleção de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, aprovada pelo PNLD 2014. Quanto ao corpus específico, detivemo-nos às seções de abertura da 2ª unidade temática de cada um dos livros das quatro séries. Para as categorias de análise, privilegiamos o nosso olhar para as subseções “Converse com a turma”, “O que vamos fazer nesta unidade” e “Vamos pensar”. Como resultado, percebemos que elas funcionam como elementos de contextualização que os livros didáticos lançam a fim nortear os alunos-leitores quanto ao processo de compreensão acerca das temáticas que ainda vão ser exploradas pelos capítulos dos livros.Item O discurso da vida do sertanejo nas canções de Luiz Gonzaga(2022-05-25) Nunes, Millena Granja; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541Este trabalho busca averiguar o discurso da vida do sertanejo, através das canções de Luiz Gonzaga que evidenciam o sertão nos seus aspectos identitários, sociais e culturais. Fizemos uso de uma metodologia de caráter interpretativo e qualitativo. Como corpus geral, analisamos o álbum de Luiz Gonzaga, o Rei volta pra Casa, lançado em 1982, composto por 14 canções. Fundamentamo-nos teoricamente em Van Dijk (2004, 2008), Chouliaraki e Fairclough (1999), Fairclough (2001), Wodak (2004), Resende e Ramalho (2019), no tocante à Análise Crítica do Discurso, e Oliveira (1998) e Garcia (1987), referente aos aspectos que tratam sobre o sertão. Como resultado, verificamos que as canções de Luiz Gonzaga, compondo um acervo de pluralidade que trata do sertão e da vida daqueles que lá residem, conseguem, por meio de sua construção discursiva, dar uma visibilidade social ao sertanejo como aquele que tem uma história de vida representada por valentia e pelo apreço de sua cultura.Item O discurso sobre o negro propagado no livro didático de história(2021-02-22) França, Aliene maria de; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/2827992714449677O presente artigo busca analisar, de modo geral, o discurso sobre o negro veiculado no livro didático de história. Considerando a importância que o livro didático assume no espaço social tão importante como a escola, analisamos como o livro didático Projeto Araribá do 7º ano versão 2007 e 2017 trabalha uma figura representada, muitas vezes estereotipada, nos livros didáticos. Averiguamos ainda, que inovações foram efetivadas nos livros escolhidos para análise ao longo de dez anos. Nesses livros, delimitamo-nos a analisar as unidades oito “O nordeste colonial”, que se apresentam nas duas versões escolhidas, assim como, a unidade três: “Reinos e povos da África” do livro de versão 2017. No estudo é possível observar alguns diálogos coloniais que defendem o mito da igualdade racial no país, mesmo em tempos de escravidão. Embora haja algumas modificações positivas ao longo de dez anos no discurso sobre o negro, é notório perceber que ainda o livro de versão 2017 está guiado por lentes colonialistas, as quais defendem que em período de escravidão houve uma aproximação positiva entre negros e senhores de engenhos, permeando assim, uma suavidade da escravidão, que se tratou de um processo em que negros padeceram e, como consequência, ainda hoje, esse grupo enfrenta racismo e desigualdades sociais.Item Processos de compreensão e de produção discursiva em livros didáticos de ensino fundamental II(2020-10-14) Sousa, Flávio Magalhães.; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/1779310817980663Este trabalho tem como finalidade geral analisar as estratégias que as seções de leitura dos livros didáticos de EF II lançam para nortear os processos de compreensão e ativar a produção discursiva dos leitores. Especificamente, pretendemos averiguar como a seção de leitura dos livros didáticos ativa o processo de compreensão leitora; analisar a influência do livro didático no processo de produção discursiva dos leitores; e mostrar a importância do livro didático como instrumento de ensino-aprendizagem na sala de aula sobre as diversas temáticas que perpassam os gêneros textuais trabalhados. Fundamentamo-nos em vários referenciais teóricos como: Brasil (2003), Cortazar (2006), Soares (1993) e outros. Foi escolhida para análise a coleção Projeto Teláris escrita pelas autoras Maria Triconi Borgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin e Vera Lúcia de Carvalho Marchezi. Os exemplares que foram objetos de nossa pesquisa foram os de Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental II. Procuramos investigar as atividades de compreensão e interpretação, usadas nas seções de leitura, a fim de identificar e explicar as possíveis estratégias que poderiam nortear o processo de compreensão dos leitores. Como resultado, pudemos perceber ao longo da pesquisa que a seção de leitura dos livros didáticos lança várias estratégias que contribuem para ativar o processo de compreensão dos alunos, como: utilização de trechos em negrito nos textos, imagens, glossários, biografias dos autores, seções como conversa em jogo e hora de organizar o que estudamos etc. Essas estratégias a nosso ver, além de influenciarem tal processo, contribuem para a produção discursiva dos leitores acerca dos textos trabalhados nas atividades.Item Um olhar crítico para os discursos de opressão, silenciamento e poder presente em canções do movimento Tropicalista(2021-02-01) Silva, Islândia Lima da; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/5389548556553100O presente trabalho busca refletir sobre os discursos de opressão, silenciamento e poder presentes em canções do movimento Tropicalista. O campo da Análise Crítica do Discurso embasará nossos estudos com base nos pressupostos teóricos de estudiosos como Teun Adrianus Van Dijk (2004; 2008), Melo (2009) e Pedrosa (2019). O corpus de nossa pesquisa constitui-se de dez canções de grandes nomes deste movimento, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros, que sofreram grande influência de correntes vanguardistas como o concretismo, influenciando as artes plásticas, a poesia e a música, compartilhando ideologias do pensamento libertário. Para tanto, a pesquisa propõe-se especificamente a: identificar as estratégias linguísticas e discursivas que os autores das canções utilizavam para denunciar a repressão; e atentar para importância que tal movimento exerceu no contexto ditatorial no Brasil. As canções, a título de contextualização, representaram as primeiras manifestações do movimento, sua ascensão e queda e as marcas de sua influência nos anos seguintes à ditadura. Selecionamos músicas que retratam em seus conteúdos ideologias e resquícios de opressão vivenciados pela sociedade da época. As canções, a nosso ver, carregam consigo reflexão e poder revolucionário, por despertarem na sociedade sentimentos de luta e esperança.
