Navegando por Assunto "Administração"
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Item A evasão escolar no ensino superior : uma análise acerca dos cursos de Bacharelado em Administração(2023-11-01T03:00:00Z) Andrade, Daniel Silva de; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178A presente revisão bibliográfica explora a evasão escolar no ensino superior, centrando-se especificamente nos cursos de bacharelado em Administração. Através de um exame rigoroso de literaturas acadêmicas, o trabalho visa compreender os principais fatores que contribuem para a desistência dos estudantes nesse contexto específico. O referencial teórico-metodológico adotado é de natureza qualitativa, com base em uma análise sistemática de artigos, teses, dissertações e relatórios publicados em bases de dados reconhecidas. Os resultados revelam que a evasão em cursos de Administração pode ser influenciada por uma combinação de fatores socioeconômicos, pedagógicos e institucionais. Desafios como a inadequação entre expectativas dos estudantes e realidade do curso, falta de preparo para a carga acadêmica e problemas financeiros emergem como razões preponderantes para a desistência. O estudo sugere a necessidade de estratégias integradas por parte das instituições de ensino superior para combater a evasão, levando em consideração a complexidade e multifatorialidade do fenômeno.Item A percepção dos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados no Instagram pela loja Mary Rommanel(2020-11-03T03:00:00Z) Silva, Mariana Letícia de Moura e; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0410415646118737A qualidade nos serviços online tem se tornado um fator importante tanto para a satisfação do cliente como para tornar uma organização mais competitiva em seu mercado de atuação. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços de uma loja virtual, a partir da percepção de seus clientes. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: qual a percepção dos clientes quanto a qualidade dos serviços online prestados pela Mary Rommanel por meio do Instagram, considerando a perspectiva do autosserviço e dos papéis desempenhados pela vendedora? A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, tendo como procedimento técnico, o estudo de caso. E tem como resultado uma percepção positiva dos clientes, quanto aos serviços prestados, com destaque para o tempo de resposta da vendedora quanto as demandas dos clientes (via chat); a disposição para resolver problemas, tirar dúvidas; e, a transmissão de confiança, entregando ao cliente aquilo que ele espera, no local correto e no tempo adequado a sua necessidade.Item Ações de extensão: a percepção dos acadêmicos sobre as lives temáticas do projeto administração na web durante a pandemia(2020-11-04T03:00:00Z) Silva, Talita Aiala Paiva; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0190196862233112Sabendo da importância que envolve a extensão nas universidades e que é necessário realizar atividades que ajudem a aproximar a comunidade acadêmica da sociedade, o presente trabalho visa analisar as ações do projeto de extensão Administração na WEB, desenvolvido por docentes e discentes do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), durante o período de pandemia da Covid-19. Apresenta-se, portanto, a seguinte pergunta de pesquisa: qual a percepção dos acadêmicos sobre as ações do projeto Administração na WEB, implementadas no período de pandemia? Colocando em pauta as Lives Temáticas realizadas. Através disso, a metodologia se pautou em um estudo de caso, com abordagem descritiva e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes da UFRPE/UAST e de outras instituições. Realizou-se uma revisão sistemática para compreender o que os autores abordavam sobre o tema e, para saber as percepções das pessoas em se tratando das ações do blog foi elaborado um questionário, utilizando o Google Formulários. Reflete-se que as ações implementadas pelo blog, durante o período de pandemia, com a finalidade de aproximar a universidade e a sociedade foram efetivas, colaborando, de maneira satisfatória, para que os envolvidos compreendam a importância da comunicação e da extensão universitária dentro do meio acadêmico no qual estão inseridos. A utilização das mídias sociais tivera bastante relevância para o contexto atual, uma vez que, com as exigências de distanciamento social, foi possível continuar aproximando os acadêmicos, além de transmitir conhecimento.Item Administração estratégica na contabilidade: o modelo inovador das startups de contabilidade on-line(2021-12-03T03:00:00Z) Santos, Maria Gisele Batista dos; Machado, Luiz Cláudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, é de extrema importância que as organizações busquem estratégias para se manterem no mercado. No setor contábil não é diferente, é necessário buscar formas de inovar neste tipo serviço, que apesar de já ter se reinventado diversas vezes, ainda é bastante burocrático. No início da última década com a internet cada vez mais forte, começaram a surgir startups de contabilidade on-line, que visam oferecer os mais diversos e importantes serviços contábeis às empresas. Este artigo buscou discutir sobre as estratégias utilizadas por esses escritórios inovadores, mostrando como diferem dos escritórios tradicionais, e apresentando índices de satisfação de seus clientes. Diante dos dados obtidos foi possível observar que esses escritórios são capazes de igualarem-se ou talvez ultrapassarem os escritórios tradicionais nos próximos anos, pois são eficientes, mesmo em seus pacotes de serviços mais básicos, ajudam a reduzir os custos da organização, pois o valor é bem mais baixo que o de escritórios tradicionais, e com isso aumentaram o poder de barganha dos clientes, que agora possuem mais poder de escolha.Item Análise do ciclo de serviços de uma loja de vestuário(2020-11-05T03:00:00Z) Silva, Regina de Almeida; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A utilização do ciclo de serviços funciona como uma ferramenta gerencial que auxilia a organização a trabalhar com o aspecto intangível e variável de seus processos e dos critérios utilizados pelos clientes para avaliar os serviços prestados. Essa pesquisa tem como objetivo construir o ciclo de serviços de uma organização do setor de vestuários e mapear os pontos críticos do processo que possam interferir na satisfação do seu cliente, considerando as cinco dimensões da qualidade propostas por Zeithaml e Bitner (2003): a confiabilidade, a responsividade, a segurança, a empatia e os aspectos tangíveis do serviço. A presente pesquisa é do tipo exploratória e descritiva; com abordagem do tipo qualitativa e com o método de estudo de caso, utilizando-se de documento e observação participante. O referencial teórico teve como base os seguintes autores: Las Casas (2019), Lovelock e Wright (2006); Gianesi e Corrêa (2018); Zeithaml; Bitner; Gremler, 2014, Fiebig; Freitas, (2011); Lamprecht, (1994); Cobra, (1986), Fitzsimmons e Fitzsimmons (2014), Albrecht e Bradford (1992), Grönroos (1984), Teixeira et al. (2012), Carlzon; Langerstrom, (2005). Spiller et al. (2004), Toledo et al. (2012). A partir da análise dos documentos da pesquisa de satisfação feita pela empresa e da observação participante, foi possível construir o ciclo de serviços da loja e observar que os momentos críticos estão na primeira etapa de prestação dos serviços - redes sociais e visita à loja. Portanto, se faz necessário que os gestores da empresa avaliem essa etapa do seu ciclo produtivo, na busca de fidelizar o seu cliente e conquistar novos negócios.Item Aprimoramento da situação hidrológica: apoio a gestão hídrica dos reservatórios DNOCS CEST-PE(2020) Ferreira, Pedro Henrique Rodrigues; Silva, Vicente de Paulo; http://lattes.cnpq.br/3590522665927472; http://lattes.cnpq.br/4852039726815394Decorridos mais de 24 anos da instituição da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) promulgada pela Lei das Águas, Lei n° 9.433, de 08 de janeiro de 1997, determinado que a gestão dos recursos hídricos fosse realizada de forma descentralizada, integrada e participativa. Apesar de ser evidente suas contribuições para a gestão dos recursos hídricos brasileira, nota-se ainda que falhas e lacunas a serem corrigidas. O objetivo deste Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é realizar a integração dos dados de cotas e volumes dos reservatórios do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) CEST-PE, visando alcançar um melhor monitoramento destes. Atualmente o DNOCS representa uma instituição pública secular, detentor de um gigantesco patrimônio. Órgão este que se encontra com problemas de investimentos há um tempo. Nesse sentido, a sistematização dos dados de nível d’agua vem como forma de facilitar a gestão das barragens desta Autarquia Federal, como também agilizar o atendimento de demandas internas e externas. O trabalho resultou na constituição de planilhas automatizadas, construção de gráficas, elaboração de diagramas e recuperação de dados através do acervo da instituição.Item As expectativas acadêmicas dos ingressantes do Curso de Bacharelado em Administração da UFRPE/UAST(2021-07-17) Viana, Káthylla Mayara Alves Santos; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A presente pesquisa pode ser inserida