TCC - Licenciatura em Letras (UAST)
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Item Análise dialógica do discurso de neologismos lexicais nas páginas do facebook “direita reacionária” e “reacionário bolsonaro(2023-04-27) Silva, Ana Liliana Fernandes Siqueira da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/2156448500460580Na presente pesquisa, objetivamos verificar quais neologismos lexicais e que posicionamentos sociais esses materializam nas postagens das páginas do Facebook: “Direita reacionária” e “Reacionário Bolsonaro” no período compreendido entre 18 de outubro e 28 de outubro de 2018. Para a seleção do corpus, adotamos como critérios: 1- páginas do Facebook que explicitamente declarassem seu posicionamento político; 2- postagens que contivessem neologismos lexicais e que tivessem sido publicadas entre o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial de 2018 entre os candidatos Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Jair Messias Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL). Esses critérios se justificam pela: 1- explicitação das páginas em relação ao seu posicionamento político na defesa de seus ideais, como podemos ver logo na apresentação de ambas em suas descrições no Facebook, o que significa nesse contexto um destinatário com concepções semelhantes a do enunciador; 2- utilização dos neologismos lexicais que sintetizam e materializam discursos com carga ideológica de cunho político; e, 3 – publicação ocorrer em um período em que os eleitores de ambos os partidos estavam na expectativa do resultado eleitoral e mais incisivos, o que, consequentemente, possibilita um contexto para mais criações neológicas e embates ideológicos. Dessa forma, chegamos a 3 postagens da página “Reacionário Bolsonaro” e 2 postagens da página “Direita reacionária”. Para cumprir com o objetivo traçado, fundamentamos teoricamente nosso trabalho em Cunha e Cintra (2016), para o entendimento dos processos neológicos, em especial, dos neologismos lexicais, foco da pesquisa; e também na perspectiva bakhtiniana de linguagem, a qual nos possibilitou a consideração desses neologismos em sua dimensão discursiva, observando a relação das novas palavras (signos semióticos-ideológicos) com o contexto das postagens (enunciados concretos). Coerentemente a essa fundamentação teórica, seguimos a metodologia da análise dialógica do discurso, com a descrição do objeto concreto a nível de materialidades semióticas e características enunciativas, com a análise das relações entre língua (nível micro) e enunciação (nível macro) e com a interpretação dos sentidos criados a partir da junção contextual da materialidade e do ato enunciativo. Os resultados a que chegamos mostram que os neologismos lexicais presentes no corpus indicam uma construção narrativa antagônica, polos opostos e inconciliáveis, entre a esquerda e a direita. É imprescindível destacarmos a importância desse resultado, uma vez que nos faz refletir sobre o antagonismo no Brasil, que vem se tornando cada vez mais acentuado.Item Análise sobre world englishes e heterogeneidade linguística no livro didático circles 3(2019) Sousa, Gabriel Silva e; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9288114223375223Este trabalho tem como objetivo central analisar refletir se há materialização dos World Englishes e a heterogeneidade linguística nas atividades de listening do livro didático Circles 3, avaliado e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2016) e utilizado como material didático nas escolas de referência em ensino médio da cidade de Salgueiro – PE. Analisamos também suas aproximações e distanciamentos com os conceitos presentes nas Orientações Curriculares Nacionais para o nível Médio - OCEM e as bases teóricas adotadas pela obra em si. Para tanto, recorremos como base teórica, os trabalhos de Kachru (1985), Rajagopalan (2005) e Leffa (2016), que discutem o ensino e o lugar da língua inglesa no mundo. Consideramos também as próprias bases legais para a o ensino médio, Brasil (2006) que tratam da importância do ensino de línguas envolvendo a consciência da heterogeneidade das manifestações linguísticas como um aspecto importante para a formação cidadã, visto que também era o documento vigente no período de avaliação e aprovação da obra. O corpus desta pesquisa foi adotado a partir da experiência de um estágio obrigatório no ano de 2018, sendo a habilidade de listening da obra o objeto de nosso estudo, visto que o material adota em sua mídia física (CDROM) áudios de personalidades de diversas nacionalidades e contextos. Como metodologia, utilizamos descrição e análise das atividades voltadas para a habilidade de listening, pois ocorre um diálogo entre os áudios escolhidos pela coleção e as bases norteadoras do material. A partir desta pesquisa, verificamos que há materialização dos World Englishes nas atividades e de aspectos relacionados