no campo de estudo sobre expectativas acadêmicas, na qual busca investigar os anseios dos alunos ingressantes no ensino superior. Diante disso, o objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão de pesquisa: quais são as expectativas acadêmicas dos ingressantes do curso Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)? Para atender ao objetivo, essa pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e tem como procedimento técnico, o estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizado o Questionário de Percepções Acadêmicas: Versão A – Expectativas – Versão brasileira (QPA-E/B) - criado por Deaño et al. (2015) e adaptado por MarinhoAraújo et al. (2015). Notou-se que os discentes veem o curso de Administração da UAST como uma ótima oportunidade de obter um bom emprego e estabilidade em uma profissão valorizada pela sociedade. Além disso, foi possível identificar a autocobrançItem Atendimento bancário em Serra Talhada: uma análise do nível de satisfação do cliente(2020-11-03T03:00:00Z) Brasil, Jhemilyn Michelle Silva; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571; http://lattes.cnpq.br/7464196045810940A abertura do mercado financeiro junto aos avanços tecnológicos trouxe novos desafios para as agências de instituições bancárias. Manter os clientes satisfeitos é o principal deles, uma vez que a sobrevivência das organizações depende de seus usuários para se manter em pleno funcionamento. Nesta perspectiva, a questão-problema deste estudo é responder a seguinte pergunta: qual o grau de satisfação dos clientes externos com a prestação de serviços de atendimento das instituições financeiras do município de Serra Talhada – PE? Com isso o objetivo geral consiste em avaliar o grau de satisfação destes clientes. Para tal, a metodologia empregada neste estudo classifica-se como descritiva exploratória de natureza quantitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado no google forms. Na discussão dos resultados averiguou-se que nos quatro critérios avaliados, que foram: autoatendimento, atendimento no caixa, atendimento convencional, e atendimento online via aplicativo; em todos estes os clientes se mostraram insatisfeitos. O maior índice de insatisfação foi identificado no critério de atendimento dentro da agência, no quesito tempo de espera para ser atendido. Após mensurar o grau de satisfação dos clientes, verificou-se a insatisfação e descontentamento com os serviços bancários da cidade. Ainda, conclui-se que a satisfação dos consumidores está ligada com a qualidade do serviço de atendimento, nisto as organizações precisam se atentar com a execução dos serviços prestados, especialmente no atendimento presencial com o cliente.Item BALANCED SCORECARD: Ferramenta de Gestão Estratégica orientada a correlação causa-efeito em Companhia do ramo energético do Sertão do Pajeú(2020-10-23T03:00:00Z) Lima Júnior, Gilson Luann de; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123Com as atuais exigências do mercado é imprescindível que a estrutura organizacional das empresas esteja sistematizada de maneira harmoniosa com o macroambiente. Pois, os aspectos socioculturais, legais, políticos/governamentais, econômicos e tecnológicos exercem pressão competitiva sobre o funcionamento intrínseco das instituições de maneira que ela necessita de uma análise interna que a ajude a entender quais são suas forças e fraquezas. Neste sentido, com a finalidade de ofertar para os consumidores de energia elétrica serviços e produtos de qualidade companhias do ramo energético se beneficiam de ferramentas e metodologias administrativas como a gestão estratégia que visa unitizar todos os esforços que uma organização possui para o alcance das metas e objetivos traçados pelo nível superior traduzidos de maneira eficiente e eficaz para os demais níveis da empresa. Assim, através de levantamento bibliogáfico, investigação de estratégias tomadas para prospecção de unidades consumidoras com possíveis perdas comerciais, detecção de competenciasque precisam ser desenvolvidas pelos colaboradores, identificaçãoda inadimplência da população do sertão do Pajeú e análiseao acesso ao conhecimento dos clientes ao suporte e canais de atendimento e denúncia da concessionária.Para tanto, este estudo pretende clarificar todo o processo de recuperação de energia relacionada a perdas comerciais através da implementação do Kaizen ACT, de análise documental e de suas ações de melhoria contínua transformadas em aprendizagem e crescimento compondo a cadeia inversa do Balanced Scorecard como forma de fazer face aos novos desafios.Desta forma, entende-se que a falta de alinhamento entre os aspectos financeiros, processos, clientes e melhores práticas acarreta em descumprimento dos objetivos da organização à medida em que cada parte significativa da empresa está olhando para direções distintas.Item Capital social no contexto brasileiro: contribuições da área da Administração(EDUFRPE, 2015) Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra deItem Características e autonomia dos gestores das unidades de saúde na atenção básica(2019-07-13T03:00:00Z) Mendonça, Eliabe Monteiro; Oliveira, Elias Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/3335783352090595; http://lattes.cnpq.br/2264371250191160O objetivo deste estudo é avaliar a importância de um gestor na Unidade de Saúde da Família e a importância de sua autonomia para implantar ações na comunidade adscrita a sua Unidade de Saúde. Justifica-se por apresentar as características que favorecem a prática dos gestores na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. Na discussão teórica são abordados: a eficácia dos serviços, a democratização da saúde, o direito de acesso universal aos serviços e a competência para liderar uma equipe. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica na Plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde em artigos brasileiros nas revistas científicas e livros governamentais além de uma pesquisa qualitativa objetiva realizada através de questionário por endereço eletrônico dirigido a dez gestores de Unidades de Saúde da Família O estudo conclui que os profissionais da Atenção Básica se desdobram para fornecer aos cidadãos um atendimento digno e de boa qualidade apesar das dificuldades encontradas para gerir os recursos.Item Características e contribuições dos laboratórios de inovação: uma revisão sistemática de literatura(2021-03-05T03:00:00Z) Oliveira, Bruna Roberta Lima de; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa descrever características e contribuições dos laboratórios de inovação. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que os laboratórios de inovação fazem parte de diversos setores, assim como têm personalidade jurídica separada e autonomia decisória. São laboratórios voltados à gestão dos processos, à criação de novos métodos e ferramentas, bem como solução de problemas sociais, em interação direta com a sociedade. A pesquisa tem como limitação as restrições de tempo que impossibilitou a busca em outras bases de dados. Porém, esta é uma oportunidade para futuros trabalhosItem Carga Tributária Empresarial e os indicadores de liquidez e endividamento(2022-10-04T03:00:00Z) Almeida, Elijânio Vieira de; Sousa, Kleber Morais de; http://lattes.cnpq.br/0980086519281168Este estudo objetiva investigar em que medida a carga tributária empresarial está correlacionada aos indicadores de liquidez e endividamento das empresas listadas na B3. O referencial teórico engloba os aspectos conceituais e característicos sobre os tributos relacionados as empresas e seus aspectos que caracterizam seus indicadores financeiros. Classifica-se como descritivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa, com a obtenção de dados financeiros de 269 empresas no total. Dessa forma, analisou as estatísticas relativas as variáveis descritivas, apresentando as demonstrações contábeis, a tributação incidente na Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e seus indicadores financeiros, depois foi analisado a correlação entre as variáveis tributaria e os índices financeiros das empresas de capital aberto. Os resultados apontam que as empresas sofrem uma carga tributária maior quando se trata dos valores pagos a esfera federal, obtendo um valor de bastante relativo em relação aos outros entes. Outro fator encontrado foi que a correlação entre as variáveis e os índices mostram que o indicador de liquidez geral tem uma maior significância em relação aos demais, demonstrando que os tributos estão presentes tanto nas obrigações de curto quanto nas de longo prazo. Já com relação aos indicadores de endividamento, a carga tributária é evidenciada com maior frequência na composição de endividamento, onde mostra que as obrigações tributárias estão mais intensificadas nas dívidas de curto prazo e na dívida total das empresas. Assim conclui-se que é importante o entendimento sobre os valores cobrados pelo governo para aplicar uma gestão tributária eficienteItem Dificuldades de implementação do planejamento e controle de produção: um estudo bibliográfico(2022-10-11T03:00:00Z) Silva, Guilherme Nascimento Magalhães da; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549Este trabalho busca compreender e refletir sobre a importância do planejamento e controle de produção, bem