a heterogeneidade linguística, todavia as manifestações ocorrem apenas em três unidades e ainda não de maneira aprofundada, sendo que nas outras cinco se apresentam somente em termos de exposição nas faixas, sem reflexão prática a respeito da língua inglesa e suas variações. Desta forma, verificamos que há um distanciamento entre a proposta de enfocar os World Englishes como discussão e a sua materialização nos exercícios apresentados. Tendo em vista o processo de descrição e análise, mediante à realidade da língua inglesa em um contexto global e heterogêneo, ressaltamos a importância do diálogo entre o material didático e a formação cidadã voltada para a consciência crítica e reflexiva das diversas facetas contextuais, culturais e geográficas da língua.Item Cartas pessoais de amor: gênero do discurso e estilo do enunciador do Sertão do Pajeú na década de 1950(2019) Souza, Rafaela dos Santos; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/2926392791984793O objetivo deste trabalho é compreender as características relativas ao gênero do discurso carta pessoal de amor do Sertão do Pajeú da década de 50, bem como do estilo de seu enunciador, e, com isso, corroborar com a divulgação desse patrimônio linguístico-cultural. O corpus foi constituído por 22 cartas pessoais de amor produzidas no final da década de 1950 por dois remetentes (enunciadores) que residiram nas imediações da zona rural do Sertão do Pajeú. Essas cartas foram disponibilizadas pela plataforma digital do Laboratório de Edição e Documentação de Pernambuco (Ledoc), fotocopiadas e transcritas por integrantes do projeto “Banco Informatizado de Textos (BIT): a constituição de um corpus de manuscritos e impressos pernambucanos do século XVIII, XIX e XX”. A escolha do corpus se justifica por sua relevância, uma vez que se trata de um objeto de notável valor linguístico-cultural. Para cumprir coerentemente com o objetivo traçado, adotou-se teórico-metodologicamente a perspectiva bakhtiniana, especialmente nos conceitos de “gênero do discurso” e “estilo” e nos procedimentos de descrição, análise e interpretação para abordagem do corpus. Os resultados foram obtidos por meio de características encontradas como recorrentes no gênero do discurso, nas quais o ritmo, as metáforas, o emprego dos pronomes tu e você, o uso de diminutivo e a presença de vocativos materializaram tanto as características de proximidade, espontaneidade e intimidade quanto a aproximação com o discurso poético. As reflexões acerca da escrita do enunciador evidenciaram relevantes características da época – década de 50, levantando discussões acerca dos diferentes ângulos pelos quais o estilo pode ser enxergado. Além disso, as recorrências do fazer poético e as semelhanças com cartões postais da época e a poesia concreta nortearam nossa pesquisa não só no sentido de análise do corpus em sua estrutura linguística, mas considerando seus contextos mais amplos que envolvem o estilo do enunciador, que enxergamos como algo que se constrói a partir da relação do seu enunciador com o mundo, com o outro.Item O discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “programa ganhe o mundo” em perspectiva dialógica(2021-12-10) Souza, Patrícia Barbosa Alves de; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/6315521171955889Os objetivos deste trabalho são identificar e discutir a materialização do discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “Programa Ganhe Mundo”, “When in Rome do as the Romans do”, distribuída no ano de 2014 para bolsistas de intercâmbio. Para cumprir com tal tarefa, este estudo fundamenta-se teórico- metodologicamente na análise dialógica do discurso e no conceito de memória do objeto (formulado por Amorim a partir de leituras do círculo bakhtiniano). Também fundamentam esta pesquisa, as discussões da sexualidade feminina. Metodologicamente, segue-se as etapas bakhtinianas para a abordagem do objeto, a saber: de descrição, análise e interpretação. As análises da cartilha indiciam uma entonação negativa com relação a sensualidade das brasileiras, qualificada enquanto “exagerada”. A relevância deste estudo é tanto contribuir para compreensão do que materializa os discursos sobre as mulheres em enunciados quanto para o entendimento do discurso da sensualidade da mulher e a relação desse com outros discursos, aí incluído, o discurso religioso.Item O Empoderamento do discurso feminino nas composições do "feminejo" de Marília Mendonça: uma análise dialógica do discurso(2022-10-11) Silva, Thamires Dannielly da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9197184648830569O presente artigo analisa seis canções da playlist “As melhores Músicas da Marília Mendonça” disponível no site Letras.mus.br, artista que é considerada representante do movimento conhecido como o Feminejo na música sertaneja brasileira. Buscamos compreender como essas composições, enunciados, expressam sentido