como as dificuldades encontradas pelas organizações, construindo um ensaio teórico. Para tanto, foi feita a busca de artigos para análise no Google Acadêmico. Os trabalhos selecionados foram filtrados a partir de dois aspectos: 1) artigos disponíveis de forma online e 2) artigos que tratassem diretamente do tema deste trabalho. O principal objetivo do trabalho é compreender e refletir sobre a importância da implementação das ferramentas de Planejamento e Controle de Produção, bem como as dificuldades enfrentadas pelas empresas para aderir ao método, e foi possível compreender que é um método de suma importância para que as organizações se desenvolvam com sucesso e consigam atingir níveis superiores aos das suas concorrentes.Item Estruturação do processo de compras em um grupo de empresas de Serra Talhada-PE: estudo de caso(2021-02-19T03:00:00Z) Silva, Josefa Lauane Ferreira da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571Considerando a relevância que a gestão de compras tem na aquisição de materiais e serviços de qualidade, no momento certo e com o menor custo, esta constitui uma das etapas mais importantes da cadeia de suprimentos das empresas. Por essa razão, um processo de compras estruturado e otimizado impacta diretamente no resultado organizacional, no que se refere a operação, atendimento de demandas e faturamento. Nesta perspectiva, o objetivo geral consiste em compreender a estruturação da gestão de compras de um grupo de empresas localizado no município de Serra Talhada-PE. Para tal, o procedimento técnico aplicado a esse artigo classifica-se como um estudo de caso, adjunto a uma pesquisa descritiva de natureza preponderantemente qualitativa. Utilizou-se também como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado baseado no diagrama de Ishikawa. Como principais resultados de pesquisa, foram pontuados o excesso de solicitações, sobrecarga, atrasos, divisão inconsistente de tarefas como gargalos pertinentes à fase de desestruturação da gestão de compras do grupo, e seus respectivos impactos, que, por sua vez, foram sanados com ações corretivas para estruturar o processo de compras baseadas em quatro pilares, otimizando assim a performance de atuação do setor.Item Experiências na gestão de recursos hídricos na Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC)(2023-09-06T03:00:00Z) Silva, Maria Vitória e; Corrêa, Marcus Metri; Fontes Júnior, Robertson Valério de Paiva; http://lattes.cnpq.br/8410207271995953; http://lattes.cnpq.br/3722390324317011; http://lattes.cnpq.br/0187019219441083A gestão eficiente dos recursos hídricos é um desafio crucial em um mundo onde a disponibilidade de água é essencial para inúmeras atividades humanas e ecossistemas. Nesse contexto o desenvolvimento de um Plano Hidrológico e a utilização de Modelagem Hidrológica desempenham papéis fundamentais na compreensão, previsão e gestão sustentável dos sistemas hídricos. Dentro dessa temática, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) possui a missão de implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos, estabelecendo diretrizes para o manejo e regulação do uso da água em todo o território de Pernambuco. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi vivenciar experiencias voltadas a gestão dos recursos hídricos em uma instituição de renome e que desempenha um papel importantíssimo para o estado de Pernambuco. O Estágio Supervisionado Obrigatório na APAC proporcionou uma experiência valiosa e enriquecedora. Durante esse período foi possível conhecer e aprender sobre a gestão dos recursos hídricos. Desempenhar atividades junto a Gerência de Planos e Sistema de Informação dos Recursos Hídricos permitiu aumentar o leque de conhecimentos sobre Sistemas Geográficos de Informações (SIG) e suas aplicações. Nesse ambiente, foi possível aprender como os sistemas de informações são essenciais para monitorar, prever e tomar decisões relacionadas aos recursos hídricos e clima, através do acesso a uma vasta quantidade de informações e experiencias teóricas e práticas.Item Ferramentas administrativas a nível executivo(1977) Sampaio, LeonardoItem Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software(2018) Duarte, Thiago Augusto Costa; Marinho, Marcelo Luiz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/3362360567612060; http://lattes.cnpq.br/5077077457690723O mercado de software sofre constantes mudanças e novas tecnologias são desenvolvidas com frequência, o que estimula a concorrência entre as empresas de software. Este ambiente traz um notável índice de falhas e incertezas que podem levar ao fracasso. Diante do exposto, destaca-se a relevância de uma gestão de que considera a importância da gestão das incertezas,que podem afetar diretamente o sucesso do projeto. O objetivo deste trabalho é propor uma abordagem de gestão das incertezas gamificada,de modo a motivar o uso da gestão de incertezas de forma contínua e,assim,aumentaras vantagens competitivas das organizações.A gamificação é a aplicação de elementos de jogos em processos no mundo real, tentando alcançar objetivos específicos de negócio, por meio da modificação do comportamento das pessoas.Sendo assim, por meio da revisão da literatura, buscou-se identificar práticas, técnicas e estratégias de suporte à gestão das incertezas. Em seguida,foi elaborado um frame work de gamificação,sendo mapeando em cada orientação do framework, as práticas, técnicas e estratégias de gestão de incertezas que podem ser exploradas. Por fim,foi proposta a abordagem de gestão de incertezas gamificada. Desta forma, espera-se incentivar o uso continuo da gestão de incertezas nas organizações com o uso da gamificação.Item Gestão de Patrimônio: sua importância como fator de eficiência para a Gestão Pública Municipal do Recife(2022-09-20T03:00:00Z) Silva, Valmir Pereira da; Gonçalves, Jackson Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3220345320993636; http://lattes.cnpq.br/8277321273000921A presente pesquisa tem por objetivo elucidar a importância da gestão de patrimônio para gestão pública municipal do Recife. Para tanto, foram realizadas pesquisas referentes ao conceito e sobre a importância da administração pública municipal, em que procurou-se relacionar com os tipos de controle aplicado, bem como, por meio de uma análise da gestão patrimonial como fator de eficiência. De modo que, foram pesquisados pontos importantes: como administrar os bens e sua preservação, um maior controle patrimonial e sua eficiência para a gestão pública. A revisão da literatura contemplou discussões acerca do fator de eficiência do controle de bens imobilizados na gestão pública; abordados os tipos de controles para, que haja um resultado satisfatório através de inventário e seu resultado. Foi contemplado análise da gestão patrimonial como eficiência pública demonstrando estrategicamente e trazendo resultados satisfatórios para a administração pública. “Os procedimentos metodológicos adotados consistiram numa pesquisa descritiva e bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos”. Os resultados da pesquisa indicam que, o uso da gestão patrimonial na gestão pública municipal do Recife, traz resultados satisfatórios e, a correta utilização e conservação dos ativos imobilizados; adicionalmente, apontou o uso da ferramenta do inventário, que é fundamental para trazer resultados no controle de bens e na eficiência da administrativa pública, resultando em menor gastos públicos. Com base nas análises e discussões apresentadas, considerou-se importante a gestão patrimonial como uma melhor administração dos bens públicos; um maior controle do inventário e por fim, como eficiência pública, administrar, acompanhar e controlar o acervo patrimonial público municipal de forma eficiente e eficaz.Item Mulher, trabalho e família: a persistência dos desafios de crescimento na vida de mulheres que aderem a dupla jornada de trabalho(2022-10-05T03:00:00Z) Costa, Ana Rafaela da ; Silva, Danúzio Weliton Gomes da; http://lattes.cnpq.br/2772521108714384; http://lattes.cnpq.br/7405539549204940A presente pesquisa elucida sobre a presença da mulher no mercado de trabalho, apontando as evoluções já ocorridas e a permanência de ideais patriarcais que dificultam as realidades femininas, bem como o alcance de oportunidades de crescimento profissional. Pensando nisso, objetivou-se identificar os principais desafios enfrentados por mulheres inseridas no mercado de trabalho de Triunfo-PE e Serra Talhada-PE, que conciliam o trabalho fora e dentro de seus lares, bem como suas perspectivas de crescimento profissional. Para o alcance do mesmo, utilizou-se a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, e para levantamento de dados a técnica de entrevista em profundidade, realizada com o auxílio de um roteiro semiestruturado, o qual foi aplicado com 10 mulheres inseridas no mercado de trabalho das referidas cidades. Foi possível constatar que as mulheres reconhecem que já avançaram muito, conquistando oportunidades que antes eram impossíveis, caracterizando o trabalho como sendo o caminho para a liberdade e autonomia, no entanto, ainda enfrentam desafios relacionados a conciliação entre o trabalho produtivo e do lar, os quais interferem no alcance de melhores oportunidades no mercado de trabalho e na busca por aperfeiçoamento profissional.