para a sociedade e contribuem para o empoderamento feminino no cenário do gênero musical selecionado, além de observarmos como discursos emanados por outras vozes atravessam tais enunciados. Para cumprir com tal tarefa, adotamos teóricometodologicamente a Análise Dialógica do Discurso, formulada a partir da obra de Bakhtin e do Círculo que estudaram a relação língua e discurso. Assim, em conformidade com essa perspectiva, as análises produzidas ultrapassam os limites da língua (gramatical) e observa de fato, a linguagem em uso que materializa discursos. Esclarecemos que selecionamos o referido site por ser de fácil acesso ao público em geral e gratuito. Restringimos o nosso corpus à medida que identificamos assuntos comuns à maioria das composições. Após as análises, percebemos que os enunciados materializam tanto discursos de empoderamento feminino, ao valorizar a união/amizade entre as mulheres, quanto discursos tipicamente machistas que ainda reverberam na voz feminina. Concluímos que o Feminejo não é uma defesa explicita da condição d a mulher na sociedade, ao mesmo tempo em que algumas composições emancipam a mulher, outras a coloca em um lugar de submissão e dependência afetiva em relação ao homem.Item Um comparativo entre aulas de língua inglesa: abordagens audiolingual e comunicativa no ensino médio(2018) Leite, Gustavo Saulo Alves; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9461088696751451Este trabalho objetiva demonstrar as disparidades e semelhanças estabelecidas entre teoria e prática de aulas que ocorreram nas abordagens audiolingual e comunicativa. A aula baseada na teoria audiolingual foi ministrada no 1º ano “A” do ensino médio, enquanto a aula baseada na teoria do ensino comunicativo foi ministrada no 1º ano “C” do ensino médio, ambas ocorreram em uma Escola pública da Paraíba. Para a construção desta pesquisa recorremos a Leffa (1988), Brown (2001), Uphoff (2008), Holden (2009), Larsen-Freeman e Anderson (2011), Oliveira (2014), Cunha (2016), Rodrigues (2016). Além de fazermos algumas reflexões advindas das OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), a fim de apresentar considerações relevantes para o ensino de línguas estrangeiras. Os planos de aula feitos em ambas às abordagens desta pesquisa servem como guia para a construção de nossa metodologia. Ainda foram realizadas avaliações com alunos das duas turmas, propondo que eles expusessem considerações a respeito das aulas. Apesar de um relato livre, para dar um caminho ao discente, formulamos uma pergunta motivante: “Exponha suas opiniões a respeito da aula. Como foi a sua participação? Se a aula foi atrativa? Qual foi o momento que mais gostou? A aula foi motivante?”. Em nosso corpus,obtido por meio da opinião ativa dos alunos, podemos perceber que as relações entre teoria e prática de ambas as abordagens revelou aspectos que fizeram delas,tão distintas em teoria, semelhantes no momento de avaliação dos alunos.Item Uma análise dos níveis de ocorrência da transferência linguística na fala de estudantes de espanhol do Programa Ganhe o Mundo no interior de Pernambuco(2018) Sousa, Antonio Leandro de Melo; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464Este trabalho se propõe a coletar casos do processo de transferência linguística e verificar em que níveis eles ocorremquando estudantes são avaliados através de prova oral durante o aprendizado de uma língua adicional, a língua espanhola. Para embasamento teórico,parte-se dos pressupostos de autores como Bechara (2009), Brandão (2003), Brown (2000), González (1994), Ortíz Alvarez (2002) e Silva (2004).Metodologicamente, realizou-se gravação de uma prova oral.O ambiente da pesquisa, o curso de espanhol do Programa Ganhe o Mundo de uma escola do interior de Pernambuco, foi escolhido tendo em vista que nesse curso o objetivo é preparar os alunos para um intercâmbio,o que faz da necessidade de desenvolver a fala algo crucial.A prova oral foi aplicada a 6 alunos diferentes, cada prova com duração média de 10 minutos, todas realizadas no mesmo dia. Terminada a gravação, foi realizada transcrição dos áudios numa proposta etnográfica para observaros processos de transferência no corpusde inadequaçõesquanto ao uso da língua estudadaencontradas nas falas dos estudantes. Oprincipal critério para seleçãodesse corpusfoi a espontaneidade da fala,descartando dados de fala consideradas não espontâneas.Porúltimo, foi realizada transcrição fonética, apenas da primeira parte da prova orale apenas das respostas dos alunos,para a obtenção de dados a nível fonético-fonológico. De tal análise, verificou-se a ocorrência de transferência nos níveis morfossintático, léxico-semântico e fonético-fonológico. Todos os alunos apresentaram casos de transferência na sua fala. Houve transferência de tempos verbais com estrutura semelhante, de palavras semelhantes e de sons que são parecidos em português e espanhol.
